de leads

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Para que um empreendimento possa ser tido como um projeto de sucesso, é importante que ele tenha uma boa relação com todo o seu público, com um destaque maior para seus clientes. Para isso, é essencial saber como oferecer um conteúdo conversor de leads.

Ou seja, trabalhar com um tipo de produção que facilite a aproximação de um negócio com o seu público. Primeiro ao identificar seus possíveis clientes para depois facilitar o seu objetivo de se aproximar de tal público, atuando para garantir a conversão dessa audiência.

Um tipo de trabalho que é comum aos mais diversos tipos de empreendimentos, seja ele de grande ou pequeno porte. O que muda de acordo com o tamanho de cada negócio é a forma a atuar para alcançar o seu público de interesse, por meio de certas ferramentas.

Pois assim como um vendedor de bolos pode aumentar sua audiência ao destacar as qualidades dos seus produtos em uma feira, um serviço de locação de ônibus executivo precisa trabalhar com estratégias de comunicação mais elaboradas junto das empresas.

Apesar das claras diferentes presentes nos dois exemplos citados, ambos esses negócios lidam com o objetivo de conquistar uma audiência de clientes, sendo preciso identificar o perfil desses possíveis clientes para então ser mais fácil se conectar a tal audiência.

Inclusive, é de grande importância acompanhar seus clientes desde o primeiro contato deles com seus negócios, de forma a agilizar ou até mesmo tornar possível o processo de conversão, ainda mais quando se trata de um mercado de grande competitividade.

Exemplo que cabe a um curso de autoescola, pois uma simples busca na internet é capaz de levar a um número amplo de opções, a ponto de deixar o próprio usuário em dúvida sobre qual tipo de empresa pode ser a melhor a ser contactada de acordo com seu perfil.

Em frente a esse tipo de situação, é preciso então saber como melhor trabalhar com o processo de conversão desses leads, de forma a aumentar o desempenho comercial de uma empresa, mas antes de converter um lead é preciso entender sobre o que ele se trata.

O que é um lead?

Lead é o nome usado no mercado para se referir aos possíveis clientes de um negócio, ou seja, alguém que possa levar a uma compra, por isso o nome lead, do inglês “levar a algo”, nesse caso, até a conquista de uma nova venda por parte de um empreendimento.

Sobre a concepção em si de um lead, é possível nomear alguém com esse título a partir do momento em que um indivíduo apresenta algum tipo de interesse em algum tipo de produto ou serviço a ser oferecido por uma companhia.

Algo que acaba sendo mais fácil de se medir dentro do campo digital, levando em conta as pesquisas espontâneas feitas por quem procura na internet por película antivandalismo automotiva, de forma a encontrar uma empresa que aplique tal proteção ao seu veículo.

Após identificar essa busca por parte do indivíduo, as empresas que trabalham com esse tipo de material devem trabalhar para alcançarem a atenção dessa audiência, de forma até mesmo a manter esse interesse apresentado em alta, garantindo um possível novo cliente.

De uma forma geral, é possível afirmar que quanto maior for o número de leads de um negócio, maior acaba sendo a chance desse empreendimento em se destacar no mercado, já que ele conta com uma maior possibilidade de alcance de vendas em seu segmento.

Mas para que tal performance seja alcançada é preciso trabalhar com o passo seguinte após a identificação desses leads, que é o empenho a ser garantido para obter a completa conversão desse público em novos clientes para um negócio.

Como funciona o processo de conversão de leads?

Essa etapa de conversão lida com toda a jornada que parte desde o primeiro contato com seus leads, por meio de um anúncio, por exemplo, até a transformação desses indivíduos em clientes, garantindo assim novas vendas para uma empresa.

Tratando-se então das oportunidades identificadas por distribuidora de produtos cirúrgicos após perceber a abertura de novas clínicas em sua região, junto do trabalho a ser feito para se tornar o principal fornecedor de instrumentos para seus clientes potenciais.

Todo esse processo de conversão costuma ser trabalhado por meio de um funil de vendas, uma ferramenta de marketing desenvolvida para acompanhar um cliente durante toda a jornada de compra, o que inclui a sua transformação, passando por etapas como:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Clientes.

Uma variedade de fases que identificam a diferença entre um usuário que buscou na internet por uma simples curiosidade sobre o valor de fretamento de aeronaves, daquele que está realmente interessado nesse tipo de serviço e busca fazer um orçamento.

Ao identificar seus reais leads, é necessário trabalhar com eles para garantir sua conversão, sendo importante trabalhar com conteúdos que possam ter um grande valor dentro dessa relação, como são os conteúdos conversores de leads.

Isto é, produções que direcionem um indivíduo até a sua conversão como cliente. Um conceito que pode ser trabalhado através de formatos como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts.

Mas além de conhecer essa variedade de opções, é preciso saber como melhor criá-los, para assim aumentar até mesmo os resultados a serem alcançados pelo seu negócio.

Criando um conteúdo focado em conversão

Para então garantir com que os seus leads sejam convertidos em clientes, é essencial o trabalho a ser feito em cima desse público, usando de conteúdos que facilitem esse contato com tal audiência, além de agir diretamente com a conversão a ser alcançada.

Um processo que pode ser facilitado ao seguir as seguintes etapas na criação desse tipo de conteúdo conversor de leads.

Planejamento

Para qualquer tipo de estratégia de marketing é importante contar com um profundo planejamento para facilitar o alcance de qualquer tipo de objetivo associado a esse projeto em particular. O mesmo é válido em relação aos conteúdos focados em conversão.

Tudo isso a começar pelo tipo de lead que esse tipo de conteúdo tem o interesse de alcançar, facilitando assim com que as produções compartilhadas por uma empresa de serviço de transporte de veículos tenham maior sucesso em alcançar certa audiência.

Estudos

Após planejar a fundo a função de um conteúdo, incluindo o público de interesse, é importante analisar melhor o perfil de tal audiência a ser encontrada, além de examinar a própria situação do seu mercado, de forma a criar produções melhor direcionadas.

Conteúdos customizados

Baseado nos estudos realizados no tópico anterior, o próximo passo é adaptar a sua produção de conteúdo com um foco especial no tipo de público ao qual uma empresa está em busca de se conectar, trabalhando melhor seu objetivo de converter tais leads.

Para tanto é importante conhecer quais são os formatos, o tipo de canal, além de muitas outras informações que permitam a uma empresa de exame demissional, cujos serviços estão voltados ao público empresarial, adaptar seu diálogo para esse público em questão.

Práticas de SEO

Dentro desse objetivo de direcionar seu conteúdo para leads específicos, é importante garantir com que os seus canais de contato consigam se destacar dentro do cenário digital. Para isso, é válido trabalhar com o conceito de SEO.

Estratégia que trabalha com o destaque que um tipo de conteúdo pode conquistar junto dos canais de busca na internet.

Automação de marketing

O marketing facilita o trabalho de uma empresa a conquistar seus objetivos no mercado, e isso se expande também para o propósito de converter possíveis clientes aos seus negócios, um contato que pode ser otimizado através dos serviços de automação.

Sendo possível destacar programas que facilitam o contato com esse perfil de público, passando esse trabalho automatizado para plataformas desenvolvidas para melhorar essa comunicação, como um chatbot associado aos posts publicados em um blog.

Pós-venda

Por fim, é importante reconhecer que o processo de conversão de leads não deve terminar com a aquisição de um novo cliente, sendo importante então trabalhar também com conteúdos que mantenham a relação com esse cliente agora conquistado.

O que vale, por exemplo, para quem comprou uma passagem aérea receber diferentes conteúdos desenvolvidos para abordar temas variados ao serviço requisitado, o que envolve a função de um transfer para aeroporto para quem nunca viajou.

Ao seguir todas essas etapas, é possível desenvolver um conteúdo de melhor qualidade, garantindo assim o processo de conversão que levem indivíduos de interesse a se tornarem novos clientes para um negócio, aumentando assim o seu destaque no mercado.

Algo que vale para todo tipo de comércio, junto a todo tipo de canal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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