Compartilhe com os amigos

O e-mail marketing é uma das principais estratégias do universo do marketing digital e que traz grandes resultados para as marcas que nele resolvem apostar, resultados esses que vão além de apenas o aumento de números e faturamento. 

 

O marketing digital mudou por completo o universo empresarial, o conjunto de estratégias que tem como principal objetivo ajudar marcas a potencializarem os seus negócios através de plataformas onlines, virou o mercado de cabeça para baixo. 

 

Mas a mudança foi boa, afinal de contas, as marcas começaram a ver como essas estratégias podem fazer toda a diferença em seus negócios e como havia se tornado mais acessível ter o seu próprio negócio. 

 

E dentre tantas estratégias que surgiram, o e-mail marketing se tornou uma das principais, isso porque é uma estratégia acessível tanto para o empreendedor quanto para o consumidor e que traz incríveis resultados.

 

O e-mail é uma ótima ferramenta para ajudar na comunicação entre clientes e empresas de instalação elétrica e de qualquer outro segmento, pois é uma ferramenta oficial e formal para a troca de mensagens. 

 

Há quem diga que com a chegada das redes sociais, o e-mail começou a ser menos usado entre as pessoas, e por um lado isso está certo, mas não significa que o e-mail perdeu o seu poder de influência e resultados. 

 

Pense que você, enquanto um advogado que precisa relatar ao seu cliente o status de seu processo, irá fazer isso através de uma simples mensagem através das redes sociais ou através de um e-mail explicando cada passo dele? 

 

Bom, provavelmente você deve ter escolhido a segunda opção, isso porque o e-mail ainda é a maior ferramenta de comunicação quando se deseja passar uma mensagem formal e mais séria, o que mostra a pessoa que recebe aquele e-mail, a importância de seu conteúdo. 

 

Além de servir para oficializar a realização de um serviço de manutenção de piscinas ou até mesmo a compra de uma peça de roupa pela internet, o e-mail é fundamental para a atração e fidelização de clientes. 

 

Entretanto, como nem tudo na vida é preciso se levar 100% a sério, os e-mails também receberam adaptações e personalizações com o passar do tempo, para que fosse uma ferramenta confortável de se usar em ambos os lados. 

 

Pensando nisso, o e-mail marketing se tornou uma das principais estratégias para ajudar na fidelização de clientes, na educação de leads e até mesmo no aumento das vendas de uma marca, e hoje iremos entender mais sobre esse assunto. 

Conheça o conceito de e-mail marketing  

Como mencionamos, o e-mail marketing é uma das principais estratégias do universo do marketing e vai além de apenas ser um conjunto de e-mails enviados para potenciais clientes de uma marca, como muitos ainda pensam. 

 

A primeira coisa que precisamos entender bem é que o e-mail marketing é uma estratégia versátil, ou seja, ela pode ser usada tanto por uma empresa de esquadrias quanto por uma marca que venda produtos para limpeza de automóveis. 

 

Mais a frente, iremos conhecer algumas marcas dos mais diferentes segmentos, que aplicaram essa estratégia e tiveram resultados surpreendentes. Até o momento, é importante entender que qualquer um pode usufruir dos benefícios do e-mail marketing. 

 

Em suma, podemos entender a estratégia como a estruturação de e-mails que são enviados para clientes e potenciais clientes de uma marca com o objetivo de levá-los a decisão de compra ou reativá-los dentro da empresa. 

Mas o diferencial dessa estratégia está justamente na estruturação desses e-mails, que não se limitam apenas a construção de um simples texto, mas de uma mensagem personalizada para o perfil de cada tipo de usuário. 

 

Uma empresa de luminárias que possui diferentes perfis de clientes, trabalha na construção de e-mails que respeitem as características e gostos de cada um deles, e é justamente nisso que essa estratégia se difere das demais. 

Benefícios da aplicação do e-mail marketing 

Nada melhor do que reforçar os benefícios dessa estratégia para provar os motivos que fazem dela ser uma das maiores e melhores dentro do universo digital. Por isso, selecionamos alguns dos principais para te mostrar o potencial dela, confira: 

Melhor segmentação 

A segmentação nada mais é do que a ação de separar clientes em espécies de grupos, ou seja, é saber qual usuário é mais comunicativo, qual é mais introvertido, qual gosta mais de determinado produto da sua marca e por aí vai. 

 

Essa segmentação é essencial para que o empreendedor saiba com quais tipos e perfis de pessoas está lidando em sua marca, e o e-mail marketing ajuda justamente no melhor entendimento e segmentação desse público. 

Educação do público

Muitas pessoas acham estranho quando veem o termo educação do público no universo do marketing, mas ele é essencial, pois é através da educação que uma pessoa entende mais sobre o que compõe o seu produto, seja uma moldura de madeira ou qualquer outro item. 

 

Por isso, quando falamos da educação do público, nos referimos a ação de ensinar a determinada pessoa mais sobre o seu serviço ou produto, a ponto de fazer com que ela saiba tudo sobre ele e se sinta tentado a comprá-lo, e o e-mail marketing é fundamental para tal ação.

Mais oportunidades de vendas 

Além disso, o e-mail marketing também é essencial para ajudar no aumento de oportunidades de vendas para uma marca, pois através dele é possível construir narrativas personalizadas para vender mais. 

 

Quem empreende sabe bem a importância de cada venda para o negócio, afinal de contas, mais vendas significa mais faturamento, tudo o que um empreendedor deseja, não é mesmo? Pois bem, o e-mail marketing é um dos principais aliados para ajudar nisso. 

 

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios da estratégia, e através de uma consultoria com um especialista no assunto, pode te trazer resultados ainda melhores, assim como uma consultoria técnica ambiental

Entenda a importância do e-mail marketing 

Mesmo entendendo bem os benefícios do e-mail marketing, muitas pessoas ainda ficam em dúvida em relação à importância da aplicação dessa estratégia nos dias de hoje, afinal de contas, muitos ainda acreditam que o e-mail já não é mais uma ferramenta tão usada assim. 

 

Entretanto, o e-mail acumula uma quantidade gigante de pessoas online todos os dias, o que é prova de um arsenal de potenciais clientes à disposição da sua marca para que sejam influenciadas a decisão de compra. 

 

Por isso, sempre que se questionar sobre a importância dessa estratégia, lembre-se que mesmo com as inovações do mundo digital, o e-mail permaneceu de pé por todos esses anos, e é considerado um dos principais e melhores espaços para comunicação.

Dicas para usar o e-mail marketing nas suas vendas 

E é claro que não poderíamos deixar de dar algumas dicas para te ajudar a usar essa estratégia para potencializar as suas vendas, assim como um restaurante usa o seu programa de vendas para restaurante e faz seus números dispararem. Confira:

Faça testes A/B

Os testes A/B são conhecidos como testes que usam diferentes estruturas de e-mails com o objetivo de saber qual deles obtém a maior taxa de abertura, retenção e resposta por parte dos que o recebem. 

 

Nada melhor do que testar diferentes maneiras de fazer algo para saber qual delas é a melhor para o que você busca, não é mesmo? Por isso, construa diferentes modelos de e-mails e teste para saber qual o melhor para você e sua marca. 

Construa um bom design para os e-mails

E por falar em construção de e-mails, não poderíamos deixar de falar sobre a importância da construção de um bom design para eles, isso porque as pessoas estão cada dia mais atentas ao visual das marcas e como elas aproveitam os canais de comunicação para isso. 

 

Sendo assim, construa designs de e-mails para sua marca de controladoria empresarial, que contenha textos, imagens, infográficos e diversos formatos de conteúdos que chamem a atenção do usuário e façam aquele e-mail se destacar dos demais. 

Use-o como uma ferramenta de intimidade 

Por fim, mas não menos importante, use essa ferramenta como uma forma de manter o contato com o seu público e criar intimidade com ele, para isso, lembre-se de datas importantes para que um e-mail seja enviado em sinal de atenção e intimidade. 

 

Seja um e-mail de feliz aniversário ou até mesmo desejando um feliz natal, simples ações como essas fazem toda a diferença no relacionamento entre marca e consumidor, o que influencia diretamente na decisão de compra dele. 

 

Essas são apenas algumas de inúmeras dicas que existem para te ajudar a potencializar suas vendas através do e-mail marketing, mas as que citamos acima, por mais simples que possam parecer, já irão fazer toda a diferença. 

Cases de sucesso 

Para finalizar, como prometido, selecionamos uma lista com as principais marcas que obtiveram surpreendentes resultados ao aplicarem o e-mail marketing em seu escopo estratégico. São elas:

 

  • Amazon;
  • Netshoes;
  • Shopee;
  • Netflix;
  • Boticário;
  • Cacau show;
  • Nuvem Shop;
  • C&A;
  • Entre outros. 

 

Nada impede a sua marca de ser a próxima a compor essa lista, desde que você entenda a importância de tal estratégia e a aplique da maneira certa, garantindo sucesso para você e para o seu cliente. 

 

Dessa maneira, você contará não apenas com mais uma estratégia, mas com uma ferramenta aliada de seus resultados e que te ajudará a chegar onde sempre desejou de forma simples e rápida. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Precisa de Ajuda? Converse Conosco