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Dentro de uma era digital, assuntos como a importância da otimização de site estão cada vez mais frequentes nos debates.

Considerando que o marketing digital é um dos principais recursos para as empresas manterem seus números saudáveis, manter um site estruturalmente otimizado é, de fato, essencial para que as estratégias sejam eficientes.

Em todo o caso, a otimização de site é, sim, um assunto relativamente complexo para algumas pessoas. Um gestor pode ter grande facilidade para entender sobre conexões para mangueiras hidráulicas, mas para otimização de site, nem tanto.

Não é muito difícil encontrar pessoas que tiveram algum nível de dificuldade para entender sobre esse tema, afinal as técnicas usadas para fazer as otimizações são bem difíceis de serem aplicadas.

Por conta da sua complexidade, muitos empresários já duvidaram se realmente vale a pena investir em uma ferramenta tão sofisticada.

Mas, na verdade, é fato que a otimização de site é importante para negócios, afinal é através dela que uma empresa especializada em instalação de ar condicionado comercial consegue ganhar mais alcance e atingir o público que deseja.

Contudo, ter um site otimizado nos dias de hoje é crucial para empresas que buscam ser um sucesso no segmento, e para ter esse sucesso obviamente é necessário ter um bom site.

É importante dizer também que, ao adotar essa estratégia, significa que a sua empresa está dando um passo muito importante para que os usuários consigam entrar em contato com o seu negócio.

Pense que, se você tiver um site de empresa de levantamento topográfico, o ideal é ter, ao mesmo tempo, um suporte que possa lidar facilmente com a demanda do seu público.

No geral, qualquer investimento que esteja ligado ao marketing digital necessita de uma atenção especial, principalmente quando o assunto é otimização de site, ou SEO, por exemplo.

Ao falarmos sobre otimização, logo estamos falando também de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a ferramenta que tornará o seu conteúdo mais visível, colocando-o nos melhores posicionamentos possíveis nos buscadores.

Dessa forma, você acaba aumentando consideravelmente o alcance dos conteúdos do seu site, colocando-o entre os mais visitados, o que é essencial para um site de manutenção corretiva em transformadores, que terá uma divulgação maior dos seus serviços.

Ou seja, o investimento que você faz para criar conteúdos de qualidade pode não ser o ideal. O importante é que eles consigam ganhar alcance.

Não pense que o alcance é mais importante do que o padrão de qualidade dos conteúdos, pois ambos devem estar no mesmo nível.

Papel do SEO na otimização do seu site

Vale a pena destacar algumas questões importantes do SEO, como alguns conceitos. Dentre eles, o principal é a palavra-chave, que é justamente aquela expressão que usamos na aba de busca do Google.

Dito isso, é muito importante que você entenda bem sobre o seu negócio para que você não tenha dificuldades em achar as palavras-chave que representam a sua marca. Ou seja, se você trabalha com sites de alugar armazem geral, estude a fundo o seu público.

Ao definir as palavras, você pode colocá-las repetidamente nas páginas para que o Google as ligue com o site da sua empresa, aumentando assim as chances do seu site estar nas primeiras posições de sugestão.

Importância da otimização de sites

Dentro de um mundo onde as pessoas já estão acostumadas a buscar informação no Google, não estar presente nele significa a mesma coisa que não existir.

Portanto, quem não investe em aparecer dentro das buscas, automaticamente estará perdendo oportunidades de negócio.

Outro ponto importante que precisa ser mencionado são os sites antigos. Por sua vez, eles naturalmente ficam um design defasado, afinal com o tempo a tendência é que o layout dos sites evolua.

Com isso, sites que possuem um visual antiquado passam a sensação aos usuários de que a empresa não é tão profissional quanto aparenta ser.

O profissionalismo, por sua vez, é um item essencial para um site de elaboração de projeto de spda, para que o usuário crie confiança na empresa.

A qualidade e a maneira em que a sua comunicação visual é aplicada reflete diretamente na confiança do consumidor.

No geral, a otimização do site reúne alguns fatores que são extremamente importantes para um negócio. Tratam-se de suas vantagens, que são:

  • Ganhar a confiança do cliente;
  • Aumentar o ROI sem precisar de altos investimentos;
  • Segmentar melhor o público-alvo;
  • Ter alcance e autoridade no segmento.

No momento em que uma empresa consegue conquistar todos esses benefícios, naturalmente consegue colecionar bons resultados.

Por exemplo, é por meio dessas vantagens, que um site de bancada de inox para laboratório consegue levantar bons números de venda. Dito isso, listamos 7 dicas que você pode aplicar na estrutura do seu site, visando a sua otimização. Confira:

7 dicas de otimização

Antes de tudo, é importante que você tenha em mente que, ao otimizar o seu site para o Google, você também irá otimizar para quem visita o seu site, e esse é o ponto mais importante no processo todo.

1. Invista na segurança do seu site

Dentre as prioridades do Google, foi possível notar que o buscador passou a priorizar os sites que promovem uma boa segurança para os usuários. Para isso, você precisa ter um certificado de segurança contratado junto à hospedagem do seu site.

Atualmente muitas empresas já oferecem essa segurança em seus planos de hospedagem de sites. Se a sua hospedagem não oferece esse tipo de serviço, você pode contratar diretamente no site dos fornecedores e fazer as configurações necessárias.

2. Tenha um site rápido

Quando acessamos um site lento, naturalmente perdemos a vontade de continuar navegando nele, afinal a paciência para esse tipo de coisa é quase 0 para a grande maioria das pessoas.

No momento em que um site deixa de investir em velocidade no carregamento das páginas, consequentemente estará perdendo várias oportunidades de negócio.

A verdade é que a velocidade do site é um dos fatores que devem ser priorizados na sua otimização. É através dela que você irá garantir uma boa quantidade de acessos.

Vale lembrar que, dependendo das imagens que você colocar no seu site, podem influenciar diretamente no carregamento das páginas, portanto tenha cuidado ao selecioná-las.

3. Títulos e subtítulos corretos

Os títulos e subtítulos, ou headings, como também são chamados, devem estar organizados por ordem de importância. O H1, sendo o mais importante, até o H6, sendo o menos importante.

Não esqueça de utilizar as palavras-chave em cada parte das páginas do seu site, afinal é por meio delas que você ganhará o alcance que tanto deseja.

4. Crie links internos

A grande maioria dos trabalhos de otimização de sites buscam links do mesmo site, os chamados links internos.

Entretanto, é preciso ter em mente que os links internos podem fazer com que os visitantes do seu site se interessem por outros tipos de conteúdo, visitando várias páginas, aumentando assim o seu tempo de permanência e diminuindo a sua taxa de rejeição.

5. Atualize seu site com frequência

Para o Google, quanto maior for a frequência de atualização do seu site, mais chances você terá de estar nas primeiras sugestões do buscador.

A estratégia mais comum para fazer isso é realizar disparos frequentes de posts. Ao mesmo tempo, não esqueça de criar conteúdos que são relevantes para o seu público.

Por exemplo, se você possui um site de isoladores elétricos, crie conteúdos relacionados a pesquisas do tipo “comprar isoladores elétricos”.

Outra estratégia que você pode adotar na estruturação do seu site é criar uma área de portfólio. Nessa página, você pode mostrar os seus trabalhos, projetos que a sua empresa pretende fazer, incluindo também imagens relacionadas às atividades da organização.

6. Invista em relevância social

Com o tempo, o Google passou a considerar como um dos fatores importantes para rankeamento a relevância social da empresa.

Dessa forma, quanto maior for a popularidade do seu site no Facebook, Instagram e outras redes sociais, maiores serão as chances de ter sucesso com a sua estratégia de SEO.

Não pense que você precisará criar publicações para todas as redes sociais existentes. Antes, procure saber quais são as redes que o seu público mais se encontra, e posteriormente invista nelas.

7. Mensure todas as suas ações

Por fim, crie o hábito de sempre acessar o relatório de audiência do seu site no Google Analytics. Veja quais são as páginas que estão recebendo mais acesso e quais são os meios que os visitantes estão chegando.

Criando esse hábito você pode ter acesso a uma série de informações que irão dizer se a sua estratégia está ou não dando certo. Isso naturalmente abre um espaço para que correções sejam feitas.

Até aqui você pôde perceber o quão importante é a otimização da estrutura do seu site, e as grandes vantagens que ela é capaz de proporcionar ao seu negócio.

A verdade é que adotar essa prática é essencial para gestores que querem destacar o seu negócio, portanto a otimização de site é um recurso indispensável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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