engajamento

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Sabemos que as redes sociais são muito importantes para qualquer empresa e, quando o assunto é engajamento, elas são essenciais para o mercado como um todo, tanto para influenciadores digitais quanto para organizações que querem se expandir.

Mas com tantas redes sociais, pessoas buscando conteúdos diferenciados e o interesse flutuante dos usuários, se tornou cada vez mais difícil conseguir aumentar essa métrica, e isso afeta diretamente tanto seus negócios como o seu alcance.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar como fazer para aumentar e melhorar o engajamento de suas postagens nas redes sociais, explorando as aplicações e benefícios, assim como algumas dicas que podem ser importantes.

Desde uma empresa de coleta de lixo reciclável SP até uma grande desenvolvedora de softwares precisam utilizar as redes sociais. Quando pensamos em pessoas que trabalham com a internet, as redes são uma das maiores impulsionadoras de conteúdo.

Os usuários navegam no meio digital em busca de conteúdo e, a todo momento, em algum lugar do mundo, existe alguém criando, gerando ou postando ainda mais, fazendo com que se encontre todo tipo de coisa na internet.

E isso varia bastante, existindo conteúdo sobre conserto de ventiladores industriais até mesmo maneiras de fazer um bolo sem usar produtos de origem animal. Em outras palavras, existe muito conteúdo e muito público a todo momento.

Quando pensamos em engajamento nas redes sociais, estamos nos referindo às curtidas, compartilhamentos em feed, stories e com outros amigos, assim como os comentários que seu público e outras pessoas interessadas pelo produto fazem.

Isso é muito bom também para medir o nível de satisfação do público tanto com seus produtos e serviços, como um projeto rede de distribuição, como as próprias postagens e criação de conteúdo da página. Pense que as redes são uma espécie de termômetro.

E não é como se fosse algo que possa ser ignorado, afinal, mesmo que a sua marca seja você mesmo e sua popularidade como influenciador, se as pessoas não gostam de algo, elas deixam de acompanhar, de seguir, de comentar, de curtir.

Ou seja, isso afeta diretamente todos aqueles que produzem conteúdo ou empresas que queiram expandir seu mercado no meio digital, fazendo com que seu negócio de, por exemplo, serviços de limpeza em condomínios, aos poucos fique menos influente e seja mais procurado.

Os tópicos a seguir irão abordar como melhorar o engajamento de suas postagens em redes sociais, apontando as táticas e métodos que podem ser melhor aproveitados e mostrando os benefícios de se investir nisso.

O conceito do engajamento

Antes de mais nada, é importante entender que, para gerar engajamento, você ou sua empresa precisa produzir conteúdo com bastante frequência. Sem isso, dificilmente conseguirá o apoio dos usuários e, mesmo que consiga, será um número muito baixo.

Ações são necessárias para que sua marca consiga atingir o público de maneira certeira, fazendo com que mesmo serviços de antecipação de recebíveis para empresas consigam um certo grau de engajamento e relevância dentro do mercado.

Isso porque, independentemente do motivo, as empresas precisam gerar leads e manter a atenção dele e, como dito anteriormente, sem conteúdo novo e relevante, que agregue valor e se mostre necessário para alguém, nenhum usuário irá gastar seu tempo com a marca.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo será a sua principal ferramenta e, quanto melhor trabalhar ele, melhor se sairá sua marca. E isso se aplica a qualquer tipo de empresa, desde uma loja de impressoras a uma assistência técnica aquecedores Cumulus.

As empresas que investem tudo que podem nessa estratégia de negócios consegue usufruir ao máximo de vários benefícios e, alguns deles que podem ser destacados são:

  • Maior alcance da marca;
  • Taxa de conversão maior;
  • Engajamento muito mais sólido;
  • Autoridade da marca melhor estabelecida.

Em outras palavras, a marca apenas tem a ganhar e, quanto melhor o seu engajamento, mais as pessoas irão compartilhar seus conteúdos, comentar sobre, dar opiniões sobre o quão bom ou o que precisa ser arrumado, entre diversos outros pontos.

Por isso é preciso seguir alguns passos para garantir que todo o investimento realizado renda frutos para a sua empresa e que seu trabalho com fabricantes de estação de tratamento de água tenha uma maior visibilidade.

Melhorando o engajamento

Agora que já melhor compreendeu o que é engajamento e como ela é importante para a sua empresa, chegou o momento de captar algumas dicas que podem fazer a diferença para a sua marca e chamar mais público.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão melhorar abordar tais táticas a serem utilizadas, portanto, confira.

01 – Conheça muito bem o seu público

O primeiro passo para garantir que o seu engajamento seja alto e bastante sólido é conhecer o máximo possível o seu público, afinal é ele que irá consumir seu conteúdo e se interessar pelo que está sendo criado.

Para isso, mesmo que o foco e tema da sua página seja o modelo de negócios de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, é preciso saber quais as vontades do seu público, como eles gostam de receber conteúdo e qual a melhor maneira de entenderem a mensagem transmitida.

Uma boa dica é criar personas para entender quais podem ser os próximos passos dos seus usuários, ajudando a entender melhor como eles podem reagir às diferentes postagens da sua marca e qual estilo combina mais com eles.

Uma dica muito viável também é perguntar ativamente qual a preferência deles, fazendo com que seja mais fácil criar um filtro de respostas e entender para qual lado deve seguir.

02 – Invista em marketing de conteúdo

Como dito algumas vezes ao longo do texto, o marketing de conteúdo é o principal motivo de engajamento das pessoas com uma página ou marca, seja de uma empresa ou de um influenciador digital.

Embora possa demorar para gerar bons resultados, é a forma mais sólida de se manter um público relevante, alimentando-os com conteúdo que seja importante, agregue valor para as pessoas que estão consumindo e que seja, em algum nível, atrativo.

É importante também ter uma certa periodicidade na qual publica as postagens, fazendo com que as pessoas sempre voltem para verificar quais são as novidades, criando um certo hábito que elas terão, mesmo que inconscientemente.

Apesar de utilizar as redes sociais, você pode explorar diversos formatos de conteúdo, podendo um dia fazer enquetes, outro respondendo perguntas, e até mesmo investindo em vídeos rápidos. Tudo depende do seu público e como você irá trabalhar isso.

03 – Tenha atenção ao visual

Sabemos que o conteúdo é o que realmente conta para uma publicação, principalmente quando já se tem um público estabelecido. O problema acontece quando ainda não se tem esse público, portanto é preciso conquistá-lo e, nesses casos, o visual conta muito.

Isso porque, se a publicação não é bem editada ou não possui um design chamativo, é mais fácil das pessoas julgarem ela como não interessante ou relevante, passando reto, não comentando e nem ao menos se dando o trabalho de ler.

Portanto, pense nisso quando começar a postar suas publicações. Pense na identidade visual da sua marca e como ela pode ser importante e impactante nesse momento. Em outras palavras, é preciso chamar a atenção e ser agradável.

04 – Interaja com o público

Interagir com o seu público e mostrar que está disposto tanto a melhorar, como em trazer coisas diferentes para eles, é o primeiro passo para gerar engajamento. Em outras palavras, incentive a interação do público com a marca e entre eles mesmos.

Um dos maiores erros de diversos influenciadores digitais e empresas que querem crescer na internet é achar que, se fizer apenas o conhecido, o básico, o “arroz e feijão”, já será o suficiente para criar engajamento e crescer no meio. E não é assim que acontece.

Deve-se sempre buscar formas de interagir com o público, seja pedindo a opinião deles, fazendo enquetes, sorteios e até mesmo fazendo postagens com os comentários de alguns.

Dessa forma, não só o engajamento do público aumentará como a sua empresa não será tão igual às outras, criando um diferencial e podendo cativar muitos usuários pelo seu carisma e sua preocupação.

Considerações finais

O texto de hoje explorou algumas dicas para aumentar o engajamento dos seus posts em redes sociais, explicando os conceitos de engajamento, abordando seus benefícios e apontando algumas dicas que podem fazer muita diferença.

Lembre-se que trabalhar na internet é estar sujeito ao dinamismo tanto do público quanto do mercado, e isso significa se reinventar a todo momento, buscando formas diferentes de dar o seu melhor e conseguir seu espaço dentro do seu segmento.

Utilize esse texto como orientação e siga sempre mostrando ao público o valor da sua marca, gerando mais e mais engajamento com o seu trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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