marketing de guerrilha

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O marketing trabalha com uma série de estratégias voltadas aos tipos de setores que podem ser encontrados em cada empresa, sendo necessário trabalhar com ferramentas específicas. Existindo também as práticas gerais, como no marketing de guerrilha.

Por mais que cada setor possua as suas particularidades, é preciso acompanhar as necessidades específicas de seu público, que costuma existir uma concepção geral, no que se trata do reconhecimento de uma empresa em relação ao público que ela almeja.

A importância nesse sentido é saber como adequar as atividades da sua empresa aos interesses da sua audiência, adotando estratégias desenvolvidas por especialista do mercado, que ajude na relação comercial entre ambos os lados dessa associação.

Tanto do lado do público, como também em relação aos estabelecimentos responsáveis pela execução de suas atividades comerciais. Como uma empresa de tintas e verniz, que precisa contar com um número expressivo de vendas para definir suas ações no mercado.

Para o lado do público, essa retribuição se faz a partir do próprio consumo dos produtos adquiridos em lojas que comercializam esse tipo de material, a ser utilizado na reforma  da sua casa, ou em uma obra específica de edificação de um imóvel.

Mas além do consumo do produto em si, outras questões são analisadas durante o processo de compra, como o tratamento recebido ao visitar uma loja, o prestígio dessa marca no mercado, o preço dessas mercadorias, entre outros tópicos particulares.

E é justamente por causa dessas situações, possivelmente associadas aos mais diversos tipos de empreendimento, independente do seu ramo de mercado, que existem estudos voltados à aplicação de estratégias gerais, que podem trazer resultados coletivos.

Sendo pontos a serem analisados tanto por um mercado mais segmentado, como uma loja de equipamentos odontologicos, mas também por serviços mais gerais, como uma loja de doces ou de materiais de construção.

Entre essa pluralidade de ações que podem ser adotada para diferentes tipos de mercado, é possível criar as atividades associadas ao marketing de guerrilha, que assim como uma batalha para conquistar um espaço, passa a dominar uma maior parcela no mercado.

O que é o marketing de guerrilha?

O conceito de marketing de guerrilha não está diretamente associado ao mercado bélico ou de ações similares, por mais que de fato seja uma concepção que também pode ser aplicada a esse tipo de mercado, ao se conectar às mais diversas modalidades de negócio.

Até porque esse conceito teve origem justamente com um irídio de guerra, especificamente e a Guerra do Vietnã. Um evento marcante na história norte-americana, no qual o país com o seu tamanho poder bélico e militar acabou por perder a batalha.

Isso indo apenas contra o poder de estratégia dos vietcongues. Povo originário do país que a partir de pequenos grupos, e por causa do conhecimento sobre o lugar, conseguiu enfrentar as forças estrangeiras, mesmo contra um oponente de maior número.

É estranho pensar como os eventos de uma guerra terminada na década de 70 seria hoje capaz de afetar um negócio como uma clinica de acupuntura Osasco, mas isso pode acontecer, a depender das estratégias inovadoras e competitivas a serem adotadas.

E quem foi responsável por fazer essa associação e apresentá-la formalmente ao mercado comercial foi o profissional de publicidade Jay Conrad Levinson, através do seu livro Marketing de Guerrilha, lançado em 1984.

Na obra, Levinson fala sobre como uma estratégia diferenciada pode ser o essencial para que um objetivo seja alcançado de forma mais rápida e eficaz, principalmente quando existe algum tipo de concorrência direta, como acontece no mercado comercial.

No entanto, se confunde quem acha que o marketing de guerrilha se trata de uma estratégia voltada ao combate direto entre uma empresa e outra. Na verdade, esse título está mais voltado à escolha de estratégias, que permitam a superioridade dessa marca no seu setor.

Logo, esse tipo de técnica pode ser aplicado aos mais diversos tipos de setores comerciais que encontre um cenário de alta competitividade, o que hoje pode ser facilmente associado a certas áreas como:

  • Mercado tecnológico;
  • Setor de alimentos;
  • Meio de moda e maquiagem;
  • Indústria de automóveis.

Os mercados que necessitam da aplicação de estratégias e ferramentas especializadas, como um software para gestão de franquias, para quem atua com esse tipo de modelo. Permitindo a adoção de práticas que ajudem na gestão desses negócios.

E para garantir que os efeitos relacionados ao marketing de guerrilha sejam perceptíveis no seu negócio, é preciso primeiro saber como implementar essa estratégia no seu empreendimento.

Como aplicar essa estratégia ao seu negócio?

O marketing de guerrilha se trata de uma técnica que busca aperfeiçoar os pontos positivos de uma companhia, a ponto de que suas vantagens comerciais sejam reconhecidas tanto pelos seus concorrentes, como também pelo seu público consumidor.

No entanto, para garantir que esse tipo de benefício seja alcançado pela sua empresa, que pode visar uma série de benefícios ao buscar a aplicação desse tipo de estratégia aos seus negócios, é importante seguir certas etapas.

Aprenda junto ao seu público

Conhecer o seu público é uma tarefa essencial a qualquer tipo de mercado, para que seja possível apresentar um produto ou serviço adequado aos interesses dessa audiência. Ao se falar do marketing de guerrilha, essa importância torna-se ainda maior.

Ou seja, é preciso não só conhecer o seu público, mas também aprender com o mesmo, a partir do comportamento e dos hábitos de consumo dos seus clientes, para que uma empresa de ônibus fretado, por exemplo, consiga fazer ações associadas ao seu público.

Aposte na inovação

Dentro do mercado competitivo, não é importante apenas conquistar uma posição de superioridade em seu setor, em relação aos seus concorrentes. É de maior relevância tomar decisões que possam melhorar a qualidade dos seus serviços oferecidos.

Uma maneira de se conquistar isso é através da adoção de práticas inéditas em seu mercado, seja no produto em si ou na forma como esse processo de compra é apresentado aos seus clientes, sempre com o apoio de novas estratégias.

Esteja aberto a parcerias

Assim como em uma guerra, os países costumam trabalhar a ajuda de aliados, o marketing de guerrilha trabalha com esse mesmo tipo de possibilidade, a partir de parcerias com outras empresas, sejam elas do seu setor ou não, a depender dos seus objetivos.

Como exemplo, é possível citar as funções de uma agência bancária que resolve fazer uma parceria com uma empresa de seguros, oferecendo desconto de duplicatas factoring entre outras promoções para quem contrate os serviços de ambas as instituições.

Sendo realizado assim uma campanha conjunta entre esses negócios.

Execute um trabalho de qualidade

A propaganda é importante, contudo, é preciso também garantir que essas campanhas publicitárias de fato estejam associadas a um produto ou serviço de igualdade a ser oferecido por uma empresa, principalmente quando se trata de uma campanha especial.

Ou seja, não adianta apostar em uma estratégia mirabolante, se a sua empresa não possui capacidade de concluir a mesma. Como na promessa de entregar um compra em menos de 24h se a sua companhia não possui uma logística possível para realizar tal entrega.

E isso vale para os mais diversos tipos de ações que podem estar associadas a gestão do seu negócio, incluindo nos serviços contábeis de uma empresa, sendo preciso ter capacidade de arcar com as promoções e descontos apresentados aos seus clientes.

Associe sua marca a sentimentos

Outra forma de fazer com que a sua empresa conquiste uma posição diferenciada no mercado,  a partir da aplicação de um estratégia de marketing de guerrilha, é a partir da conexão da sua marca com algum sentimento específico.

Nesse caso, é possível citar as ações de uma empresa voltada aos serviços de vigilância, onde é se mostra relevante unir a imagem da sua empresa com o conceito de segurança. Leveza para uma marca de produtos naturais, entre outros tipos de sensações.

A partir dessa associação torna-se mais fácil para os clientes buscarem por marcas específicas quando estiver sentindo a necessidade de algo em particular, vendo os produtos e serviços dessas companhias como a solução para os seus problemas.

Avalie os seus resultados

Após a implementação de uma estratégia de guerrilha, é preciso observar com atenção os resultados que foram alcançados a partir da aplicação dessas campanhas, a se identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

Muitas vezes, contar com uma auditoria independente pode ser uma solução nesse sentido, a partir de uma visão externa sobre os resultados comerciais alcançados junto da adoção desse tipo de estratégia.

Ao analisar, por exemplo, se essa ação diferenciada não acabou por afastar o seu público almejado, ao se tratar de uma ação inédita no mercado, com resultados inesperados nesse sentido.

O mais importante é garantir com que essas estratégias se destacam como positivas à sua empresa, permitindo uma vitória nesse campo de batalha que acaba sendo o cenário comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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