estratégia de marketing

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O mercado está em constante renovação, diante dos novos produtos que surgem todos os dias no mercado, sendo preciso conhecer as melhores  estratégia de marketing para competir com tais novidades.

 

E isso é válido tanto para quem gerencia uma grande companhia quanto para quem cuida de uma pequena loja de forma individual. E sequer a sua posição de liderança no mercado o protege dessas mudanças, já que uma falta de renovação pode prejudicar sua posição.

 

Esse inclusive é o motivo pelo qual diversas marcas apresentam de forma constante novos produtos e serviços, seja por meio de pequenas atualizações ou com a oferta de algo totalmente inédito. Mudança de perspectiva comum em empresas de grande histórico.

 

Isso porque um fornecedor de tubos especiais de silicone pode ampliar o seu ramo de atividades, passando a trabalhar também com o desenvolvimento de outros materiais para o setor industrial, aumentando assim o seu número de clientes e até mesmo seu rendimento.

 

Contudo, para se chegar a tal posição, primeiro é preciso investir com cuidado e atenção nessa empresa, de forma que ela esteja apta a lidar com todos os novos desafios que surgem no mercado, o que envolve outros públicos e concorrentes que podem surgir.

 

Um trabalho que vem aumentando cada vez mais, pois diante da alta competição que se encontra hoje no mercado, qualquer tipo de erro pode fazer com que uma companhia perca seu público, os vendo migrarem para outras opções que estejam disponíveis no mercado. 

 

Cenário esse que mostra a importância de trabalhar da melhor forma possível suas ofertas, já que um possível consumidor pode começar pesquisando por bico de bunsen elétrico preço, mas termina por definir sua compra por meio da recepção que uma empresa recebe.

 

E diante desse tipo de situação é importante que uma empresa esteja atenta aos benefícios que uma boa estratégia de marketing pode trazer aos seus negócios, ainda mais com a variedade de táticas que estão sendo desenvolvidas em relação a tais tipos de soluções.

O valor do de uma estratégia de marketing para diferentes negócios

A principal função de uma estratégia de marketing é garantir com que um projeto alcance os melhores resultados possíveis. E isso não está associado somente ao seu número de vendas, mas também a todo tipo de índice que pode ser definido como algo de valor.

 

De uma forma geral, os principais pontos associados a aplicação de uma boa tática de mercado podem ser:

 

  • Redução de custos;
  • Alcance de novos públicos;
  • Otimização no nível de produção;
  • Criação de uma imagem positiva ao negócio.

 

Todos esses são itens de grande valor para quem gerencia um negócio, já que se tratam de pontos que impactam sim no seu rendimento, mas conversam também com a percepção que o público pode ter em relação a uma empresa no mercado, frente a seus concorrentes.

 

Ainda mais no cenário digital, onde ao digitar por algum termo em específico, como “locação de Multifuncional no ABC”, esse usuário é direcionado a um número amplo de resultados, cada um contendo o endereço de uma empresa que trabalha com esse serviço.

 

Uma boa aplicação de estratégia de marketing podem fazer com que uma companhia consiga se destacar diante do alto número de competidores que possam estar ao seu redor. Algo que é válido tanto para negócios de grande como de pequeno porte.

 

Na verdade, a importância do marketing acaba sendo ainda maior em relação aos negócios de dimensões menores, onde é justamente a aplicação de boas estratégias de marketing que podem tornar esse empreendimento em algo competitivo, permitindo até mesmo sua expansão.

 

Tudo a fazer com que um fornecedor de açaí atacado salvador possa ser requisitado o bastante a ponto de ampliar seus negócios para outras regiões do país, a começar pela região nordeste como um todo, futuramente se tornando um projeto nacional.

 

No entanto, existem muitos negócios que dão pouca atenção a essas táticas comerciais por causa da falta de capital sobrando para investir em si mesmo. Algo contraditório já que é essa falta de investimento em marketing que pode estar prejudicando sua performance.

 

Diante dessa realidade é importante saber que existem muitas estratégias de marketing que não exigem um alto investimento financeiro, usado das ferramentas disponíveis, principalmente aquelas disponíveis na internet, para otimizar suas ações no mercado.

 

Ações essas que exigem muito mais dedicação do que dinheiro a ser investido.

O valor do marketing gratuito

Antes de abraçar ao provérbio popular de que não existe almoço grátis, é importante compreender que o marketing gratuito de fato exige algo. Nesse caso a atenção total do empreendedor, para saber como identificar e adotar as melhores estratégias.

 

Tudo o que permita a um novo fornecedor de seringas que se apresenta ao mercado conquistar a atenção de hospitais e clínicas que podem se tornar clientes fidelizados desse novo empreendimento.

 

E quando se fala sobre boas estratégias de marketing que não exigem um alto investimento financeiro, as seguintes opções acabam recebendo uma atenção especial.

Rede digital

Para crescer no mercado é importante ter uma boa relação com seus parceiros comerciais, tal como um profissional que precisa de boas conexões para crescer em seu segmento. Conceito esse que é conhecido como networking e que pode ser trabalhado na internet.

 

Ação que pode partir da conexão entre diferentes sites, por meio do uso de backlinks, ou seja, usuários que podem chegar até a sua plataforma digital através de links disponibilizados em sites em blogs terceiros.

 

Ação que pode ter origem com um blog que produz uma matéria sobre a função de um atestado médico ocupacional, contando com um link que leve o leitor até o site de uma companhia que trabalha com a oferta de serviços de segurança para as empresas.

Criação de um blog

Por mais que um site de vendas seja a principal plataforma de uma empresa na internet, para garantir seu comércio digital, é recomendado contar também com um canal distinto, que possa ser usado com o objetivo de estabelecer uma conexão com o público.

 

Nesse caso acabam se destacando os blogs, canais onde é possível abordar temas similares ao trabalho de um negócio, aumentando dessa forma a sua percepção nesse ambiente, sendo possível encontrar diversas plataformas gratuitas para hospedar seu blog.

Comunicação nas redes

Junto aos blogs é preciso considerar também todo tipo de estratégia de comunicação que envolve a criação de uma conexão direta com o seu público. Com o auxílio da internet é possível fazer isso por meio de plataformas disponíveis de maneira gratuita.

 

Tal como ocorre com os e-mails e as redes sociais, onde sem nenhum investimento financeiro é possível dar início a um projeto de comunicação com a sua audiência, ampliando assim a divulgação de uma empresa de instrumentos cirúrgicos.

 

De fato essas redes contam com artifícios que estão disponíveis apenas a partir de certo investimento, como o compartilhamento de anúncios ou o envio de e-mails para um grupo diverso, mas para quem busca iniciar um contato nas redes esse é um passo inicial.

Expansão na lista de e-mails

Conforme já apontado no tópico acima, o serviço de e-mail pode ser uma tática de marketing importante de ser considerada, diante da variedade de plataformas que funcionam de forma gratuita, ao menos até um certo ponto.

 

E para crescer seu campo de comunicação com o público é importante ter atenção ao tamanho da sua lista de contatos. Ela pode ser ampliada a partir de um trabalho direcionado nas redes, coletando e-mails para receber informações exclusivas, por exemplo.

Estudo de público

Outro tipo de ferramenta que pode ser encontrada gratuitamente no campo digital são as plataformas de análise, como é o caso do Google Analytics, que permite aos usuários estudarem melhor sobre a performance do seu site.

 

O que inclui o tempo que o público passa em sua plataforma, o número de cliques antes de uma compra, além de outras informações que podem ser de grande valor para a gestão de um projeto. As redes sociais também costumam oferecer esse estudo de forma gratuita.

Grupos nas redes sociais

Por fim, outra estratégia de marketing que pode aumentar a relação de uma empresa com o seu público sem a necessidade de nenhum investimento financeiro é a administração de grupos exclusivos na internet, o que pode passar pelo Facebook ou até pelo WhatsApp.

 

Locais onde um fornecedor de materiais de construção pode compartilhar diversos tipos de conteúdos de interesse ao seu público, como informes sobre a necessidade de uma outorga para uso de poço artesiano para iniciar esse tipo de obra.

 

Com a gestão desses grupos é possível aproximar uma empresa do seu público, usando de canal exclusivo e gratuito onde até mesmo descontos e promoções podem ser compartilhadas.

 

Todas as opções citadas provam como o marketing pode ser essencial para o sucesso de uma companhia, mas isso não significa que tal performance depende necessariamente de um grande investimento financeiro. Com certa dedicação já é possível dar o primeiro passo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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