A importância do marketing de dados na estratégia da sua empresa

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A importância do marketing de dados na estratégia da sua empresa

Desde a chegada da transformação digital, o mundo se tornou ainda mais conectado e informativo. Isso não influenciou somente melhoria na qualidade de vida, como também impactou o perfil e o comportamento dos consumidores modernos.

E se você não acredita nessa revolução, basta olhar há alguns anos atrás: imagine, por exemplo, que um potencial cliente queira comprar conexões pneumáticas. Para tomar a decisão de compra, o lead observaria características como a qualidade do produto e o tempo de entrega.

Porém, nos dias de hoje isso mudou. Para um usuário comprar o mesmo produto, ele irá observar as recomendações e comentários de outros compradores na web, além de também analisar o histórico da empresa e qual o seu posicionamento no mercado, entre outros.

Ou seja, resumindo, diante da nova era da informação, é mais que fundamental reinventar a sua empresa. E o marketing de dados surge como um meio interessante para isso.

Por sua vez, ele se trata de um conjunto de estratégias de marketing que utilizam dados e informações relevantes como base.

Mas, afinal, quais as vantagens de investir em marketing de dados nos dias atuais? Neste post, nós reunimos os maiores motivos para falar sobre a sua importância nas estratégias da sua empresa. Continue nos acompanhando para saber mais!

Antecipação de padrões comportamentais e tendências de consumo

Uma das vantagens mais visíveis do marketing de dados está capacidade de antecipar estratégias inovadoras por meio dos dados e informações.

É possível identificar tendências de consumo de clientes e se antecipar quanto ao seu comportamento.

Se sua empresa presta serviços de divulgação de relógio de ponto, com informações necessárias, você pode descobrir se o seu serviço irá ser substituído por outro tipo de mídia, por exemplo, ou até mesmo analisar se o seu público terá mais demanda para outros modelos de relógio.

Diferenciais competitivos

Além disso, o marketing de dados também proporciona a empresa mais diferenciais competitivos, que por sua vez, são fatores que permitem mais vantagens em relação aos concorrentes e, consequentemente, maiores chances de captação e fidelização de novos clientes!

Estabilidade comercial

Quando mais conhecimento sobre dados e informações do setor uma empresa tiver, maiores as chances da mesma estar preparada para qualquer tipo de desafio, contingências e problemas.

Se os dados indicam uma possível crise política ou mudanças na tecnologia, o negócio será capaz de planejar e implementar estratégias de marketing que simpatizam com os cenários de forma antecipada e otimizada!

Saiba da necessidade do seu público

Atualmente, uma empresa que utiliza dados e informações para desenvolver suas estratégias de marketing digital pode ter mais eficácia e resultados positivos nas ações, ao contrário de empresas que não utilizam dados. Mas porque isso acontece?

Basicamente, é porque as organizações que apostam nas informações estão focando nas necessidades visíveis do seu público-alvo, e esse é um fator-chave para definir o sucesso do negócio.

Ou seja, com as informações corretas do seu público, é possível ter mais conhecimento para satisfazer as suas necessidades e aumentar a fidelização.

Imagine que, a partir dos dados obtidos, você verifica que o seu público gosta de receber informações sobre totem digital. Será que os seus e-mails estão satisfazendo essa necessidade? Outra estratégia, como publicar conteúdos do assunto em seu blog, seria mais funcional?

Melhoria nos resultados

Outra das maiores vantagens do marketing de dados é que as ações oferecem uma base nítida para mensuração de resultados.

Basicamente, analisando e medindo todos os resultados obtido das ações de marketing, a sua empresa poderá verificar se a estratégia foi realmente eficiente ou não!

Para isso, é utilizado alguns indicadores de desempenho (KPI’s), como o Retorno sobre o Investimento (ROI), Custo de Aquisição por Cliente (CAC), alcance das publicações em uma determinada rede social, taxa de conversão, tempo de permanência em um website, etc.

Cada um desses indicadores mensuram os resultados e trazem mais clareza a empresa sobre a efetividade das estratégias. A partir deles, nós conseguimos ter noção se precisamos ajustar alguma estratégia, ou ela já está satisfatória.

Agora que você já sabe sobre a importância do marketing de dados na estratégia da sua empresa, o que está esperando para aplicá-lo em seu próprio negócio e ter sucesso? Gostou do nosso post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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