marketing vertical

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O marketing vertical e o marketing horizontal são conceitos extremamente importantes para profissionais que desejam aumentar o reconhecimento da marca, tendo resultados positivos e conseguindo alcançar as mais diversas metas e objetivos das empresas.

Quando falamos em promover uma marca em um ambiente online, é importante considerar basicamente duas formas: marketing vertical e marketing horizontal. Sendo os principais meios para que se tenha o entendimento e as ferramentas certas diante das empresas.

Assim, atendendo e proporcionando uma melhora para marcas de diversos ramos, desde empresas de montagem industrial até as mais tradicionais, como empresas de publicidade, conseguindo proporcionar uma melhora para todas.

Ao planejar sua estratégia de marketing digital, é importante entender as características dos canais de comunicação online disponíveis, estudando e tendo conhecimento de todo o mercado e as ferramentas necessárias para o seu negócio.

Qualquer tipo de campanha de marketing digital é projetada especificamente para conectar uma marca com seu público, fidelizando e gerando negócios. Desse modo, criar uma conexão é algo totalmente único entre o consumidor e as empresas.

Por exemplo, uma fábrica de caçamba basculante agrícola, através destas ferramentas do marketing digital, consegue proporcionar uma relação com os clientes desta fábrica, conectando-os e mantendo toda esta relação de forma única.

Para isso, a seleção de canais precisa ser guiada pela identidade desse público. A partir daí, é preciso analisar a estrutura do canal e incorporá-la ao projeto, gerando cada vez mais recursos e formas para que este projeto aconteça e dê resultados.

Portanto, é importante entender que as ferramentas de marketing online possuem as características dos sistemas de marketing vertical e horizontal. Sendo necessário que entenda este funcionamento, para maior compreensão e facilitação desta ferramenta.

Ademais, este entendimento faz total diferença durante todo o processo, facilitando esta aplicação ao máximo para as empresas, sendo uma espécie de um sistema de gestão erp, alcançando todo o público e as metas traçadas pela empresa ou negócio. 

Sem mais delongas, continue a leitura e entenda detalhadamente sobre cada um dos pontos em questão.

O que é o marketing vertical?

As redes sociais caracterizadas por verticais são inerentemente baseadas em segmentos. Ou seja, reúnem pessoas com os mesmos interesses, focando em um conteúdo e disponibilizando só o que interessa a este público.

Como exemplo de uma clinica de fisioterapia Osasco, esta pesquisa atende um público em específico, então, o marketing vertical disponibiliza justamente este conteúdo para esse meio específico, facilitando todo o processo de busca.

Você pode comparar o sistema de marketing vertical padrão com a versão de fórum mais refinada. Afinal, essas redes são criadas para discutir questões específicas e reunir públicos com um perfil unificado.

O LinkedIn é um exemplo claro de mídia social para marketing vertical, pois reúne pessoas interessadas em progressão na carreira, assim, facilitando e reinventando todo o processo anteriormente conhecido.

No marketing digital, as redes sociais verticais representam uma grande oportunidade de negócio, pois as marcas utilizam o espaço para divulgar conteúdos exclusivos de interesse de seus públicos.

O maior benefício do marketing vertical é poder atingir um público específico e genuinamente interessado. Tendo um nicho mais especificado para os produtos e serviços apresentados.

Assim, fazendo com que o interesse e consumo dos produtos e serviços, tornem-se cada vez mais práticos e rápidos, tendo uma especificação em torno de cada produto e negócio apresentado.

Um exemplo disso são os marketplaces, nos quais os portais funcionam como uma espécie de “shopping online”, onde diferentes empresas podem divulgar seus produtos. 

Dessa maneira, as plataformas acabam reunindo as mais diversas empresas, como um escritório de contabilidade Imposto de Renda, tudo para que os clientes encontrem as soluções desejadas.

O que é o marketing horizontal?

As redes sociais horizontais funcionam de forma mais geral, pois constituem o ambiente online em que as pessoas se comunicam e compartilham diversos conteúdos – como Facebook, Google+, Twitter, etc.

Reunindo mais informações e públicos distintos, dando espaço para que os mais diversos grupos façam parte e tenham uma interação entre si, coletando informações e serviços dos mais variados lugares.

Além disso, o modelo de sistema de marketing vertical fornece um ambiente de reunião social na rede, dando aos membros acesso irrestrito às postagens de outros membros.

Nesse caso, a estratégia de marketing digital é mais abrangente para quem visa expandir e popularizar o negócio, sendo extremamente viável para que sua empresa se popularize e ganhe cada vez mais força.

Em geral, as redes sociais horizontais facilitam o relacionamento entre os participantes, principalmente porque seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo e conexões entre os usuários.

Assim, seguindo um padrão de entrega de postagens, ou seja, facilitando ao máximo a entrega destes conteúdos para empresas que conseguem estudar e seguir os padrões da rede.

Dessa forma, se uma pessoa visa uma abertura de empresa em Sao Paulo, este é um ótimo meio para a propagação e para que seu conteúdo chegue nos mais diversos públicos possíveis, popularizando ao máximo sua empresa.

Para as empresas, o marketing horizontal é uma ótima forma de estreitar o relacionamento com potenciais clientes, pois permite amplo investimento por meio desse conteúdo compartilhado, que precisa ser relevante para o público.

Com isso, tendo um alcance cada vez maior, sendo ótimo para a prospecção de clientes, e para que um novo público conheça e faça parte do seu negócio.

Aspectos e características dos conceitos

Embora cada plataforma de marketing digital tenha conceitos e peculiaridades, em muitos casos a agregação de dois perfis pode ser vista em um único canal, o que de fato ajuda a atingir o objetivo final.

Por exemplo, você pode fazer com que seu setor apareça em um nicho para alcançar clientes genuinamente interessados ​​em seu produto. Este será um comportamento de marketing vertical.

Mas ao mesmo tempo, você pode investir em redes sociais como o Facebook e compartilhar conteúdos e informações relevantes para alcançar mais pessoas, o que será um comportamento horizontal de marketing.

Assim, combinar as ações dos departamentos de marketing vertical e horizontal aumenta a probabilidade de capitalizar o número de vendas em seu setor, aumentando assim sua receita.

Fazendo esta junção extremamente necessária, para que justamente se tenha os resultados preestabelecidos pela empresa, conseguindo fazer a mescla de uma forma totalmente vantajosa para a empresa e para o seu público.

O mais importante é desenvolver um plano de marketing digital e determinar quais ações são do melhor interesse do seu setor. Ou seja, organizando e definindo, de fato, o planejamento e toda a estruturação da empresa.

Conseguindo através desta organização e junção, se tornar referência no meio em que a empresa faz parte, crescendo e conhecendo cada vez mais o mercado e todas as suas inovações. Obtendo uma excelencia operacional para empresas.

Diferenças entre o marketing vertical e horizontal

Um sistema de marketing vertical se refere a um sistema de marketing projetado para atrair e alcançar empresas do mesmo setor, sendo o foco principal em seu nicho e no público que já consome os produtos deste mercado.

Por outro lado, um sistema de marketing horizontal se refere a um sistema de marketing no qual empresas do mesmo nível se unem para obter economias de escala. Obtendo resultados e formas mais amplas no meio em que a empresa está inserida.

Ademais, os participantes de um sistema de marketing vertical incluem fabricantes, atacadistas e varejistas, todos trabalhando juntos para maximizar os lucros.

Por outro lado, os participantes de um sistema de marketing horizontal podem ser fabricantes, atacadistas e varejistas, sendo formas de trabalho e pensamentos diferentes em todo este processo.

Enquanto as empresas que usam sistemas de marketing vertical tentam atrair um grupo demográfico específico, as empresas que usam sistemas de marketing horizontais atendem a uma ampla gama de pessoas.

Os sistemas de marketing vertical não fornecem um ambiente colaborativo. Por outro lado, os sistemas de marketing horizontal fornecem. Inclusive, vários aspectos são abordados ao longo do processo, são eles:

  • Definição;
  • Os participantes;
  • Grupos demográficos;
  • Oportunidades de parceria.

Continue a leitura e entenda mais sobre cada um dos pontos que foram listados anteriormente.

Definição

Ambos têm sua definição, mas trabalham em meios totalmente distintos, operando com setores e técnicas diferentes, atendendo o público conforme os objetivos e metas da empresa em seu início de toda trajetória.

Os participantes

Os participantes citados no início deste parágrafo, são de extrema importância para que seja mantido um fluxo ideal de trabalho, e todo o público a ser alcançado consiga conhecer e compreender estes negócios e empresas.

Grupos demográficos

As empresas buscam por diferentes grupos ao decidirem qual será a estratégia a ser seguida pelo negócio, seguindo uma linha mais específica ou mais ampla, atendendo desde uma consultoria ambiental para empresas, até os mais diversos públicos neste processo.

Oportunidades de parceria

As parcerias são totalmente vantajosas para o marketing horizontal, em contrapartida as parcerias para o marketing vertical não são realizadas, sendo proporcionadas dificuldades para se estabelecer no mercado ao optar por esta ferramenta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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