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O mix de marketing tradicional consiste nos 4 P’s do marketing: Preço, Produto, Promoção e Praça. Eles são considerados os níveis amplos do mix de marketing de uma empresa e servem como os pilares fundamentais sobre os quais gira a estratégia de marketing.

Esses 4p’s servem como um excelente ponto de partida para estabelecer a estratégia de marketing inicial de uma empresa e o planejamento de sua oferta de produtos e serviços. 

Depois de desenvolver sua estratégia de marketing central, é importante avaliar continuamente suas atividades de negócios e fazer ajustes à medida que seus negócios mudam.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre os 4 Ps do mix de marketing e alguns exemplos de aplicação. Não deixe de acompanhar!

Produto em marketing

Um mix de produtos se refere ao número total de produtos ou linhas de serviço que uma empresa oferece à sua base de clientes. Por exemplo, o produto de uma empresa de dedetização é o serviço de eliminar insetos de sua casa ou edifício.

O mix de produtos de uma empresa pode variar dependendo da gama de produtos ou serviços que uma empresa deseja oferecer. O mix de produtos dependerá da estratégia de marca da empresa e do tipo de cliente que eles planejam atingir. 

Algumas empresas começarão com um número limitado de produtos para ver como seus clientes respondem. 

Se sua resposta for positiva, elas tenderão a expandir seu mix de produtos para apresentar outras variações que irão satisfazer igualmente o gosto e a demanda de seus clientes.

As empresas que estão fazendo experiências com seu mix de produtos tendem a começar com variações limitadas e trabalhar para contorná-las. Alguns dos elementos mais comuns que são alterados para o mix de produtos de uma empresa incluem:

  • Os elementos de design do produto;
  • Variedades de produtos diferentes;
  • Embalagem e rotulagem;
  • Pós-venda de nível de serviço (cupons, assinaturas, etc.);
  • Garantias e políticas de devolução.

Estas são consideradas estratégias de nível de produto para adquirir e reter clientes em diferentes níveis para sua empresa de serviços terceirizados de limpeza, por exemplo.

Eles são integrados ao produto ou serviço para garantir que os clientes tenham uma experiência de qualidade e lembrem dos componentes adicionais da marca e do serviço.

Alguns dos exemplos de mix de produtos mais populares incluem: largura, comprimento, profundidade e consistência de um produto ou serviço. 

Eles são variações críticas para dar aos consumidores opções e diferentes maneiras de se envolver com um produto ou serviço.

Largura do Produto 

A largura do mix de produtos se refere ao número total de linhas de produtos ou serviços que uma empresa disponibiliza para sua base de clientes.

Por exemplo – se uma empresa fabrica camisas, calças e sapatos, isso significa que seu mix de produtos é de três produtos de largura. Se eles decidirem expandir para mais produtos, eles estão ampliando seu mix de produtos por um motivo específico.

Comprimento do Produto

A duração do mix de produtos é o número total de produtos ou serviços oferecidos no mix geral. O comprimento total do produto é calculado multiplicando as linhas de produtos totais pelo número total de produtos em cada linha.

Profundidade do Produto

A profundidade do mix de produtos se refere ao número total de variações para cada tipo de produto. Isso pode incluir tamanho, cor, modelo e quaisquer outros recursos ou características diferenciais.

Consistência do Produto

A consistência do mix de produtos é o nível de relacionamento entre suas linhas de produtos. É uma forma de o cliente se identificar com a marca como fornecedor de um produto com o qual está familiarizado. 

Preços no marketing

O mix de preços é um elemento integrante do mix de marketing de uma empresa. É o custo de um produto ou serviço pelo qual o cliente está disposto a pagar.

O preço de um produto ou serviço deve ser feito de uma forma que satisfaça tanto o comprador quanto o vendedor. É um equilíbrio cuidadoso para agradar não apenas o cliente, mas também a empresa que oferece produtos ou serviços.

A combinação de preços pode ser um tópico muito sensível para consumidores e empresas e, portanto, deve ser tratada com delicadeza ao criar uma estratégia de preços para seus serviços de consultoria contábil, por exemplo.

Nos casos em que os consumidores são sensíveis ao preço e nos casos em que os consumidores têm um valor de preço percebido alto, o mix de preços deve ser cuidadosamente considerado ao construir uma campanha de marketing.

Elementos e estratégias do mix de preços

O preço do produto ou serviço é a variável que terá impacto direto na receita e nos lucros de uma empresa. Portanto, como empresa, é importante alinhar suas decisões de marketing com o valor percebido de seu produto ou serviço. 

Não é uma decisão fácil e normalmente envolve estratégia, teste, análise e implementação cuidadosos. Alguns elementos e estratégias do mix de preços incluem:

  • Determinando todos os custos de produção, pesquisa e desenvolvimento;
  • Analisando a estratégia de preços do concorrente e custos;
  • Criação de estratégias e táticas de preços comparáveis;
  • Determinando as margens de lucro mínimas e desejadas;
  • Estrutura de desconto para clientes fiéis;
  • Condições de opção de pagamento para clientes;
  • Períodos de vendas e nível de descontos.

Esses são elementos críticos a serem considerados antes de uma empresa lançar seus produtos ou serviços. Eles ajudarão as expectativas da empresa a se alinharem com seus esforços de marketing. 

É fundamental para garantir uma receita uniforme e táticas de marketing adequadas. Se as estratégias de marketing-alvo e preços não estiverem alinhadas de acordo, isso pode fazer com que as empresas percam dinheiro e fidelizem seus clientes.

Pode garantir que você não apenas continue competitivo, mas também conquiste novos clientes que podem melhorar ainda mais o seu crescimento e expandir os horizontes da sua empresa de TI (tecnologia da informação), por exemplo.

Exemplos de mix de preços

O preço deve apoiar todos os outros elementos e estratégias do mix de marketing. É um equilíbrio cuidadoso entre os fatores de oferta e demanda que precisam se alinhar com todas as partes de uma estratégia de marketing. 

Alguns exemplos comuns de combinação de preços incluem:

  • Descontar modelos antigos para abrir espaço para novos;
  • Descontos baseados em volume para grandes clientes;
  • Aumentos / diminuições seletivas de preços;
  • Preços com base na localização;
  • Alinhamento de preços da concorrência.

É importante notar que uma empresa terá que adotar diferentes estratégias de preços com base em seus objetivos e mudanças no cenário do mercado. Assim, seus serviços contábeis em SP poderão se destacar com essas medidas, por exemplo.

Promoção de marketing

O mix promocional são os diferentes métodos usados ​​por uma empresa para comercializar um produto ou serviço. Ele deve estar alinhado com a metodologia do negócio e garantir que a promoção seja bem equilibrada para seu marketing-alvo. 

O objetivo principal do mix promocional é aumentar o conhecimento e o interesse de uma marca com a intenção de gerar vendas para uma empresa. Os três principais objetivos de um mix promocional são:

  • Apresentar informações para consumidores-alvo;
  • Aumentar o conhecimento, o interesse e a demanda;
  • Destacar e mostrar características da marca ou do produto.

O mix promocional deve ser cuidadosamente elaborado para alinhar o interesse das pessoas ao do produto ou serviço que a empresa oferece. Se eles não estiverem alinhados, isso afetará diretamente as vendas e o crescimento de uma empresa.

Elementos e estratégias de mix promocional

O mix promocional consiste em elementos e estratégias para ajudar uma empresa a conquistar novos clientes e reter os clientes existentes. As três estratégias mais populares do mix promocional incluem:

  • Publicidade;
  • Promoção de vendas;
  • PR (Relações Públicas).

Embora existam inúmeras outras estratégias promocionais, estas são consideradas os blocos de construção para estabelecer um mix promocional. Às vezes, os três são usados ​​juntos para ajudar a maximizar a promoção geral de uma empresa ou produto. 

Quando usado corretamente, o mix promocional pode ajudar a trazer a identidade da marca, impulsionar a receita de vendas e aumentar a confiança do público em seus serviços terceirizados esocial, por exemplo.

Praça em marketing

O quarto e último P dentro do mix de marketing é a praça onde seus produtos ou serviços serão realmente vendidos aos consumidores. Uma empresa deve desenvolver um hábito saudável de considerar todos os diferentes locais onde possui seus produtos ou serviços. 

Se você sabe quem será seu cliente-alvo, deve considerar todos os diferentes lugares onde pode fornecer seu produto ou serviço. Por exemplo, você deve saber onde estão os seus clientes que compram software gestão de ativos de TI.

Como uma empresa, se você determinar que pode fornecer o acesso adequado ao cliente em um local que seja econômico e lucrativo, vale a pena expandir seus negócios.

Elementos e estratégias do mix de lugar

Existem muitas estratégias e elementos diferentes quando se considera a combinação de produtos ou serviços de uma empresa. É muito importante considerar ao implementar um plano de marketing completo. 

Algumas das estratégias mais comuns para uma combinação de locais incluem:

  • Cobertura de mercado ou segmento;
  • Representantes de vendas;
  • Lojas Físicas;
  • Loja online;
  • Vendas diretas de negócios.

Depois de identificar cuidadosamente o local ideal para vender seus produtos ou serviços, é importante analisar os concorrentes com ofertas de produtos ou serviços semelhantes. 

Por fim, vale destacar que a adoção de soluções audiovisuais pode ajudar significativamente seu negócio e também pode ser importante algum tipo de consultoria para expansão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

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