O que é e como funciona a estratégia omnichannel

omnichannel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

O que é e como funciona a estratégia omnichannel

 

O omnichannel, apesar de ser um nome recente, moderno e atual, já ingressa há muito tempo no mercado.

 

Hoje em dia, essa estratégia tem como finalidade integrar os canais de vendas e os meios de comunicação para facilitar a vida dos clientes.

 

Há alguns anos atrás, antes da expansão da internet, o omnichannel já era muito utilizado. Se uma empresa vendia deck de madeira em uma determinada loja, e tinha um atendimento telefônico incluído no local, ela já poderia ser considerada uma usuária de omnichannel!

 

No entanto, hoje em dia, essa estratégia se tornou mais complexa: com o surgimento do universo digital, para aplicar o omnichannel, é preciso integrar os canais online e offline de comunicação da empresa.

 

Ou seja, se um consumidor quiser entrar em contato com a empresa pelo seu site, redes sociais, telefone, e-mail, ou indo até a sua loja física, o omnichannel permite que ele tenha facilidade em todas as alternativas.

 

Mas vamos conhecer mais sobre a estratégia do omnichannel abaixo. Quer saber como ela funciona? Então continue nos acompanhando!

O que é o omnichannel?

 

Basicamente, o omnichannel, ou omnicanal, é uma estratégia que integra todos os canais de comunicação que uma empresa utilizada, com a finalidade de melhorar e otimizar a experiência dos clientes.

 

Por meio do omnichannel, todos os clientes podem comprar online, em lojas físicas, por telefone, entre outros, com mais facilidade e qualidade no atendimento.

 

O termo omnichannel pode ser considerado como “todos os canais”, ou seja, a estratégia se consiste em juntar todos os canais de uma empresa, seja ele online ou offline, fazendo com que o cliente compra sem interrupções ou esforços.

 

Além disso, a estratégia também é válida para empresas que prestam serviços ou fazem locação temporária de produtos, como no caso da locação de totem digital, entre outros.

Como funciona a estratégia omnichannel?

 

Para aplicar a estratégia omnichannel em um negócio, é essencial que a empresa conheça bem a sua persona, que por sua vez, é o conjunto das características mais comuns entre o seu público.

 

Com ela criada, o próximo passo será entender por quais canais elas costumam entrar em contato com as empresas. Para isso, é preciso analisar a concentração do público nos mais diversos canais, seja redes sociais, aplicativos, telefone, entre outros.

 

Isso permitirá que a empresa saiba em quais canais realmente vale a pena investir. Se a sua empresa realiza artes para relógio de ponto, por exemplo, também é interessante analisar as empresas concorrentes e tirar todas as referências necessárias sobre as canais de comunicação que elas investem.

 

Feito isso, é necessário integrar os canais da empresa, aperfeiçoando a comunicação entre todos eles e eliminando todas as lacunas para o usuário.

 

Seguindo essas dicas, é possível aplicar a estratégia omnichannel com eficácia e garantir a experiência satisfatória dos seus clientes! O que está esperando para aplicá-la em seu negócio? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo digital.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email