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Entenda como aplicar o endomarketing na sua empresa e qual a sua importância

O endomarketing, ou marketing interno, é uma estratégia aplicada dentro das empresas, junto aos funcionários, para entender os anseios e desejos desses colaboradores, e alcançar a máxima satisfação, promovendo um melhor engajamento e ambiente.

Com isso, o colaborador também se torna um embaixador da marca, replicando a satisfação e qualidade de forma externa, seja no atendimento aos clientes, assim como a fornecedores e representantes comerciais. 

Afinal, a aplicação dessa metodologia permite que os colaboradores sejam mais comprometidos com os objetivos e metas da empresa. 

Com isso, a competência em introduzir o endomarketing no ambiente de trabalho é fundamental e fica sob a responsabilidade de dois setores distintos: Recursos Humanos e área de Comunicação. 

Isso porque ambas lidam diretamente com o quadro de funcionários e a plena comunicação. Afinal, colaboradores bem informados produzem mais e, consequentemente, de maneira melhor, alinhados aos objetivos da marca.

Objetivos do endomarketing são amplos

O porte da empresa não importa quando se trata de marketing interno. A satisfação dos funcionários é determinante sobre a produtividade e eficiência de qualquer pessoa e desenvolvimento do negócio.

Pode ser o caso de quem trabalha por trás de um balcão de uma loja de roupas, de um operador funcional em uma planta fabril, ou um professor em uma sala de aula de escola particular. 

Para todas as funções existem competências e limites que devem ser respeitados. 

Por isso, trabalhar pela união de diferentes equipes por meio do endomarketing é fundamental para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

A relação entre gestores e funcionários é um ponto a ser trabalhado continuamente, para que todos estejam em uma mesma sintonia, seguindo os preceitos propostos pela empresa.

Há outros objetivos que podem ser destacados, entre os quais:

  • Manter compromisso entre empresa e colaborador;
  • Garantir uma comunicação ampla e alinhada;
  • Formalizar parcerias mais efetivas e benéficas para as estratégias;
  • Reduzir a rotatividade de empregados.

A integração pode ser realizada de diferentes formas, a partir da chegada de um novo funcionário, ou na complementação de equipes de trabalho. 

Há eventos que trabalham a motivação e produtividade individual e por equipe, como uma clara tentativa de sempre proporcionar o melhor para os colaboradores e, consequentemente, para a marca. 

O aperfeiçoamento do ambiente de trabalho é proporcional à mesma sintonia em que os funcionários apresentam, ou então o trabalho de endomarketing deve seguir uma linha para que as conexões ocorram de forma natural e orgânica, desenvolvendo o negócio. 

Execução exige pesquisa de clima organizacional

Para implementar o endomarketing no ambiente de trabalho, é preciso identificar os ruídos existentes dentro desse espaço. 

A aplicação de uma pesquisa para determinar como anda o clima organizacional, interesses, objetivos e melhorias identificadas pelos funcionários é uma etapa que não pode ser ignorada. 

Assim, é possível identificar o perfil dos funcionários de forma individual, inclusive hábitos e preferências, e de forma mais integrada, construindo estratégias mais adequadas e efetivas a esses perfis.

Vale lembrar que o endomarketing está relacionado, intimamente, com a satisfação dos funcionários. 

Com isso, fica evidente como pode ser melhorado o ambiente de trabalho, assim como verificar se há problemas entre pessoas da mesma equipe, ou de setores diferentes.

Outro aspecto possível de enxergar está em compreender se o cargo disponível está de acordo com a capacitação técnica de um profisisonal, e se este está adaptado à cultura corporativa.

Nesse cenário, a empresa pode solicitar um orçamento de assessoria contábil para que possa empregar modelos de pesquisa distintos e identificar o orçamento disponível para as campanhas de marketing interno, visto que custos podem existir no processo. 

Posteriormente, o andamento da implementação do endomarketing também é determinante para entender a posição em que o funcionário se encontra, e quão satisfatório está no cargo em que ocupa, bem como sua visão e perspectiva. 

Empresas empregam diferentes ações institucionais

O intuito de muitas empresas e corporações está no bem-estar dos funcionários, proporcionando situações que elevam a qualidade de vida como forma de fortalecer o endomarketing. 

Um funcionário que trabalha em um distribuidor de esquadrias como operador de máquinas pode receber uma oferta de plano de carreira e, com isso, a empresa investe em mão de obra qualificada para benefício próprio, desenvolve o profissional e também o fideliza.

Esse modelo de ação institucional pode ser apresentada em diferentes formatos, como palestras motivacionais, seminários e até mesmo formalização de parceria com instituições de ensino, como escolas técnicas, faculdades e universidades. 

Dessa forma, a empresa demonstra interesse em manter as equipes no quadro de funcionários, proporcionando uma chance de galgar novos cargos ao longo da carreira profissional.

Área da tecnologia atua na retenção de mão de obra

De acordo com a área de atuação das empresas, a formação de profissionais pode demorar um pouco mais. Isso porque a tecnologia, por exemplo, está em franco desenvolvimento, e a mão de obra fica defasada em curto espaço de tempo.

Por isso, as empresas que atuam nessa área, como instalação de cabeamento estruturado SP, precisam contratar profissionais que estão sempre comprometidos em aprender mais a cada dia, e devem investir no constante aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas aplicadas pelos colaboradores. 

Além disso, os benefícios propostos e que envolvem endomarketing institucional envolvem salários atrativos, além de áreas que não são encontradas em diversas empresas, como:

  • Salão de jogos;
  • Horário flexível;
  • Academia para atividades físicas;
  • Licença-maternidade estendida;
  • Bonificação sobre eficiência;

A criatividade é estimulada de diferentes formas, com outros espaços que podem ser utilizados dentro do turno de trabalho, ou em momentos de descanso. 

Basta pensar que uma empresa para criar aplicativo precisa entender o que a sociedade precisa, antecipando conceitos que não estão ao alcance da população em geral. 

Neste caso, todas as ofertas são utilizadas como estímulo para a retenção de mão de obra qualificada, e que precisa atender um setor que está em constante modificação, também promovendo um melhor atendimento aos clientes.

Vale ressaltar que isso acontece em outros setores, como a indústria e a construção civil. 

Afinal, todas empresas que empregam o endomarketing estão interessadas em promover o bem-estar e satisfação dos funcionários, para que isso seja replicado nos produtos e serviços oferecidos ao público, e reduzindo a rotatividade.

Eventos corporativos reúnem a nata empresarial

Os profissionais que estão preparados para representar as empresas em eventos corporativos, como feiras de negócios e exposição de produtos, se destacam e podem ser utilizados como exemplo interno.

A distribuição de brindes corporativos personalizados pode ser um estímulo para alcançar o público-alvo desejado. 

Quando um funcionário está envolvido nesse tipo de ação, ele está inserido na cultura da empresa e entende os valores, a missão e a visão empreendedora estipulada.

Mais ainda, o modelo de endomarketing pode fazer com que os processos praticados pela empresa sejam aceitos pelo empregado de forma mais clara e efetiva, reproduzindo tais valores.

Dessa forma, a crença corporativa está impregnada no âmago do profissional, determinando a qualidade dos produtos e serviços disponíveis. 

Oferta de benefícios está no marketing interno

Além da melhora de salário quando um profissional se especializa na área de atuação, a disposição de benefícios pode ser um atrativo para mão de obra de qualidade.

Nesse sentido, a disposição de uma empresa para criar aplicativo para o seu negócio, para os funcionários pode ser determinante para a retenção de profissionais que têm interesse em garantir qualidade no serviço.

Há outros benefícios que estão relacionados ao marketing interno para a garantia de satisfação dos funcionários, como vale-refeição, cesta básica e seguro-saúde e com isso não só a retenção é favorecida, visto que a imagem da marca também é estimulada no mercado por conta da oferta de benefícios, atraindo novos talentos.

De qualquer forma, é preciso estar disponível para todos, conforme o interesse da empresa e orçamento disponível, de modo que seja possível identificar quais benefícios podem ser mais efetivos e qualificados para o corpo laboral.

A diferença entre comunicação e marketing interno

Para finalizar, é importante destacar que, apesar de serem associados e precisarem compor as ações na empresa, a comunicação interna e o endomarketing possuem diferenças que devem ficar claras para os leitores. 

Enquanto o endomarketing tem como base motivar os funcionários, utilizando as ferramentas apropriadas para cada situação, a comunicação interna serve como o contato entre os diversos setores dentro de uma instituição empresarial, ou qualquer que seja o modelo organizacional, promovendo mais clareza entre eles e entre a visão da liderança e do colaborador.

Afinal, quando informações incorretas são passadas, ou a disposição de dados não está de acordo com o resultado final, falhas nos processos e conflitos podem surgir.

Esse tipo de confusão pode causar indisposição entre funcionários, gerando atritos e até mesmo outros problemas internos, que respingam nos clientes, ou mesmo em outros setores. 

Sendo assim, a oferta de um curso de bombeiro civil em Cajamar deve ser apresentada para todos de forma igualitária, mesmo que seja centrado a uma área específica de atuação profissional.

Portanto, os responsáveis pela estratégia de endomarketing deve utilizar de maneira apropriada a comunicação interna, com meios diversificados, como:

  • Cartazes;
  • E-mail corporativo;
  • Informativos internos;
  • Vídeos institucionais.

As ações podem ter como objetivo o bem-estar dos funcionários, podendo interferir, de maneira positiva, na produtividade, na criatividade, na capacitação intelectual e nas oportunidades observadas pelas equipes em diferentes setores.

Motivação e desempenho pode partir de funcionários

A valorização dos funcionários pode ser representada a partir da interação em situações que promovem a motivação, como treinamentos, eventos corporativos, entre outros modelos de capacitação interna.

Por fim, o engajamento dos funcionários a partir do endomarketing ajuda na disseminação da cultura corporativa, sempre respeitando a missão, a visão e os valores implementados desde o início. 

A participação de colaboradores, diretos e indiretos, em um programa de prevenção de riscos ambientais pode ser um ponto a ser trabalhado como ação de endomarketing com expansão presumida e melhora do ambiente, considerando a tranquilidade proporcionada em determinadas situações.

Esse tipo de ação pode ser trabalhada em diversas frentes, como a defesa do meio ambiente e a preocupação com as futuras gerações. Isso pode ter início dentro de um projeto de endomarketing, reunindo diferentes profissionais de áreas distintas. 

Quando os colaboradores estão motivados, realmente encantados com a empresa para a qual prestam serviço, a satisfação é sentida e disseminada. 

Assim, o compartilhamento das ideias é espontâneo entre familiares, amigos, conhecidos e, consequentemente, para os clientes.

Portanto, uma empresa que investe no marketing interno tem muito a ganhar com os funcionários que emprega, refletindo em ações que chegam à sociedade. 

Com ações estratégicas, é possível alcançar a valorização da marca, dos produtos e serviços oferecidos, de maneira unânime e à frente de um mercado competitivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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