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Abandono de carrinho: Como reduzir - Cesar Web
carrinho

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O abandono de carrinho em e-commerce tem se tornado algo mais rotineiro, o que para o consumidor não apresenta muitos problemas, mas para o empreendedor é uma grande perda.

Para contextualizá-lo no tema deste texto, primeiro precisamos explicar o que é e-commerce. Ele se trata de um negócio criado e mantido em um ambiente 100% online, ou seja, tudo sobre esta empresa está na internet.

Um bom exemplo disso são algumas marcas de roupas que nasceram na internet e vendem suas peças através dos sites ou das redes sociais. Um e-commerce não precisa de um espaço físico, ele conta com a imensidão da internet para conquistar novos clientes.

Agora, falando um pouco mais sobre o ato de abandonar o carrinho, ele consiste na ação de deixar o site de comprar logo após colocar os produtos desejados dentro do carrinho para efetivar o pagamento.

Vamos imaginar que um usuário está em um site de barras e perfis de alumínio e escolheu cinco produtos da loja para comprar, mas de repente ele desiste da compra e abandona os produtos sem finalizar o pagamento.

Isso consiste no abandono de carrinho e, quanto mais vezes ele ocorre, mais dinheiro essa empresa está perdendo, pois quem empreende sabe o valor que uma venda possui para o negócio.

Porém, isso não acontece do dia para a noite e muito menos sem uma justificativa razoável, por esta razão, precisamos entender os principais motivos que levam um usuário a abandonar o carrinho no e-commerce.

3 principais motivos de abandono de carrinho

Agora você irá entender alguns dos principais motivos que levam um possível cliente a desistir da compra em seu site. Vale a pena refletir se o seu site apresenta algum desses problemas e achar a melhor maneira de repará-los. Confira:

  1. Burocracia para realizar a compra

Vivemos em um país extremamente burocrático e a última coisa que uma pessoa deseja na hora de adquirir um novo produto são mais processos e dados que precisa oferecer para ter o que deseja.

Se um possível cliente deseja adquirir uma essência concentrada para amaciante, ele também deseja que o processo de compra seja rápido e simples, sem precisar de mil dados dele para finalizar aquele processo.

Um site que obriga uma pessoa a criar uma conta na plataforma para realizar a compra acaba afastando esse usuário e gerando seu cansaço, e nesse caso o cliente irá atrás de outra empresa que oferece mais acessibilidade no processo de compra.

  1. Altas taxas e impostos

Não é novidade para ninguém que a situação financeira do país e da maioria das pessoas está longe de ser confortável e boa, portanto a maioria procura o que deseja na internet justamente por saber que o preço pode ser mais acessível.

Entretanto, em alguns casos, ao finalizar a compra o cliente se depara com uma série de taxas e impostos cobrados pela empresa e que fazem o valor total da compra subir drasticamente.

Por exemplo, se um usuário for comprar um gerador para salão de festas e ver que a única taxa cobrada é a do frete de entrega, as chances dele abandonar esse carrinho são poucas, pois ele está pagando uma única taxa que sabe que será para o seu próprio benefício.

  1. Falta de suporte e otimização

Quando uma pessoa decide comprar algo pelo e-commerce, ela pensa em fazer isso justamente pelo processo ser mais simples e rápido, onde ela consegue fazer de onde estiver, quando e como quiser.

Porém, ao deparar com um site que não possui uma aba de suporte para ajudá-la em algum problema ou até mesmo um site que não a deixe ver o total de sua compra enquanto vai adicionando os produtos no carrinho, acaba desgastando e desincentivando esse usuário.

Uma pessoa que contrata uma produtora de vídeo comercial sabe que conta com o suporte dos profissionais, assim como saberá o valor total do serviço antes mesmo de pagá-lo. A falta dessa informação nos e-commerces pode fazer o cliente abandonar o carrinho.

Esses são os principais motivos pelos quais os clientes acabam abandonando o carrinho de compras no e-commerce. Existem diversos outros motivos que você pode estudar ao longo do tempo e verificar se eles também se aplicam ao seu negócio.

Entretanto, se pelo menos um dos modos citados acima acontece dentro do seu e-commerce, chegou a hora de pensar em soluções para resolver esse problema e diminuir a taxa de abandono de carrinho. E estamos aqui para te ajudar com isso também.

5 maneiras para diminuir a taxa de abandono de carrinho

Agora que você conhece alguns dos motivos que fazem uma pessoa abandonar o carrinho de compras, chegou o momento de conhecer ass soluções para esses e outros problemas que podem surgir. Confira:

  1. Ofereça opções de compra facilitada

Um usuário que pesquisa por “camisa brim uniforme preço” e encontra uma no valor que cabe em seu bolso, deseja realizar a compra imediatamente e de maneira facilitada, sem que seja necessário mil dados para isso.

Por esta razão, otimize o sistema de compras do seu site e ofereça a opção de compra com um clique. Nesse caso, esse usuário precisará inserir apenas o seu nome, e-mail, telefone e endereço. São poucos dados necessários para finalizar essa compra.

Dessa maneira, esse usuário irá ficar satisfeito com o processo de compra rápida e facilitada, que permite que ele adquira em poucos segundos o produto que deseja.

  1. Exclua taxas e impostos altos

Quando uma pessoa procura por um produto na internet, ela deseja encontrar algo acessível e livre de grandes taxas e impostos que, na maioria das vezes, lojas físicas acabam cobrando no valor final da compra.

Um dos benefícios do e-commerce para o empresário é justamente a economia que ele terá, pois não será necessário um espaço físico no qual ele gaste rios de dinheiro para manter, pois na internet é possível ter um espaço só seu até mesmo de graça.

Por isso, exclua taxas e impostos desnecessários no momento da compra de seu usuário, procure deixar apenas o valor do frete e se atente para que ele também não seja exorbitante, assim as chances desse cliente abandonar esse carinho serão baixas.

  1. Esteja presente para ajudar

Vamos imaginar que um cliente esteja comprando um copo de chopp personalizado, mas não sabe se a foto que ele quer inserir nesse copo realmente irá ficar do jeito que ele quer. Se o seu site contar com uma ferramenta de suporte e atendimento, isso pode ser resolvido de maneira rápida.

Para isso você não precisa gastar dinheiro contratando uma plataforma integrada de suporte, é possível realizar esse suporte até mesmo pelo WhatsApp, que é um aplicativo de mensagens instantâneas acessível e utilizado pela maioria das pessoas.

Incluindo um número de WhatsApp para suporte, esse cliente pode entrar em contato com sua empresa para tirar suas dúvidas e pedir ajuda em algum processo e, assim, dar continuidade a compra.

  1. Aumente as formas de pagamento

Anos atrás, poucas pessoas acreditariam se disséssemos que hoje conseguimos fazer transações e pagamentos imediatos através do celular e em qualquer dia ou horário da semana, porém é isso que acontece depois da chegada do PIX e dos bancos digitais.

Isso prova que, assim como as coisas mudaram em todo o mundo, seu e-commerce também precisa se adaptar a essas mudanças e oferecer opções de pagamentos facilitadas e que atendem a todos os seus usuários.

Se uma pessoa deseja contratar um distribuidor de molduras de isopor, o mínimo que ela espera é poder pagar isso da melhor maneira possível para ela. Por isso invista sempre nas forma de pagamento abaixo:

  • PIX;
  • Boleto bancário;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito; 
  • Transferência bancária.

Claro que você não precisa ter todas elas, mas contando pelo menos com três dessas, o seu usuário se sentirá mais confortável em escolher a melhor para ele e, assim, não irá abandonar o seu carrinho.

  1. Use e-mail e telefone

Por último, mas não menos importante, sempre que você verificar que um determinado cliente deixou o carrinho cheio e não finalizou a compra, entre em contato com ele e o lembre disso.

Na maioria das vezes, assim que esse cliente entra em um site de caixa de papelão para bebidas ou qualquer outro produto, é solicitado o e-mail e telefone celular dele para continuar o processo de procura e compra no site.

Pois bem, aproveite esses dados e envie um e-mail ou SMS lembrando que os produtos dele estão no aguardo da finalização da compra.

Isso irá fazer o cliente criar um vínculo com a sua marca e até mesmo se lembrar do desejo que estava para comprar aquilo que havia colocado no carrinho, o que aumenta as chances dele retornar ao site e finalizar a compra.

Essas são dicas simples, mas que farão toda a diferença na hora de diminuir a taxa de abandono de carrinho em seu e-commerce, aumentando as suas vendas e garantindo produtos de qualidade e um ótimo atendimento aos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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