anúncios pagos

Compartilhe com os amigos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quando surgiu a internet, tudo ainda era novidade, não existia a gama de possibilidades que se tem hoje. As páginas da web eram simples, sem sistemas spiders, por exemplo. E não existiam canais de interação, redes sociais e muito menos anúncios pagos.

A comunicação era totalmente unilateral, assim como rádios e a televisão, os emissores transmitiam uma mensagem, e os receptores recebiam e não havia discussões, posições, contestações nem nada a que se opor. 

As pessoas simplesmente aceitavam e se calavam. E o mesmo era feito com as notícias e com as técnicas do Marketing Tradicional, como o que vemos na televisão, rádio, revistas e afins.

Atualmente, tudo mudou. Com a pluralidade das comunicações, as socializações, as facilidades de compras, passou então a ser desenvolvido o que conhecemos como Marketing Digital. 

O papel do marketing digital

O acesso à internet se tornou mais acessível, e com isso o número de usuários cresceu expressivamente. 

Isso significa que cada vez mais as empresas tem oportunidade de crescer online, uma vez que, seu público agora pode ser encontrado nas redes.

O marketing digital engloba diversas ferramentas, como as redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs e marketplaces. 

Essas estratégias permitem que as empresas se aproximem cada dia mais do seu público-alvo. Para isso, é necessário saber utilizar as ferramentas e se comunicar bem para que desta maneira sua marca esteja no lugar certo, na hora certa.

Muitas empresas já utilizam os anúncios pagos em suas estratégias de marketing, uma vez que são ferramentas ótimas de engajamento, mas como para toda regra existe uma exceção, para os anúncios pagos não seria diferente.

Por exemplo, uma empresa que fabrica chave rotativa monofásica pode aproveitar um anúncio pago para segmentar seu público e atingir apenas potenciais consumidores dos seus produtos, conquistando assim melhores resultados de vendas.

Além disso, o marketing digital tornou-se parte fundamental do planejamento de qualquer corporação que deseja visibilidade na internet, seja uma empresa de cosméticos ou até um fabricante de climatizador evaporativo portátil.

A internet tem se provado, cada vez mais, ser uma fonte importante de criação de negócios, todos os segmentos têm ganhado espaço e notoriedade.

Afinal, há pessoas precisando adquirir produtos de diferentes tipos e em todos os lugares, a internet só os fez se aproximarem e diminuir o tempo de busca.

Existem diversas formas de aplicar as técnicas de engajamento que a internet pode oferecer, primeiramente, o foco principal é atingir bons resultados em engajamento de forma orgânica.

Porém, essas ações só obtêm resultados a longo prazo, ou seja, é um trabalho de formiguinha, deve ter persistência, qualidade de conteúdos, inovação, criatividade, planejamento e um bom gerenciamento. 

Só desta as ações orgânicas podem começar a ter algum retorno, mas, ainda assim demoram bastante para crescer.

Por isso, para facilitar as operações de marketing, e impulsionar o crescimento e ter um retorno mais rápido, muitas plataformas desenvolveram opções de anúncios pagos.

O uso de anúncios pagos

Os anúncios pagos conseguem retorno mais rápido, pois funcionam como impulsionadores de sua publicação, eles são planejados para sistematizar os algoritmos de pesquisa e desta maneira conseguem impactar o conteúdo a um número maior de pessoas.

Por meio dos cookies e do monitoramento das redes, a inteligência tecnológica foi desenvolvida para entender seus usuários, como a necessidade de contratar uma empresa terceirizada de zelador, além de seus gostos e seu perfil.

Desta maneira, conseguem entregar conteúdos relevantes a quem está procurando por estes temas e permite que novos clientes tenham acesso e comecem a seguir a página, a empresa enfim, seu conteúdo.

É importante ter noção de que, diferentemente das mídias tradicionais, os anúncios pagos permitem um controle muito maior sobre as pessoas que serão impactadas.

Por exemplo, uma empresa que comercializa telha com isopor valor acessível em Ribeirão Pires pode limitar geograficamente as publicações para alcançar apenas o público da região ou até um raio que delimita apenas as cidades mais próximas. 

Isso depende dos interesses do anunciante e se vale a pena para o negócio.

Existem algumas formas de realizar os anúncios pagos que dependem do objetivo com relação ao impulsionamento. 

O CPC (Custo por Clique) trata-se do valor médio cobrado por um clique no anúncio publicado. Esse valor é calculado com base no custo total pelo número de cliques.

O CPA ( Custo por Ação) é quando o pagamento é realizado somente se o usuário realizar uma ação que foi predeterminada pelo anunciante. 

Funciona como um download de arquivo, um cadastro por meio de algum formulário ou a participação de algum evento.

Por exemplo, uma empresa de motor para porta automática, pode desejar apenas conseguir novos leads para estruturar sua estratégia de marketing, e usar esse formato de anúncio para alcançar as informações necessárias para efetuar este tráfego.

O CPM (Custo por Mil) é um dos anúncios pagos mais comuns, na qual a publicação é cobrada a cada mil impressões realizadas.

Este é o melhor tipo de divulgação paga, dependendo do tempo que ele fica no ar, há uma grande chance de mais pessoas conhecerem o conteúdo publicado e se tornarem seguidores.

O CPV (Custo por Visualização) é um anúncio mais específico, geralmente criado para conteúdos de vídeos. 

Ele permite que o anunciante decida o quanto quer pagar de publicidade para cada visualização que receber, este formato de anúncio acontece mais em plataformas de produção audiovisual. 

Dessa forma, se uma empresa de purificador ibbl água gelada decide fazer uma propaganda por meio de um vídeo, com algum influenciador que seja relacionado com o seu segmento, caso o usuário assista a propaganda o anunciante paga o anúncio, caso contrário não.

Vantagens dos anúncios pagos

Atualmente, a maioria das repartições que ficam responsáveis pela publicidade, marketing e o comercial das empresas, já separam um budget para aplicar em estratégias de marketing e anúncios em redes sociais e ferramentas de busca. 

Isso porque este tipo de serviço proporciona vantagens que possuem resultados rápidos, com o crescente índice de conversão além do custo ser relativamente baixo quando comparado com outros tipos de publicidade.

As empresas de laudo pericial estrutura metálica, por exemplo, podem se destacar e conseguir um bom engajamento se utilizarem as ferramentas segmentadas disponíveis na internet.

Com isso, podemos perceber a crescente vantagem que estes tipos de serviços podem proporcionar, como:

  • ROI (Retorno sobre investimento);
  • Mensuração;
  • Readaptação;
  • Segmentação correta.

Caso a empresa tenha verba para investir e também uma equipe que conheça todas as etapas de um bom planejamento, como a definição da persona, análise de benchmark, proposta de valor, steakholders, copywriter, design de peças, entre outras.

Desvantagens dos anúncios pagos

Quando cogitamos utilizar anúncios pagos, já pensamos que ele é a resolução de todos os problemas. 

Porém, eles são apenas uma ferramenta de estratégia de marketing, portanto, necessita de um profissional que tenha uma visão de mercado e saiba exatamente como vender o seu produto para os clientes ideais.

É necessário saber segmentar as campanhas da maneira correta, caso contrário, o investimento será jogado fora.  

Como por exemplo, um microempreendedor que vende infraestrutura TIC que tem uma lojinha de bairro, localizada no Rio de Janeiro, e fizer um anúncio pago com uma estratégia voltada para moradores de Manaus,a chance de conversão é nenhuma. 

Além disso, mesmo que haja seguidores que se interessem por seu conteúdo, o principal objetivo que é realizar a venda, não acontecerá.

Outro ponto que é importante analisar é ter noção do seu orçamento. Embora o custo de um anúncio patrocinado seja muito inferior aos métodos mais tradicionais de marketing, ainda é preciso colocar no orçamento o quanto será investido com esse tipo de propaganda.

Por isso, é importante saber que, nem sempre os resultados serão rápidos, ainda mais se não houver verba de investimento, é preciso saber quanto de orçamento a empresa pretende despender para esse tipo de ação.

Pois, para atingir a visibilidade da marca, é necessário investir constantemente nos anúncios a fim de manter o maior período da campanha disponível, o que pode causar a dependência dos gestores para conquistar mais vendas.

Considerações finais

Embora a empresa aposte neste tipo de ferramenta, ela não pode ser a única, uma vez que, se a verba de publicidade ficar escassa, a empresa para de aparecer e isso pode afetar diretamente a imagem da marca. 

Portanto, é importante apostar em outras estratégias de marketing e principalmente em bons profissionais que possam desenvolver as ações de acordo com a sua necessidade.

Em suma, antes de começar é bom fazer um planejamento de gastos, fluxos e fixos e ver se a sua empresa possui um índice de maturidade digital favorável para sustentar este tipo de anúncio. 

Para que isso ocorra, aposte no tráfego orgânico paralelamente para que ambos possam crescer e cooperar para o desenvolvimento, engajamento e impacto da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Postagens que podem ser do seu interesse

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá, Podemos te ajudar?
Clique no BOTÃO ABAIXO