e-commerce

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O e-commerce tem sido uma das principais formas que as empresas e empreendedores encontraram para divulgar ainda mais seus produtos e serviços, alcançando o público e tendo cada vez mais relevância e impacto no universo digital.

O consumo dos produtos de forma online é uma realidade que está presente diante da nossa sociedade, sendo uma forma totalmente prática de adquirir aquilo que você deseja, realizando essa ação com um simples clique em fração de segundos.

Para se ter ideia, ao ser comparado com o ano anterior, os e-commerces tiveram um crescimento em relação aos lucros de 27%, demonstrando de fato que as pessoas têm consumido desde produtos de uma empresa que vende exaustor a uma loja de roupas.

Assim, para que se tenha relevância e para que em sua empresa se preserve um DNA atual e inovador, os e-commerces se mostram totalmente necessários, sendo uma solução ao se tratar das vendas e de um impacto no universo digital.

Entretanto, como nem tudo são flores, um dos fatores que causa um alerta diante dos e-commerces, é o abandono de carrinhos, sendo um dos principais vilões e desafios das empresas.

A taxa média global de abandono de carrinhos gira em torno de 79%, deixando essa pulga atrás da orelha e fazendo com que esse alerta seja estabelecido diante das empresas praticamente o tempo todo.

Por exemplo, de 100 pessoas que entram em sua empresa de consultoria empresarial, 79 abandonam o site sem finalizar a compra. Assim, para que sua empresa tenha sucesso e relevância, esse número deve ser reduzido o quanto antes.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o abandono de carrinhos nos e-commerces, evidenciando os motivos que podem causar essa ação e principalmente algumas estratégias para reduzir o abandono de carrinhos em sua loja virtual.  Vamos lá!

Motivos que podem causar o abandono de carrinho

Quando se cria uma loja virtual ou até mesmo uma consultoria tributaria contábil, um dos principais objetivos é fazer sucesso e conseguir propagar a sua marca, indo ao encontro de uma evolução e de resultados cada vez mais positivos.

Entretanto, no dia a dia alguns desafios surgem mostrando que para alcançar o sucesso é necessário ter muito esforço e manter seu e-commerce impecável para que as vendas e interação com o público aconteçam da melhor forma possível.

Dentre um dos principais desafios como foi citado no parágrafo anterior, o abandono do carrinho é algo recorrente e que deve ser do conhecimento de todas as empresas e empreendedores que desejam ter sucesso em sua loja virtual.

Primeiro, para deixar bem claro não existe somente um motivo específico para que essa ação aconteça, pois o abandono do carrinho pode ser desencadeado por vários fatores ou até mesmo uma única questão que não foi de agrado do público.

Com isso, para ter esse conhecimento à disposição e saber o porquê muitas vezes essa ação ocorre em seu e-commerce, confira os principais motivos para o abandono do carrinho.  

  • Custos de fretes, impostos e taxas altos;
  • Exigência da loja para que se tenha uma conta;
  • Processo de checkout muito longo e complicado;
  • Entrega muito lenta;
  • Falta de segurança para inserir os dados pessoais;
  • Erros e constantes bugs no site;
  • Política de devolução que não satisfaz o público;
  • Recusa do cartão de crédito.

Assim, ao ter esses pontos à disposição chegou o momento de disponibilizar essas informações, fazendo com que os colaboradores tenham esse conhecimento e se mostrem dispostos a redigir e acabar com esses motivos para o abandono de carrinhos.

Uma loja virtual que se mostra eficaz diante desses pontos evidenciados está muito mais propensa a se tornar referência no mercado, demonstrando para o público um ambiente perfeito para o consumo e interação.

Por isso, para que a loja virtual da sua empresa ERP integrado tenha sucesso e sua marca seja propagada e conhecida por todos, buscar formas de reduzir o abandono de carrinhos é algo fundamental e que deve ser sempre preservado diante das equipes e setores.

Estratégias para reduzir o abandono de carrinho

Uma vez que você tem o conhecimento em relação aos motivos que fazem com que o público desista das suas compras é essencial não ficar imóvel e buscar formas de tornar sua loja virtual em um ambiente perfeito para as compras.

As metas inclusive podem ter um papel fundamental diante dessa busca por uma melhora, trabalhando com resultados em curto prazo e fazendo com que os pontos de evolução venham ser vistos e evidenciados através de cada momento.

Por isso, para você que deseja propagar seu e-commerce de roupas esportivas ou até mesmo de consultoria financeira empresarial, veja as principais estratégias para reduzir o abandono de carrinho e estabelecer uma eficácia em sua loja virtual.

Otimize o checkout

O checkout é uma das partes que tem grande importância diante da jornada de compras do cliente, sendo o momento em que os consumidores já estão prontos e se mostram dispostos a finalizar a compra.

Por isso, assim como um software de gestão de estoque é fundamental para o andamento da sua loja, otimizar o checkout também é importantíssimo, fazendo com que o consumidor em questão se sinta ainda mais motivado a consumir e propagar os produtos da sua empresa.

Otimize o frete

O frete pode ser um dos chamativos como também pode ser um dos fatores que distancia e faz com que o público sequer cogite continuar com a compra e com a interação com a sua loja.

Por isso, na sua empresa de consultoria administração empresarial, é primordial otimizar o frete, criando condições especiais e fazendo com que esse fator seja um aliado diante da atração e vendas em sua loja.  

Crie um e-commerce responsivo

Hoje em dia as pessoas costumam consumir e propagar uma empresa pela experiência oferecida, deixando em segunda mão os produtos e fazendo com que esse processo assuma o papel de protagonismo e tenha destaque.

Por isso, estabelecer um e-commerce responsivo e que atraia o público é fundamental, gerando uma experiência positiva e fazendo com que isso fique marcado na mente e nas decisões dos seus consumidores.

Otimize a usabilidade

Como foi visto, os erros e bugs são um dos fatores que fazem com que o público recue diante das suas compras, gerando esse empecilho e sendo um ponto determinante ao se tratar das decisões a serem tomadas.

Dessa forma, é essencial contar com uma rede wireless para empresas atual e com uma conexão positiva, eliminando todas as falhas ao clicar em botões e links e criando um ambiente perfeito para interação e consumo.  

Assim, através desse ambiente proporcionado mesmo que o público não venha comprar em seu primeiro acesso, seu e-commerce fica marcado, tendo uma relevância e sendo uma das primeiras opções ao considerar o futuro.

Melhorar a credibilidade

Forneça ao público endereços, selos de segurança e o máximo de informações sobre a sua empresa, fazendo com que ele se sinta dentro de um ambiente que prevalece a segurança e privacidade.

Hoje em dia, as falhas de segurança costumam tomar conta do universo digital sendo um fator de grande preocupação por parte do público, assim é essencial destacar a segurança e mostrar que os clientes podem se sentir totalmente à vontade para consumir e realizar suas compras.

Disponibilize assistência

Se antecipar aos desejos dos consumidores e sempre se mostrar à disposição faz a diferença para que o público opte pela sua empresa e pelos serviços apresentados, por isso é essencial que se utilize de um chat onde os clientes possam tirar suas dúvidas.

Essa assistência disponibilizada pela sua loja virtual pode fazer com que o público tire uma dúvida determinante para que a venda ocorra, gerando esse fator de aproximação e benefícios para ambas as partes.

Utilize o e-mail

Utilize o e-mail e lembre ao seu cliente  que o seu carrinho foi abandonado, fazendo com que essa questão se estabeleça em sua mente e que ele possa ser motivado a voltar e realizar a compra.

Além disso, ao realizar essa ação sua empresa demonstra ao público sua importância, gerando esse contato e fazendo com que sua loja virtual se diferencia totalmente de tudo que é visto diante do mercado.

Aumente as formas de pagamento

Hoje em dia o público costuma optar pelas ferramentas e formas mais práticas para realizar as suas compras, assim ative a opção de pix, fazendo com que em questão de segundos a compra seja gerada e inicie o processo de entrega do produto.

Vale ressaltar também que muitas vezes diante da rotina corrida do público às vezes o pagamento até acaba sendo esquecido, por isso o pix surge como a principal opção para o cliente já pagar e realizar esse processo em questão de segundos.

Otimize os preços

Realize um estudo de mercado, estabelecendo preços justos ao público e fazendo com que ofertas possam ser criadas, gerando um chamativo e fazendo com sua loja virtual apresenta as melhores condições do mercado.

Essa ação tende a diferenciar sua loja virtual das demais, fazendo com que o público sempre opte pelos seus serviços e produtos, seja em qual for o momento.

Assim, ao ter esses pontos a disposição chegou o momento de pôr os ensinamentos em prática, tornando seu e-commerce em um ambiente perfeito para o consumo, estabelecendo uma assertividade e um caminho preciso para cada vez mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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