Marketing Viral

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Vantagens ao investir no Marketing Viral

Estratégias que visam atrair o público são muito importantes para empresas e marcas conquistarem credibilidade e lucros. O marketing viral é um conceito que pode ajudar no crescimento do negócio e para conquistar a confiança dos clientes, algo importante para os empresários, já que gera satisfação e alcança cada vez mais usuários.

Marketing viral e o seu papel no universo empresarial

O marketing viral é uma estratégia que tem o foco no engajamento do público, ou seja, a passar a mensagem adiante. 

 

Esta ação é cada vez mais comum, principalmente quando o conteúdo (até mesmo sobre o produto/serviço) atende às expectativas que os consumidores criam e suas principais necessidades/dúvidas.

 

Assim, até o momento do compartilhamento, os profissionais elaboram um planejamento bem detalhado para a estratégia render os resultados esperados, alcançando os potenciais clientes que estão em nichos/bolhas mais distantes.

 

O Marketing viral é formado, basicamente, por materiais com apelo publicitário cuja estratégia seja o compartilhamento de mensagens, ou seja, que as pessoas passem o conteúdo adiante.

 

Para conseguir este efeito, as empresas e marcas apostam na criação de conteúdos impactantes e criativos para chamar a atenção, bem como que estejam alinhados com assuntos em alta e, mais recentemente, com memes.

 

Afinal, cada vez mais, além de um bom produto ou serviço, gratuito ou pago, o público-alvo precisa enxergar algo de valor no que está sendo oferecido ou divulgado, ter algo de interessante para o seu investimento próprio e seu nicho, seja tempo ou dinheiro.

Vale a pena investir no marketing viral?

Alguns empreendedores e empresários podem se perguntar o porquê de investir nas estratégias de marketing viral. 

 

Por isso, conhecer os benefícios e particularidades dessa estratégia é crucial, se mostrando necessária para justificar sua aplicação.

  1. Aumenta a popularidade

Quando uma campanha ou peça publicitária se torna viral, as pessoas ficam se perguntando quem é o produtor que deu vida a este material.

Isso permite que as empresas e marcas causem um grande impacto, estando presente no imaginário e cotidiano do cliente permitindo que o público conheça os conteúdos e ofertas, bem como os valores da marca.

 

Ampliar o alcance da comunicação pode gerar mais oportunidades de compartilhamento dos conteúdos entre as pessoas e assim a marca ganha notoriedade, o que pode ser convertido em confiabilidade e vendas.

  1. Traz Engajamento

Um dos pressupostos do marketing viral é justamente o de engajar o público para ter audiência, alcançando novos nichos e potenciais clientes, visto que os materiais ultrapassam a bolha de interação mais comum. Com isso, alcança-se a popularidade com qualidade.

  1. Apresenta custo baixo de investimento

Os valores de uma campanha de marketing viral são acessíveis e o retorno pode ser muito interessante, desde que a estratégia seja bem executada. 

 

Os meios de comunicação utilizados para veicular as campanhas são gratuitos, e mesmo quando feitos com campanhas e impulsionamento, o orçamento é mais flexível.

 

Portanto, quase não há gastos financeiros, mas em compensação é necessário muito esforço para criar conteúdos de qualidade e que tenham potencial de viralizar.

 

Um ponto interessante é que o marketing viral pode ser utilizado por empresas e marcas de diferentes áreas, por exemplo, uma empresa de alarmes residenciais em Fortaleza pode apostar nesta estratégia para aumentar a gama de clientes criando um viral que destaque a importância de ter uma residência segura.

  1. Proporciona feedback imediato

Os recursos de interação e botões presentes nas redes sociais permitem que os profissionais de análise das métricas possam acompanhar o feedback de modo rápido, entendendo o que está ou não dando certo.

 

Um fator interessante das ferramentas é que o público pode elogiar, deixar sugestões, críticas e comentar sobre o conteúdo, além de compartilhar em suas próprias redes. 

 

Tal fator torna o marketing viral uma estratégia que ajuda na aproximação com os possíveis clientes, além de contribuir para o entendimento do comportamento desses consumidores.

  1. Impulsiona as vendas

O aumento das vendas é uma das consequências do marketing viral bem executado. 

 

Com a empresa ou marca conquistando o público-alvo, a popularidade e o engajamento é o que faz a diferença perante os concorrentes e na confiabilidade do usuário.

 

Mesmo que as ações do viral não tenham um tom tão comercial, as pessoas podem se interessar pelos produtos e marcas. 

 

Isso significa que o viral pode ser o primeiro contato, que fará com que o usuário queira saber mais sobre os conteúdos, o que a empresa oferece, valores, ofertas, etc. Consequentemente, a curiosidade pode levar a compra.

 

Inclusive, esse tipo de ação pode ser implementado por diferentes segmentos, desde um serviço de cabeamento estruturado SP até mesmo em grandes marcas, já que o que determina o sucesso é o compartilhamento e engajamento com os usuários.

 

Nesse sentido, uma comunidade mais fidelizada pode ser até mais efetiva para os primeiros compartilhamentos, facilitando a criação de virais para os pequenos negócios, levando novos usuários para a rede das marcas.

Como fazer um bom marketing viral?

Seguir algumas dicas pode ajudar a criar uma boa estratégia de marketing viral e, assim, conseguir excelentes resultados na divulgação de serviços importantes como uma consulta urologista particular

 

Algumas técnicas que podem ser colocadas em prática são:

  1. Focar no ciclo de vendas

É muito importante mostrar ao potencial cliente sempre a verdade, ou seja, a estratégia de marketing ajuda a destacar tudo de bom que o produto ou serviço tem, mostrando se estes atendem às necessidades das pessoas.

 

Atender as demandas dos clientes é fundamental para o sucesso, por isso oferecer somente o que pode, ter uma equipe de funcionários treinados para solucionar dúvidas e prestar um bom atendimento é o caminho para ganhos positivos.

  1. Produzir conteúdos de fácil compreensão e repasse

Pensar em materiais de acesso simples e rápidos de repassar é o modo de conquistar os leads. 

 

Materiais audiovisuais e vídeos, por exemplo, são muito utilizados por conta da fácil absorção por parte das pessoas e permite inúmeras possibilidades.

  1. Surpreender os usuários

Elaborar materiais inesperados são formas do marketing viral se tornar uma estratégia de sucesso na empresa. 

 

Sair dos padrões esperados das campanhas de marketing do negócio é o modo de conseguir bons resultados e surpreender a audiência, criando a resposta de compartilhamento.

  1. Apostar em diferentes canais

A divulgação dos conteúdos e materiais específicos para o marketing viral precisa ser feita em vários canais.

 

As redes sociais e o Youtube são espaços ideais para evidenciar o trabalho da empresa e pode ser explorado por diversos negócios, até mesmo por um distribuidor de esquadrias que visa atender outras empresas.

  1. Não planejar o viral

Viralizar é justamente fazer sucesso naturalmente. Sendo assim, não planejar o viral é importante, pois ninguém garante que um determinado material pode ou não se tornar popular e há certo afastamento quando o conteúdo é visto como muito planejado para ser viral e/ou engraçado, por exemplo.

 

As campanhas e divulgações sempre contam com um fator externo que é o público, por isso, é impossível calcular; mas é possível identificar tendências e comportamentos, criando campanhas mais assertivas e com potencial de compartilhamento.

  1. Entender que o viral não é sobre produto/serviço 

Como dito, apesar de não haver garantias, é possível compreender as razões do público compartilhar certos materiais e até mesmo definir aqueles temas que são de preferência do público-alvo.

 

Por isso, a inserção da empresa ou marca precisa ser de forma natural no material, ou seja, não deve ser um manual de instruções sobre o produto, mas sim sobre valores e até conteúdos de interesse dessa audiência – bem como materiais educacionais e informativos.

 

É fundamental pensar sempre nas pessoas que irão assistir/ler o conteúdo, compreendendo esses temas de interesse e quais as reações que se deseja atingir e que gere engajamento.

 

Um conceito bem delineado e tiradas engraçadas, por exemplo, podem deixar o conteúdo mais interessante. 

 

Sobre a viralização, este processo não acontece somente nos critérios de gostar ou não gostar.

 

Emocionar e causar sentimentos positivos são maneiras das pessoas compreenderem as mensagens e compartilharem o material. É como um brinde personalizado para empresa, além de interesse e trazer essa sensação de “mimo”, precisa ser funcional para agradar ao público.

Marketing de guerrilha e como ele ajuda empresas

O marketing de guerrilha é uma estratégia que foca em uma publicidade diferenciada para produtos e serviços, sendo um pouco mais agressiva do que outras formas de divulgação.

 

A ideia central deste conceito é intensificar o impacto das ações de marketing para o público com um baixo investimento.

 

Este marketing é elaborado para ser tão chamativo e destacado que é quase impossível passar despercebido, além de criar uma imagem duradoura na memória das pessoas que passam pelo anúncio, interagindo com ele.

 

O foco principal é causar uma reação nas pessoas, seja desde rever suas prioridades até mesmo fazer a compra.

 

Empresas de contabilidade que desejam aumentar a gama de clientes, por exemplo, podem investir no marketing de guerrilha para despertar a vontade em seus potenciais clientes de fazer um orçamento de assessoria contábil.

 

Para conseguir sucesso com o marketing de guerrilha é preciso considerar alguns fatores como:

 

  • Tenha conhecimento sobre o público;
  • Considere a possibilidade de fazer parcerias;
  • Não fuja das origens da empresa ou marca;
  • Capriche na execução;
  • Seja sempre original;
  • Pense em quais emoções quer causar;
  • Avalie os resultados.

 

Isto posto, ter ideias criativas e considerar estes detalhes é o caminho para ter uma boa estratégia de marketing de guerrilha, assim como um programa de prevenção de riscos ambientais eficiente, que considera sempre o melhor e o bem-estar dos funcionários nas empresas.

 

A criação de um bom conteúdo no marketing de guerrilha aumenta as possibilidades do marketing viral, pois com uma campanha de qualidade, o público pode compartilhar o material nas redes sociais e, assim, o sucesso pode acontecer.

 

As vantagens do marketing de guerrilha consistem em: baixo orçamento; permite aumentar o reconhecimento da marca; tem a oportunidade da ação se tornar viral; e é uma estratégia de marketing que rende bons resultados.

 

Além disso, tais campanhas tendem a ser muito eficientes para a ativação da empresa ou marca no mercado empresarial, bem como a fixação no imaginário do cliente.

 

Este conceito de marketing é tão interessante quanto ter um BPM software preço no seu negócio, visto que é possível mensurar e ampliar os resultados com ambas as ferramentas.

 

Portanto, investir no marketing viral e nas técnicas do marketing de guerrilha são maneiras de ter muito sucesso, conquistando o público com excelentes conteúdos, ganhando espaço no mercado, fidelizando os clientes e aumentando o faturamento da empresa. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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