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Quer saber se o design do seu blog é bom ou ruim, ou como consertá-lo caso não seja um design apropriado? Está no lugar certo! Vamos abordar aqui nesse artigo todas as diretrizes para um design incrível e surpreendente, e como consertar um design ruim.

Essa é uma questão essencialmente importante, principalmente devido às exigências dos usuários quanto à qualidade em tudo, inclusive em suas interações na internet, seja para o atendimento, para as facilidades nas interfaces, e a qualidade visual do design. 

Tudo isso conta para um site, seja para um site de uma empresa de logística transporte de cargas, ou para um blog de moda. São aspectos que não podem ser ignorados. 

Todos os detalhes importam quando se trata de design de sites e blogs, ainda que sejam detalhes pequenos. 

Afinal, clientes e potenciais clientes navegam todos os dias na internet, à procura de conteúdos dinâmicos, de qualidade, e que realmente agregam valor ao que desejam e almejam em suas pesquisas.

Portanto, atente-se a essas dicas a seguir e evite cair em ciladas que podem afetar o design do seu site. Confira:

Páginas que demoram a carregar

Na Internet, cada segundo conta, principalmente para os usuários, eles têm pressa em suas interações com a internet. Portanto, quanto mais rápido for um site, maior a probabilidade de um site ser bem visitado.

O contrário também é verdadeiro, de acordo com uma pesquisa publicada pela Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam uma página depois de esperar três segundos.

Imagine um site de serviço de rastreamento de veiculos que perde clientes antes mesmo deles conseguirem visualizar o portfólio dos serviços no site, só por causa da demora no carregamento? A frase “tempo é dinheiro” nunca foi tão relevante nessa situação.

Ou seja, consertar essa demora no carregamento é muito mais do que uma questão de design, é algo que realmente pode interferir na lucratividade de um negócio. 

Ou seja, pode até mesmo prejudicar a credibilidade de uma marca. O Facebook anunciou que penalizará esse tipo de site, e entregará aos usuários em dispositivos móveis somente links de conteúdos de sites com carregamento aceitável.

É claro que o motivo da demora pode ser com o próprio computador do usuário, ou cache e extensões no navegador. Mas, o foco deste artigo é apresentar os possíveis problemas de design do próprio site. 

E quanto a isso, alguns motivos para a demora no carregamento que são problemas com o próprio site são:

  • Site muito pesado;
  • Servidor sobrecarregado;
  • Problemas na hospedagem;
  • Problemas no armazenamento de dados. 

Ou seja, são problemas que o proprietário do site deve solucionar para melhorar a visibilidade e interação por parte dos usuários.

Por exemplo, quando se trata de um site de contratação de seguro para moto suhai, a demora pode impedir novas contratações por partes de clientes. Afinal, dificilmente as pessoas têm paciência para aguardar um site carregar. 

Como solucionar:

Mas, afinal, como solucionar essa questão da demora no carregamento do seu site? Existem alguns processos que você pode fazer para aumentar a velocidade de carregamento do seu site.

Você pode utilizar uma CDN – Content Delivery Networks, ou seja, uma Rede de Distribuição da Informação. Basicamente, as CDNs são redes de dados muito eficientes que ajudam a melhorar a performance de carregamento de um site. 

Essas CDNs também podem armazenar o site em um cache e garantirá que, quando os usuários visitarem o site, os arquivos em cache sejam exibidos sem precisar voltar ao servidor a cada vez.

É algo que de fato contribui para a melhora no carregamento de um site, mesmo que seja um site que tenha muitos conteúdos e fotos de acoplamento elástico tipo pneu, por exemplo. 

Mistura de tipografias

A mistura de tipografias causa poluição visual, comprometendo a experiência do usuário na navegação, e consequentemente, diminuindo o engajamento do seu site.

Em outras palavras, utilizar duas ou mais fontes para títulos, legendas e corpo de texto pode prejudicar um design de blog, e promover uma aparência desordenada ao site. 

Se você usa fontes maiores no início das frases no design do seu blog, é essencial criar uma harmonia com a tipografia escolhida. 

Ou seja, em toda e qualquer parte de um site que contenha texto, é imprescindível estruturar bem a tipografia, seja na logo, mobile promocional ou nas secções de navegação. 

Além disso, as cores também devem concordar harmonicamente entre si, pois é outro fator de peso que pode comprometer o visual do seu site.

Como solucionar: 

A melhor solução para você estruturar bem a tipografia é contratar um designer especializado, pois ele vai saber identificar bem quais as melhores tipografias para utilizar no seu site, de acordo com seu nicho e com base na melhor experiência que o usuário pode ter.

Ausência de marketing visual 

Todo site deve ter um planejamento estruturado para seu visual. Tanto nas cores, como na tipografia, e em todos os elementos que constituem um site. 

Ou seja, existem sites que podem ter uma boa estrutura na tipografia, mas que pecam na harmonia de cores com o logo e o restante do site. 

Ou seja, não há um marketing visual previamente planejado, não há uma estrutura minimamente harmoniosa, são apenas resultados de achismos e gostos pessoais.

Mas de fato, esse não é o ideal em nenhum site, seja para um site de uma empresa de vans para locação, ou um site de uma grande corporação.

Como solucionar:

Como forma de solucionar esse tipo de problema, é essencial que haja um planejamento de marketing de conteúdo prévio, juntamente com o designer para criar algo realmente surpreendente para o site. 

Somente esse tipo de ação pode promover a qualidade e a forma como os usuários enxergam a marca. 

Campo de biografia do autor do blog em branco

Esse é um outro problema que muitos gestores de sites podem não identificar de cara, que é deixar o espaço da biografia do autor em branco.

Não há nada mais frustrante para os usuários quando eles se identificam com um site ou blog, e ao procurar informações do autor, não encontra nada, nem uma fonte de onde surgiu o site ou os conteúdos que tanto estavam gostando. 

Mesmo que seja um site de uma empresa de carregador carros elétricos, que é um nicho específico, é essencial preencher todas as lacunas de um site, inclusive se for um site corporativo.

Como solucionar:

É compreensível que muitas organizações tenham receio que logo de cara os clientes tenham informações da empresa em uma bio, pois entendem que é importante evitar o impacto de vendas ou de soluções para os clientes quando eles encontram um conteúdo.

No entanto, é importante destacar também que as pessoas confiam em autoridades, e quanto maior for a autoridade de um site, quanto maior você mostrar a confiabilidade que a sua empresa tem, mais ele irá interagir com o seu site. 

Portanto, crie se você for uma empresa, crie uma bio contando a história, a missão, os valores da empresa, e quais os maiores propósitos que tem para todos que entram em contato com eles. 

Por exemplo, se você tem uma empresa que fornece alto falante automotivo, invista em uma bio que esclareça que a sua empresa é carro chefe nesse produto, e como os processo de interações são totalmente inovadores. 

Caso seja um perfil de um empreendedor, fale sobre suas experiências técnicas, cursos realmente relevantes, e o maior propósito que tem com o site ou blog. Nesse caso, só se atente para não fazer um currículo na boa, pois este não é o propósito. 

Blog sem certificação digital de segurança

Esse é um aspecto muito importante a ser considerado, por mais que não faça parte do design em si, acaba comprometendo, pois o cadeado aberto e o ponto vermelho sinalizando que se trata de um site não confiável compromete o visual e a interatividade do usuário. 

Além disso, outra questão que compromete a confiabilidade é o design pobre e sem sentido. Ou seja, logos compradas prontas, ou mesmo gratuitas feitas em programas aleatórios.

Como solucionar

Além de garantir o certificado de segurança só no seu site ou blog, é essencial que eu realmente invista em uma logo profissional, que aumenta ainda a autoridade e a confiabilidade que o usuário precisa ter ao navegar no seu site. 

Isso significa se comprometer com a qualidade que você irá entregar aos usuários e possíveis clientes, afinal você não pode se esquecer que qualquer pessoa que navegar ali pode se tornar um cliente assíduo. 

Portanto, faça uma proposta de valor, que é um compromisso com um valor específico que você entregará aos seus clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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