experiência do usuário

Compartilhe com os amigos

A experiência do usuário tem sido um tema bastante discutido dentro das empresas e se tornou um grande pilar de avaliação dos consumidores, pois todos desejam uma boa experiência na procura por informações, produtos ou serviços.

Com o avanço da tecnologia e a chegada das redes sociais, as pessoas adentraram um novo universo que oferece a elas inúmeras possibilidades e experiências jamais vistas ou vivenciadas anteriormente.

Quando falamos da experiência do usuário, nos referimos a como uma pessoa irá se sentir e reagir perante a sua marca, e isso pode acontecer em qualquer cenário, mas hoje o lugar mais propenso para isso é a internet.

Independente de qual seja o seu negócio, desde um armazem logístico SP até mesmo uma loja de roupas, a internet, e principalmente as redes sociais, possuem uma influência e alcance que nenhum outro meio de comunicação teve durante toda a história.

Atualmente mais da metade de todo o mundo possui acesso à internet e um perfil em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem e são criadas com o passar do tempo. As que mais possuem número de usuários ativos são:

  • Instagram;
  • YouTube;
  • Tik Tok;
  • Twitter;
  • Facebook;
  • LinkedIn.

Mas esse não é um texto para te mostrar os benefícios das redes sociais para o seu negócio, e sim para te provar que a experiência do usuário hoje se encontra dentro da internet a maior parte do tempo, portanto é nela que você deve focar.

Claro que se preocupar com a experiência do seu cliente no mundo real também faz toda a diferença para a boa avaliação dele, afinal de contas, fora das telas dos celulares e computadores, existem pessoas que precisam de relacionamento e comunicação.

Uma rede de empresas de modernização de elevadores, por exemplo, precisam oferecer um atendimento exclusivo e até mesmo um brinde como forma de melhorar a experiência daquele cliente durante o serviço contratado.

Por isso, hoje iremos te ajudar a entender a fundo o que é a experiência do usuário, a sua importância, benefícios para empresa e dicas para te ajudar a transformar essa parte do seu empreendimento.

Saiba o que é a experiência do usuário e a sua importância 

O termo surgiu da sigla em inglês UX (User Experience), que traduzida para o portiguês significa justamente experiência do usuário. Esse termo engloba diversas ações de um usuário perante a sua marca e que comprovam a aprovação dele com o que você oferece.

Para que você entenda na prática, selecionamos alguns exemplos para te ajudar a compreender a fundo esse termo.

Vamos imaginar que uma empresa de montagem mecânica oferece uma limpeza completa do automóvel e, de brinde, entregam um aromatizador de veículo para que o cliente use em seu carro.

Isso pode parecer algo simples, mas melhora a experiência daquele usuário perante a sua empresa e aumenta as chances dele gostar do seu trabalho e recomendá-lo para alguém de confiança.

Hoje essa experiência ainda é muito usada e é válida no contato pessoal com o cliente, mas se você deseja melhorar a experiência do seu usuário e fidelizar clientes, é preciso melhorar a experiência deles dentro do mundo digital.

A internet é o grande guia para quem deseja encontrar algo novo ou que precisa, desde uma empresa de paineis elétricos até mesmo um exame médico. Com poucos cliques conseguimos tudo o que queremos e precisamos na palma de nossas mãos.

Por esta razão, se a sua marca ainda não possui um site na internet e nem um perfil nas redes sociais, sua primeira missão é criá-los o mais rápido possível, pois a internet se trata de uma mina de ouro repleta de oportunidades e conquistas para a sua empresa.

Durante a pandemia de COVID-19, o número de empresas que foram abertas e empreendedores que faturam milhões com a internet foi surpreendente, tudo isso justamente porque eles sabiam o potencial e mercado promissor que a internet possui.

Dentro da internet a experiência do usuário se torna um pouco diferente do exemplo que demos acima, isso porque através das telas as coisas são bem diferentes, não conseguimos tocar e nem experimentar um produto ou serviço.

Um fabricante de chuveiro lava olhos não conseguirá mostrar o seu produto cara a cara com o cliente, mas isso não o impede de usar a internet para vender o sua mercadoria de maneiras criativas e inovadoras.

Dicas para melhorar a experiência do cliente online

Para te ajudar a saber exatamente o que fazer a partir de agora, selecionamos algumas dicas para que você saiba o que fazer no seu site e nas suas redes sociais para melhorar a experiência do usuário. Confira:

  1. Invista em um bom visual

Em algum momento na sua vida você já deve ter ouvido a famosa frase que diz que a primeira impressão é a que fica, e dentro da experiência do usuário nas redes sociais, isso é uma verdade absoluta.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais atentas às cores, formatos, ícones e visuais que uma marca oferece. Portanto, não poupe na hora de investir na construção de uma boa identidade visual tanto para o seu site quanto para as suas redes sociais.

Uma empresa de assistência técnica aquecedores Cumulus, por exemplo, pode investir na criação de um site repleto de ícones e referências chamativas deste universo, assim como essa mesma ideia nas redes sociais, criando coerência entre as plataformas e comunicação entre a identidade visual da marca.

Por mais simples que isso possa parecer, hoje faz toda a diferença na experiência de um usuário que gosta de marcas visuais e aumenta as chances de fidelizar um possível cliente.

  1. Pense na utilidade

Hoje os usuários estão atrás de empresas que procurem ajudá-los a resolver os seus problemas sem que seja necessário pagar para isso. Claro que não estamos falando que você deve dar o seu serviço ou produto de graça, mas uma pequena amostra dele pode ajudar.

Vamos imaginar que uma empresa realiza reformas em caldeiras, mas antes disso, é necessário uma visita para uma avaliação. Essa marca pode oferecer uma avaliação de integridade de caldeira em seu site para os clientes.

Assim como uma empresa de contabilidade e investimentos, ela pode implementar dentro do seu site uma calculadora que ajuda o usuário a saber quanto ganhará se investir em uma destinada ação dentro do intervalo de tempo que deseja.

Isso irá ajudá-los a resolver um pequeno problema e até mesmo contratar a sua marca para o que ele precisa, pois se trata de algo útil e que fará a experiência desse usuário ser muito melhor.

  1. Pense na acessibilidade

Atualmente vemos diversas marcas se preocuparem com a acessibilidade de seus clientes dentro de seus sites e perfis nas redes sociais. Isso acaba humanizando os processos da sua empresa e melhorando drasticamente a experiência deste usuário.

Quando falamos de acessibilidade, é normal que a maioria das pessoas pensem em uma página que possua tradução para pessoas com deficiência, áudio-descrição para cegos e até algum tipo de tecnologia para pessoas surdas.

Isso é extremamente importante e com certeza fará toda a diferença na experiência do usuário, mas algo que também deve ser levado em consideração é a possibilidade desse usuário acessar seu site de onde, como e quando quiser.

Por esta razão, se preocupe em cuidar da experiência do usuário com acessibilidade para portadores de algum tipo de deficiência, mas também não deixe de lado a boa funcionalidade e opções de uso.

  1. Seja original e criativo

Por fim, mas de forma alguma menos importante, jamais deixe de lado a sua essência e o propósito da sua marca desde o começo. Sua empresa foi criada e é mantida por pessoas, por isso pense sempre nelas na hora de cogitar alguma mudança.

Seja você um fornecedor de estrutura metálica ou até mesmo um professor de literatura, a experiência do usuário estará diretamente ligada à sua originalidade e criatividade, que só você poderá oferecer através da sua marca.

Por isso, deixe claro ao seu usuário qual o seu propósito, qual o seu diferencial e os motivos pelos quais ele deve estar junto com você. Isso gera intimidade e faz com que a experiência desse usuário seja impactante e marcante.

Lembre-se que antes de qualquer coisa, a experiência do usuário é uma experiência, e isso nenhum dinheiro no mundo paga. É como ir ao cinema, a experiência é única e mesmo que você assista o mesmo filme em casa, sabe que não é da mesma maneira.

Por isso, valorize o investimento e ideias inovadoras para experiência do usuário dentro da sua empresa, ouça seus clientes e colaboradores para que os próximos passos sejam sábios e gerem frutos repletos de sucesso e grandes conquistas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp