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Marketing emocional: o que é e como utilizar - Cesar Web
marketing emocional

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Muito se fala sobre a importância de uma marca se conectar com o seu público, para que assim seja possível com que tal empresa alcance melhores resultados no mercado. E de fato isso é uma realidade, a ponto de ter sido institucionalizado, via marketing emocional.

Uma estratégia de mercado na qual as ações de uma empresa passam a ser tomadas tendo como base a percepção que uma audiência pode ter em cima dessa companhia. Com a adoção de estratégias que visam justamente essa desejada relação com o público.

Permitindo com que um negócio conquiste uma maior consideração de compra por parte desses consumidores, em relação a outras opções que possam estar presentes no mercado, com a decisão do público estando associada às características de uma empresa.

Tal como a realização de um evento, que procura por serviços de uma empresa de terceirização recepção, tendo como base para essa decisão a recomendação dada por outros profissionais da área de eventos, que trabalharam com essa companhia.

Nesses casos existe uma maior confiança na recomendação de um antigo cliente do que nas estratégias de divulgação que possam ter sido adotadas por essa companhia. Provando a importância de um negócio saber como ter uma relação positiva com o seu público.

Tratando-se de algo capaz de aumentar o nível de reconhecimento de uma empresa no mercado, o que levará tanto ao alcance de novos clientes, como também para uma melhor performance comercial de forma geral, tudo a partir das relações obtidas por esse negócio.

Como uma fabrica de produtos veganos, que atualmente conta com uma maior demanda acerca dos seus produtos, acompanhando um movimento social que vem levando ao crescimento desse perfil de público.

Sendo preciso, então, saber como se aproveitar de tal corrente, por meio de ações de marketing que não soem como algo exploratório, mas sim por estratégias que reconheçam a importância do público, levando a eles produtos e serviços que sofrem de certa demanda.

E a melhor maneira de conquistar a atenção do público nesse sentido, é por meio do chamado marketing emocional.

O destaque único do marketing emocional

As estratégias de marketing como um todo são importantes para que um negócio consiga se destacar, sabendo como melhor se relacionar não apenas com o seu público, mas também com os concorrentes e parceiros comerciais presentes em seu setor de negócios.

A questão é que cada estratégia pode levar a um resultado específico, tendo como foco as atividades trabalhadas por tal empresa, assim como as expectativas do público ao qual esse empreendimento busca se relacionar.

Tal como um negócio de base virtual, a ter um melhor rendimento se apostar no marketing digital, assim como uma loja de produtos naturais pode receber um maior reconhecimento por parte de uma parcela de público, caso esteja atenta ao chamado marketing verde.

Cabendo a cada empreendimento, como uma empresa de consultoria em gestão financeira, identificar quais das estratégias de mercado disponíveis podem ser as mais adequadas às serem adotadas por tal negócio, levando aos melhores resultados.

E o marketing emocional se trata de uma aplicação específica na qual uma companhia pode se relacionar com sua audiência de forma íntima, ao implementar táticas que apelem para o lado emocional de uma audiência. Intensificando as relações possíveis com esse público.

Sendo possível destacar uma campanha de Natal, que não necessariamente seja focada em divulgar o produto ou serviço de uma marca, mas sim um ideal de união e felicidade, que possa otimizar a percepção do público em cima de tal companhia.

Esse é um caso no qual o marketing emocional pode se destacar, por se tratar de uma estratégia que busca entre muitas coisas humanizar uma empresa, destacando o valor das pessoas que trabalham nessa companhia, intensificando o lado humano da empresa.

Algo capaz de garantir com que uma série de ações possam ser concluídas por parte do público, seja a conclusão de uma compra ou outros objetivos distintos. Tudo por meio de ações que despertem algum sentimento no consumidor, o incentivando a alguma atitude.

Fazendo então com que o público opte por uma empresa em específico, caso esteja à procura de brindes personalizados diferentes, para distribuir entre os funcionários do seu negócio, em um evento de final de ano.

Isso entre outros benefícios a serem alcançados diante da aplicação desse tipo de estratégia comercial baseada na emoção.

Benefícios do marketing emotivo

Ao apresentar conteúdos que apelem pelo lado emocional do público, em uma estratégia comercial personalizada para cada perfil de audiência, torna-se possível ter acesso a uma série de vantagens para um negócio. Entre elas se destacam algumas como:

Um conjunto de benefícios capaz de fazer com que uma empresa de portaria terceirizada alcance uma posição de destaque no mercado. Tudo a partir da forma com que essa companhia consegue se conectar com o seu público de clientes e possíveis consumidores.

Isso por meio de uma estratégia que busca convencer uma audiência a concluir um objetivo específico, usando então de táticas particulares, desenvolvidas tendo como base os comportamentos do público ao qual tal empresa pretende se conectar. 

E justamente para se ter acesso a todos os benefícios citados é preciso então saber como elaborar uma estratégia comercial de qualidade, por meio de ações que estejam alinhadas ao perfil emocional de um público, possibilitando então esse contato com ele.

Elabore uma tática eficaz de marketing emocional

Para que uma ação de marketing chegue aos resultados almejados é preciso ter bastante atenção à realização dela, tendo como base as características associadas a cada uma das estratégias desenvolvidas pelo mercado, visando assim o seu sucesso.

A mesma coisa é válida para o perfil emocional de uma estratégia de marketing, por falar diretamente com um público em particular, o que acaba por fazer com que cada empresa possa aplicar esse planejamento emocional de maneira diferenciada.

Pois enquanto se espera um diálogo formal em eventos corporativos e confraternizações, seria estranho para uma marca de perfil jovem, com foco nas redes sociais, começar a falar tal como uma empresa do ramo industrial, causando desconfiança.

Com base nisso, para que uma tática de marketing emocional esteja adequada ao público de uma empresa, ela precisa ser desnivelada de forma assertiva, para que os seus benefícios desejados possam se apresentar como uma realidade para esse negócio.

O que pode ser atingido a partir de diversos procedimentos, como:

A escolha por uma narrativa adequada

Para cada empresa existe um perfil específico ao qual ela pode adotar, para que seja possível ter uma melhor conexão com o seu público, a ponto de que qualquer ação de foco emocional não seja vista com maus olhos por essa audiência, como algo aproveitador.

Nesse sentido, é importante que o seu planejamento de marketing escolha por um sentimento em particular, capaz de criar uma conexão entre o público e essa companhia. Tal como uma marca de sabonetes que pode adotar para si o conceito de proteção.

Trazendo então campanhas que foquem nos fatores de proteção antibactericida deste produto. Assim como outra marca pode preferir se associar a ideia de beleza, divulgando seus produtos como algo de valor estético. Ambas sendo válidas para esse comércio.

Originalidade sempre

Para que o marketing emocional funcione de forma adequada ele não pode soar como uma estratégia somente técnica. É preciso apresentar conteúdos originais, capazes de se conectarem com o público de maneira única, sem que exista certa incerteza pelo público.

Isso por meio de conceitos originais que podem estar associadas tanto à comunicação de uma companhia, como também aos produtos comercializados por tal empresa, como na confecção de canecas personalizadas para empresas, por exemplo.

Conheça o seu público

Para qualquer ação, assim como as etapas citadas anteriormente, é preciso antes de tudo conhecer de forma profunda o seu público, para que as ações a serem tomadas consigam então se conectar diretamente com essa audiência em particular.

Para que exista uma maior taxa de sucesso nas ações a serem tomadas por essa empresa, principalmente em relação à forma com ela busca se conectar com o seu público de clientes, é importante conhecer o perfil, as necessidades, entre outras características. 

Reconheça o engajamento do público

Ao mesmo tempo que o marketing emocional busca adotar ações que permitam esse contato diferenciado entre uma empresa e o seu público. Existe também a responsabilidade dela de reconhecer o valor de sua audiência, quando essa conexão é firmada.

Recompensando então essa recepção por parte do público. Seja com algo físico, como na distribuição de sacolas personalizadas para eventos, ou por meio de ações que mostrem a importância do público para essa marca, colocando-o como o centro de suas atenções.

Etapas essas que são indispensáveis para que uma companhia consiga se conectar da melhor forma possível com a sua audiência de clientes, focando não só em algo de propósito comercial, mas apelando também para o lado emocional dessa audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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