processo de vendas

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Saber como estruturar um bom processo de vendas dentro da sua empresa é uma das partes mais importantes para garantir o sucesso do seu negócio, afinal de contas, o setor de vendas é um dos que sustentam qualquer empresa do mercado. 

 

Isso porque, quanto mais vendas uma marca tem, mais faturamento ela obtém para expandir e fazer com que o seu produto ou serviço chegue para cada vez mais pessoas ao redor do mundo. 

 

Entretanto, para que esse sonho se torne realidade, é preciso que a marca venda mais, e para isso, é preciso que ela entenda e aplique as etapas de um bom processo de vendas que precisa ser estruturado de forma personalizada para cada marca. 

 

Hoje, é comum que muitos empreendedores encontrem espécies de fórmulas mágicas para estruturar processos de vendas em suas empresas, mas a verdade é que não existe fórmula mágica, pois cada negócio é um negócio e isso precisa ser respeitado. 

É muito difícil que um processo de vendas usado em uma empresa que oferece aluguel de van 18 lugares seja o melhor processo para um e-commerce de moda, por exemplo, pois se trata de tipos, formatos e segmentos de negócios completamente diferentes. 

 

Para quem está começando o seu próprio negócio, estruturar um bom processo de vendas pode ser mais difícil do que se imagina, o que é completamente normal quando se decide começar um negócio e ainda não se obtém pessoas e investimento para grandes coisas. 

 

Entretanto, estruturar um bom processo de vendas não exige diversos funcionários e muito menos rios de dinheiro, apenas o conhecimento das etapas corretas, disposição e adaptação ao seu estilo de negócio, e é sobre isso que veremos hoje. 

Entenda a importância de estratégias no processo de vendas

Antes de qualquer coisa, é necessário que você entenda mais sobre a importância de estratégias dentro do processo de vendas, pois elas se tornaram essenciais para quem deseja que esse processo seja aplicado e gere os resultados esperados. 

 

As estratégias podem ser entendidas como caminhos a serem tomados e que levam uma marca até o seu objetivo e isso serve para todo e qualquer tipo de marca, desde uma que vende cocho para gado até uma que presta serviços infantis.

 

Quando trazemos essa ideia para dentro do conceito de processos de vendas, entendemos que as estratégias surgem justamente como os meios que serão adotados para que o processo seja o melhor possível para a sua marca e gere os resultados esperados. 

 

Aplicar estratégias dentro deste processo está longe de ser um bicho de sete cabeças quando você entende onde deseja chegar e o que está ao seu alcance para ser feito a fim de que obtenha tais resultados que já foram estipulados.  

Quais são as etapas importantes no processo de vendas? 

Partindo para o que mais interessa, vamos conhecer as etapas que compõem um processo de vendas no mercado nos dias atuais, levando em consideração o mundo em que vivemos, onde a maioria das vendas e compras são feitas através do universo digital. 

 

Seja para vender um software ged ou artigos de decoração para casa, cada etapa desse processo precisa ser devidamente analisada e adaptada para o seu tipo de empresa, só assim você obterá sucesso com ele. Confira: 

Prospecção 

A primeira etapa é a prospecção, é o momento em que a empresa procura os potenciais clientes que podem consumir da sua marca. Aqui, é válido que você já tenha definido o seu público-alvo, pois ele será essencial para que essa etapa seja o mais simples possível. 

 

Qualificação 

A etapa de qualificação é aquela onde você qualifica os clientes que foram prospectados, ou seja, é o momento de analisar o perfil de cada um deles, entender quais são suas dores, desejos e necessidades para reter apenas aqueles com mais chances de consumir de você. 

Abordagem

Após tudo isso, chega o momento da abordagem, que é o contato direto com esse potencial cliente, essa abordagem precisa ser alinhada com o estilo da sua marca e personalizada para que o potencial cliente veja a sua marca de uma forma diferente e lhe dê atenção. 

Apresentação 

A apresentação é a etapa na qual você irá apresentar o seu produto ou os seus serviços de topografia preços para que o potencial cliente conheça mais sobre o que você oferece e quais os diferenciais da sua marca no mercado. 

Proposta 

Após conhecer bem o seu produto ou serviço, chegamos na etapa da proposta, que é onde a venda em si, começa a ser o ponto auge da conversa, onde o vendedor fala sobre todos os aspectos de pagamento, valores e benefícios da compra para o potencial cliente. 

Negociação 

Quando o potencial cliente não compra o produto ou serviço logo de cara, é preciso embarcar para a negociação, alinhando a melhor forma de pagamento e preço que agrade ambos os lados e que faça com que o cliente compre e a marca venda.

Fechamento 

Após muita conversa, negociação e transparência em todo o processo, finalmente chega o momento do fechamento da venda, que é quando o cliente realiza o pagamento e, de fato, compra o produto ou serviço que você oferece. 

Pós-venda 

Para algumas pessoas, a venda acaba no fechamento, mas elas se enganam, após vender a sua torre de arrefecimento alpina ou o seu serviço, é preciso investir no pós-venda, etapa que visa entender como o seu produto ou serviço impacta a vida daquele cliente. 

 

Essas são as etapas que formam um bom processo de vendas e que se você souber como aplicá-las de forma natural e personalizada para o seu negócio, suas vendas irão disparar e seus clientes se sentirão bem mais satisfeitos com a compra. 

Conheça algumas das principais estratégias de vendas 

Como mencionamos anteriormente, as estratégias fazem parte de um importante arsenal de ações que decidem o sucesso do seu processo de vendas, por isso, conhecer quais são as principais delas é essencial para isso. 

 

Existem estratégias que podem e devem ser aplicadas durante a ação de venda, seja ela feita por mensagens nas redes sociais, através do e-mail, de uma ligação ou até mesmo pessoalmente. 

 

Hoje, uma marca de pergolado de madeira tratada consegue obter incríveis resultados de vendas justamente por saber como aplicar tais estratégias, principalmente durante a etapa de negociação, que é quando o potencial cliente mais se sente em dúvida. 

 

Tais estratégias servem justamente como o meio para que você chegue no objetivo que deseja, que é a venda do seu produto ou serviço. Por isso, confira abaixo algumas das principais estratégias para tal ação: 

 

  • Gatilhos mentais;
  • Provas sociais;
  • Marketing de influência;
  • Tráfego pago;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Entre outras. 

 

Você pode estudar sobre cada uma delas e testar uma por uma para ver como você se sai, como o seu potencial cliente reage e quais as que geram os melhores resultados para a sua marca e, de fato, aumentam as suas vendas. 

 

Caso possua uma equipe de vendas, pode produzir um treinamento com as principais estratégias de venda e aplicar para que todos possam conhecê-las e até mesmo opinar sobre quais podem ser as melhores para o negócio. 

Cases de sucesso com essa estratégia

Para finalizar esse conteúdo, nada melhor do que conhecer algumas marcas que são líderes de vendas no mercado e dentro do seu segmento, desde uma que oferece aluguel de caçamba zona norte até mesmo uma que vende eletrônicos. 

 

As etapas do processo de vendas são versáteis e servem para todo e qualquer tipo de negócio, afinal de contas, uma das coisas que qualquer empreendedor mais deseja quando abre o seu próprio negócio é justamente aumentar o seu número de vendas. 

 

Claro que fazer isso requer muito mais do que apenas um processo de vendas bem estruturado, mas também profissionais de qualidade e capacitados para lidar com os mais diversos imprevistos que podem surgir. 

 

Entretanto, com persistência, foco e determinação, é mais do que possível fazer com que a sua marca seja vista como uma grande referência de vendas dentro do mercado, assim como são as seguintes marcas: 

 

  • Coca-Cola;
  • Colgate;
  • Nescafé;
  • Dove;
  • Nestlé; 
  • C&A;
  • Unilever;
  • The Body Shop;
  • Entre outros. 

 

Seja você o empreendedor de uma marca de cerca de tela galvanizada ou de um escritório de advocacia, apostar nas etapas do processo de vendas é uma forma inovadora e diferenciada de fazer muito sucesso no mercado. 

 

Com isso, a sua marca pode ser a próxima a compor a lista acima, que cresce cada dia mais e serve como exemplos que estimulam diversas outras empresas do mercado a desenvolverem um bom processo de vendas. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá não só aumentar o seu faturamento, mas também gerar valor ao seu produto ou serviço, fazendo com que os clientes levem para casa algo que poderá mudar por completo suas vidas. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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