experiência do usuário

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A experiência do usuário tem sido um tema bastante discutido dentro das empresas e se tornou um grande pilar de avaliação dos consumidores, pois todos desejam uma boa experiência na procura por informações, produtos ou serviços.

Com o avanço da tecnologia e a chegada das redes sociais, as pessoas adentraram um novo universo que oferece a elas inúmeras possibilidades e experiências jamais vistas ou vivenciadas anteriormente.

Quando falamos da experiência do usuário, nos referimos a como uma pessoa irá se sentir e reagir perante a sua marca, e isso pode acontecer em qualquer cenário, mas hoje o lugar mais propenso para isso é a internet.

Independente de qual seja o seu negócio, desde um armazem logístico SP até mesmo uma loja de roupas, a internet, e principalmente as redes sociais, possuem uma influência e alcance que nenhum outro meio de comunicação teve durante toda a história.

Atualmente mais da metade de todo o mundo possui acesso à internet e um perfil em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem e são criadas com o passar do tempo. As que mais possuem número de usuários ativos são:

  • Instagram;
  • YouTube;
  • Tik Tok;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • LinkedIn.

Mas esse não é um texto para te mostrar os benefícios das redes sociais para o seu negócio, e sim para te provar que a experiência do usuário hoje se encontra dentro da internet a maior parte do tempo, portanto é nela que você deve focar.

Claro que se preocupar com a experiência do seu cliente no mundo real também faz toda a diferença para a boa avaliação dele, afinal de contas, fora das telas dos celulares e computadores, existem pessoas que precisam de relacionamento e comunicação.

Uma rede de empresas de modernização de elevadores, por exemplo, precisam oferecer um atendimento exclusivo e até mesmo um brinde como forma de melhorar a experiência daquele cliente durante o serviço contratado.

Por isso, hoje iremos te ajudar a entender a fundo o que é a experiência do usuário, a sua importância, benefícios para empresa e dicas para te ajudar a transformar essa parte do seu empreendimento.

Saiba o que é a experiência do usuário e a sua importância 

O termo surgiu da sigla em inglês UX (User Experience), que traduzida para o portiguês significa justamente experiência do usuário. Esse termo engloba diversas ações de um usuário perante a sua marca e que comprovam a aprovação dele com o que você oferece.

Para que você entenda na prática, selecionamos alguns exemplos para te ajudar a compreender a fundo esse termo.

Vamos imaginar que uma empresa de montagem mecânica oferece uma limpeza completa do automóvel e, de brinde, entregam um aromatizador de veículo para que o cliente use em seu carro.

Isso pode parecer algo simples, mas melhora a experiência daquele usuário perante a sua empresa e aumenta as chances dele gostar do seu trabalho e recomendá-lo para alguém de confiança.

Hoje essa experiência ainda é muito usada e é válida no contato pessoal com o cliente, mas se você deseja melhorar a experiência do seu usuário e fidelizar clientes, é preciso melhorar a experiência deles dentro do mundo digital.

A internet é o grande guia para quem deseja encontrar algo novo ou que precisa, desde uma empresa de paineis elétricos até mesmo um exame médico. Com poucos cliques conseguimos tudo o que queremos e precisamos na palma de nossas mãos.

Por esta razão, se a sua marca ainda não possui um site na internet e nem um perfil nas redes sociais, sua primeira missão é criá-los o mais rápido possível, pois a internet se trata de uma mina de ouro repleta de oportunidades e conquistas para a sua empresa.

Durante a pandemia de COVID-19, o número de empresas que foram abertas e empreendedores que faturam milhões com a internet foi surpreendente, tudo isso justamente porque eles sabiam o potencial e mercado promissor que a internet possui.

Dentro da internet a experiência do usuário se torna um pouco diferente do exemplo que demos acima, isso porque através das telas as coisas são bem diferentes, não conseguimos tocar e nem experimentar um produto ou serviço.

Um fabricante de chuveiro lava olhos não conseguirá mostrar o seu produto cara a cara com o cliente, mas isso não o impede de usar a internet para vender o sua mercadoria de maneiras criativas e inovadoras.

Dicas para melhorar a experiência do cliente online

Para te ajudar a saber exatamente o que fazer a partir de agora, selecionamos algumas dicas para que você saiba o que fazer no seu site e nas suas redes sociais para melhorar a experiência do usuário. Confira:

  1. Invista em um bom visual

Em algum momento na sua vida você já deve ter ouvido a famosa frase que diz que a primeira impressão é a que fica, e dentro da experiência do usuário nas redes sociais, isso é uma verdade absoluta.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais atentas às cores, formatos, ícones e visuais que uma marca oferece. Portanto, não poupe na hora de investir na construção de uma boa identidade visual tanto para o seu site quanto para as suas redes sociais.

Uma empresa de assistência técnica aquecedores Cumulus, por exemplo, pode investir na criação de um site repleto de ícones e referências chamativas deste universo, assim como essa mesma ideia nas redes sociais, criando coerência entre as plataformas e comunicação entre a identidade visual da marca.

Por mais simples que isso possa parecer, hoje faz toda a diferença na experiência de um usuário que gosta de marcas visuais e aumenta as chances de fidelizar um possível cliente.

  1. Pense na utilidade

Hoje os usuários estão atrás de empresas que procurem ajudá-los a resolver os seus problemas sem que seja necessário pagar para isso. Claro que não estamos falando que você deve dar o seu serviço ou produto de graça, mas uma pequena amostra dele pode ajudar.

Vamos imaginar que uma empresa realiza reformas em caldeiras, mas antes disso, é necessário uma visita para uma avaliação. Essa marca pode oferecer uma avaliação de integridade de caldeira em seu site para os clientes.

Assim como uma empresa de contabilidade e investimentos, ela pode implementar dentro do seu site uma calculadora que ajuda o usuário a saber quanto ganhará se investir em uma destinada ação dentro do intervalo de tempo que deseja.

Isso irá ajudá-los a resolver um pequeno problema e até mesmo contratar a sua marca para o que ele precisa, pois se trata de algo útil e que fará a experiência desse usuário ser muito melhor.

  1. Pense na acessibilidade

Atualmente vemos diversas marcas se preocuparem com a acessibilidade de seus clientes dentro de seus sites e perfis nas redes sociais. Isso acaba humanizando os processos da sua empresa e melhorando drasticamente a experiência deste usuário.

Quando falamos de acessibilidade, é normal que a maioria das pessoas pensem em uma página que possua tradução para pessoas com deficiência, áudio-descrição para cegos e até algum tipo de tecnologia para pessoas surdas.

Isso é extremamente importante e com certeza fará toda a diferença na experiência do usuário, mas algo que também deve ser levado em consideração é a possibilidade desse usuário acessar seu site de onde, como e quando quiser.

Por esta razão, se preocupe em cuidar da experiência do usuário com acessibilidade para portadores de algum tipo de deficiência, mas também não deixe de lado a boa funcionalidade e opções de uso.

  1. Seja original e criativo

Por fim, mas de forma alguma menos importante, jamais deixe de lado a sua essência e o propósito da sua marca desde o começo. Sua empresa foi criada e é mantida por pessoas, por isso pense sempre nelas na hora de cogitar alguma mudança.

Seja você um fornecedor de estrutura metálica ou até mesmo um professor de literatura, a experiência do usuário estará diretamente ligada à sua originalidade e criatividade, que só você poderá oferecer através da sua marca.

Por isso, deixe claro ao seu usuário qual o seu propósito, qual o seu diferencial e os motivos pelos quais ele deve estar junto com você. Isso gera intimidade e faz com que a experiência desse usuário seja impactante e marcante.

Lembre-se que antes de qualquer coisa, a experiência do usuário é uma experiência, e isso nenhum dinheiro no mundo paga. É como ir ao cinema, a experiência é única e mesmo que você assista o mesmo filme em casa, sabe que não é da mesma maneira.

Por isso, valorize o investimento e ideias inovadoras para experiência do usuário dentro da sua empresa, ouça seus clientes e colaboradores para que os próximos passos sejam sábios e gerem frutos repletos de sucesso e grandes conquistas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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