PDV

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Saiba como trabalhar com PDV em seu negócio

Você sabe o que é um PDV e como ele pode ser importante para o crescimento do seu estabelecimento?

 

Quem atua no varejo certamente já ouviu falar nessa sigla, que quer dizer Ponto de Venda. Em termos gerais, o PDV se trata de um software onde o comerciante consegue ter um controle amplo do seu negócio.

 

Atualmente, é muito comum que os empresários invistam na presença online do seu negócio, justamente para alcançar um maior número de pessoas, em diversas partes do país.

 

Nesses casos, é possível contar com um PDV online, que pode ser tão importante quanto o presencial. 

 

Para uma empresa especializada em painel de led venda, ter um PDV pode ser a maneira mais simples e direta de conseguir verificar todo o histórico das suas vendas e entender mais sobre o seu trabalho. 

 

Além disso, um ponto de venda permite um controle adequado, assim como a utilização de diversas estratégias de marketing.

 

Sendo assim, ter um PDV do seu negócio é fundamental por vários motivos, mas saber trabalhar de modo integral é uma das formas mais eficientes de conquistar bons resultados. 

 

Quer saber qual é a importância de um ponto de venda e como ele pode ser uma ferramenta indispensável para a sua loja? Então siga na leitura deste artigo para ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto. 

O que é um PDV?

Uma loja que venda bobina de papelão ondulado deve estar sempre em busca de alcançar melhores resultados para as suas vendas. O PDV pode ser uma solução eficaz para isso, justamente pela sua estrutura. 

 

Uma das necessidades primordiais de qualquer empresa é a facilidade em acompanhar, com precisão, as vendas e outras transações realizadas no estabelecimento. Por isso, o PDV se torna importante.

 

O sistema de ponto de venda, conhecido como PDV, é uma ferramenta para todos os tipos de empresas, independentemente de seu porte ou segmento.

 

As principais características de um PDV são:

 

  • Software de registro de vendas;
  • Armazenamento de dados;
  • Sistema em rede;
  • Automatização de tarefas;
  • Entre outros.

 

Desde o princípio, quando surge o conceito de comércio, os proprietários de estabelecimentos de venda buscam por uma solução eficaz para a sua loja, de modo que consigam mensurar os seus resultados. 

 

Afinal, uma loja que venda tinta epóxi preço, por exemplo, quer acessar facilmente informações sobre o seu volume de compras, o que também pode ajudar a entender mais sobre o perfil dos clientes. 

 

O PDV pode ser instalado em terminais, que armazenam dados e enviam registros para um computador central. Atualmente, é possível contar com um ponto de venda até mesmo em dispositivos móveis. 

 

Mesmo que algumas empresas de pequeno porte ainda façam as suas anotações em livros contábeis ou apostem em planilhas para este fim, ter um sistema PDV pode ser uma solução importante para o negócio.

 

Afinal, com um software que automatiza uma série de ações, é possível otimizar o tempo de atendimento no estabelecimento, e tornar o seu negócio mais competitivo. 

 

Isso porque ele pode ser usado para monitorar várias operações, de maneira a fornecer aquelas que podem ser informações importantes sobre o seu negócio. 

O PDV e o seu desenvolvimento 

O PDV nem sempre foi o mesmo. Como não poderia deixar de ser, esse tipo de sistema deve seguir as tendências tecnológicas, para que ele ofereça ferramentas cada vez mais eficientes. 

 

Uma montadora de stands que acompanhe o mercado e queira contar com um software eficiente de armazenamento das suas transações, precisará investir em um PDV para ampliar a sua capacidade de armazenamento e gerenciamento. 

 

Os sistemas de ponto de venda mais antigos eram ligados ao servidor da loja, ou seja, não eram do tipo online. 

 

Com isso, era necessário que as informações que precisassem ser acessadas tivessem que ser exportadas manualmente. Nesse cenário, umas das suas vantagens era não depender do sinal da internet para o funcionamento do sistema. 

 

Atualmente, o PDV passou por reformulações, sendo que os softwares mais recentes possuem uma estrutura totalmente diferenciada. 

 

Eles são conhecidos como PDV online, e são baseados em um sistema de cloud computing, permitindo um armazenamento de informações de modo cada vez mais seguro. 

 

Com isso, não apenas os dados permanecem protegidos, como o acesso aos registros podem ser feitos remotamente, independentemente de onde se esteja.

 

Assim, uma empresa especializada na venda de esquadrias de PVC preço, que quer acessar os dados de uma das suas filiais, pode utilizar o PDV para verificar o que deseja, mesmo a distância. 

 

Além disso, os sistemas mais atuais de ponto de venda podem ser instalados em qualquer tipo de terminal registrador. Isso porque ele reconhece qualquer hardware, como é o caso das impressoras de nota fiscal e de scanners de código de barras.

 

Para e-commerces, um PDV pode ser essencial. Isso porque ele consegue registrar informações de vendas do site e unificá-las ao sistema central, o que permite o controle total do seu negócio. 

 

Dessa maneira, é possível dizer que um PDV proporciona maior segurança, profissionalismo e facilidade na administração de uma empresa, principalmente para aquelas que desejam expandir a sua atuação. 

Por que implementar um sistema PDV

Para um empresário varejista, que venda abrandador de água, e queira investir no crescimento do seu negócio, optar pela instalação de um sistema de ponto de venda pode ser fundamental. 

 

Isso porque as potencialidades do uso de um PDV não se limitam apenas em controle de transações. Há funcionalidades relacionadas até mesmo ao marketing, assim como técnicas para aumento de vendas. 

Aumento da capacidade de atendimento

Um PDV presencial, assim como o online, pode ser responsável por aumentar a sua capacidade de atendimento. Isso porque ele permite que o software seja acessado por vários terminais, ajudando no processo de fechamento da venda. 

 

Além disso, vale lembrar que o PDV automatiza uma série de ações. Isso pode ser responsável pela redução de filas no seu comércio, de modo que os clientes prefiram ir ao seu estabelecimento e adquirir os seus produtos pela agilidade fornecida. 

Aceitação de diferentes meios de pagamento

Uma das estratégias para aumento de vendas é, justamente, aceitar diferentes meios de pagamento. 

 

Se antes a sua loja só poderia lidar com pagamentos em dinheiro ou débito, com o PDV é possível ampliar essas opções para vários tipos de cartão de crédito, assim como aceitar parcelamentos, já que o sistema está apto para um controle adequado da modalidade. 

Oferecimento de produtos no caixa

Um PDV pode ajudar a sua empresa a vender mais ao tornar possível comunicar ao seu cliente, no momento do pagamento, sobre uma promoção vigente na sua loja.

 

Isso ocorre quando ele adicionou uma unidade de um determinado produto na compra e, ao passar o código de barra pelo leitor, o atendente verificou que há descontos para quem levar mais unidades do item. 

 

Dessa forma, para aumentar as vendas de um imobilizador de cabeça, é possível utilizar o PDV como estratégia.

Cadastramento de clientes

Um PDV auxilia uma empresa a cadastrar os seus compradores, para criar um banco de dados que pode ser utilizado em estratégias de marketing futuras, fornecendo dados que ajudam a entender o padrão de compra dos compradores.

 

Isso pode ser feito rapidamente no caixa, durante um atendimento. Além de permitir que o atendente chame o cliente pelo nome, o que torna o ato da compra muito mais personalizado, é possível obter dados que ajudam em campanhas de marketing futuras.

Envio de e-mail marketing

O envio de e-mail marketing é essencial tanto para uma empresa especializada em instalação de câmeras de segurança, quanto para uma loja de departamentos. 

 

Nesse sentido, o sistema PDV pode auxiliar no aumento de vendas da sua loja, seja ela física ou virtual, graças ao uso da ferramenta para coletar o endereço de e-mail dos seus clientes e permitir o envio de promoções posteriores. 

 

Dessa forma, você consegue se comunicar com os seus consumidores mesmo que eles não esteja fisicamente na sua loja, o que pode trazer um maior número de pedidos para o estabelecimento. 

Redução de custos

O PDV pode ser um software de várias funções, de modo que ele também auxilia uma empresa a reduzir custos. 

 

Se antes algumas funções gerenciais dependiam de uma equipe de funcionários apta para o serviço, hoje esse tipo de atividade pode ser feita diretamente pelo sistema PDV. 

 

Além de registros financeiros, é possível unificar o sistema de estoque, o que gera agilidade nas suas vendas presenciais ou online. 

 

Também é possível emitir notas fiscais em poucos segundos, agilizando processos que antes eram demorados. 

 

Ao optar pela instalação de um sistema de ponto de venda no seu estabelecimento, é possível expandir a sua atuação com a abertura de filiais, de modo que o seu negócio cresça, sem que você perca o controle sobre ele. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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