análise de dados

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Muitas práticas são comuns no mercado, e por isso são utilizadas até os dias de hoje, dentro do processo de digitalização das atividades do comércio e da indústria. Entre essas ações, é possível citar, por exemplo, o processo de análise de dados.

Algo simplificado diante das tecnologias presentes no mercado atual, contudo, esse tipo de associação sempre esteve presente junto às atividades comerciais de um negócio, sendo possível estudar a recepção de um cliente por meio de cartas e posteriormente ligações.

No que pode ser alcançado através dos serviços de atendimento empregados por essas companhias. Sendo possível verificar a recepção sobre um produto através de sistemas como o SAC, o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Um serviço de contato que torna possível para uma empresa não só verificar a satisfação do seus consumidores acerca dos seus serviços, mas também facilitar no próprio processo de comercialização do mesmos.

A permitir com que uma agência de contabilidade especializada em TI (Tecnologia da Informação) consiga oferecer os seus serviços para empresas que possam se beneficiar desse tipo de ofício, usando esses métodos de contato para se aproximar dos seus clientes em potencial.

Com o passar do tempo, essas tecnologias evoluíram e as plataformas digitais passaram a  dominar grande parte das atividades comerciais de uma empresa, tanto na oferta dos seus produtos e serviços, como na forma em que ela administra seus negócios.

O avanço tecnológico em relação ao acesso à internet é um dos grandes responsáveis pela entrada das aplicações digitais à sociedade e aos mais diversos tipos de entidades comerciais, contando com uma audiência que seja conectada a esse tipo de aplicação.

O que hoje pode ser dito sobre praticamente quase todos presentes na sociedade, diante da facilidade que é entrar em uma plataforma digital atualmente, sendo possível fazer isso direto do seu celular, por exemplo.

Dessa forma, é possível pesquisar pelos mais diversos tipos de serviços, como uma assessoria contábil para abertura de empresa, diretamente de um aparelho que pode caber em seu bolso. E nessa navegação é comum que alguns dados tornem-se disponíveis na rede.

Um conjunto de dados que, a partir de um estudo específico, torna possível para uma empresa adquirir um maior conhecimento sobre os usuários que estão em busca dos seus serviços.

Como funciona o processo de análise de dados?

O procedimento de análise de dados trabalha com o estudo das informações que estão presentes na internet. Algo que está relacionado não só a sua empresa, mas também ao seu público-alvo, sendo possível estudar o que move esses possíveis consumidores.

E não se trata de uma previsão sensitiva ou algo do tipo, mas sim de uma análise detalhada sobre as informações que podem ser encontradas nas plataformas digitais. 

Por isso, é  possível estudar a fundo esses usuários a partir de dados que os mesmos compartilham nas redes.

Tudo de forma espontânea, enquanto esses usuários tecem comentários nas redes sociais, comentando, por exemplo, sobre a sua recepção a cerca de um produto ou serviço específico, fora outras ações, como curtidas e conteúdos compartilhados na internet.

Uma relação se repete entre os mais diversos tipos de público, o que pode facilitar a uma empresa que comercialize lousa digital interativa identificar qual o perfil de usuário que pode estar interessado neste tipo de produto.

Uma variação que pode passar por professores, alunos que queiram estudar em casa, gestores de uma rede de ensino, ou qualquer que seja o interesse levantado por alguém presente nas redes sobre esse tipo de produto a ser vendido em uma loja virtual.

Isso só é possível pelo fato da internet em si ter se tornado uma livro aberto para o mercado comercial, contendo todo tipo de informação sobre os seus possíveis compradores. Dados colocados ali de espontânea vontade por parte desses clientes.

Quando se fala do processo de alimentação de dados na internet, é importante citar a pluralidade atual de redes sociais presentes na internet, com o destaque em especial de algumas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • Youtube.

Sites nutridos pelos conteúdos compartilhados pelos próprios usuários, tornando-se dessa forma um ambiente repleto de informações por parte desse público. Dados esses que podem ser analisados por empresas que buscam melhorar sua relação com o público.

Dessa forma, é preciso apenas saber como ler tais informações, para que seja possível ter acesso às vantagens comerciais que podem ser alcançadas através dessas soluções digitais.

A importância da análise de dados no marketing

Cada vez o público das mais diversas companhias podem ser encontrados na internet, logo, esse tipo de plataforma precisa ser levada em conta na realização de um desenho e melhoria de processos por parte de uma empresa que busque atualizar suas atividades.

Isso é possível por causa do Big Data, termo que está associado ao número cada vez mais amplo de informações presentes na internet, que ao ser analisado pelo filtro correto, pode trazer uma profunda compreensão sobre os gostos e interesses dos usuários.

Um conjunto de informações que está associado também à posição de um site ou perfil nas redes sociais de um negócio, a partir da sua configuração SEO (Search Engine Optimization) que atua na forma com que uma página é encontrada na internet junto aos serviços de busca.

Conceito esse que acompanha as SERPs (Search Engine Results Pages), mecanismos responsáveis pela posição de um site junto às páginas de resposta após a realização de uma busca, que também trabalha com os dados informados pelo usuário.

A disposição desses dados nas redes permite com que os indivíduos interessados possam ter um conhecimento mais amplo sobre o seu público. Não só aquele já conquistado, como também aqueles que apresentam algum potencial de compra diante seus hábitos de busca.

Como um usuário que recentemente tenha pesquisado em seu navegador sobre “programa para controle financeiro empresarial”, podendo ser um possível cliente interessado nessas aplicações, ou somente um indivíduo curioso sobre o assunto.

Ao associar essa informação com outros dados de pesquisa é possível definir em qual dos grupos citados esses indivíduo se encaixa, permitindo dessa forma trabalhar com ele, tendo um foco maior nesse que apresenta chances de aquisição do seu produto ofertado.

Mas para se ter acesso aos benefícios gerais dessa análise de dados, é importante ter certeza de que esse tipo de estratégia está sendo adotada de maneira correta em seus negócios, a partir de práticas que ajudem na realização desse tipo de estudo.

Como realizar uma análise de dados?

Para que seja possível a efetuar de maneira correta essa citada análise de dados, é preciso contar com o apoio de uma série de aplicações presentes no mundo digital, que permita uma melhor avaliação sobre as informações disponíveis nessas plataformas virtuais.

Escolha das ferramentas adequadas

Diversos são os programas que podem ajudar no processo de análise de dados, sendo importante começar pela forma com que essas informações estão sendo dispostas aos profissionais de marketing de uma companhia.

Nesse sentido, destacam-se algumas ferramentas populares no mercado, como o Excel, Planilhas do Google e o Power Bi. Cada tipo de software para industria possui suas particularidades, aprofundando-se no estudo dos dados que irão alimentar tais documentos.

Definição de objetivos

Após ter uma visão clara dos dados recolhidos neste painel visual de informações, é preciso definir quais são os objetivos do seu negócio, para que seja possível observar esses dados através de um propósito específico.

Objetivos como expandir o seu número de vendas ou de clientes deve ser levado em conta, para que seja possível definir qual será a abordagem e análise desses dados, de acordo com o tipo de informação que busca ser encontrada junto a tais informações.

A performance do seu site

Outra aplicação capaz de interferir na qualidade das informações coletadas na internet está na performance do seu endereço digital, ou seja, o método de navegação disponível nele, capaz de interferir na qualidade das informações a serem alcançadas nesses locais virtuais.

Sendo necessário ter um site de design intuitivo e de modelo responsivo, capaz de se adaptar ao dispositivo utilizado pelo usuário, em algo tão integrado quanto um sistema de gestão ERP,  para que ele se sinta mais confortável e interagir junto a tais plataformas.

Acompanhamento de tendências

Analisar os dados presentes na internet significa também ter acesso a um conjunto dinâmico de informações, que se modificam em uma velocidade cada vez maior, de acordo com as novas tendências de mercado adotadas pelo seu público.

Nesse sentido, é importante ter um comportamento dinâmico, para que seja possível compreender o tipo de dados que está disponível nas redes, trazendo informações a serem rapidamente modificadas, acompanhando o comportamento dos usuários.

Execução de soluções

Pouco adiantaria contratar os serviços contábeis de uma agência financeira e acabar por não seguir os direcionamentos físicos indicados por ela. O mesmo vale para sua análise de dados na internet, sendo necessário pôr em prática novas estratégias de mercado.

Tudo a acompanhar as informações descobertas junto a essa análise de dados, apresentando soluções capazes de fortalecer a relação da sua empresa com os seus clientes, sendo esse o principal benefício para esse público em questão.

Que devem ser recomendados pelo número de informações que dispõem na internet, recebendo o melhor produto ou serviço a ser disponibilizado no mercado, tudo através de uma análise do seu comportamento nas redes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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