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Como ter sucesso nas vendas com o uso do marketing digital

O surgimento de novas empresas no mercado é algo muito comum e importante, principalmente por conta das oportunidades que o empreendedorismo promove na vida das pessoas. Para se destacar perante os concorrentes e atrair o público, é importante implementar estratégias de marketing digital, que podem ajudar no sucesso do negócio.

 

Independentemente do segmento de atuação ou porte da empresa, apostar no trabalho de marketing digital bem executado é uma maneira de atingir altos níveis de sucesso, a confiança do público e alcançar novos potenciais clientes.

 

Contudo, antes de apostar neste conceito, é importante compreender o que é e como funciona o marketing digital, porque quanto mais informações, mais fácil será de trabalhar na implementação das estratégias corretamente.

Como o marketing digital pode ser utilizado nos negócios?

O marketing digital consiste em um conjunto de ações para a comunicação das empresas e marcas, que podem utilizar o universo online para fortalecer o negócio, divulgar os produtos e serviços, além de expandir a gama de clientes.

 

As principais estratégias utilizadas são o Inbound Marketing, o SEO (Search Engine Optimization) e o Marketing de Conteúdo.

 

Com o marketing digital, as empresas podem promover os seus produtos e serviços nas mídias digitais. 

 

Esta é uma das principais formas das empresas e marcas se comunicarem com o seu público, graças a eficiência e a possibilidade de ter uma comunicação personalizada e de forma mais direta.

 

Isto posto, com um investimento correto, os empresários podem conquistar a confiança do seu público-alvo com rapidez, principalmente quando comparado aos métodos tradicionais de marketing para captar clientes.

 

Alguns conceitos-chave do marketing são muito importantes para que as empresas compreendam quais as estratégias mais adequadas e para que elas aconteçam conforme o planejado. 

 

Nesse contexto, há muitos termos específicos, considerando estratégias e métricas que podem ser usadas, no universo marketing digital que precisam ser conhecidas, como:

  1. Leads

São definidos como usuários que possuem algum interesse no negócio e/ou produto.

 

Estes futuros clientes, por meio do Inbound Marketing, fornecem as principais informações. 

 

Os dados ajudam as empresas a identificarem seus potenciais compradores e a cultivá-los com informações e conteúdos relevantes até o momento da compra. 

 

Ou seja, os denominados leads figuram em uma etapa entre o desconhecimento da marca e a conscientização de seus serviços.

  1. CTA

Chamadas de ação, ou Call to action, essa é uma sigla que representa um recurso que direciona os usuários para visitar o site ou rede social, bem como levar os usuários a efetuarem alguma ação nessas páginas, como comentar em uma publicação ou fornecer seus dados para futuras tratativas.

 

Com isso, é possível dar continuidade ao fluxo do funil de vendas e, fazendo com que os potenciais clientes cheguem ao momento da compra preparados para o consumo e com as informações necessárias – bem como contribuam com a prospecção.

  1. SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou, no português, otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento dos conteúdos e páginas, ou seja, o ranqueamento do site. 

 

Com o SEO é possível cumprir os requisitos básicos que os buscadores exigem para que os usuários encontrem a loja e seus produtos com mais facilidade.

  1. Landing Page

São as páginas especializadas na captação dos leads e são focadas na conversão desses usuários, colhendo informações mais precisas.

 

O principal objetivo da página é oferecer conteúdos ou materiais de valor para a coleta desses dados. 

 

Deste modo, os visitantes mais interessados nos produtos/materiais, deixam algumas informações para contato e assim se tornam leads qualificados, recebendo conteúdos mais direcionados às suas necessidades, o que promove a evolução no funil de vendas.

 

Outros conceitos importantes dessas estratégias e que demandam atenção são as personas e o próprio funil de vendas.

 

No primeiro caso, a palavra se refere a um perfil semi-fictício do cliente ideal, ou seja, um potencial comprador, considerando suas características pessoais e dores, podendo ser baseado nas informações traçadas com a coleta dos leads..

 

Neste caso, uma empresa especializada em construção de piscina pode definir o perfil de pessoas que atende/pretende atender, definindo campanhas mais efetivas para esse público e adequando a linguagem e as redes sociais usadas, por exemplo.

 

Já o funil considera toda a evolução do conhecimento/interação do internauta até que ele se torne um comprador, ou mesmo um representante da marca, visto que é possível fidelizar esses usuários de forma que eles passam a contribuir com a publicidade do negócio.

 

Por fim, outras estratégias e ferramentas que podem ser consideradas são:

 

  • CRM (Customer Relationship Management) para acompanhar o atendimento;
  • Fluxo de nutrição;
  • Conversão de leads;
  • CMS (Content Management System), para gerenciar os conteúdos;
  • Métricas de investimento (ROI, CAC, CPC, lifetime value, interações);
  • Conciliar inbound e outbound marketing.

Como acontecem as vendas?

Como visto, e considerando as explicações anteriores, os leads são os potenciais clientes, criando excelentes oportunidades de negócio, seja por estar interessado ou já ter demonstrado algum interesse no produto ou serviço.

 

Basicamente, um lead é alguém que está no alcance da empresa ou marca, não importa qual o canal de comunicação utilizado e se adequa aos perfis de potenciais clientes.

 

Com o inbound marketing, são as pessoas que passam a procurar as empresas, graças a eficiência do marketing de conteúdo e do SEO, e usar essas estratégias adequadamente possibilita que essas pessoas encontrem o negócio.

 

Contudo, é preciso considerar que existem pessoas que apresentam ciclos de compra diferentes. 

 

Assim, até a compra acontecer, pode ser que muitos usuários demandem mais pesquisas e considerações até que se sintam preparados para a compra. 

 

Por isso, o funil de vendas é tão importante para que os empresários possam filtrar e identificar esses diferentes perfis, encaminhando materiais e produzindo conteúdos que atendam os diferentes comportamentos dos clientes durante a jornada de compra.

 

Deste modo, é possível fazer com que apenas os potenciais clientes de meias para ciclistas interajam com determinado setor da loja, por exemplo.

 

Para isso, pode ser necessário fazer a geração de leads de forma regular, sempre atraindo pessoas para o topo do funil, bem como mantendo aquelas que já realizaram a compra interagindo com a loja, fidelizando os usuários e promovendo campanhas constantes para um negócio mais sustentável.

 

O processo de gerar leads pode acontecer de diferentes formas e com apoio de ferramentas que o marketing digital oferece.

 

Com isso, é preciso renovar todo o ciclo de vendas e tornar os leads em embaixadores da marca, nutrindo-os e mantendo o relacionamento adequado.

Como o marketing de conteúdo pode ajudar no sucesso do marketing digital

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito importante para fortalecer a marca no universo online.

 

Para isso, as empresas podem investir em blogs, redes sociais e sites, criando conteúdos que fazem mais do que vender, apresentando soluções para os problemas e gerando um grande fluxo de acessos.

 

Um ponto interessante do marketing de conteúdo é a possibilidade que as empresas e marcas têm de abordar diversos temas relacionados ao segmento de atuação do negócio, se aproximando mais dos usuários e alcançando novos nichos. 

 

Ou seja, com esta estratégia é possível oferecer mais temas de interesse do potencial cliente para além dos produtos para a venda, agregando valor à marca e mais relevância no mercado.

 

Sendo assim, investir na elaboração de um blog, perfis em redes sociais e um site bem desenvolvido é o modo de conseguir divulgar os serviços de contabilidade na Zona Sul de SP com qualidade, por exemplo, explicando outras práticas diárias que contribuem para mais saúde financeira.

 

Contudo, apresentar conteúdos de qualidade é importante, mas não é o suficiente, é preciso que haja identificação dos usuários e o acompanhamento de tais conteúdos para entender as necessidades dos usuários, aliando outras estratégias e relacionando ao serviço.

 

Assim, os gestores da área de marketing precisam pensar em métodos para otimizar a conversão de funil, algo que pode ajudar muito a aumentar a popularidade do negócio. Para isso, algumas práticas podem ser bastante vantajosas, tais como:

  1. Melhore os pontos de contato

É essencial avaliar os caminhos pelos quais os clientes chegam até o seu negócio. 

Isto posto, trabalhar bem o marketing digital, as publicidades digitais e verificar as classificações de vendas são formas de conseguir resultados promissores e entender o que precisa ser otimizado e quais canais trazem mais retorno.

 

Cuidar da comunicação, realizar call to action e melhorar o design são formas de conseguir manter os clientes e melhorar a relação cliente-empresa.

  1. Invista na produção de conteúdo relevante

Geração de leads e funil de vendas estão diretamente relacionados a bons conteúdos, pois é através deles que um visitante se torna um potencial cliente. 

 

Com um mercado competitivo, temos pessoas mais exigentes, por isso conteúdos criativos e diferenciados são formas de ter credibilidade e aumentar as vendas, demonstrando os diferenciais e formas de solucionar os diferentes problemas.

 

Desse modo, uma dedetizadora 24 horas pode utilizar de conteúdos personalizados e educativos para divulgar os seus serviços e captar novos clientes, bem como para informar formas de manter a casa longe de pragas, por exemplo, agregando ainda mais valor ao usuário.

  1. Não se esqueça do cliente após a venda

Após a compra, oferecer suporte ao cliente é fundamental para fidelizá-lo. A manutenção do vínculo é algo fundamental e que possibilita que o cliente retorne a consumir com a empresa, bem como divulgar seus serviços de forma orgânica.

 

Assim, alguém que realizou o processo de documentação de moto zero com um determinado despachante, ao receber novos materiais e orientações que podem ser necessárias após o serviço tende a recomendar esse empreendimento e, se necessitar, realizar o processo novamente com a marca.

Dicas para o sucesso da marca online

O uso do marketing digital é importante para fortalecer a imagem do negócio no online, atraindo clientes e gerando lucros. 

 

Para aumentar as chances de sucesso, seguir algumas dicas pode ser um diferencial.

  1. Tenha um planejamento

O sucesso no marketing depende muito de organização, por isso o planejamento é tão importante. 

 

Planejar as estratégias e ferramentas que serão utilizadas é a melhor maneira de ter um bom proveito da comunicação na internet e destacar um produto seja ele embalagens de areia de quartzo para filtro ou mesmo brindes personalizados.

 

Assim, com o plano de marketing digital é possível atingir públicos qualificados e alcançar os objetivos, além de fortalecer a presença e aumentar a credibilidade.

  1. Aposte no marketing de conteúdo

Formar uma boa equipe de vendas e contar com profissionais especializados em elaborar conteúdos  possibilita atrair e cativar usuários mais exigentes, oferecendo soluções para as suas dúvidas de forma criativa, além de promover mercadorias e serviços, como a aplicação de ozônio para emagrecer preço.

  1. Invista em profissionais capacitados e experientes

Ter especialistas em marketing na sua empresa é necessário para desenvolver um bom trabalho nas redes.

 

O conhecimento e experiência são diferenciais que permitem uma boa execução das estratégias, aumentando os lucros e melhorando o desempenho para alcance das metas e do público.

  1. Seja ativo nas redes sociais

Uma forma de se aproximar dos clientes é sendo ativo nas redes sociais, com postagens em diferentes formatos e respondendo aos comentários. 

 

Deste modo, criar contas nas redes e gerenciá-las contribui com a criação de ações promocionais personalizadas e o contato mais ativo com o público.

 

Assim é possível informar os usuários e se fixar em seu imaginário, auxiliando-os com a produção de conteúdos mais específicos, seja sobre como fazer vistoria veicular em Campinas ou mesmo técnicas para organizar melhor o guarda-roupa, no caso de segmentos voltados para veículos, móveis e organização.

 

Deste modo, usar o marketing digital e suas estratégias possibilita aumentar a gama de clientes, o volume de vendas e conquistar o reconhecimento do público e do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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