quais as possibilidades da criacao de site para o seu negocio

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Quais as possibilidades da criação de site para o seu negócio?

Quem tem um negócio sabe a importância de orientar investimentos em inovações e melhorias contínuas, para oferecer qualidade aos clientes, ampliar o alcance dos públicos e conquistar o sucesso no mercado.

 

Hoje em dia, uma inovação praticamente obrigatória para a sobrevivência das empresas é a criação de um site (ou até um e-commerce direcionado às vendas, dependendo dos objetivos de cada empreendimento).

 

Muito disso, deve-se ao crescimento da internet nos últimos anos, que proporcionou o desenvolvimento de inúmeras ferramentas de comunicação e, até mesmo, alterou o comportamento dos consumidores.

 

Só no Brasil, mais de 70% da população está conectada, de acordo com um levantamento realizado pela TIC Domicílios. A perspectiva é que esse percentual aumente rápido nos próximos anos, acompanhando a tendência dos países desenvolvidos.

 

Vale dizer que a pesquisa global Wirecard Global Consumer Survey mostrou que o Brasil se destaca entre as nações que mais usam sites para transações comerciais. Mais de 51% dos participantes brasileiros afirmaram ter feito uma compra online, ao menos uma vez no ano.

 

Mas quais as possibilidades da criação de site para o seu negócio? Seria apenas uma inovação ou tem efeitos diretos no lucro?

 

O artigo de hoje irá responder às perguntas, tratando da importância da internet para os negócios atuais e as vantagens das páginas web para empresas.

Por que ter um site é vantajoso para a empresa?

Imagine que você precisa encontrar um clínica capilar para iniciar um tratamento para queda de cabelos. Onde você irá buscar por esse estabelecimento?

 

É provável que você tenha pensado logo na internet e, de fato, esse é um comportamento comum de grande parte das pessoas.

 

Afinal de contas, é muito mais rápido e simples encontrar a empresa online, do que ir até à cidade e ficar “caçando” o melhor estabelecimento, produto ou serviço para a sua necessidade.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

 

Mas, além disso, quais as vantagens de ter um site para o seu negócio? A seguir, confira algumas delas!

Maior alcance

O site permite que o seu negócio alcance uma audiência global. Isso porque qualquer pessoa pode visitar a página, basta ter acesso à internet.

 

Por exemplo, uma distribuidora de seringas e agulhas pode enviar seus produtos em outras cidades e Estados, não se restringindo a uma localidade específica.

 

Claro que é necessário verificar a disponibilidade de atendimento da empresa. Quer dizer que, se o seu negócio não tiver condições de enviar a mercadoria, é preciso deixar claro essa questão para os usuários.

Maior confiança e credibilidade

A confiança é a chave do sucesso para as empresas. Se o seu negócio tem uma boa reputação na internet, com um site otimizado, o público passa a ter credibilidade e confiar mais nos seus produtos e serviços.

 

Pense por um instante: você prefere comprar em empresas de etiquetas adesivas que têm um site próprio ou em estabelecimentos que não possuem uma página?

 

A primeira opção parece muito mais confiável e é justamente isso que o cliente pensa.

Ou seja, o site ajuda a transmitir uma imagem de profissionalismo, o que aumenta as chances de venda.

Informações sempre disponíveis

Hoje em dia, as tradicionais listas telefônicas, grandes e pesadas, já foram substituídas pelas pesquisas online. Além da praticidade, a internet permite que você encontre as empresas rapidamente, com apenas um clique.

 

Por isso, os sites ajudam a disponibilizar informações relevantes ao público, fazendo com que a sua empresa seja encontrada mais facilmente, oferecendo diversas formas de contato para o público.

 

É importante que o seu site contenha algumas informações básicas, como:

 

  • Telefone e endereço;
  • Redes sociais;
  • Endereço de e-mail;
  • Dados da equipe;
  • Entre outros.

 

Se a sua empresa trabalha com a fabricação de peças em aço inox, por exemplo, e comercializa esses produtos online, também é importante colocar informações a respeito do preço, descrição das mercadorias e prazos de entrega.

Melhor rankeamento no Google

Aparecer no Google é um dos grandes desejos das empresas. Afinal de contas, praticamente todo mundo faz pesquisas por lá e, por isso, as empresas com uma boa classificação no buscador conseguem aumentar o número de visitas e criar novas oportunidades de venda.

 

Uma forma de fazer isso é através das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, que inclui o uso de palavras-chave no site (os termos mais buscados no Google).

 

É importante usar palavras-chave que façam sentido para o seu negócio. Por exemplo, as empresas de automação industrial podem criar textos com os seguintes termos: curso de automação industrial, automação industrial, tipos de automação, entre outros.

 

De acordo com o SEO Trends, os maiores ganhos da otimização para sites são: crescimento do tráfego orgânico (77,8%), maior qualidade de visitantes (41,8%) e melhor classificação no Google (38,2%).

Atendimento ininterrupto

O site permite que os usuários conheçam o seu negócio em qualquer hora do dia, sem a necessidade de acessar somente no horário comercial.

 

Desse modo, quando alguém quiser encontrar empresas de engenharia elétrica, o usuário pode buscar pelo serviço e ainda entrar em contato com a empresa (hoje em dia, há chatbots programados com respostas automáticas).

Melhor relacionamento com o cliente

Ao criar um site, você pode compartilhar informações acerca do seu produto ou serviço com o público, trazendo conteúdos valiosos sobre o nicho de atuação e solucionando muitas dúvidas da audiência.

 

Na internet, as pessoas querem encontrar materiais informativos, não apenas propagandas invasivas. Por isso, ao tratar de um visor acústico, por exemplo, é necessário trazer dados relevantes acerca do produto.

 

Dessa forma, os clientes passam a conhecer mais o seu negócio, criando uma relação de confiança e de relacionamento saudável, o que contribui para o aumento das vendas.

Redução de custos

Engana-se quem pensa que a criação de site é extremamente dispendiosa. Ao contrário, muitos empresários optam por migrar seus negócios apenas para o ambiente online, já que é possível reduzir custos com infraestrutura do estabelecimento e insumos (aluguel, contas de água e energia, entre outros).

 

Hoje em dia, é possível encontrar plataformas gratuitas para a criação de sites – embora seja aconselhável ter um domínio próprio, pagando uma hospedagem, para dar um ar mais profissional a sua página.

Como criar um site?

Diante de todas as vantagens, fica nítido o porquê criar um site é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mas resta a dúvida: como criar um site?

 

Calma, não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo é definir o objetivo do seu site: se ele será um e-commerce, um blog para compartilhamento de conteúdo ou uma página institucional. Isso ajuda na hora de escolher a melhor hospedagem.

 

Por exemplo, uma empresa de automação pode criar um blog só para compartilhar atualizações do segmento, com artigos sobre o uso da internet das coisas automação residencial, entre outros conteúdos.

 

Já uma loja de roupas pode decidir desenvolver um e-commerce, para venda online das peças e atendimento para todo o Brasil. Depois, é o momento de escolher o domínio do seu site.

 

É preciso ter cautela na decisão do nome na URL. Em geral, o melhor é usar o nome da empresa mesmo, para não ter erro. Daí é só finalizar o registro!

 

Caso a plataforma for paga, escolha o melhor plano, de acordo com as possibilidades de investimento da sua empresa.

 

Também é preciso decidir o local de hospedagem (host), que irá armazenar o seu site e disponibilizá-lo na World Wide Web (o famoso “www”), para que os visitantes possam acessar a sua página.

 

A parte mais “complicada” pode ser a definição do layout. Existem domínios com programações prontas, em que não é preciso escrever nenhum código para construção da página. Mas se não for o caso, o melhor é contratar um programador e um designer.

 

Lembre-se de respeitar as cores da identidade visual da marca e investir em um site responsivo (navegável em diferentes telas, como em tablets, celulares e smartphones).

Conclusão

Ter um site não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma obrigação para as empresas que desejam se destacar no mercado. 

 

No entanto, muitas empresas brasileiras ainda não investiram na criação de uma página própria, perdendo a oportunidade de obter mais vendas.

 

Por isso, quem ainda não tem um endereço na internet não pode mais perder tempo. Com o avanço cada vez mais rápido das plataformas online, é preciso ficar atento às mudanças, para conquistar o reconhecimento e sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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