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Trabalhar com influenciadores digitais pode ser uma excelente maneira de ampliar o potencial de conhecimento de sua marca, mas é preciso ter muita atenção para fazer a escolha certa e gerar uma parceria inteligente entre uma empresa e o profissional.

O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos muito avançados tem se tornado parte do dia a dia das empresas e das pessoas em geral.

Uma das principais mudanças foi a conectividade. Hoje, a maioria dos usuários está o tempo todo conectado, seja em um computador ou notebook ou através de um dispositivo móvel, como um aparelho de telefonia celular ou um tablet.

Essa conexão permite que as pessoas estejam constantemente recebendo informações e dados, que muitas vezes não tem um filtro adequado. Destacar-se, nessa situação, é um processo muito complexo.

Uma figura que despontou nessa era de tecnologia é o influenciador digital. Trata-se de uma pessoa física, sem vínculos diretos com nenhuma marca ou empresa, que acaba se tornando popular através da produção de conteúdo.

Essa produção pode ser em diversos caminhos, como por exemplo:

  • Blogs e sites;
  • Produção audiovisual;
  • Podcasts;
  • Redes sociais em geral.

Independente do canal principal de produção de material, o influenciador acaba angariando um grupo de pessoas que começam a acompanhar a produção, confiando nas opiniões e avaliações que este influenciador faz de produtos e serviços de uma empresa de tintas e verniz.

Cada vez mais, o influenciador tem se tornado uma figura relevante na internet, conquistando públicos cada vez maiores. Alguns influenciadores chegam ao status de celebridade, similar a artistas famosos, atletas e cantores.

Enquanto alguns influenciadores chegam na casa dos milhões de seguidores, outros se focam na qualidade da produção, tendo um número menos expressivo mas um retorno muito maior, normalmente trabalhando de maneira regionalizada geograficamente.

Esse potencial de gerar engajamento e de influenciar de fato as pessoas, formando novas opiniões e criando tendências de consumo, acabam sendo uma excelente ferramenta de negócio para o mercado, que cada vez mais utiliza os influenciadores.

Marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia muito importante para a atualidade, uma vez que trabalha em conjunto com os influenciadores para conseguir resultados mais efetivos para uma empresa de serviços de TI (Tecnologia da Informação).

De acordo com estudos, os influenciadores digitais perdem apenas para amigos e familiares em questão de tomar uma decisão de compra, tornando estas figuras fundamentais para você ampliar suas conversões.

Uma das grandes vantagens dos influenciadores é a humanização de sua campanha de marketing. As pessoas hoje estão cansadas de receber sempre as mesmas indicações e propagandas robóticas, e a figura do influenciador acaba sendo uma excelente mudança.

O produtor de conteúdo não tem medo de dar uma opinião sincera, o que mostra que ele tem gostos e desgostos e isso acaba criando uma identificação da parte do público procurando por um fornecedor de areia, que começa a confiar mais nas decisões tomadas pelo influenciador.

Um bom influenciador consegue aumentar a autoridade de sua marca e acaba sendo uma excelente prova de qualidade para seus consumidores, uma vez que o aval do influenciador tem um peso diferenciado.

Por isso, trabalhar com estes recursos acaba sendo uma importante maneira de se destacar no mercado, conquistando um posicionamento adequado e de prestígio.

Tipos de influenciadores

A primeira coisa que você tem que entender quando trabalha com influenciadores é o tipo de influência que um determinado parceiro possui.

Esse fato é determinado através de uma série de fatores, que levam em conta o tipo de trabalho e a quantidade de seguidores.

Cada influenciador pode ajudar sua companhia a trabalhar com um tipo de objetivo diferente, por isso é muito importante que você saiba lidar com estas ferramentas em seu fornecedor de piso tátil com mais qualidade.

Celebridades

O influenciador celebridade é aquele que alcança um público de milhões de pessoas, e cujo interesse acaba sendo em torno da própria pessoa, sua rotina e dia a dia. Por lidarem com assuntos genéricos, muitos destes influenciadores acabam tendo um público muito amplo.

Firmar uma parceria com uma celebridade pode ter um custo muito mais elevado, enquanto em questão de engajamento não oferecem grandes resultados.

Por isso, esse tipo de influenciador acaba sendo usado apenas por empresas que possuam um orçamento grande para trabalhar com esse tipo de ação, tendo em mente que o grande diferencial é o reconhecimento da marca de fornecedores de caçambas, que será visto por uma série de clientes.

Outra opção dentro do conceito de influenciador celebridade são os fit celebs. Tratam-se de pessoas com um alto número de seguidores, mas que trabalham com um nicho específico. Por conta disso, as chances de engajamento são muito maiores.

Neste caso, ainda que os custos de contratação sejam mais altos, o impacto pode ser direto em suas vendas de produtos ou serviços, garantindo uma estrutura mais adequada para suas ações.

Autoridades

Um influencer autoridade é uma figura que muitas vezes trabalha em uma área técnica ou específica, e possui grande conhecimento do assunto em questão. Normalmente, as informações que esse influenciador oferece são muito mais profissionais.

Existem diversas áreas que possuem influenciadores autoridades, onde é importante ter um embasamento mais profundo em suas atividades. Diferente da celebridade, que foca muito em sua vida pessoal, no caso da autoridade isso não é importante.

A figura em questão é procurada por seu conhecimento e sua habilidade em apresentar um determinado assunto, não sendo necessário uma interação muito profunda com esse tipo de recurso para divulgar sua loja compressor de ar.

Muitos profissionais de áreas como medicina, direito e outros profissionais mais específicos acabam se enquadrando nesse tipo de categoria. Se você trabalha com um produto ou serviço dentro da área de atuação do profissional, pode ser uma excelente oportunidade.

Diferente da celebridade, o influenciador tem um contato mais próximo com seu público, que confiará em seu julgamento para oferecer um determinado recurso ou produto dentro de sua área de atuação, como uma empresa de assessoria contábil.

É importante ter em mente que esse tipo de influencer preza pela qualidade e veracidade de suas informações, portanto é ideal que você envie o produto que está ofertando para que ele faça uma avaliação prévia.

Além disso, é importante ter em mente que se o influenciador não gostar do que receber, ele terá o direito de falar isso para seus seguidores, por isso é importante que você esteja certo da qualidade de seu produto antes de negociar dessa maneira.

Micro Influenciadores

Uma das maneiras mais comuns de influência na atualidade são os micro influenciadores.

Tratam-se de pessoas com números menores do que as celebridades, e por consequência com um alcance menor, mas que costumam trabalhar com resultados mais efetivos para sua loja de EPI ABC.

Um micro influenciador tem algo em torno de mil a 10 mil seguidores, o que pode parecer muito pouco à primeira vista, principalmente se você comparar com uma celebridade do meio que possui milhões.

Entretanto, o contato do micro influenciador com seu público é muito mais humanizado e próximo, o que acaba gerando um engajamento muito maior. 

O público do micro influenciador realmente leva sua opinião em consideração e consome com base nas indicações dele.

O engajamento, de acordo com estudos, costuma diminuir conforme a quantidade de seguidores da conta aumenta, em grande parte porque não há como dar atenção personalizada para uma série de seguidores ao mesmo tempo.

Isso acaba tornando esse tipo de relação muito mais efetiva a longo prazo, garantindo uma estrutura de qualidade para seu atendimento.

Mensurando seus resultados com influenciadores digitais

Normalmente, o próprio influenciador oferecerá métricas de avaliação de seu trabalho, que são apresentadas pelas próprias ferramentas utilizadas para o trabalho. Além disso, você pode utilizar alguns elementos para ajudar a mensurar estes resultados.

Com o uso de cupons de desconto personalizados, você tem uma estrutura mais assertiva para trabalhar com seus influenciadores. 

Toda vez que algum cliente comprar usando o cupom, você se identifica como uma pessoa que aproveita esse recurso através da influência.

É importante ter em mente que algumas pessoas podem não usar o cupom, mas ainda assim é uma excelente maneira de medir esses resultados.

Além disso, as URLs parametrizadas também são uma boa maneira de identificar a origem do tráfego, identificando se as ações de seus influenciadores estão gerando resultados expressivos.

Considerações finais

Trabalhar com influenciadores pode ser uma excelente maneira de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Portanto, é importante ter em mente o quanto você pode trabalhar para conseguir mais efetividade em suas ações, aproveitando melhor seus recursos.

Dessa forma, você alcança um público muito maior que o de ações de marketing mais tradicionais, com o adicional de que estas pessoas chegarão a sua empresa já interessadas no que você tem a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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