SEO para atração de leads

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Métricas SEO para atração de leads, como trabalhar?

Fica cada vez mais evidente para as empresas que trabalham no ambiente digital que é preciso colocar em prática o SEO para atração de leads dentro do planejamento de marketing empresarial.

O SEO (Search Engine Optimization) reúne melhorias nos resultados de busca das plataformas digitais, como sites que trabalham com mecanismos de busca, redes sociais e mídias visuais e sonoras, como imagens, vídeos e podcasts.

A inserção de palavras-chave em determinados pontos servem como atração de internautas interessados em determinados assuntos.

Com isso, o algoritmo das ferramentas de busca utiliza conceitos e transforma em um resultado que destaca os sites que podem ser de interesse dos leads que utilizaram aquelas palavras.

Para entender melhor, é preciso especificar o que é um lead no jargão da internet. 

Basicamente, os leads dizem respeito às pessoas que disponibilizam dados pessoais para empresas, demonstrando interesse em produtos e serviços.

Ou seja, são os potenciais clientes que vão passar por diferentes etapas dentro da prática do SEO, interagindo com uma marca/produto, determinado por palavras-chave que estão associados ao segmento atendido. 

Assim, é possível fazer uma otimização de clientes em diferentes pontos de captação, identificando os perfis, dores e comportamentos também, melhorando as dinâmicas entre empresa e usuário.

Métricas ajudam na composição de planejamento

Para que tudo funcione de maneira apropriada, é necessário aplicar métricas de SEO de acordo com as funcionalidades das ferramentas. 

Para isso, as ações, estratégias e os planos de aplicação do SEO são utilizadas para a mensuração, monitoramento e avaliação dos processos implementados. 

Para exemplificar de forma clara, vale supor que uma clínica de tratamento de próstata queira atingir um público masculino em uma determinada região geográfica. 

Nesse contexto há alguns modelos de métricas que podem ser implementados, entre os quais figuram:

  • Ranking em Mecanismos de Busca;
  • Sessões do Site;
  • Taxa de Retenção de Clientes;
  • Taxa de Saída.

A otimização a partir do SEO garante um bom posicionamento dentro do ranking dos sites de busca, permitindo uma alta na visitação de uma loja virtual, um site corporativo ou blog empresarial.

Quanto maior a visitação, melhor a chance de identificar as seções pelas quais passam os leads e, no caso da clínica médica, o emprego de palavras-chave relacionadas à saúde masculina são essenciais para atração do público-alvo para efetivar uma ação específica.

Isso porque a retenção ocorre na oferta de soluções para os problemas apresentados pelos leads, que pode ser mensurado a partir da finalização da compra, ou no caso do exemplo, uma consulta médica.

Já a métrica da taxa de saída serve para mensurar até que ponto os leads vão, e então determinar o que falta para que a jornada de compra seja completada com sucesso – identificando quais os processos/páginas que mais costumam ocorrer a desistência para otimizá-las. 

Isso pode ser trabalhado no funil de vendas, disponibilizando outros canais de contato entre cliente e empresa, e diferentes tipos de materiais.

Captação de leads por meio de benefícios

A definição de palavras-chave que serão utilizadas em diferentes métricas de SEO estão relacionadas às finalidades de uma empresa, uma instituição ou uma pessoa pública, como políticos, artistas musicais, do teatro, do cinema e da televisão. 

Para melhorar a visibilidade de uma empresa de alarmes residenciais em Fortaleza, é preciso contar com textos sobre segurança pública, as facilidades na aplicação de equipamentos e a necessidade da contratação de profissionais. 

Isso tudo pode ser demonstrado a partir de artigos desenvolvidos por pesquisadores e estudiosos da área de segurança, como um policial ou um delegado, ou mesmo profissionais especializados na produção de conteúdos para o meio online. 

Até mesmo engenheiros e arquitetos podem demonstrar com textos e reforços em palavras-chave para que as pessoas interessadas em segurança residencial, seja em imóveis de bairro ou em condomínios fechados, encontrem a empresa que trabalha nesse setor.

Como um assunto tende a levar a outros e aprofundar os tópicos, quem está interessado em condomínios residenciais pode buscar informações sobre programa de prevenção de riscos ambientais na expansão territorial urbana, bem como outras informações de interesse relacionados a esse nicho, ganhando mais confiança na empresa que divulga tais dados.

Portanto, é importante entender que a captação de leads pode ter consequências sobre um assunto, que segue para outro, e então entra dentro da jornada de compra. 

A oferta de benefícios como e-books, descontos conforme quantidade de compra, ou mesmo fretes mais baratos e agilidade na entrega podem servir como atrativos de leads para se tornarem clientes; ou mesmo para promover a conversão, visto que materiais mais completos podem trazer ainda mais relevância para a marca/produto.

Investimento em marketing digital no dia a dia

Um reforço importante quanto à implementação da prática de SEO para as empresas é o investimento contínuo nesse modelo de marketing digital. 

Solicitar um orçamento de assessoria contábil que atende os interesses de negócio faz parte do planejamento estratégico e identificação das técnicas mais adequadas para o orçamento disponível.

Do mesmo modo, análises no decorrer das campanhas também se fazem necessárias para melhorias ou mudanças na estratégia.

Assim, a mensuração a partir das métricas implementadas ao longo do tempo permite observar o desempenho das plataformas digitais, seja em formato de site, blog, ou mesmo nas redes sociais.

O número de visitantes em uma página empresarial é uma forma de mensuração que permite identificar se as ações propostas pelo SEO estão dentro dos parâmetros.

Identificar a origem do tráfego também é importante. Portanto, se o algoritmo dos sites de busca estão identificando as palavras-chave produzidas a partir das métricas de SEO, o trabalho está no caminho correto. 

Também há os links nativos, em que são implementados dentro de um contexto específico, para que seja identificado as fontes de tráfego, permitindo investimento em pontos estratégicos. 

SEO como parte essencial do inbound marketing

Esses pontos de origem podem ser descobertos pelos leads a partir de SEO implementado em determinados artigos e textos, ou mesmo nas atuais hashtags (#), cujo símbolo é seguido por palavras-chave que levam a um interesse ou assunto em questão.

O inbound marketing é uma forma que os leads disponibilizam os dados para as empresas, demonstrando total interesse no que está sendo oferecido. 

Desse modo, quando um proprietário de imóvel procura por um portão de alumínio de correr valor será um diferencial que pode fazer parte da pesquisa, por exemplo, que levará às marcas relacionadas a esse setor, se estiverem adequadas às diretrizes de SEO.

Utilizando as palavras-chave corretas, os sites ou lojas virtuais estarão ranqueadas entre os primeiros resultados, apresentando a solução ao lead e tendo maior probabilidade de atraí-lo e convertê-lo.

Isso demonstra que todas as áreas produtivas, que estão a disposição do mercado consumidor, precisam investir em marketing digital. 

Mais ainda, a atração por meio do inbound marketing é essencial nos dias atuais, e não tem limite para o crescimento conforme demonstra todo o potencial.

Ações eficientes com métricas ajustadas

A comunicação efetiva com o público-alvo por meio das redes sociais e canais de comunicação disponibilizados aponta os acertos quando se trata de marketing digital e a aplicação correta do SEO no planejamento de divulgação empresarial. 

As ações se tornam eficientes conforme as métricas utilizadas, as finalidades da empresa e o público-alvo a ser atingido.

Por isso muitas companhias contratam empresa para criar aplicativo personalizado, facilitando a segmentação de leads de forma ainda mais ágil e tendo um canal direto com esse público, podendo oferecer materiais ou mesmo benefícios exclusivos.

Esse modelo de negócios está inserido dentro da realidade de muitas lojas virtuais e no comércio eletrônico que se expande de forma eficiente por todos os cantos, trazendo a fidelização e proximidade com o público. 

Nesse caso, a conversão de leads em clientes é ainda mais acessível, pois a concentração de informações estão presentes em uma ferramenta pela qual as pessoas procuraram de forma espontânea e o acompanhamento das métricas é feito em uma plataforma própria para a empresa.

Com isso, é possível estabelecer novas metas e objetivos, traçando um planejamento adequado em outras plataformas digitais e direcionando os leads para essa ferramenta que permite acompanhar as métricas ajustadas de forma individual.

Benefícios se apresentam ao longo do tempo

Como todo bom planejamento, não há uma fórmula mágica que estipula a geração de vendas em escala maior vai ocorrer em um curto, médio ou longo período de tempo.

Ainda assim, os benefícios são observados quando se mantém as plataformas digitais em pleno funcionamento, como um cabeamento estruturado SP atendendo todas as máquinas e computadores com acesso constante na internet.

Todo o investimento no mundo dos negócios pode ser mensurado a partir do momento que a loja virtual, qualquer que seja o modelo de e-commerce, passa a apresentar lucro. 

Marketing tradicional em apoio ao digital

Vale lembrar que as métricas implementadas na prática de SEO variam de acordo com o planejamento de marketing. 

Quando mídias tradicionais estão incluídas nas estratégias de divulgação, é preciso utilizar palavras-chave em ferramentas apropriadas e adequar a linguagem em cada plataforma.

Desse modo, até mesmo estratégias de pós-venda podem ser otimizadas e incluídas no plano de marketing.

A distribuição de brindes corporativos personalizados de uma marca corporativa, por exemplo, pode conter frases de efeito ou palavras que remetem à campanha publicitária. 

Em todos os casos, é possível reforçar a ideia principal que a empresa quer passar, e ainda ativar plataformas digitais. 

Assim a ampliação do marketing se estende para o ambiente digital, otimizando os anúncios com obtenção máxima de retorno em relação ao investimento.

Considerações finais

A interação dos leads, a jornada de compra e o fluxo de vendas estão relacionados com a prática de SEO devidamente planejada. 

A captação de dados  gera ainda mais visualização nas plataformas digitais, bastando utilizar o compartilhamento de:

  • Artigos de qualidade;
  • Podcasts institucionais;
  • Posts interessantes;
  • Textos informativos sobre produtos;
  • Vídeos promocionais.

Dentro todos os processos, é possível observar os pontos que podem ser reforçados, além de corrigir o que não demonstrou o resultado esperado. 

Tudo pode ser feito e mensurado conforme os objetivos e necessidades da marca para uma melhor otimização do marketing digital, mesmo que seja a partir de mídias tradicionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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