storytelling

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Você pode até não saber o que é storytelling, mas tenho certeza que ele já te pegou em algum momento da sua vida.

Sabe quando você começou a ler um conteúdo e não conseguiu parar de tão interessante que ele era, ou quando você estava vendo um comercial e foi surpreendido pela história que ele contava? Tudo culpa do storytelling.

Essa é uma técnica de escrita usada para criar narrativas envolventes e marcantes, muito utilizada pelas marcas em suas propagandas, além de em:

  • Filmes;
  • Séries;
  • Podcasts;
  • Livros.

E outros produtos, para entender mais sobre o assunto e como ela pode te ajudar na estratégia de conteúdo da sua marca, seja de empresas de limpeza industrial ou loja de jóias, continue lendo este artigo.

O que é storytelling e quais os seus benefícios?

Essa palavrinha difícil diz respeito a uma técnica muito importante para a criação de conteúdo de diversos segmentos.

Essa é uma técnica de escrita que consiste em transmitir uma ideia, evento ou mensagem, e essa transmissão ocorre através de uma narrativa que pode ser feita por meio de palavras, sons e imagens.

Por exemplo, uma empresa de conserto de geradores pode criar uma campanha publicitária sobre os seus serviços usando apenas imagens, a narrativa será tão envolvente que não precisará de uma palavra para passar a mensagem que deseja.

De modo geral, o storytelling serve para contar uma história com o intuito de tornar a mensagem mais autêntica e atrativa para aqueles que a consomem.

Para que isso seja possível, o storytelling utiliza diversos elementos com o propósito de criar um enredo que possui começo, meio e fim e que passe uma mensagem que crie um vínculo emocional e que seja de certa forma inesquecível para os consumidores.

O objetivo do storytelling, não é apenas transmitir uma mensagem, quando essa técnica é usada por uma empresa de alpinismo industrial, por exemplo, ela cria um relacionamento com o cliente de uma forma mais profunda.

Além disso ele preza para que a comunicação se torne mais envolvente e cativante através de todos os recursos que são disponíveis, com isso o storytelling serve para fazer com que uma marca atinja seu público de uma maneira única.

O storytelling é usado em estratégias de vendas, copywriting e produção de conteúdo, tudo isso visando criar uma narrativa mais atrativa e que desperte a atenção do leitor, facilitando a conversão dessa pessoa em um possível cliente.

Uma empresa de levantamento planialtimétrico georreferenciado, por exemplo, ao investir na estratégia de storytelling, consegue observar os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento do branding;
  • Proporcionar mais estrutura para o conteúdo;
  • Direcionar o tom de voz utilizado na comunicação da marca;
  • Possibilitar a disseminação da personalidade da marca;
  • Torná-la mais reconhecível.

Esses benefícios permitem com que você consiga expressar as características únicas da marca, o que a diferencia da concorrência, afinal as campanhas têm histórias com começo, meio e fim, além de permitir a adequação da marca em diversos canais de conteúdo.

A importância do storytelling para o seu negócio

Tenha você uma empresa de colhedora de cana ou uma papelaria, o storytelling irá te ajudar a alcançar o sucesso com o marketing de conteúdo, afinal uma boa narrativa consegue atrair os clientes e fazer com que sua marca ganhe notoriedade no mercado.

Uma boa história tem o poder de prender a atenção das pessoas, fazendo assim com que elas notem a sua marca, produtos e serviços, afinal em um mundo com tantos estímulos visuais, as pessoas estão cada vez mais desinteressadas pelas coisas.

Por exemplo, quando você faz uma campanha de uma empresa de tanque de inox, o produto pode até não despertar interesse num primeiro momento, mas se a história for boa, você irá parar para acompanhar, certo?

Sendo assim, um storytelling bem-feito consegue atrair mais clientes e fazer com que o tráfego do seu site cresça, dando mais credibilidade e autoridade para aquilo que você publica.

Storytelling no marketing de conteúdo

Agora que você já entendeu o conceito do storytelling e como ele é importante para o crescimento da sua empresa, é preciso saber como aplicá-lo para conseguir aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Saiba que o principal objetivo é conseguir envolver a audiência de uma tal forma que faça com que eles se transformem em clientes.

Antes de tudo é importante que você conheça o seu público e tenha a persona da sua empresa bem definida, isso irá te ajudar na hora de criar as narrativas.

Se você é um fornecedor de tijolos, por exemplo, e deseja criar um bom conteúdo utilizando o storytelling, é importante que ele tenha as seguintes caraterísticas:

  • Ser divertido e envolver o seu público;
  • Ser relevante para a sua audiência;
  • Ser autêntico;
  • Ser memorável;
  • Ser significativo.

Acima de tudo, a sua narrativa precisa ter a essência e o posicionamento da sua marca, ela precisa ser fiel nesse sentido, pois só assim os clientes irão se identificar e com isso abraçar a ideia da empresa.

Como fazer um bom storytelling?

Veja a seguir como colocar essa estratégia em prática no seu negócio, essas são informações gerais que funcionam para marcas de diversos segmentos, seja uma empresa de câmara fria pequena ou loja de acessórios, basta adaptar para a sua realidade.

Conduza o leitor ao longo da jornada

Uma boa narrativa de storytelling utiliza uma ordem de acontecimentos, eles podem ser cronológicos ou não, mas é importante que eles conduzam o leitor de um ponto para o outro. Lembre-se que precisa ter começo, meio e fim.

Uma dica para construir essa narrativa é utilizar uma estrutura de texto comum, que possui:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Com isso você consegue conduzir o leitor de maneira que a leitura seja prazerosa e fluída, além de fazer com que os leitores assimilem a narrativa desejada.

Seja criativo

A criatividade é um pré-requisito para um storytelling de sucesso, isso garante com que a sua história seja única e com isso atraia a atenção do seu potencial cliente.

Você pode se inspirar em algum storytelling de sucesso, mas é importante que ele seja apenas isso, inspirações, nada de cópia, afinal a autenticidade é o que irá tornar sua história única e especial.

Uma dica é apostar em um tema relevante que apresente problemas que a sua empresa consiga resolver, além de incluir elementos que surpreendam o leitor e consiga quebrar suas expectativas.

Afinal, um filme é muito mais legal quando tem um final surpreendente, não é mesmo? Pense no seu storytelling como um filme que precisa impressionar os seus consumidores.

Transmita sensações positivas

As histórias que envolvem sentimentos como a alegria e conseguem emocionar as pessoas, passando uma mensagem positiva, tem muito mais chances de atrair o público e com isso viralizar.

Por isso é importante que você busque gerar um sentimento positivo no seu público, de uma forma que, ao lerem e assistirem o seu conteúdo, consigam ficar positivos, alegres e felizes.

Pense que esse cliente feliz e engajado com a história da sua campanha irá disseminar o seu conteúdo para mais pessoas, aumentando o alcance da sua marca.

Despertar esse sentimento de felicidade não é uma regra, sua empresa pode usar uma outra narrativa que esteja de acordo com os produtos e serviços disponibilizados.

Exemplos de campanhas que utilizam storytelling

Um belo exemplo de um bom uso de storytelling, é a campanha de final de ano do banco Itaú.

No comercial vemos diversas pessoas, como Fernanda Montenegro, Ludmila, Romeu Mion, filho do apresentador Marcos Mion, falando sobre a palavra respeito, mostrando o quanto ela é importante e que sem ela nenhuma das outras palavras fazem sentido.

Isso traz um posicionamento da empresa referente à diversidade e como o respeito e inclusão são importantes, além de ter esse apelo emocional que foi mencionado acima, mostrando uma mensagem positiva para o público.

A Dove também utiliza muito o storytelling em suas campanhas, afinal ela é uma marca voltada à autoestima. Em uma campanha intitulada Retratos Real de beleza, uma artista forense fez desenhos de acordo com as descrições que elas faziam delas.

Logo após, essa artista fazia desenhos de acordo com a descrição de outras pessoas, assim você tinha uma visão dos outros sobre você.

Os resultados mostraram como as pessoas são autocríticas e acabam encontrando defeitos em si mesmas, mas sempre enxergam a beleza real dos outros.

Com essa campanha a marca conseguiu atingir o seu público e mostrar a missão, visão e valores da sua empresa, sem ao menos que elas fossem mencionadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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