loja virtual

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Uma loja virtual é composta por diversos fatores, seja encontrar seu espaço no mercado, fazer um bom investimento dos negócios, a qualidade dos produtos, o relacionamento com o cliente e o principal de todos: ter um bom controle de vendas.

Afinal, esse é o ponto-chave para fazer a loja decolar, pois é fundamental a organização como empreendedor, tendo um bom controle sobre as vendas.

Seja uma loja de aparelhos para academia de pilates ou de produtos de beleza, os resultados só serão positivos com uma boa gestão de vendas.

Ao realizar o controle de vendas, é possível ter controle não apenas do estoque, mas também analisar toda a situação financeira da empresa. Entenda melhor como organizar as vendas da sua loja virtual.

O que é controle de vendas?

É um processo que visa fiscalizar todas as vendas realizadas pela empresa. Ela é feita internamente e abrange todos os departamentos da loja, e seu principal objetivo é aumentar a organização de todos os processos que são relacionados às vendas.

Isso inclui desde o começo dos processos, como o recebimento do material dos fornecedores, sejam tubos especiais de silicone, matéria-prima para fabricação de portas, etc, até o fim com o envio dos produtos para o cliente.

Todo esse controle permite traçar o perfil de compra dos seus clientes, e com isso ter conhecimento sobre quais produtos têm uma melhor saída e quais estão parados nos estoques há tempos.

Assim, com o controle de vendas alinhado ao sistema de controle financeiro, fica muito mais fácil e seguro acompanhar qual o real lucro da sua loja, fazendo com que as decisões importantes sejam tomadas com maior consciência.

Entenda que, para que ocorra a venda em si, são necessários diversos processos, como:

  • Controle financeiro;
  • Controle do estoque;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Relacionamento com o cliente.

Um bom gerenciamento de todas essas etapas fará com que a sua loja virtual cresça nos negócios e se destaque no mercado.

Por exemplo, uma empresa de distribuidor de seringas descartáveis precisa estar seguro que todos esses processos funcionem bem para conseguir gerir da melhor forma a sua loja. Entenda um pouco melhor esses processos a seguir

Controle financeiro

Esse processo analisa a saúde financeira do seu negócio, levando em conta algumas práticas como o controle de fluxo de caixa, controle de entradas e saídas, saldos bancários, entre outros.

O seu objetivo é mostrar um panorama da situação financeira, mostrando de uma forma rápida as saídas de dinheiro referente aos estoques e quanto dinheiro foi arrecadado com as vendas.

Ao controlar suas finanças, fica mais fácil investir em coisas para o seu empreendimento, como um bico de bunsen elétrico preço mais acessível para o seu negócio. Entenda que estar no controle do seu capital faz toda diferença.

Controle de estoque

Ter o controle de vendas é fundamental para o seu negócio, pois é importante que todos os produtos adquiridos no site estejam em estoque, afinal o cliente solicitou e deseja receber o que foi pedido, e não ter a mercadoria pode causar inúmeros transtornos.

Exemplo, um cliente de um laboratório precisa de lava olhos de emergência para uma alta demanda. Ele está contando com o produto que solicitou no site e tem prazo para que isso seja feito, caso não receba o que pediu, dificilmente irá comprar na mesma loja.

Por isso, fique atento à entrada de matéria-prima, aos meios de produção da mercadoria e sempre gerencie o estoque para saber o que está saindo, e também aqueles produtos que estão estocados, pois assim você consegue criar estratégias para otimizar suas vendas.

Emissão de notas fiscais

A nota fiscal é o documento que registra a transação financeira entre sua loja ao cliente, ela garante a qualidade dos seus produtos. De acordo com a legislação, toda empresa é obrigada a emitir a NF em todas as vendas.

Esse processo no início pode ser feito de forma manual pelo site da Receita Federal, mas conforme sua loja for expandindo, é necessário investir em infraestrutura, como em rede wireless para empresas para agilizar todo o processo da nota fiscal e dos produtos.

Também é interessante investir em sistemas que automatizem a emissão de nota fiscal, afinal uma alta demanda vai exigir mais capacidade do site e principalmente dos funcionários.

Relacionamento com o cliente

O cliente é a base de qualquer negócio, afinal sem eles a sua empresa não consegue se estabelecer, por isso é importante criar um canal direto com você, para que todas as dúvidas referente ao seu site e produtos sejam sanadas.

Além de cumprir todos os prazos e explicar qualquer eventual transtorno que surgir, pois só assim ele terá uma boa experiência de compra, fazendo retornar a loja sempre que preciso, sem contar que irá falar bem da sua marca.

Em um exemplo prático, quando alguém vai ao centro de medicina do trabalho ele deseja ser atendido bem, ter suas dúvidas sanadas e fazer todos os processos necessários.

Com a loja virtual é a mesma coisa, o cliente precisa se sentir seguro e confiar que a sua compra será rápida e eficaz, afinal ele anseia pela chegada do produto, todas as suas dúvidas precisam ser solucionadas para evitar qualquer transtorno.

Como nesse exemplo, o paciente precisa sair sabendo tudo sobre o atestado de saúde ocupacional onde tirar e como. Já o cliente da sua loja precisa saber todos os processos da compra para garantir a excelência do serviço.

Benefícios

O funcionamento de cada etapa mencionada acima exerce um grande papel na organização do sucesso do seu negócio, então veja alguns dos benefícios mais relevantes para o desempenho da sua loja.

Facilidade na gestão financeira

Conhecer as suas finanças é crucial para o seu negócio, só assim você vai conseguir se programar melhor para despesas e conseguir aproveitar todo o lucro da sua loja.

Simplificação do fluxo de caixa

O fluxo de caixa são as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa determinadas por períodos, com um bom gerenciamento deste setor é possível encontrar o equilíbrio entre o estoque ideal e o controle de vendas, dessa forma o fluxo é simplificado.

Assim você tem um maior controle de todo capital da sua empresa e como ele está sendo usado.

Equipes mais empenhadas

Ao ter maior controle sobre as informações e tarefas que cada pessoa precisa exercer, fica muito mais fácil gerir a equipe e manter todos os processos de venda em dias, garantindo uma melhor qualidade do serviço e satisfação dos clientes.

Como fazer o controle de vendas na loja virtual?

Entenda melhor quais passos você deve tomar para otimizar suas vendas online, não importando a qual ramo a sua empresa pertença.

Faça o acompanhamento das vendas

Documente todas as vendas realizadas e todas as informações do produtos, como o que foi vendido, forma de pagamento, data da entrega, assim você vai conhecer melhor o seu público.

Utilize ferramentas de gestão de vendas

Invista em planilhas e programas que integrem todos os processos importantes. Esse passo é importante principalmente para expansão da sua loja, assim você terá um serviço mais ágil se destacando no mercado.

Avalie a necessidade de cada etapa de compra

Pense em todo trajeto que o cliente irá percorrer até fechar a compra no seu site, assim você irá entender as necessidades e criar estratégias para melhorar todo esse caminho, além de investir em campanhas e ofertas personalizadas para atrair esse consumidor.

Preze pela fidelização do cliente

É importante prestar toda assistência necessária durante a compra e manter a qualidade dos seus produtos, porém apenas isso não é garantia que esse cliente volte a consumir no site.

Mostre toda a importância do seu produto para o cliente e ofereça vantagens para continuar consumindo na sua loja, como oferecendo um cupom de desconto na próxima compra.

É importante incluir os dados de todos os clientes que voltaram para compra em seu controle de vendas para entender esse público e criar estratégias para fidelizá-los.

Defina metas claras e objetivas

É essencial criar objetivos para o seu negócio, só assim ele vai conseguir crescer no mercado uma loja sem metas fica estagnada e acaba se perdendo no meio da concorrência, por isso é importante ter foco.

Ofereça um produto competitivo

Entenda seu mercado e crie maneiras para elevar o seu produto. Não tenha medo de se arriscar e inovar em lançamentos, encontre o seu diferencial, o que a sua empresa tem que os outros concorrentes não possuem.

Invista no marketing e mostre para o seu cliente todo valor agregado a sua marca e produtos de sua loja virtual.

Tenha uma boa equipe de vendas

Invista em cursos e especializações para manter sua equipe de vendas sempre atenta ao mercado e prontas para resolver qualquer problema.

Os funcionários precisam ter autonomia sobre todos os processos, e uma equipe bem alinhada é fundamental para um negócio de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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