site-responsivo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Por que ter um site responsivo?

Ter um site é importante para qualquer tipo de empresa, pois ele é a porta de entrada para que um novo cliente conheça a marca e se interesse pelo produto ou serviço que ela tem a oferecer.

No entanto, não basta apenas ter um site, é necessário que ele possa ser visto de qualquer tipo de dispositivo, tanto de um computador quanto de um celular, e é exatamente isso que o site responsivo visa facilitar.

Ele é capaz de se adaptar a qualquer tamanho de tela, sem distorções. Isso porque consegue identificar a largura do dispositivo, o espaço disponível e de que maneira a página deve ser apresentada.

Para isso, ajusta dimensões das imagens, das fontes e de todos os elementos que a compõem, para que não fiquem desproporcionais.

É importante pensar nisso, porque os endereços na web recebem visitas oriundas dos mais diferentes aparelhos, como um notebook, um celular e um tablet. E quando falamos dos dispositivos móveis, a evolução é ainda mais rápida.

Por isso, trabalhar com um site responsivo se torna cada vez mais importante para atender a qualquer formato e tamanho de tela. Então, falaremos mais sobre ele no decorrer deste texto.

O que é site responsivo?

Quando acessamos um site pelo celular que a tela fica perfeitamente ajustada, sem que precisemos dar um zoom para ler, estamos acessando um site responsivo.

Eles são projetados de maneira inteligente para se adaptarem a qualquer tamanho de resolução, sem distorções, lentidão ou outros problemas.

O site responsivo de uma empresa de vans para aeroporto, por exemplo, identifica a largura de cada dispositivo e determina o espaço disponível. Com isso, define de que forma a página será mostrada, aproveitando-o da melhor forma possível.

Ele também ajusta a dimensão das imagens, das fontes e de todos os outros elementos para que nenhum deles fique desproporcional.

Em outras palavras, estamos falando de um site que, com o mesmo layout, se ajusta a qualquer resolução de maneira harmoniosa, permitindo que o usuário tenha a mesma experiência de leitura, seja de um computador ou celular.

Importância do site responsivo

Hoje em dia, é mais comum que as pessoas acessem a internet de seus dispositivos móveis do que por outros meios. Dessa forma, se alguém vai pesquisar sobre empresas de monitoramento ambiental, fará isso pelo celular.

Isso aumenta a importância de as empresas investirem nesses sites, bem como, por diversas outras razões, tais como:

O Google prefere sites responsivos

Tanto o Google quanto os outros sites de busca têm como objetivo oferecer a melhor experiência para seus usuários. Isso também está relacionado ao termo usado na pesquisa, ao conteúdo e à qualidade do site.

Por conta disso, em 2015, o Google passou a priorizar os sites responsivos, devido ao aumento do uso de dispositivos móveis.

Carregamento mais ágil

A internet usada nos aparelhos móveis quase sempre é mais lenta, por isso, é essencial que os sites carreguem mais rapidamente.

A velocidade está diretamente relacionada à experiência do usuário e ao aumento da taxa de conversão. Inclusive, quando a página demora muito para carregar, a tendência é que o usuário a abandone.

Ademais, os sites responsivos são desenvolvidos para qualquer tamanho de tela e velocidade de internet. Isso quer dizer que o site responsivo de uma administradora predial poderá acessado daqui a uns anos por aparelhos ainda mais modernos.

Mais compartilhamentos nas redes sociais

As redes sociais são parte fundamental da vida das pessoas e das empresas. Elas fortalecem o branding e também o relacionamento entre marcas e consumidores.

Quando a organização tem um site responsivo, a funcionalidade entre ele as redes sociais fica mais acentuada. Isso aumenta a possibilidade de compartilhamento entre os usuários.

Vantagens do site responsivo

Usar um site responsivo também é muito vantajoso, tanto para as empresas quanto para os usuários. Isso acontece porque ele traz vantagens, como:

1 – Melhora a experiência do usuário

A experiência do usuário é muito importante e está diretamente relacionada aos resultados alcançados. 

Isso porque quando o visitante fica satisfeito com as páginas, as chances de ele comprar alguma coisa aumentam muito.

Por isso, proporcionar uma boa experiência é essencial para vendas, mas também para as estratégias em SEO.

2 – Diminui taxas de rejeição

O site responsivo de uma loja de moveis planejados SP, ou qualquer outra empresa, diminui a quantidade de usuários que acessam a plataforma e saem dela sem nenhum tipo de interação.

Isso está relacionado, também, à experiência do usuário, pois se ele não for bem recebido, as chances de desistir e até partir para a concorrência são maiores.

É importante tomar cuidado com a taxa de rejeição, pois quando ela está muito alta, o Google interpreta como sinal de que o conteúdo não é satisfatório. E quando isso acontece, o site acaba perdendo posições no ranking.

3 – Aumento das vendas

Pelo fato de as pessoas acessarem a internet cada vez mais por meio de seus dispositivos móveis, a tendência é que elas também comprem mais por eles.

Por isso, é essencial que o site funcione bem nesses aparelhos, para não atrapalhar o usuário ou tornar o momento da compra mais difícil, seja o site de uma empresa de móveis planejados ou qualquer outra.

4 – Aumento das conversões

Assim como esse tipo de página aumenta as vendas, também facilita a conversão de usuários em leads. Isso é ainda mais importante para as empresas que divulgam seus produtos e serviços pelas redes sociais.

Isso porque um usuário pode visualizar um link pelo smartphone enquanto visita o feed de notícias. 

Se ao clicar a página estiver desalinhada, as chances de ele não converter são muito maiores, do que ele voltar ao link usando outro tipo de dispositivo.

5 – Acessível de qualquer navegador

Há muito tempo que alguns sites só abrem ou funcionam em determinado tipo de navegador. Mas com os sites responsivos isso é a ainda mais positivo, pois eles podem ser acessados por absolutamente qualquer tipo de navegador.

Portanto, as páginas de uma empresa de portaria remota SP ficarão disponíveis para qualquer dispositivo e qualquer navegador. Além dessas, outras vantagens do site responsivo são:

  • Apoio ao acesso mobile;
  • Atende às especificações do Google;
  • Deixa a página mais rápida;
  • Facilita as ações na página;
  • Aumenta o engajamento.

Aumentar o engajamento é um fator muito importante para as marcas, e os sites responsivos também colaboram com isso, como veremos a seguir.

Como o site responsivo aumenta o engajamento?

Mudar um site comum para a versão responsiva é uma tarefa simples e que deve ser colocada em prática por empresas de todos os setores, como uma empresa de portaria virtual SP, caso queira se manter ativa no mercado.

Isso porque esse tipo de site tem influência no engajamento de uma marca com seus produtos e serviços. Exemplo disso é o fato de ele facilitar o compartilhamento por meio das redes sociais.

As pessoas estão cada vez mais conectadas nessas plataformas, utilizando-as para se comunicar com outros usuários e também com sua marca preferida. E o acesso a elas é praticamente todo por meio dos aparelhos móveis, como celulares.

Dessa forma, ao visualizar um link de uma empresa de projetos de moveis sob medida, por exemplo, que leve ao site da empresa, o usuário só conseguirá um bom acesso, caso o site seja responsivo.

Dessa forma, ele consegue ter acesso ao conteúdo, com isso, o número de compartilhamentos aumenta. Quanto mais pessoas clicam, interagem e compartilham conteúdos nas redes sociais, mais engajadas elas estão.

Outro fator que colabora muito para o engajamento é garantir que o usuário tenha uma boa experiência nas páginas da marca.

Ele não deve sentir dificuldades desde o início do seu acesso, portanto, a página deve carregar rapidamente. A resolução também deve ser perfeita, pois dessa forma o visitante consegue visualizar melhor o conteúdo e se identificar mais com a marca.

Se ele se identifica com ela e com o que tem a oferecer, é natural que ele se interesse, compre e fale da empresa para outras pessoas. Por isso, é muito mais fácil engajar o público quando a marca usa um site responsivo.

Conclusão

A presença digital é um fator importante para qualquer negócio que queira crescer, então, ter um site institucional é o primeiro passo para as estratégias on-line. Com o avanço da tecnologia, é importante que os canais de comunicação usados pelas empresas evoluam também.

A maior evolução para as páginas na web está em torná-las responsivas. Dessa forma, clientes e potenciais clientes conseguem acessar o site das empresas de um jeito muito mais fácil, sem perda de tempo e trazendo ótimos resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo digital.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email