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O avanço da tecnologia, o crescimento da internet e o uso exponencial das redes sociais fazem do Marketing Digital algo indispensável para as empresas que desejam visibilidade no mercado. Não dá mais pra fugir dos recursos online, pois eles geram mais oportunidades de negócios, tornam os processos de vendas mais ágeis, promovem ações estratégias e aumentam as chances de conquistar novos públicos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TIC domicílios, o ano de 2019 registrou cerca de 126 milhões de usuários da internet no Brasil, o que equivale a 70% da população. Ainda segundo o estudo, são mais de 46 milhões de domicílios com internet e, entre os usuários ativos, 48% já adquiriu ou usou algum serviço online.

Além disso, dados da Ebit/Nilsen demonstraram que o comércio eletrônico (e-commerce) teve um crescimento de 12% em vendas, só no primeiro semestre de 2019, o que representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões. Ou seja, as compras pela internet são cada vez mais comuns e as empresas precisam se adaptar a essa nova forma de consumo online. Nesse sentido, as ferramentas digitais são fundamentais para um bom marketing.

Como investir no Marketing Digital para alavancar seus negócios

E-commerce

O termo e-commerce, também chamado de comércio eletrônico, refere-se a plataformas online que trabalham com a comercialização de produtos e serviços pela internet, com transações vias dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, smartphones). Esse tipo de atividade pode ser visto em diversos canais de venda, como as lojas virtuais e os marketplaces.

Toda e qualquer empresa pode ter um e-commerce, desde uma grande loja de departamento, até oficinas de revisão automotiva para viagem. A principal diferença nos comércios eletrônicos para esses dois tipos de negócios está justamente na criação da plataforma. Além disso, é preciso direcionar o design para o público (pergunte: quem procura revisões automotivas? Qual o perfil médio dos meus clientes? Entre outros questionamentos).

Além de se fazer presente no mercado virtual, o e-commerce oferece muitas outras vantagens, entre as quais:

  • Diminuição de custos, sem necessidade de loja física;
  • Facilitar a compra dos clientes, que pode ser feita em casa;
  • Ter maior segurança nas transações financeiras;
  • Poder analisar e mensurar resultados.

Redes sociais

Atualmente, existem mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. E o número só tende a crescer, ainda mais com a dinâmica cada vez mais ágil desses recursos, o aprimoramento das plataformas e o surgimento de novas opções de aplicativos. Por isso, as empresas não podem ignorar as potencialidades das redes sociais, especialmente, porque elas são o principal canal de comunicação e conexão das pessoas com o mundo virtual.

Assim, recomenda-se que toda e qualquer empresa tenha, pelo menos, uma página no Facebook (a rede mais famosa do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários). No entanto, também é possível focar em outros aplicativos, como Instagram, Twitter e LinkedIN. Tudo irá depender da estratégia de marketing da empresa, bem como do perfil do público.

As redes sociais possibilitam a divulgação instantânea de conteúdos, sejam eles diretamente nas plataforma, ou por meio de links de compartilhamento. Além disso, elas suportam diversos formatos, incluindo texto, imagem e vídeo. Com isso, muitas empresas podem inovar na produção de conteúdo, oferecendo mais diversidade aos clientes.

Vamos voltar à oficina automotiva. Ao invés de escrever um texto longo e com detalhes técnicos do serviço de alinhamento e balanceamento a laser, a empresa pode gravar um vídeo, destacando as principais etapas e mostrando todos os detalhes do procedimento. Isso chama a atenção dos usuários, que costumam prestar mais atenção em conteúdos audiovisuais, principalmente, no concerne à prestação de serviços.

Blogs para Marketing de Conteúdo

O blog é um recurso muito interessante para empresas que visam aumentar o engajamento do público, conquistar novos clientes e ter mais visibilidade no mundo digital. Assim como o e-commerce, os blogs são plataformas acessadas pela internet, porém, com o intuito de divulgar conteúdos, informações, notícias e depoimentos. Ou seja, eles funcionam como uma espécie de “diário”, mas também, onde as empresas podem discorrer mais sobre assuntos pertinentes ao seu negócio.

Sendo assim, um blog de uma oficina automotiva, como no exemplo, pode tratar das especificações para regularização de CNH cassada, mesmo que não faça esse tipo de serviço. No entanto, como é algo que dialoga diretamente com o macrotema (automóveis, carros), o público pode se interessar pelas informações ali tratadas e, como consequência, ter contato com a empresa.

Essa é a principal estratégia do Marketing de Conteúdo, que oferece informação gratuita aos usuários, porém, de maneira indireta, faz com que tenham contato com a marca. Isso pode gerar maior interesse e, futuramente, tornar o usuário um cliente.

Ferramentas para Marketing Digital: como facilitar a divulgação e produção de conteúdos

Além de todos os recursos citados anteriormente, é possível aumentar o engajamento e alavancar negócios no mundo digital por meio de ferramentas de gerenciamento, divulgação e produção de conteúdo. Elas podem ser aplicadas nos e-commerces, redes sociais, blogs e outras estratégias adotadas pela empresa.

Ferramenta de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, consiste no uso de palavras-chave específicas, que farão com que o seu conteúdo aparece com mais constância nas plataformas de busca (como o Google). Isso gera maior alcance de visitantes e aumento de usuários orgânicos, com grandes resultados de conversão de clientes.

Desse modo, voltando ao exemplo da oficina automotiva, o blog da empresa pode produzir um conteúdo sobre o freio a ar de caminhão, com o uso das palavras corretas e na quantidade certa. Com isso, os usuários que pesquisarem sobre o produto nos buscadores terão mais chances de encontrar o site na empresa.

Automação de e-mail marketing

O e-mail marketing é outro recurso muito usado para a divulgação e compartilhamento direcionado de conteúdo para usuários. Ele também é uma maneira de fidelizar antigos clientes, por meio do oferecimento de informações gratuitas, pelo canal de e-mail.

É preciso considerar que o e-mail marketing é diferente do spam, pois no primeiro, o usuário pode cancelar o recebimento quando quiser, além de ter em mãos um conteúdo personalizado. Como no exemplo anterior, a oficina automotiva pode enviar um e-mail marketing destacando um serviço novo de polimento automotivo cristalizado, com o uso de produtos únicos e especiais. O usuário pode ou não se interessar pelo conteúdo, porém é uma maneira eficiente de oferecer algo direto aos clientes.

No entanto, vale ressaltar que o uso de ferramentas de automação facilitam o compartilhamento de e-mails marketing, para melhor índice de conversão de clientes. As vantagens da automação já são recorrentes – uma pesquisa da TechTrends, no ano de 2017, mostrou que 58,5% das empresas participantes utilizavam ferramentas para e-mail marketing.

Construção de Landing Pages

A Landing Page, ou “página de aterrissagem”, é uma página com todos os elementos voltados à conversão do público em clientes, com hiperlinks para a plataforma de destino. Assim, quando um usuário busca determinado assunto no Google, ele acessa um post específico do seu blog – essa será a Landing Page.

Por isso, é importante produzir conteúdo relevante e com otimização nos mecanismos de busca. No exemplo que estamos tratando, a empresa pode falar sobre inspeção cautelar veicular, dando as devidas orientações para o usuário na Landing Page, enquanto na home (página principal) encontram-se formas de contato, preços, entre outras informações.

As Landing Pages também podem estar relacionadas. Quer dizer que, ao tratar de inspeção cautelar de veículos, a empresa pode produzir algo sobre laudo de vistoria para transferência, que também diz respeito aos documentos e processos necessários para a venda de um veículo. Portanto, são assuntos que dialogam e farão com que o usuário tenha interesse em continuar pesquisando sobre o seu negócio.

Fora isso, o usuário também pode deixar nome e alguma forma de contato; por sua vez, a empresa pode usar esses dados para manter um bom relacionamento.

É importante utilizar ferramentas de construção landing pages, que irão orientar a melhor forma de distribuir e compartilhar o conteúdo. Por exemplo, no caso de ofertas, a landing page pode tratar do laudo veicular preço especial, atraindo o usuário para uma oportunidade única.

Outras formas de conversão são o uso de imagens, infográficos, textos bem escritos e disposição correta de elementos. Com as ferramentas de construção, todo esse processo se torna otimizado e muito mais fácil. Além disso, com a automação das landings pages, o usuário pode ter acesso a um conteúdo personalizado, isto é, de acordo com as suas preferências. Isso torna as chances de conversão muito maiores e com melhores resultados no fechamento de vendas.

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