O que é e como funciona a estratégia omnichannel
O omnichannel, apesar de ser um nome recente, moderno e atual, já ingressa há muito tempo no mercado.
Hoje em dia, essa estratégia tem como finalidade integrar os canais de vendas e os meios de comunicação para facilitar a vida dos clientes.
Há alguns anos atrás, antes da expansão da internet, o omnichannel já era muito utilizado. Se uma empresa vendia deck de madeira em uma determinada loja, e tinha um atendimento telefônico incluído no local, ela já poderia ser considerada uma usuária de omnichannel!
No entanto, hoje em dia, essa estratégia se tornou mais complexa: com o surgimento do universo digital, para aplicar o omnichannel, é preciso integrar os canais online e offline de comunicação da empresa.
Ou seja, se um consumidor quiser entrar em contato com a empresa pelo seu site, redes sociais, telefone, e-mail, ou indo até a sua loja física, o omnichannel permite que ele tenha facilidade em todas as alternativas.
Mas vamos conhecer mais sobre a estratégia do omnichannel abaixo. Quer saber como ela funciona? Então continue nos acompanhando!
O que é o omnichannel?
Basicamente, o omnichannel, ou omnicanal, é uma estratégia que integra todos os canais de comunicação que uma empresa utilizada, com a finalidade de melhorar e otimizar a experiência dos clientes.
Por meio do omnichannel, todos os clientes podem comprar online, em lojas físicas, por telefone, entre outros, com mais facilidade e qualidade no atendimento.
O termo omnichannel pode ser considerado como “todos os canais”, ou seja, a estratégia se consiste em juntar todos os canais de uma empresa, seja ele online ou offline, fazendo com que o cliente compra sem interrupções ou esforços.
Além disso, a estratégia também é válida para empresas que prestam serviços ou fazem locação temporária de produtos, como no caso da locação de totem digital, entre outros.
Como funciona a estratégia omnichannel?
Para aplicar a estratégia omnichannel em um negócio, é essencial que a empresa conheça bem a sua persona, que por sua vez, é o conjunto das características mais comuns entre o seu público.
Com ela criada, o próximo passo será entender por quais canais elas costumam entrar em contato com as empresas. Para isso, é preciso analisar a concentração do público nos mais diversos canais, seja redes sociais, aplicativos, telefone, entre outros.
Isso permitirá que a empresa saiba em quais canais realmente vale a pena investir. Se a sua empresa realiza artes para relógio de ponto, por exemplo, também é interessante analisar as empresas concorrentes e tirar todas as referências necessárias sobre as canais de comunicação que elas investem.
Feito isso, é necessário integrar os canais da empresa, aperfeiçoando a comunicação entre todos eles e eliminando todas as lacunas para o usuário.
Seguindo essas dicas, é possível aplicar a estratégia omnichannel com eficácia e garantir a experiência satisfatória dos seus clientes! O que está esperando para aplicá-la em seu negócio? Gostou do nosso post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.