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O marketing de eventos é fundamental para a geração de leads. Dos participantes dos eventos aos não comparecidos, cada inscrito é um lead de vendas que precisa ser acompanhado de perto.

Além disso, a geração de leads é a razão de ser do evento B2B, por exemplo.

Portanto, vale a pena ter um plano de acompanhamento de leads desde o início do planejamento de eventos, bem como do pós-eventos, a fim de aumentar a base de clientes, seja de uma empresa de envidraçamento de sacadas ou loja de cosméticos. 

Planejar e angariar leads qualificados é uma etapa crítica no processo de planejamento de eventos, portanto do pré ao pós-evento, aqui neste artigo iremos especificar tudo sobre a importância da geração de leads no marketing de eventos. Confira:

O que é marketing de eventos?

O marketing de eventos é um tipo de marketing que envolve a promoção de uma marca, produto ou serviço que visa incentivar leads a se tornarem clientes fidelizados e se apaixonarem pela marca e pela cultura organizacional.

Isso significa que tanto uma empresa de limpeza como uma empresa de automação industrial podem promover esse tipo de evento para essa finalidade.

Afinal, o marketing de eventos ajuda a construir relacionamentos mais profundos com os clientes e os educa sobre seus produtos.

Como funciona o marketing de eventos?

O marketing de eventos tem diversas abordagens que podem ser aplicadas conforme as estratégias. O principal formato dessa abordagem é quando uma marca executa e cria eventos esporadicamente.

Dependendo do tipo de eventos e das estratégias implementadas, pode ajudar a empresa a:

  • Construir relacionamentos mais fortes com clientes e prospects;
  • Encontrar novos parceiros;
  • Promover a marca;
  • Adquirir novos leads.

Outra tática que as empresas utilizam para promover o marketing de eventos dentro da sua empresa é participando de eventos como convidado.

Nesse caso, um representante da empresa pode promover um produto ou serviço ou fortalecer a reputação de uma marca, demonstrando sua expertise em determinada área.

Por fim, as empresas também podem patrocinar eventos e aumentar o reconhecimento da marca.

Não importa qual estratégia uma marca prefira, 95% dos profissionais da área concordam que o marketing de eventos é a maneira mais importante de atingir as metas de negócios, seja uma empresa de serviços de estamparia de metais ou uma loja de acessórios femininos.

A importância do marketing de eventos

A importância do marketing de eventos se resume a melhorar a credibilidade que a sua empresa possui no mercado.

Afinal, parceiros e clientes têm a oportunidade de interagir pessoalmente com a marca e ver o quanto ela é credível ou não, ou o quanto ela se aproxima dos valores que possui.

Isso torna o evento uma oportunidade de ouro para socializar e promover melhor sua marca de forma mais intensa e visível.

Não é à toa que cerca de 75% dos proprietários de empresas dizem que a oportunidade de fazer conexões úteis é o principal motivo para participar de um evento, bem como promover o marketing de eventos em suas próprias empresas.

Portanto, seja para organizar ou participar de um evento, é uma parte importante de uma estratégia saudável de aquisição de leads.

Isso sem contar as conferências para grandes empresas que reúnem um público interessado nos mesmos nichos e segmentos de negócios, produtos ou novas oportunidades em geral.

E além disso, o tema foco do nosso artigo é que a promoção e o marketing de eventos como um todo contribui para um grande impulsionamento na geração de leads.

Afinal, os participantes desses eventos provavelmente se tornam mais facilmente leads importantes e clientes fiéis, portanto não é difícil entender como os eventos são uma ótima oportunidade para gerar leads qualificados e fidelizar os clientes.

Outro ponto de grande importância que o marketing de evento promove é que, em muitos casos, as pessoas frequentam congressos ou seminários não só para trocar e absorver novos conhecimentos, mas também para fugir da rotina diária e se divertir.

Essa experiência positiva cria uma forte conexão emocional com a marca, seja empresa de locação de ferramentas elétricas ou loja de eletrônicos, por isso organizar um evento pode ser uma boa estratégia para o seu marketing de relacionamento.

Surpreendentemente, o marketing de eventos também pode ajudar a aumentar a presença online das marcas.

Cerca de 48% dos inscritos que participam de eventos compartilham suas experiências nas redes sociais, e isso é um marketing gratuito e pode aumentar os seguidores nas redes sociais, por exemplo.

 Para as empresas, isso significa maior alcance e maior reconhecimento da marca.

Já com essa rápida análise da importância do marketing de eventos, você com certeza já entendeu a eficácia dos eventos para a geração de leads, bem como para diversas estratégias de marketing de fidelização de clientes.

Agora vamos entender tudo com mais detalhes.

Por que fazer marketing de eventos para gerar leads?

Já explicamos de forma geral a importância do marketing de eventos para a geração de leads, agora vamos para os detalhes dos principais aspectos que mencionamos acima. Confira:

Os eventos incentivam o marketing boca a boca

Independentemente se é para uma empresa de Portaria virtual sp ou uma empresa de consultoria e coaching, os eventos são uma grande oportunidade de fazer com que outras pessoas que não participaram vejam detalhes sobre como foi o evento.

Isso porque, hoje em dia, a maioria das pessoas compartilham nos stories do Instagram onde estão, o que estão fazendo, etc.

Com isso as pessoas que participarem do evento promovido pela sua empresa ou marca certamente irão compartilhar, e isso fará com que os seguidores dessas pessoas entrem no seu perfil, nem que seja simplesmente por curiosidade para saber a natureza do evento.

Mas já nesse simples ato de olhar o seu perfil, essas pessoas já se tornam leads, que com algumas estratégias podem se tornar leads qualificados e consequentemente possíveis clientes.

Se você quiser que mais pessoas falem sobre seu evento, considere contratar um influenciador conhecido que possa espalhar a # para sua base de inscritos no evento.

Encontre blogueiros que seguem e escrevam sobre seu nicho de mercado. Quanto mais pessoas estiverem falando sobre seu evento, mais leads você poderá gerar.

Oferece oportunidades infinitas para atrair participantes

Ao promover um evento, você essencialmente amplia a sua rede para atrair mais participantes e leads para seu evento. Por exemplo, se você promover um grande evento online, você não está mais restrito pelo tamanho físico do local.

Isso também significa que você pode ter um público mais global para trabalhar com empresas que estão fora de sua localização geográfica.

Outro benefício dos eventos virtuais é que tudo pode ser registrado. Sessões e transmissões ao vivo podem ser gravadas e editadas.

Publique-os no site da sua empresa, no YouTube e em outras mídias sociais para atuar como um conteúdo de divulgação para os próximos eventos.

Você também pode reutilizar, reaproveitar e reciclar o conteúdo gravado de seu evento para criar novas postagens de blog e conteúdos exclusivos que podem gerar demanda para seu próximo evento.

Como garantir que seu evento irá gerar leads?

Os eventos e suas estratégias de marketing de conteúdo são comprovadamente de primordial importância para a geração de leads para a maioria das empresas.

Cerca de 85% dos profissionais de marketing sabem bem que isso funciona muito para a geração de leads e para atrair novos negócios, portanto vale a pena reservar um tempo para planejar adequadamente as metas e os objetivos do seu evento.

Se você deseja maximizar as chances de sucesso da sua empresa de serviços de limpeza ou qualquer outro tipo de empresa, siga estas etapas para criar um evento.

Essa é uma estratégia de marketing que de fato precisa ser bem planejada e bem projetada para poder resultar em mais leads e receita para sua empresa.

Alinhe o foco do seu evento

Seu evento deve ser planejado de acordo com suas metas e objetivos principais que foram determinados por suas equipes de vendas e marketing.

Esses objetivos podem gerar o maior número possível de leads. Ou para atingir um grupo menor e mais seleto de participantes, como superiores em empresas com as quais você gostaria de trabalhar.

Sua abordagem será adaptada de acordo com seus objetivos principais.

Assim, por exemplo, você pode querer organizar um evento de grande escala, completo com muitos fornecedores, patrocinadores e palestrantes convidados para sua empresa de conexões aço carbono rosca, por exemplo, se desejar gerar um grande número de leads.

Mas talvez hospedar um seminário ou webinar de pequeno a médio porte possa ser a melhor abordagem se você estiver interessado apenas em atingir algumas pessoas específicas.

Depois de saber o tipo de evento que deseja realizar, você pode começar a elaborar um tema e um foco que reforce sua mensagem e direcione as pessoas que deseja atrair.

Conecte-se com sua equipe de vendas

Faça com que suas equipes de marketing e vendas se alinhem para trabalhar na criação da lista de convidados e personas do comprador, para que você saiba exatamente quem está direcionando para o seu evento e por quê.

Isso pode incluir a verificação de registros e conversões de eventos anteriores para garantir que as pessoas que você está convidando tenham maior probabilidade de conversão.

Forneça VALOR, é simples assim

Para agregar valor ao seu público, você deve pensar sobre suas necessidades e pontos de problemas e desejos, e como pode ajudá-los a resolver seus problemas e alcançarem esses desejos.

Portanto, para promover bem seu negócio de Cartão Pvc Personalizado, é preciso fornecer valor e ter muito claro todas essas informações importantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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