O abandono de carrinho em e-commerce tem se tornado algo mais rotineiro, o que para o consumidor não apresenta muitos problemas, mas para o empreendedor é uma grande perda.
Para contextualizá-lo no tema deste texto, primeiro precisamos explicar o que é e-commerce. Ele se trata de um negócio criado e mantido em um ambiente 100% online, ou seja, tudo sobre esta empresa está na internet.
Um bom exemplo disso são algumas marcas de roupas que nasceram na internet e vendem suas peças através dos sites ou das redes sociais. Um e-commerce não precisa de um espaço físico, ele conta com a imensidão da internet para conquistar novos clientes.
Agora, falando um pouco mais sobre o ato de abandonar o carrinho, ele consiste na ação de deixar o site de comprar logo após colocar os produtos desejados dentro do carrinho para efetivar o pagamento.
Vamos imaginar que um usuário está em um site de barras e perfis de alumínio e escolheu cinco produtos da loja para comprar, mas de repente ele desiste da compra e abandona os produtos sem finalizar o pagamento.
Isso consiste no abandono de carrinho e, quanto mais vezes ele ocorre, mais dinheiro essa empresa está perdendo, pois quem empreende sabe o valor que uma venda possui para o negócio.
Porém, isso não acontece do dia para a noite e muito menos sem uma justificativa razoável, por esta razão, precisamos entender os principais motivos que levam um usuário a abandonar o carrinho no e-commerce.
3 principais motivos de abandono de carrinho
Agora você irá entender alguns dos principais motivos que levam um possível cliente a desistir da compra em seu site. Vale a pena refletir se o seu site apresenta algum desses problemas e achar a melhor maneira de repará-los. Confira:
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Burocracia para realizar a compra
Vivemos em um país extremamente burocrático e a última coisa que uma pessoa deseja na hora de adquirir um novo produto são mais processos e dados que precisa oferecer para ter o que deseja.
Se um possível cliente deseja adquirir uma essência concentrada para amaciante, ele também deseja que o processo de compra seja rápido e simples, sem precisar de mil dados dele para finalizar aquele processo.
Um site que obriga uma pessoa a criar uma conta na plataforma para realizar a compra acaba afastando esse usuário e gerando seu cansaço, e nesse caso o cliente irá atrás de outra empresa que oferece mais acessibilidade no processo de compra.
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Altas taxas e impostos
Não é novidade para ninguém que a situação financeira do país e da maioria das pessoas está longe de ser confortável e boa, portanto a maioria procura o que deseja na internet justamente por saber que o preço pode ser mais acessível.
Entretanto, em alguns casos, ao finalizar a compra o cliente se depara com uma série de taxas e impostos cobrados pela empresa e que fazem o valor total da compra subir drasticamente.
Por exemplo, se um usuário for comprar um gerador para salão de festas e ver que a única taxa cobrada é a do frete de entrega, as chances dele abandonar esse carrinho são poucas, pois ele está pagando uma única taxa que sabe que será para o seu próprio benefício.
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Falta de suporte e otimização
Quando uma pessoa decide comprar algo pelo e-commerce, ela pensa em fazer isso justamente pelo processo ser mais simples e rápido, onde ela consegue fazer de onde estiver, quando e como quiser.
Porém, ao deparar com um site que não possui uma aba de suporte para ajudá-la em algum problema ou até mesmo um site que não a deixe ver o total de sua compra enquanto vai adicionando os produtos no carrinho, acaba desgastando e desincentivando esse usuário.
Uma pessoa que contrata uma produtora de vídeo comercial sabe que conta com o suporte dos profissionais, assim como saberá o valor total do serviço antes mesmo de pagá-lo. A falta dessa informação nos e-commerces pode fazer o cliente abandonar o carrinho.
Esses são os principais motivos pelos quais os clientes acabam abandonando o carrinho de compras no e-commerce. Existem diversos outros motivos que você pode estudar ao longo do tempo e verificar se eles também se aplicam ao seu negócio.
Entretanto, se pelo menos um dos modos citados acima acontece dentro do seu e-commerce, chegou a hora de pensar em soluções para resolver esse problema e diminuir a taxa de abandono de carrinho. E estamos aqui para te ajudar com isso também.
5 maneiras para diminuir a taxa de abandono de carrinho
Agora que você conhece alguns dos motivos que fazem uma pessoa abandonar o carrinho de compras, chegou o momento de conhecer ass soluções para esses e outros problemas que podem surgir. Confira:
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Ofereça opções de compra facilitada
Um usuário que pesquisa por “camisa brim uniforme preço” e encontra uma no valor que cabe em seu bolso, deseja realizar a compra imediatamente e de maneira facilitada, sem que seja necessário mil dados para isso.
Por esta razão, otimize o sistema de compras do seu site e ofereça a opção de compra com um clique. Nesse caso, esse usuário precisará inserir apenas o seu nome, e-mail, telefone e endereço. São poucos dados necessários para finalizar essa compra.
Dessa maneira, esse usuário irá ficar satisfeito com o processo de compra rápida e facilitada, que permite que ele adquira em poucos segundos o produto que deseja.
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Exclua taxas e impostos altos
Quando uma pessoa procura por um produto na internet, ela deseja encontrar algo acessível e livre de grandes taxas e impostos que, na maioria das vezes, lojas físicas acabam cobrando no valor final da compra.
Um dos benefícios do e-commerce para o empresário é justamente a economia que ele terá, pois não será necessário um espaço físico no qual ele gaste rios de dinheiro para manter, pois na internet é possível ter um espaço só seu até mesmo de graça.
Por isso, exclua taxas e impostos desnecessários no momento da compra de seu usuário, procure deixar apenas o valor do frete e se atente para que ele também não seja exorbitante, assim as chances desse cliente abandonar esse carinho serão baixas.
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Esteja presente para ajudar
Vamos imaginar que um cliente esteja comprando um copo de chopp personalizado, mas não sabe se a foto que ele quer inserir nesse copo realmente irá ficar do jeito que ele quer. Se o seu site contar com uma ferramenta de suporte e atendimento, isso pode ser resolvido de maneira rápida.
Para isso você não precisa gastar dinheiro contratando uma plataforma integrada de suporte, é possível realizar esse suporte até mesmo pelo WhatsApp, que é um aplicativo de mensagens instantâneas acessível e utilizado pela maioria das pessoas.
Incluindo um número de WhatsApp para suporte, esse cliente pode entrar em contato com sua empresa para tirar suas dúvidas e pedir ajuda em algum processo e, assim, dar continuidade a compra.
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Aumente as formas de pagamento
Anos atrás, poucas pessoas acreditariam se disséssemos que hoje conseguimos fazer transações e pagamentos imediatos através do celular e em qualquer dia ou horário da semana, porém é isso que acontece depois da chegada do PIX e dos bancos digitais.
Isso prova que, assim como as coisas mudaram em todo o mundo, seu e-commerce também precisa se adaptar a essas mudanças e oferecer opções de pagamentos facilitadas e que atendem a todos os seus usuários.
Se uma pessoa deseja contratar um distribuidor de molduras de isopor, o mínimo que ela espera é poder pagar isso da melhor maneira possível para ela. Por isso invista sempre nas forma de pagamento abaixo:
- PIX;
- Boleto bancário;
- Cartão de débito;
- Cartão de crédito;
- Transferência bancária.
Claro que você não precisa ter todas elas, mas contando pelo menos com três dessas, o seu usuário se sentirá mais confortável em escolher a melhor para ele e, assim, não irá abandonar o seu carrinho.
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Use e-mail e telefone
Por último, mas não menos importante, sempre que você verificar que um determinado cliente deixou o carrinho cheio e não finalizou a compra, entre em contato com ele e o lembre disso.
Na maioria das vezes, assim que esse cliente entra em um site de caixa de papelão para bebidas ou qualquer outro produto, é solicitado o e-mail e telefone celular dele para continuar o processo de procura e compra no site.
Pois bem, aproveite esses dados e envie um e-mail ou SMS lembrando que os produtos dele estão no aguardo da finalização da compra.
Isso irá fazer o cliente criar um vínculo com a sua marca e até mesmo se lembrar do desejo que estava para comprar aquilo que havia colocado no carrinho, o que aumenta as chances dele retornar ao site e finalizar a compra.
Essas são dicas simples, mas que farão toda a diferença na hora de diminuir a taxa de abandono de carrinho em seu e-commerce, aumentando as suas vendas e garantindo produtos de qualidade e um ótimo atendimento aos seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.