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O mercado comercial age como um organismo vivo, dependendo da relação de diversos agentes relacionados, tendo entre os seus principais ativos a situação do público e da sociedade em que se situa. E nessa constante renovação surge o marketing de influência.

O conceito principal do marketing é justamente essa ideia de um mercado em movimento, o que justifica inclusive o seu nome. A partir dessa ideia de sempre estar em um estado de atualização é o que torna as práticas comerciais tão imprevisíveis.

De certo forma, essa é justamente a concepção que torna o marketing tão essencial para uma empresa, desenvolvendo estratégias que responderão às constantes modificações do mercado em si, que apenas acompanha as mudanças na sociedade.

O preço de porta de aço de loja, por exemplo, é definido por um amplo conjunto de variáveis, dependendo do preço praticado pelos seus fornecedores de matérias-primas, a força de trabalho aplicada nessa produção, a personalização dos produtos, entre outras.

O avanço da tecnologia também tem uma grande importância nesse sentido, em alguns casos barateando o nível de produção, em outros trazendo necessidades cada vez mais específicas, acompanhando os novos desejos do público.

A internet em si modificou muito da maneira com o qual o cliente se comporta em relação a uma entidade comercial, tendo uma noção maior sobre o seu papel em associação com as compras realizadas por uma companhia.

Se antes o cliente era uma figura menos ativa, diante os processos unilaterais de comunicação, hoje ele apresenta um grande valor não só para os índices de compra, mas também para a definição de ações comerciais a serem tomadas por uma companhia.

Tudo graças ao seu engajamento apresentado nas redes sociais de um negócio, sendo capaz de otimizar o número de vendas de uma empresa, ou até mesmo condená-la, diante um serviço mal feito, ou com um produto de baixa qualidade.

Somente após avaliar positivamente um serviço de pavimentação asfáltica para estacionamento é que esse cliente recomendará os serviços da empresa responsável para colegas, conhecidas, além do próprio público presente na internet.

E para que esse exemplo positivo se torne um padrão de comportamento do público em relação aos seus produtos e serviços, uma empresa precisa conhecer a fundo as particularidades do público atual, conhecendo a maneira correta de influenciá-los.

Os novos hábitos de consumo

A partir dessa realidade, no qual o público consumidor está cada vez mais consciente, as empresas precisam trabalhar com estratégias específicas, de forma a conquistar a atenção e a confiança dessa audiência com potencial de se converter em clientes.

Para isso é importante estar atento também ao papel que a internet e os dispositivos de comunicação ocupam na vida dos usuários, que encontram nas plataformas virtuais uma maneira de melhor expressarem os seus desejos e hábitos de consumo.

Atualmente, através de um aparelho pequeno como os smartphones, um indivíduo do ramo da engenharia civil pode pesquisar por “aço para construção preço”, com o objetivo de encontrar os valores praticados por diferentes fornecedores desse material.

Se por um lado isso é positivo para clientes já com um propósito comercial definido, para aqueles que ainda precisam ser instigados a consumir um produto ou serviço, conseguir a atenção dos usuários se torna uma tarefa cada vez mais difícil.

Muito por causa da proliferação de conteúdos presentes nas redes, com uma grande adesão de empresas nessas plataformas, sendo concorrentes diretos e indiretos, além da própria presença dos usuários, que compartilham conteúdos entre si.

Em um espaço no qual a própria audiência que você busca atingir se apresenta também como um potencial competidor, disputando a atenção de outros usuários, é essencial que os negócios de origem comercial desenvolvam maneiras de se destacar nas redes.

Uma forma encontrada de se fazer isso é através do chamado marketing de influência, identificado pela adoção de estratégias que buscam aproximar os perfis empresariais ao público presente na internet, aumentando assim a sua possibilidade de conversão.

Garantindo que alguém que busca por andaime locação preço de fato conclua o seu intuito de compra, que o levou a fazer essa pesquisa na internet em primeiro lugar.

Para trabalhar com uma relação mais íntima com o público, otimizando os seus desejos comerciais, além de influenciá-los a comprar algo que sequer estava no seu radar de necessidades, é preciso contar com o apoio de figuras da internet, os influenciadores.

O marketing de influência e sua importância

O marketing de influência trabalha de forma a estabelecer uma ponte entre as empresas e os clientes, induzindo o consumidor a finalizar algum processo de compra, tendo o auxílio dos chamados influenciadores digitais, cada vez mais importante para o nível de vendas.

Esses profissionais surgem de dentro da comunidade de usuários, que a partir do compartilhamento de conteúdos específicos conquistam um certo destaque nas redes, tornando-se figuras inspiradoras para o restante dos usuários presentes.

O destaque dos chamados digital influencers, a ponto deles ganharem esse título de influência, acontece justamente pelos pontos de contato que eles têm com o público, afastando-se da distância natural das grandes corporações.

Ao procurar por um portão basculante preço, querendo se informar também sobre a qualidade desse produto, a chance de um usuário ser influenciado pela comunicação de alguém que fale sobre o tema é muito maior do que a confiança em um anúncio comercial.

É uma situação similar ao que já acontece no mundo físico, com a confiança que um cliente tem com um produto quando ele foi recomendado por um parente ou conhecido, com as pessoas do seu ciclo de convivência sendo mais importantes que um anúncio na TV.

A diferença é que na internet a pessoa a assumir essa posição de influência são os produtores de conteúdo, falando de assuntos específicos que chamam a atenção dos usuários, com essas pessoas comuns passando a dispor de uma grande credibilidade.

O que se mostra como uma grande oportunidade para o meio empresarial, que por meio de parcerias com esses profissionais podem otimizar a sua relação com os seus consumidores, usando dos influencers como uma ponte para essa comunicação.

As vantagens de trabalhar com influenciadores

Um dos motivos que tornam os influenciadores tão populares na internet é a variedade de assuntos que eles abordam, acompanhando a diversidade de temas e características que o próprio público se interessa, tendo saído justamente do mesmo espaço.

Entre alguns assuntos comuns de serem tratados pelos digital influencers no marketing de influência são:

  • Tecnologia;
  • Moda;
  • Cultura;
  • Alimentação saudável;
  • Entretenimento.

Se um usuário se interessa pelo ramo de reformas ele vai consumir conteúdos relacionados ao assunto, como um influenciador que entre o seu portfólio de vídeos tem um explicando como funciona o método de impermeabilização com manta de aluminio.

Além dessa especificidade de assuntos, existem outras características que destacam o trabalho de influenciador digital como um bom parceiro de negócios, sendo alguma delas:

Custo-benefício

Por atingirem um público amplo, dependendo do sucesso de um influenciador em específico, contar com uma parceria comercial pode ser uma maneira de atingir um público de consumidores por um valor menor do que os meios de anúncios tradicionais.

Existem também profissionais que atuam com públicos menores, porém mais segmentado, sendo uma opção mais recomendada, pois além do valor menor de custo, existe também a possibilidade de se atingir uma audiência com maior potencial de compra.

Uma relação que afetará diretamente o seu retorno de investimento, além de outros índices relacionados ao sucesso comercial do seu projeto.

Confiança dos clientes

Por serem figuras inspiradoras, ao trabalhar com um influenciador, a sua marca compartilhará também da confiança que o público tem com tais figuras, levando isso em conta na hora de finalizar uma compra.

 

Muitas vezes, a pesquisa por termos como “guarda chuva personalizado valor” pode ser substituída por “guarda chuva utilizado pelo influencer x”, não dando tanto valor ao preço, e sim ao fato do objeto ter sido usado pelo influenciador.

Posicionamento da marca

Outra importância no mercado digital atual, é a necessidade de contar com uma marca de valor, que adote os mesmos conceitos que os seus consumidores buscam se relacionar, como respeito à diversidade, cuidados com o meio ambiente, entre outros.

Ao se associar com um influenciador conhecido por divulgar tais causas, a sua marca passa a compartilhar esses valores. Por isso é importante pesquisar a fundo o conteúdo desse possível parceiro, para que os princípios dele se liguem aos de seu público.

Por fim, o marketing de influência consiste em um conjunto de estratégias que fortalecerão os laços da sua empresa com o público, para que alguém que comece pesquisando por “estrutura metalica galpão preço”, termine divulgando esse produto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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