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Por que ter estratégias digitais personalizadas para o seu negócio é essencial?

As estratégias digitais são importantes para que as empresas consigam divulgar sua marca, produtos e serviços, tendo em vista o fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

A internet influencia nosso dia a dia de muitas maneiras, principalmente quando vamos adquirir algo. O comportamento do consumidor mudou porque hoje ele tem acesso a inúmeras possibilidades para um mesmo problema.

Isso quer dizer que houve um aumento na concorrência, mas também nas oportunidades, pois o marketing digital é democrático e possibilita que cada negócio invista nas estratégias que puder.

Ou seja, mesmo com pouco, é possível obter bons resultados e fazer a empresa criar e conquistar um espaço melhor no mercado.

São práticas simples, mais baratas do que as tradicionais, mas que trazem ótimas oportunidades e resultados para todos.

Contudo, é preciso saber como trabalhar o marketing digital, mantendo o foco no fato de que, para dar certo, ele precisa ser bem direcionado. É aqui que entram as estratégias personalizadas.

Neste artigo, vamos explicar o que são, suas vantagens e mostrar quais são as principais estratégias. Se você quer saber mais sobre este assunto, confira o texto.

O que são estratégias digitais personalizadas?

O marketing personalizado tem como foco atrair os potenciais clientes de uma marca, por meio de estratégias adaptadas às suas necessidades e características.

Essa prática é vantajosa para os dois lados dessa relação de consumo, tendo em vista que os clientes se sentem mais valorizados, e com isso há um aumento nas vendas.

Se uma empresa de serviços de contabilidade personaliza suas estratégias digitais, também conquista mais visibilidade e consegue fidelizar seus clientes atuais.

No entanto, personalizar uma mensagem não é tarefa simples, pois ela precisa ser mediada para não se tornar invasiva e provocar reações adversas.

Mais à frente, mostraremos as principais práticas de estratégias personalizadas para você não cometer esse erro, mas antes, vamos falar um pouco sobre sua importância.

Importância do marketing digital personalizado

A personalização do marketing é intrínseca à internet, visto que ela permite que os usuários encontrem soluções que correspondam adequadamente às suas necessidades.

No marketing digital de hoje, o foco é a comunicação, pois seu princípio rege o fato de que os clientes não são mais meros consumidores, mas sim, seres com mente, desejos e necessidades.

É por isso, também, que eles esperam ter experiências positivas e personalizadas, o que impede que as marcas continuem investindo em ações padronizadas.

Para se ter uma ideia, a maioria dos consumidores não valoriza mais as empresas que oferecem experiências impessoais de compra.

Isso tem acontecido por conta do amplo acesso à informação, o que tornou as pessoas mais exigentes e acostumadas a soluções personalizadas.

No começo, todas as organizações, como uma empresa de treinamento cipa, perguntavam como era possível que tantos canais eficientes, como Google, e-mail e redes sociais, pudessem ser oferecidos gratuitamente.

O fato é que sua moeda de troca tem nome: dados. Além disso, ferramentas como Google AdWords e AdSense mudaram as experiências de navegação.

E nessa busca pela personalização do conteúdo, o comportamento do consumidor foi mudando, por conta das influências diárias das plataformas da web.

Então, quando a companhia personaliza suas estratégias, de acordo com as preferências e interesses de sua persona, torna o consumo de suas soluções mais tentador.

Além disso, quando a empresa disponibiliza informações altamente personalizadas, os consumidores se sentem mais à vontade para se aproximarem dela e do que ela tem a oferecer.

Conheça as principais estratégias

Agora que você já entendeu a importância da personalização de suas estratégias de marketing digital, neste tópico, vamos abordar as principais delas para que você aplique ao seu negócio:

Criação de site

Ter um blog e um perfil nas redes sociais são ações importantes para qualquer companhia, como uma empresa de assessoria trabalhista. Contudo, não dispensa a necessidade de ter um site institucional.

Ele aumenta a credibilidade da organização, pois é por meio dele que os consumidores se sentem mais seguros para fazer negócio, confiantes de que se trata de uma empresa séria e confiável.

Além disso, é mais uma forma para as pessoas te encontrarem, usando uma plataforma exclusiva que ainda ajuda a conquistar boas posições no Google e em outros buscadores.

Sem falar que o site também funciona como um canal de vendas, ou seja, você pode personalizar suas campanhas e direcionar os usuários para a página de compras.

Nós sabemos que, atualmente, é possível vender os mais variados produtos e serviços pelas redes sociais, por exemplo.

Mas é no site que você consegue personalizar a sua vitrine, deixando tudo com a cara da sua marca e possibilitando meios que facilitem a ação de compra.

Gerenciamento de Redes Sociais

Por falar nelas, poucas plataformas conseguem promover tanta interação quanto as redes sociais. Esses canais possuem o objetivo de melhorar a comunicação, a influência da marca e o diálogo entre elas e seus clientes.

Para as empresas de alimentação ou qualquer outra, ter um perfil nessas plataformas é uma necessidade indispensável. Por meio delas, as companhias podem:

  • Promover ações;
  • Compartilhar conteúdos;
  • Atender clientes;
  • Mostrar seus bastidores;
  • Dentre outras possibilidades.

As marcas conseguem expor claramente seus valores e ideais, o que permite aos usuários escolher aquelas com as quais se identificam, o que ajuda a aumentar o engajamento.

Só que não basta apenas criar um perfil nesses sites, é necessário cultivá-los, ou seja, saber usá-los adequadamente para que funcionem como divulgadores e mediadores de interações.

As companhias, como uma empresa de segurança do trabalho e saúde ocupacional, podem usar as redes sociais com diferentes objetivos, como:

  • Aumentar o branding;
  • Gerar tráfego;
  • Aumentar as conversões;
  • Melhorar as vendas;
  • Dentre outros.

Contudo, é necessário desenvolver uma boa estratégia para alimentar essas plataformas e impactar o seu público-alvo.

SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que têm como objetivo otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados de busca do Google.

Ser encontrado pelos usuários quando eles fazem uma pesquisa é um dos principais objetivos do Marketing Digital.

Só que você não precisa pagar para isso o tempo todo, visto que o SEO ajuda a otimizar os seus conteúdos de maneira personalizada para obter resultados orgânicos e alcançar o seu público-alvo.

O Google e outros buscadores estão sempre em busca de oferecer a melhor experiência para os que usam seus serviços.

Então, se alguém pesquisa sobre fornecedores matéria-prima cosméticos, por exemplo, os primeiros resultados serão aqueles sites que provarem que têm o melhor conteúdo e a melhor experiência para os usuários.

Quando você otimiza suas páginas, garante que elas sejam compreensíveis para as pessoas que as acessem, e ainda que encontrarão as respostas para as suas dúvidas de maneira personalizada.

Para isso, é necessário ter como base alguns fatores de rankeamento, e fazer uso de práticas como uso de palavras-chave adequadas, responsividade do site e produção de conteúdo de qualidade.

Marketing de conteúdo

Já que mencionamos os conteúdos de qualidade, não poderíamos deixar o Marketing de Conteúdo de fora das estratégias personalizadas de seu negócio.

Ele é importante para qualquer tipo de empresa, como no caso de uma clínica de psicologia, e seu objetivo é levar conteúdos de qualidade para a audiência, respondendo às suas dúvidas e anseios.

Ele é importante porque os consumidores adquiriram o hábito de buscar informações na internet sobre tudo o que desejam comprar.

Essa estratégia, quando personalizada, posiciona, então, a marca no lugar e no momento certo da jornada de compra do cliente, o que aumenta as chances de vendas.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo vai garantir a publicação de materiais relevantes e valiosos, que atraem, convertem e encantam a audiência.

Para personalizá-lo, é necessário entender bem a sua persona, para que possa ser publicado nos canais que ela mais utiliza, usando uma linguagem adequada e abordando os temas de interesse dela.

Conclusão

O marketing digital possui estratégias inteligentes e todas elas podem e devem ser personalizadas, ou seja, serem adaptadas ao seu público-alvo e ao que ele procura.

Cada estratégia mencionada acima pode ser personalizada seguindo uma receita que se adapte aos objetivos do negócio, como uma fabricante de agulhas hipodérmicas descartáveis direcionando os materiais à sua audiência.

Dessa forma, a companhia investe nos recursos certos, fazendo com que seus clientes e leads percebam a sua relevância no mercado em que atua.

Todas essas práticas, aliás, quando executadas de maneira personalizada, aumentam a relevância da marca e melhoram sua credibilidade, dois fatores essenciais para vencer a concorrência e ganhar novos espaços no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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