Site para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

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Quais as vantagens da criação de um site para a sua imobiliária?

Já não é segredo para ninguém como é importante para uma empresa marcar presença na internet, especialmente por meio de um website. Mas e as vantagens que uma imobiliária pode encontrar nisso, será que estão claras?

O primeiro ponto interessante aí é recordar que existem muitos portais para imobiliárias fazerem transações, sejam vendas, aluguéis ou outros tipos de negociação. Contudo, essas plataformas são cada vez mais concorridas, e algumas já estão saturadas.

Por isso, um site como um campo próprio da marca pode fazer toda diferença. Por outro lado, também existem muitas páginas de imobiliárias, então fica cada vez mais difícil fazer a diferença e se destacar no meio da multidão.

Daí que decidimos escrever este artigo, para ajudar você a entender melhor como funciona esse universo e como extrair dele os melhores resultados. Então, se estiver interessado em mudar sua imobiliária de patamar, é só seguir adiante na leitura.

Sobre fortalecimento de marca

Como vimos, marcar presença é um dos principais motivos para ter um site. Contudo, o que será que isso significa exatamente? Na prática, trata-se de fortalecer sua marca, mais ou menos como se fazia antes, na época do “boca a boca”.

Existe um jargão muito conhecido e muito verdadeiro que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. Assim, uma empresa de automação residencial, se quiser ser cogitada pelos clientes quando eles estiverem cotando e comprando, precisa ser lembrada.

É a necessidade de estar onde seus clientes estão, para ser visto pela pessoa certa, na hora certa. Hoje esse local é a internet, sem dúvida. Então, antes de qualquer outro motivo, é por isso que uma marca precisa estar na esfera digital.

Contudo, atualmente já não basta apenas colocar um site institucional no ar, como se fosse um flyer ou um cartão de visitas digital. É preciso ir muito além, como veremos adiante.

Quais os custos de manter um site?

Outro motivo fundamental que faz qualquer um decidir pelo site, é quando compara os gastos e investimentos da loja física com o espaço digital. Um estabelecimento como uma imobiliária gasta muito, mesmo que funcione apenas no horário comercial.

Agora, imagine seu negócio aberto 24h por dia, sem que você pague a mais por isso. É claro que há um custo de investimento em hospedagem e em desenvolvimento, contudo são taxas que costumam ser anuais, e são bem menores.

Tanto é assim, que algumas empresas já nem contam com espaço físico, mas funcionam apenas pela internet. Como um negócio da área de desenvolvimento de software, que realmente não precisa pagar aluguel e manter uma infraestrutura obrigatoriamente.

Então, além dos gastos mencionados, uma imobiliária não vai ter nenhum custo muito elevado para manter seu site rodando. Com o tempo, quando ela for investir em funcionários para a plataforma, o site já vai poder se pagar.

A comunicação e a interatividade

Outra vantagem de ter um site é a possibilidade de estreitar os laços com o seu público-alvo, e mesmo com alguns clientes em específico. Na loja física ou na imobiliária os clientes podem ir e vir de maneira desorganizada.

Já no site você tem o controle de tudo em suas mãos. Por exemplo, um escritório de gerenciamento de obras pode criar toda uma gestão de funil de vendas, para captar leads e gerar prospects, mantendo um banco de dados sobre cada oportunidade criada.

Vamos aprofundar isso ao dar a dica sobre criação de um blog para seu site. Mas o fato é que, com o tempo, a imobiliária simplesmente vai ter construído uma história e um montante de oportunidades que sem o site teria se perdido.

Essa relação positiva com a clientela pode ser reforçada por recursos de atendimento e suporte. Hoje eles vão desde e-mail e newsletters até chatbots, que são atendes virtuais que respondem aos clientes a qualquer horário do dia, sete dias por semana.

Portanto, seu site pode simplesmente começar a trabalhar para você e se tornar uma máquina de geração de oportunidades, melhorando a sua comunicação ao mesmo tempo que racionaliza seu processo de vendas.

Como tirar proveito de um blog?

Como vimos, foi-se o tempo em que bastava ter um site institucional no ar. A grande dica nessa área é criar um blog anexado ao seu site, assim os clientes podem trafegar entre as informações básicas do seu negócio, e os conteúdos criados para engajamento.

A grande dica nessa área é criar conteúdos originais, descontraídos e que gerem um ambiente no qual os clientes se sintam confortáveis para interagir e engajar ainda mais com a sua missão e a sua prestação de serviço.

Engana-se quem pensa que gerar conteúdos gratuitos é “trabalhar de graça”. Na verdade, uma construtora Rio Preto que faça isso em seu blog vai semear oportunidades, e quando os leitores estiverem em momento de compra, é nela que vão pensar em primeiro lugar.

Hoje os conteúdos evoluíram muito e vão além de simplesmente escrever artigos. Eles podem assumir os seguintes formatos, que vão tornar seu site ainda mais interessante:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Slides;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Áudios;
  • Entre outros.

Assim, as pessoas conseguem consumir o conteúdo da sua imobiliária enquanto fazem outras coisas, como dirigir ou se exercitar.

Temas que podem atrair muita atenção são os que dão dicas sobre reparos para se fazer em uma casa, desde pintura e melhorias no piso até alterações na rede hidráulica e na rede elétrica.

Explorando o funil de vendas

O funil de vendas que mencionamos acima já existia antes do marketing digital, sem dúvidas. Contudo, é indiscutível como ele pode ajudar uma imobiliária a racionalizar o seu processo de vendas.

Para isso, é preciso saber montar a estratégia. Por exemplo, um escritório de engenharia e arquitetura precisa criar métodos para cada etapa. A geração de leads e oportunidades fica por conta do blog e das interações.

A alimentação dos leads pode passar por todos os formatos de conteúdo que vimos anteriormente, incluindo o e-mail marketing e as newsletters

Por fim, quando o lead for qualificado e se tornar um prospect, é o momento de passar a bola para o comercial, que faz o fechamento. Tudo isso só é possível graças ao site.

O papel fundamental das multimídias

Como vimos acima, os conteúdos criados em um site podem assumir vários formatos, o que já demonstra a importância das multimídias nos dias atuais. No caso da imobiliária, não é preciso dizer como as fotos e vídeos podem fazer diferença, não é mesmo?

Todo mundo já teve a experiência de ver fotos de uma casa para vender/alugar que não atraiam em nada, por estarem escuras, mal feitas e não saberem explorar os aspectos positivos do imóvel.

Uma dica para evitar isso é fazer fotos profissionais, nem que os corretores precisem fazer um breve curso sobre o assunto. Outra é, antes de sair tirando fotos e fazendo vídeos, realizar os famosos serviços de avaliação imobiliária.

Hoje esse ponto se tornou tão avançado que já são conhecidas as visitas por tour virtual, nos quais o visitante do site pode ver e “andar” por uma casa em 360º, graças à tecnologia que mapeia todo o espaço tridimensionalmente.

Outros casos de aplicação de tecnologia são os de softwares que fazem reparos e até mobiliam a casa pelo computador, sem que os cômodos tenham sido reformados de verdade. Depois do cliente visualizar como vai ficar e aprovar, é possível iniciar as obras.

Aumento de divulgação e tráfego

É incrível como um site pode ajudar uma imobiliária a aumentar seu alcance na internet, por meio de divulgações que, em maior ou menor grau, estão ligadas a ele.

O modo principal é o dos grandes motores de busca. Uma empresa de serviços de engenharia civil que apareça no Google, no Bing ou no Yahoo, que são os mais usados do Brasil, certamente vai ter um alcance muito maior.

Para isso, além de ter o site no ar e gerar conteúdos, é preciso investir em SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de páginas, cujo ranqueamento acontece gratuitamente.

Outra possibilidade é pagar o Link Patrocinado, que faz o posicionamento dentro de poucas horas, aumentando incrivelmente o alcance do site.

Outra divulgação igualmente promissora é a das redes sociais, que não estão diretamente ligadas ao site, mas podem funcionar muito bem com ele. 

Por exemplo, uma administradora de condomínios que só faça posts nessas mídias vai ter um resultado. Já aquela que ainda trouxer links do seu próprio site, com conteúdos robustos, terá um resultado melhor e mais potencializado no médio e longo prazo.

Com isso, fica claro que são muitas as vantagens que uma imobiliária pode alcançar por meio da criação de um site, desde que sejam levadas em consideração as dicas dadas acima.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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