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Sabia que o marketing digital também é válido para os negócios locais, essa estratégia ajuda a melhorar os resultados do seu negócio e principalmente a ser reconhecido no mercado.

Não é porque a sua empresa é local e pequena que essa estratégia não é pra você, além disso, você vai conseguir otimizar os investimentos destinados à divulgação do seu negócio, melhorando e muito os seus resultados.

O que é marketing local?

Essa é uma estratégia de divulgação da empresa focada na segmentação geográfica, ou seja, da região, como empresas de instalação elétrica, farmácias, supermercados, padarias, e tudo que diz respeito ao comércio do bairro.

O grande objetivo do marketing local é atrair as pessoas que residem ou trabalham próximo a esses negócios, assim ele leva em consideração informações como:

  • Público,
  • Localização;
  • Comunicação local;
  • Acessibilidade às informações.

Assim, esses negócios conseguem concentrar suas iniciativas em um público específico, e essa abordagem de marketing e comunicação tende a ser mais focada no público alvo e com isso tem a possibilidade de alcançar melhores resultados.

Benefícios e a importância do marketing local

No caso de empresas menores, como as de serviço de transporte de veículos, essa estratégia de marketing traz a sensação de maior proximidade entre o cliente e o negócio, se tornando um grande diferencial comparado aos concorrentes.

Afinal a sua empresa vai se destacar e com isso ter um maior alcance no bairro, fazendo com que as pessoas conheçam seu negócio e a tomem como referência na hora de comprar um produto ou escolher um serviço.

Exemplo, uma empresa terceirizada de TI que reside em um bairro da zona leste de São Paulo, ao usar o marketing local vai fazer com que todos do bairro saibam do seu negócio, atraindo mais clientes.

Se destacando em comparação a outros negócios do mesmo segmento da região, que não divulga o seu trabalho.

Além disso, as pessoas do bairro dificilmente saem de sua região atrás de produtos ou serviços, afinal é muito mais cômodo conseguir tudo que se precisa onde mora, sem passar horas se deslocando para outro lugar.

Outro fator importante é que as pessoas costumam privilegiar o comércio da sua região, apenas adquirindo os produtos daquele lugar, usando aplicativo para bar e restaurante na hora de pedir as refeições, indo sempre ao mesmo mercadinho, enfim.

Assim ao utilizar a estratégia de marketing local você consegue:

  • Aumentar os clientes;
  • Ganhar credibilidade;
  • Melhorar o seu engajamento;
  • Conquistar vantagem competitiva.

Esses benefícios são essenciais para se destacar em qualquer mercado, principalmente no comércio local que tende a ser tão competitivo.

Estratégias do marketing local para o seu negócio

Agora que você já sabe todo o potencial que essa estratégia tem para oferecer ao seu negócio, conheça as 10 principais estratégias para colocar em prática o marketing local na sua empresa.

  1. Defina sua meta e seu orçamento

Antes de tudo é importante definir uma meta, tenha em mente alguns questionamentos, exemplo, você possui uma fábrica de cabos elétricos, qual é a visão que você tem para esse negócio? Qual seria o principal objetivo como empresa?

A principal estratégia para um marketing local de sucesso é definir a meta e com isso um orçamento que seja condizente com a situação financeira da empresa.

Além disso, pense no que você quer que aconteça com o seu negócio após o uso dessa estratégia, você pretende expandir os clientes, fortalecer a sua posição no mercado local ou quer que a sua marca fique conhecida por todos.

Assim após as metas lançadas faça uma análise do quanto você pode gastar, é importante que nada saia do orçamento para que você não fique no prejuízo e ao invés de alavancar seu negócio aconteça ao contrário, seja realista e prático.

Ao definir suas metas, é muito provável que apareça vários objetivos é normal, mas se atente para o principal e mais importante, qual seria mais urgente para aquele momento, assim ao concluir esse objetivo, irá conseguir focar nos outros.

Um passo de cada vez, ok? Só assim você vai conseguir fazer tudo que planejou

  1. Defina seu público alvo

Essa é uma etapa muito importante para os negócios locais, pense que o seu público é limitado ao espaço geográfico, ou seja, só as pessoas da região terão acesso aos seus produtos e serviços.

Por isso é importante defini-lo com precisão, para que você consiga direcionar as suas ações de uma forma mais eficaz, principalmente no que diz respeito à comunicação.

Exemplo, o público de uma empresa de serviços elétricos é completamente diferente dos clientes de uma doceria gourmet, assim o jeito de falar, os canais de comunicação e até a divulgação será diferente, não tente abraçar todos os públicos, foque no seu nicho.

  1. Defina os canais de comunicação

A comunicação com os clientes é fundamental para sua empresa, ainda mais na marketing local, pois isso vai garantir a satisfação do consumidor e torná-lo mais próximo do seu negócio.

Caso seu negócio seja pequeno e você não tenha uma equipe para ficar atenta em todas as redes sociais, escolha uma onde os seus clientes se concentram.

Exemplo, se você tem uma empresa que oferece o serviço de estudo de viabilidade ambiental, tente ver onde esse público está, dê uma pesquisada em todas as redes, analise os concorrentes, assim você consegue ter uma noção melhor.

Caso seja preciso, contrate algum social mídia que possa te ajudar com isso, procure pessoas da sua região que preste esse serviço, isso irá tornar a estratégia mais precisa, pois a pessoa já conhece o seu bairro.

  1. Crie um site

É extremamente importante que a sua empresa tenha um site, com isso as pessoas conseguem te localizar no meio digital, conhecer seus produtos, serviços e preços, sem contar que esse consumidor vai ter um canal de comunicação com você.

Pense que o site é a vitrine do seu negócio, além do seu espaço físico, os clientes vão conseguir acompanhar sua empresa de forma online.

  1. Faça anúncios

Os anúncios são uma ótima forma de impulsionar o seu negócio, fazendo que os post nas redes sociais cheguem para mais pessoas, ou que o seu site seja visto por mais clientes.

Se optar por anúncios nas redes sociais, escolha um conteúdo que apresente sua empresa, espaço e serviços.

  1. Incentive as avaliações

As avaliações são essenciais para o seu negócio, afinal ninguém compra algo que não conhece e não confia, ao incentivar que os seus clientes publiquem as avaliações, irá fazer com que aqueles que não conhecem sua empresa confie nos produtos e serviços.

Além de se tornar referência no mercado local, se destacando dos seus concorrentes.

  1. Se mantenha ativo nas redes sociais

É importante entender que as redes sociais fazem parte da vida dos brasileiros, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), feita em 2019, mostra que o país contava com cerca de 230 milhões de celulares.

Por isso é importante para o seu negócio se manter ativo nas redes sociais, essa é uma prática crucial no marketing digital para os negócios locais, publique pelo menos três vezes na semana, entenda nem que seja um pouco dos algoritmos da rede e como usá-los.

  1. Invista em conteúdo de qualidade

Não é porque é necessário postar sempre nas redes sociais que o seu conteúdo precisa ser feito de qualquer jeito, tente mostrar o que seu negócio tem de melhor, as soluções que o produto oferece, informações importantes.

Com isso você consegue criar uma imagem sólida no segmento que está inserido e estabelece uma relação de confiança, admiração e proximidade com esse cliente, trazendo as informações relevantes para aquilo que ele procura.

  1. Invista em SEO

SEO é a sigla usada para Search Engine Optimization traduzida para o português como otimização de mecanismos de busca.

É uma estratégia de criação de conteúdo que garante o ranqueamento do seu site nos sites de buscas de forma orgânica, o que isso quer dizer?

Ao criar conteúdos com essa técnica, quando uma pessoa busca por: “empresas de hidrojateamento industrial”, a sua empresa irá aparecer no topo da pesquisa.

Segundo uma pesquisa da Search Engine Journal, 93% das experiências online, começaram pelas pesquisas em sites de busca.

  1. Maximize o uso dos serviços dos sites de busca

Os sites de busca disponibilizam vários recursos para ajudar a sua empresa, entre em contato com a plataforma, crie uma conta e utilize todos os benefícios.

O Google Meu Negócio, por exemplo, você pode cadastrar o seu negócio e registrar todas as informações importantes como, nome, endereço, contato, fotos do local e tudo que você achar pertinente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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