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Saiba a importância da inclusão do Marketing digital nas redes sociais

As mudanças implementadas pela tecnologia no seio da comunidade transformou o marketing digital, principalmente com a expansão das redes sociais e as facilidades de acesso na vida das pessoas. 

As empresas que investem nesse tipo de propaganda conseguem se destacar no mercado consumidor, estando junto ao público-alvo e amplificando a comunicação em diferentes plataformas digitais. 

Como a internet é responsável por mudanças consideráveis nos hábitos de consumo da população, é importante entender como isso influencia nas questões estratégicas do marketing digital. 

De modo prático, as empresas precisam marcar território nos diferentes espaços possíveis, utilizando ferramentas que promovem a empresa, a marca, e todos os produtos e serviços oferecidos para os consumidores. 

Afinal, é no dia a dia que se estabelece um vínculo com internautas e se destaca perante a concorrência. 

Isso porque, com as novas formas de comunicação, até mesmo as transações comerciais ocorrem no ambiente virtual, com lojas eletrônicas presentes em forma de sites, ou mesmo em aplicativos para celulares e tablets, inclusive em chats de conversa. 

Tudo isso transforma a forma de consumo e as empresas precisam estar preparadas para atuar nesses ambientes.

Contudo, cabe ressaltar que a campanha de marketing digital se transforma para cada empresa, conforme o público-alvo, os produtos e serviços oferecidos para consumo, bem como pelos objetivos traçados previamente. 

Por isso é preciso determinar, dentro de um planejamento adequado, as estratégias que precisam ser tomadas invariavelmente.

Em diferentes cenários, as redes sociais estão envolvidas de alguma maneira, com possibilidades de postagens que podem ser pagas ou gratuitas, utilizando as próprias ferramentas da plataforma digital para alcançar novos públicos e interagir de forma direta com eles. 

Os conteúdos podem ser tão atraentes e diferenciados que também podem gerar leads, os futuros clientes, de maneira orgânica, além de compartilhados pelos usuários e clientes, a chamada viralização de material, que se mostra uma ação bastante positiva.

Para entender se uma campanha está funcionando ou não, é possível implementar diferentes métricas propostas para o setor do marketing digital. 

Isso ajuda na mensuração das peças em forma de banners, postagens, captação de leads ou aumento de tráfego em um site ou blog.

A otimização das estratégias vai depender do funcionamento observado a partir de números reais, influenciando até mesmo o aumento de vendas dos produtos e serviços disponibilizados. 

A seguir serão apresentados alguns modelos de métricas que podem ser implementadas, sempre com a participação essencial das redes sociais, visto que esses são os principais ambientes (na atualidade) para a conversão dos clientes e aproximação da marca.

Essas táticas podem mudar conforme o transcorrer da campanha, do retorno do público e a percepção geral, por isso o acompanhamento é fundamental.

Planejamento estabelece caminho a seguir

O marketing digital pode ser estabelecido de diferentes formas, sendo que duas se destacam no mercado: B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer). 

A primeira trata da comercialização entre duas empresas distintas, e a segunda se refere a empresas que produzem e vendem diretamente para os consumidores. 

Uma fabrica de bobinas plasticas picotadas pode investir em um marketing digital B2B, pois muitas embalagens de bens de consumo precisam desse material para revestir todo o material que será encaminhado para o mercado consumidor. 

Assim, é estabelecido que a campanha pode ser focada em redes sociais que trabalham com um público voltado para segmentos distintos, como o praticado entre empresas, visando atingir parceiros e comércios.

Por outro lado, existem as empresas que trabalham com o público de forma direta.

Para essas, o contato pode ocorrer nas diferentes redes sociais que estão à disposição na internet, segmentando conforme o tipo de produto comercializado e que pode ser de interesse de diversos públicos, ou mesmo conforme o público ideal que se deseja alcançar.

Taxa de rejeição e conversão deve ser avaliada

As ferramentas disponíveis dentro das plataformas digitais, como blogs e sites corporativos, permitem visualizar a origem das visitas nessas páginas. 

Com isso, é possível identificar se a propaganda de um estabelecimento educacional que oferece curso de photoshop em belo horizonte, por exemplo, partiu de uma rede social específica ou foi por meio de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, pelos sites de busca. 

A taxa de rejeição é verificada quando a página é visualizada, mas não houve nenhuma outra ação por parte dos usuários. 

A taxa de conversão é medida a partir do momento em que o lead parte para a jornada de compra, passando por todas as etapas dentro de um funil de vendas, buscando novos materiais, por exemplo. 

Dessa forma, é possível verificar se a propaganda gerada nas redes sociais está surtindo efeito dentro da campanha de publicidade.

Custo por lead dentro da automação de marketing

Todo marketing digital tem um custo, tanto de tempo quanto de investimento monetário. 

Dependendo do modelo de negócio estabelecido por uma empresa no ambiente virtual, é preciso garantir a presença em diferentes páginas e plataformas digitais ligadas às redes sociais. 

Um escritório de despachante que trabalha com emplacamento de veículos em Londrina, por exemplo, pode utilizar o SEO para direcionar a propaganda para grupos que pesquisam sobre veículos. Isso envolve carros, motos, ônibus e caminhões. 

Assim, a campanha pode ser localizada, para que o custo por lead não seja dispersado para pessoas que estão em outras regiões e não podem acessar esse tipo de serviço por questões burocráticas ou pela distância.

No entanto, um caminhoneiro que precisa fazer uma transferência de propriedade de veículo Bahia até outro estado dentro de todo o território nacional pode ser impactado por uma propaganda quando entra nos limites estabelecidos pela marca nas redes sociais. 

Esse custo pode ser mensurado por meio de pesquisas junto ao público que teve acesso a banners digitais, ou mesmo pelos links patrocinados, ou mesmo em campanhas que considerem a geografia nas redes. 

Nesse ponto entra a automação do marketing digital, que identifica o potencial cliente por meio de postagens, palavras-chave, região e interação entre postagens em redes sociais e outras plataformas digitais. 

Se um motorista faz uma simples pesquisa sobre licenciamento de carro em Florianópolis, ele pode receber informações precisas de uma propaganda por meio de algoritmos trabalhados pelas empresas do setor de informática das empresas que investem em marketing digital.

Interação com relações públicas no ambiente online

Uma das possibilidades que as redes sociais oferecem é a interação imediata com as empresas que os usuários seguem no feed de notícias. 

Por isso é importante manter um setor de relações públicas eficiente e carismático, ao menos para responder com simpatia e elegância, conforme a identidade da marca, nesses ambientes. 

Quando um cliente B2B pesquisa sobre fabricante de piso epóxi em São Paulo dentro do setor da construção civil, por exemplo, ele pode precisar de informações técnicas que são essenciais para o fechamento de negócios. 

Portanto, não basta apenas o contato direto e a todo instante. É preciso conhecer a fundo o que é publicado dentro das redes sociais, e assim aproveitar ao máximo essa ferramenta dentro do marketing digital. 

Nesse sentido, para um primeiro contato, respostas padrão podem ser cadastradas para uma resposta mais imediata. 

Mas é preciso contar com uma equipe devidamente treinada para, caso o redirecionamento seja necessário, dar continuidade à conversa e efetivar a venda/solucionar o problema.

Mais ainda, profissionais que oferecem serviços especializados para consumidores diretos devem ficar atentos às postagens e às interações realizadas dentro da rotina de propaganda. 

Se uma campanha de marketing digital sobre instalação de ar condicionado Salvador está publicada de maneira abrangente, sem limitação regional, pode ser que tenha que responder a dúvidas de moradores de outras cidades e até mesmo estados, por isso também é importante a determinação de espaços, caso exista essa limitação. 

Como as redes sociais estão presentes nos mais diversos países, até mesmo informações a estrangeiros podem provocar uma troca de informações que não terão retorno. 

Enquanto isso, os concorrentes podem estar atendendo o consumidor que está ao lado. Por isso é preciso direcionar bem as ações orgânicas e pagas.

Por esse motivo, também, é preciso entender muito bem como funcionam as redes sociais, as possibilidades que elas empregam na rotina dos empreendimentos comerciais e dos consumidores, e como isso afeta cada setor de forma específica. 

Tendo o segmento da construção civil de exemplo, se uma empresa presta serviços de conserto de placa de aquecedor solar apenas para hotéis, pousadas e condomínios residenciais, isso deve ficar claro dentro do marketing digital.

Dessa forma é possível direcionar os contatos para esses públicos específicos e os potenciais clientes da marca, otimizando os contatos e resultados que tem maior probabilidade de concluir um negócio.

Entretanto, se o serviço de assistência técnica também abrange empreendimentos imobiliários, como casas, sobrados e chácaras, o investimento no marketing digital pode ser mais amplo e deve ser reforçado em diferentes ações.

Mudanças implementadas ao longo da campanha

A dinâmica da internet pode mudar da noite para o dia. Ou melhor, a internet é tão dinâmica que as pessoas responsáveis por esse setor devem estar atentas a todo instante pelas mudanças e tendências que surgem. 

Muitas vezes elas são implementadas pela própria comunidade, sem interferência profissional, o que demanda uma resposta ágil para se manter competitivo.

Assim, é preciso considerar que as redes sociais fazem parte da rotina das pessoas que utilizam a internet para:

  • Apresentação de fotos; 
  • Compartilhamento da rotina;
  • Fonte de informação;
  • Publicação de posts interativos;
  • Entretenimento e contato com comunidades.

São trivialidades  propostas por essas plataformas digitais e que as empresas precisam aproveitar ao máximo as possibilidades proporcionadas, reforçando o marketing digital em todos os formatos possíveis, de acordo com o público-alvo a ser atingido. 

Por fim, é preciso acompanhar as métricas para identificar as ações que deram resultado positivo, e alterar aquelas que fugiram do objetivo proposto ou não trouxeram os resultados esperados.

Dessa maneira, é possível empregar estratégias mais eficientes e manter metodologias que se mostram funcionais dentro das métricas apresentadas, como uma otimização de campanha que permite se destacar cada vez mais nas redes sociais de forma orgânica. 

Com isso, ganha-se mais clientes, aumenta-se os lucros e a marca fica cada vez mais fortalecida junto ao mercado consumidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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