automação de marketing

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A automação de marketing se refere a qualquer ferramenta com a capacidade de automatizar um processo de marketing específico que, de outra forma, teria que ser feito manualmente.

Ela é, portanto, uma tecnologia que gerencia processos de marketing e campanhas multifuncionais, em vários canais, automaticamente. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e ações do site. 

O objetivo final da automação é, portanto, o alcance e personalização em escala. Antigamente, o marketing era simplesmente tentar alcançar o maior número de pessoas com uma única mensagem genérica, o que conhecemos como marketing de massa.

Com o tempo, percebemos que essa estratégia simplesmente não oferece a melhor experiência ou o maior valor aos clientes. Assim, a indústria, como a de automação áudio e vídeo, começou a adotar uma perspectiva mais centrada no cliente. 

Assim, surge a necessidade de estratégias de marketing mais personalizadas e contextualmente relevantes. O marketing personalizado permite que as marcas entreguem mensagens mais relevantes ao seu público. 

Entretanto, é possível dizer que o problema é que é difícil acompanhar todos os dados necessários para enriquecer e personalizar a experiência de marketing de um cliente em potencial.

É aqui que a automação mostra seu valor. De fato, as ferramentas de automação industrial de marketing geram um aumento na produtividade de vendas e uma redução nas despesas gerais de marketing.

Ao aproveitar as plataformas de automação, as marcas podem fortalecer seriamente sua capacidade de injetar contexto com eficiência em suas comunicações de marketing, independentemente do tamanho de seu público ou lista de contatos.

A escalabilidade é alcançada através do uso de análise de dados, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e automação de e-mail, todas as quais são as principais funções da automação de marketing.

Por que as empresas precisam de automação de marketing?

Independentemente de seu tamanho, empresas de todo o mundo, tal como de suporte técnico em TI, podem se beneficiar da incorporação da automação de marketing às suas estratégias de aquisição e retenção de clientes.

De fato, as empresas que investem em automação de marketing veem um retorno de seu investimento no primeiro ano de implementação. Uma das razões mais comuns pelas quais as empresas assinam serviços de automação de marketing é a quantidade de tempo que eles podem fornecer. 

Por exemplo, postagens e anúncios automatizados nas mídias sociais podem economizar pelo menos seis horas por semana para sua equipe de marketing em seu distribuidor fonte chaveada, bem como em qualquer outro negócio.

Outro fator que convence as empresas a investirem em automação de marketing é sua capacidade de nutrir leads em clientes pagantes. O desenvolvimento de leads é uma tarefa demorada se feita manualmente.

Felizmente, a automação de marketing pode automatizar esse processo para que suas equipes de vendas possam se concentrar no fechamento, enquanto suas equipes de marketing permanecem estrategicamente alinhadas.

Mais uma razão pela qual você deve investir em automação de marketing é como ela oferece a capacidade de obter mais dados para melhorar seus processos. 

A informação é um ativo extremamente valioso no mundo de empresa de criação de softwares, e a automação de marketing pode fornecer dados de clientes para ajudar a melhorar seus negócios.

Uma das coisas que você pode fazer com os dados coletados é personalizar seu conteúdo para se adequar ao seu mercado. Em relação ao conteúdo personalizado, a automação de marketing pode direcionar potenciais compradores para uma ação favorável a cada ação realizada. 

O conteúdo personalizado se tornou obrigatório, a maior parte dos compradores precisam de conteúdo exclusivo e direcionado para cada etapa de sua jornada.

A automação de marketing permite que sua produtora de vídeo comercial, por exemplo, crie uma jornada personalizada que pode atender às preocupações específicas de cada comprador.

Por fim, a automação de marketing ajuda a criar consistência em sua marca. Seu público sempre esperará uma certa experiência de você, e poder fornecer isso com automação de marketing garante que esses padrões sempre sejam atendidos.

Vantagens da automação de marketing

Pois bem, abaixo estão alguns exemplos de como empresas como a sua podem se beneficiar da automação de marketing:

  • Economia de tempo;
  • Software de automação de marketing pode transformar leads em vendas;
  • Equipes poderão se coordenar melhor com a automatização de processos;
  • Reunir dados que você pode usar para personalizar o conteúdo;
  • Fornecer conteúdo relevante durante as etapas da jornada do comprador.

Para ter uma ideia melhor do que é cada componente da automação de marketing, vamos dividi-lo e mergulhar em alguns exemplos importantes de implementação.

Como implementar a automação de marketing no seu negócio?

Agora que você tem uma ideia melhor de como a automação de marketing funciona, a próxima etapa é integrar perfeitamente as ferramentas de marketing aos seus processos atuais. 

Essas mudanças levarão algum tempo para se acostumar, mas as etapas a seguir devem ajudar a tornar as dores do crescimento menos estranhas para todas as partes envolvidas.

  1. Defina seus requisitos de automação de marketing

O objetivo de identificar quais aspectos de seus esforços de marketing podem usar a automação é eliminar softwares em potencial que seriam redundantes para seus requisitos.

Nada prejudicará mais seus resultados do que gastar em recursos de automação de marketing que sua equipe raramente usa.

Identificar como vários aplicativos de automação de marketing funcionam e colocá-los lado a lado com as necessidades de sua consultoria tributária ajudará você a descobrir quais ferramentas melhor se adequam ao seu trabalho.

  1. Encontre as ferramentas certas

Essa tarefa pode parecer assustadora, pois há muitas opções de software de automação de marketing a serem consideradas. No entanto, esse processo não será tão difícil assim que você identificar quais processos em sua empresa têm potencial de automação.

Depois de restringir suas seleções, faça a devida diligência e aprenda tudo o que há para saber sobre as ferramentas que você está considerando. 

Leia sobre os recursos em seu site, compare seus preços e verifique as avaliações dos usuários para obter um escopo completo do que é o produto. Fazer sua própria pesquisa inevitavelmente o levará à solução perfeita para seus problemas relacionados à automação.

  1. Estabeleça um plano de implementação

Depois de escolher qual software será integrado ao seu fluxo de trabalho de marketing, comece a integrar a ferramenta. Envolva todas as pessoas relevantes na equipe piloto, como outsourcing de TI para garantir que a integração seja a mais perfeita possível. 

Se o software escolhido exigir treinamento, certifique-se de que sua equipe tenha as horas necessárias para se familiarizar com a ferramenta.

Certifique-se de que seu plano de implementação seja classificado antes de integrar totalmente sua ferramenta de escolha ao seu fluxo de trabalho. Os dados com os quais o software trabalhará no início devem ser confiáveis ​​para obter resultados precisos. 

Você também deve estabelecer as principais métricas para avaliar o desempenho do seu projeto de implementação.

  1.  Invista em treinamento

A automação de marketing não é um assunto fácil de abordar, por isso é compreensível não entender tudo à primeira vista. Para aproveitar ao máximo as ferramentas que você usará, faça com que as pessoas que lidam com o software passem por treinamento regularmente.

Há muitos cursos de treinamento disponíveis on-line nos quais você e seus especialistas em marketing podem se inscrever para entender melhor os prós e contras do processo.

Isso também diz à sua equipe que você está investindo no crescimento dela, o que pode motivá-la a ter um desempenho melhor!

  1. Comece com metas simples

Mencionamos anteriormente no artigo que a maioria dos profissionais de marketing teve um rápido retorno de seus investimentos no primeiro ano, por isso é compreensível colocar metas grandiosas à sua frente.

No entanto, tentar fazer tanto com um software com o qual você ainda não está totalmente familiarizado só resultará em maus hábitos e frustração pela falta de resultados.

Quando você está começando com uma nova ferramenta de automação de marketing, é importante começar pequeno. 

  1. Medir os resultados

Como o objetivo do software de automação de marketing é melhorar o desempenho de marketing, definir padrões para ver o desempenho com a ajuda desse software fornecerá uma imagem clara do valor de uma ferramenta específica para o seu negócio.

Os KPIs que você pode definir para o programa dependerão da ferramenta e do processo que você deseja otimizar. A medida pode ser qualquer coisa, desde engajamento até taxas de conversão. 

  1. Trabalhar com um parceiro de automação de marketing

Você certamente pode implementar todas as etapas acima e criar um fluxo de trabalho de automação de marketing adequado que possa atender às suas necessidades. No entanto, ficar complacente com o processo só significa estagnação em um setor tão dinâmico quanto o marketing.

Se você não tiver os recursos necessários para lidar com a automação de marketing por conta própria, consulte uma agência confiável para ver como seus processos podem melhorar ainda mais. 

Hora de automatizar

Após ter uma sólida compreensão do que é automação de marketing, você pode começar a pensar nos vários processos dentro de suas campanhas de marketing que você pode automatizar.

É uma boa ideia listar todos os projetos de automação e priorizá-los de acordo com o que teria o maior impacto em termos de economia de tempo e custo.

  • Com o que sua equipe costuma gastar tempo?
  • O processo pode ser automatizado?
  • Quanto tempo e recursos você poderia economizar?
  • Há treinamento a ser considerado na automação?

Pense na automação de marketing como uma ferramenta para ajudar a criar contexto em escala, o que economiza tempo e realmente agrega valor à experiência do cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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