inbound marketing e outbound marketing

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Um modelo que tem funcionado muito bem para publicidade em diversas companhias é o marketing indireto. Com ele, você pode sutilmente aproximar-se de seu público-alvo e garantir resultados muito mais positivos para sua estrutura de negócios.

Esse formato de marketing é utilizado quando a propaganda está fora do contexto publicitário, tornando-se muito mais discreto e entrando na mente do cliente de forma orgânica, sem forçar o produto ou serviço.

É muito comum encontrar ações de marketing indireto de alga marinha para sushi, por exemplo, em uma série de mídias da atualidade, como:

  • Filmes;
  • Seriados;
  • Programas de TV;
  • Eventos esportivos.

Qualquer atividade que chame a atenção de um público grande pode ser uma boa oportunidade para aplicar o marketing indireto, trabalhando com elementos muito importantes nesse formato.

Por conta do método de aplicação do marketing indireto, ele também recebe muitas vezes o título de marketing invisível. Isso porque em muitos casos o consumidor nem percebe que está sendo alvo de uma ação.

Para profissionais de área e pessoas que entendem o impacto desse tipo de ação, entretanto, isso torna o ato de assistir a um filme ou um jogo completamente diferente, com a identificação das ações de marketing incluídas na obra.

No marketing indireto, o item que está sendo promovido pela empresa de locação de equipamentos de informática nunca toma uma posição de destaque, tendo uma exposição mais branda e normalmente de forma secundária a ação que está acontecendo.

Esse tipo de marketing é mais leve com o consumidor também, que não se sente pressionado a observar o item em questão, e acaba recebendo-o de forma menos agressiva, gerando um interesse maior no consumo.

O principal objetivo desse modelo de marketing é fazer com que a imagem do produto seja registrada na memória de seu público, garantindo uma estrutura adequada de comunicação.

Por todo esse processo, é importante definir que o marketing indireto não é uma estratégia voltada para ações rápidas, funcionando muito melhor de médio a longo prazo.

No futuro, quando o consumidor tiver desejo ou necessidade de um item que foi trabalhado através do marketing indireto, sua marca será o primeiro nome que virá a mente dele, fazendo-o procurar pelo material que você tem para oferecer.

É importante ter em mente que o marketing indireto não substitui ações mais diretas de marketing. Essas são fundamentais para a atração de público e para gerar novas oportunidades de negócios para a empresa de mão de obra terceirizada limpeza.

Entretanto, o mercado está ficando cada vez mais saturado de anúncios e propagandas, o que pode frustrar o consumidor e deixá-lo menos receptivo para uma nova proposta ou oferta.

Pensando nisso, o marketing indireto acaba servindo como uma abordagem mais amigável, que deixa o cliente ter o próprio tempo para procurar pelo material que estava querendo.

Quando usados em conjunto, as estratégias de marketing direto e indireto são excelentes para garantir um retorno bem executado para sua empresa de cancela de estacionamento automática, ampliando suas chances de retorno.

Como inserir o marketing indireto efetivamente?

Agora que você conhece um pouco mais do marketing indireto, é hora de pensar estrategicamente em como inseri-lo em sua estratégia de publicidade, garantindo os benefícios que esse formato pode oferecer.

Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e pode ter resultados completamente diferentes de outros modelos, ainda que você esteja em um mesmo segmento de atuação que outras companhias.

O ideal nesse caso é adaptar o modelo de publicidade para sua realidade, entendendo seus elementos de destaque e suas necessidades para criar uma campanha que se adeque a esse formato para seu atacadista de frutos do mar.

Assim você garante uma estrutura otimizada de marketing, possibilitando que sua marca tenha uma visibilidade muito maior e atraia um público diferenciado, garantindo um bom resultado no contexto geral.

Filmes e séries

Estes são os canais mais clássicos de engajamento para o marketing indireto.

Todas as pessoas têm alguma memória de ações desse tipo, seja o protagonista tomando um refrigerante de marca famosa durante uma cena ou um close nos produtos de banho enquanto a atriz lava seu cabelo.

Essas ações são colocadas de forma natural, como se os produtos fossem parte do mundo ficcional em que o filme está passando. Em alguns casos, os produtos são até modificados para se adaptar a realidade da série, como em seriados de ficção científica.

O principal objetivo com esse tipo de comunicação é criar uma conexão entre o usuário e a marca, fazendo-o identificar os produtos e serviços prestados pela empresa e atrair ainda mais o público para o consumo.

Depois de assistir ao filme ou série, muitas pessoas acabam ficando com vontade de consumir o mesmo tipo de produto que os protagonistas. Isso faz com que a procura pelo seu material cresça consideravelmente.

Essa divulgação é pensada para gerar uma representação melhor da marca de um fornecedor de biscoito de polvilho, por exemplo, que se torna uma referência dentro de seu segmento de atuação.

Quanto mais conhecida sua empresa for, maior é o impacto que esse tipo de ação gera no mercado.

Vídeos para a internet

Esse formato é muito similar ao anterior, mas com o advento de usar ferramentas de marketing digital para auxiliar o processo de apresentação de seu conteúdo. Alguns canais de humor fazem isso com bastante frequência e de forma funcional.

A ideia é inserir a propaganda no meio do conteúdo que está sendo criado, sem deixar claro que se trata de um conteúdo para a venda. O material é feito de maneira criativa e inovadora, inserindo de forma natural a ideia que está sendo apresentada.

Um dos grandes diferenciais desse formato é a possibilidade de inserir links para a venda de seus produtos.

Assim, depois de consumir o conteúdo e se interessar pelo que você tem a oferecer, o cliente pode ir diretamente a um canal de vendas de uma operadora voip portabilidade.

O segredo para esse tipo de conteúdo é a qualidade do material que está sendo criado. Se você está fazendo um vídeo de humor, o foco deve ser esse, e não a propaganda.

O produto é inserido dentro do contexto do vídeo, e não destacando-o ou quebrando a cena para falar sobre ele. Esse tipo de fluidez é um dos itens mais importantes desse modelo de marketing.

Comerciais de TV

Os comerciais de TV são tradicionalmente um canal de marketing direto, mas isso não significa que não é possível utilizar ações indiretas com eles, principalmente quando você deseja destacar uma ação benéfica não relacionada à empresa.

Ao divulgar campanhas sociais, debates de igualdade e reconhecimento de valores, você consegue inserir sua marca em um conteúdo de qualidade, que não está forçando uma venda.

Pessoas que se identificam com esse tipo de conteúdo acabaram se interessando mais pela companhia, e podem procurar depois os produtos e serviços oferecidos para ajudar a empresa.

Esse tipo de publicidade funciona como uma via de mão dupla, uma vez que você utiliza seus recursos para apresentar um conteúdo de qualidade que não se relaciona a seus produtos ou serviços, mas recebe o engajamento de retorno para sua otimização.

No caso de uma assistência técnica perícia trabalhista, por exemplo, você pode trabalhar com conteúdos destacados em outros elementos para garantir um resultado de qualidade nesse material.

Camisas de futebol

Um dos esportes de maior destaque no Brasil, o futebol pode ser uma importante ferramenta de marketing indireto. Isso porque os clubes dependem de patrocínio para se manterem em atividade.

O patrocínio funciona quando a empresa oferece recursos financeiros para o clube se sustentar, em troca de divulgação no uniforme e até mesmo em banners e outros elementos do estádio.

A camiseta de futebol possui espaço para patrocínio na frente, costas e mangas, e os valores costumam estar diretamente relacionados ao tamanho da propaganda.

Durante todo o período do jogo, todos os espectadores estarão acompanhando de perto as jogadas e a partida em si, mas sempre visualizando a propaganda que você colocou no uniforme, gerando assim um importante impacto para as vendas.

Considerações finais

O marketing indireto é, independentemente do modelo escolhido, uma maneira de garantir um meio mais leve e descontraído de apresentar uma propaganda, aproveitando momentos de lazer do usuário.

Esse tipo de ação deve ser realizado de forma natural, evitando propagandas muito diretas ou que destoem do conteúdo original, uma vez que isso acaba prejudicando o modelo apresentado.

Empresas que compreendem a importância desse tipo de mercado acabam garantindo uma estrutura muito mais adequada de comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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