Marketing de Guerrilha

Compartilhe com os amigos

Marketing de Guerrilha é uma abordagem estratégica voltada para a publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou serviço.

Ele foi criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson no final dos anos 1970, inspirado nas táticas alternativas usadas na Guerra do Vietnã.

O ser humano sempre precisou se reinventar, encontrar oportunidades para inovar e obter soluções criativas.

Na hora de divulgar produtos, serviços ou ideias de utilidade pública, isso não é diferente. Podemos dizer que o marketing, nas suas muitas formas, oferece o espaço perfeito para essa inovação.

Uma dessas formas de inovação, chamada de marketing de guerrilha, vem ganhando espaço pelo alto impacto que causa, mesmo sem gastar muito.

O que é marketing de guerrilha?

Sua empresa fabricante de faixa refletiva deve saber que marketing de guerrilha é uma estratégia focada na publicidade criativa e pouco convencional de um serviço ou produto, sendo até mais agressivo que outras formas conhecidas de divulgação.

Como falamos, a estratégia foi criada por um publicitário americano, que tomou como inspiração as táticas de guerrilha de um confronto bélico que estava acontecendo naquela época.

Mesmo com poder de fogo bem menor, os vietnamitas conseguiram derrotar os soldados americanos usando táticas de guerrilha e superaram seus adversários.

Trazendo esse conceito para o universo do marketing, a ideia é aumentar muito o impacto da ação sobre o público com um investimento baixo.

Motivos para investir no marketing de guerrilha

Faz todo o sentido para uma empresa de camisa polo para uniforme saber que essa forma de marketing vem crescendo mais e mais a cada dia, pois a promessa é trazer mais impacto com menos investimento financeiro.

Indo mais além, é preciso entender o que faz com que os resultados sejam tão expressivos assim, sendo essa a chave para criar ações de sucesso.

Comparando o modelo do marketing de guerrilha com o marketing tradicional, nem sempre vamos encontrar grandes diferenças em termos técnicos.

Ambos contam com anúncios que tentam atrair a atenção das pessoas para uma ideia, produto ou serviço, mas o diferencial está na abordagem.

Atualmente, todos nós somos bombardeados por um volume gigantesco de informações, prazos apertados e tarefas urgentes. Dessa forma, você vai concordar que acabamos ficando mais seletivos quanto ao que merece nossa atenção e tempo.

Por esse motivo, os anúncios convencionais se tornaram uma distração facilmente descartável, pois ninguém quer ser incomodado com propagandas inconvenientes.

Já o marketing de guerrilha, como uma empresa de fachada em ACM sabe, é feito para ser tão chamativo que se torne impossível ignorar, criando uma impressão duradoura na mente dos clientes.

O foco está em provocar uma reação no consumidor, podendo ser por fazê-lo reavaliar suas:

  • Prioridades;
  • Hábitos pessoais;
  • Métodos de trabalho;
  • Cutucando um concorrente de modo direto.

Fazer com que o seu público-alvo saia da sua zona de conforto é um dos pontos abordados nesse tipo de marketing.

7 dicas para fazer um marketing de guerrilha mais eficiente

Frisamos aqui um detalhe sobre o marketing de guerrilha: ao mesmo tempo que ele é impactante, esse impacto pode ser bom ou ruim.

Disso surge a necessidade de tomar alguns cuidados para que a ação não tenha um efeito contrário ao que você espera e gere uma reação negativa no público.

  1. Conheça muito bem seus clientes

O primeiro passo para sua fábrica de plásticos acertar nas ações de guerrilha é conhecer em detalhes as pessoas que serão impactadas por elas.

Isso inclui tanto os clientes atuais quanto os clientes em potencial. É importante que você considere as personas do seu negócio nesse momento.

Tomar esse cuidado é a melhor maneira de evitar que uma campanha incrível acabe se tornando um fracasso por não se encaixar nos interesses e valores do público.

  1. Não fuja das suas origens

O marketing de guerrilha não segue uma fórmula única, e para ter sucesso com ele, uma fórmula mágica é tudo o que você não deve buscar.

Algumas campanhas conseguem ser muito engraçadas, enquanto outras miram diretamente na provocação e no desafio, e outras ainda tratam de assuntos muito sérios.

É impossível que uma única fórmula consiga comportar todas essas mensagens diferentes com assertividade.

O mais importante é não fugir das suas origens: se o seu segmento de sacola TNT personalizada permite uma linguagem mais descontraída e leve, siga por esse caminho.

Senão é preciso se adaptar conforme for necessário, buscando um resultado final autêntico para sua empresa.

  1. Considere fazer parcerias

O marketing de guerrilha pode usar o co-marketing como um recurso de sucesso em suas estratégias. Um exemplo é a tática de guerrilha que a Microsoft usou para lançar seu tablet no mercado, o Surface.

Eles fizeram uma parceria com um lava-rápido de Chicago para expor em sua parede um graffiti anunciando o novo dispositivo. A novidade é a localização do estabelecimento, que ficava perto de uma loja da Apple, uma das principais concorrentes, bem à vista de seus clientes.

Um exemplo como esse mostra que parcerias de marketing de guerrilha não precisam ser complicadas para dar certo.

  1. Seja original

A originalidade é um elemento essencial nas táticas de guerrilha. É impossível se dar bem somente copiando o que deu certo em outros casos.

Não importa o quanto uma ideia já testada pareça fazer sentido para sua empresa, é sempre melhor apostar em uma ideia original.

Mas você faz bem em procurar inspirações em cases de sucesso, que podem servir para ajudar a ter ideias criativas e inspirar você.

Dessa forma, é possível aprender com o que já foi feito por outras empresas, como em uma empresa de escada estrutura metálica preço, sem correr o risco de ganhar fama de imitador.

  1. Capriche na execução

Algumas campanhas de marketing dão errado não por falhas na fase de planejamento, e sim no momento de executar o que foi pensado.

Depois de ter definido a melhor forma de atrair e impactar seu público de forma original, pense em cada detalhe do que será preciso para tornar sua ideia um sucesso.

Caso tenha se decidido em contar com a ajuda de um parceiro, não se esqueça de se reunir com ele para dividir as tarefas e resolver como tudo vai funcionar. Uma boa forma de organizar a campanha na prática, passo por passo, é fazer um check list e segui-lo de perto.

  1. Cuidado com as emoções que provoca

O objetivo do marketing de guerrilha é provocar emoções, mas é preciso saber exatamente quais você quer despertar. Existe sempre espaço para campanhas sérias e até chocantes, mas elas normalmente são feitas quando o tema tratado é igualmente urgente e sério.

Para a promoção de um produto, é melhor apostar em ideias leves e descontraídas, que não causem a sensação de choque, raiva ou angústia nas pessoas.

Elas podem facilmente associar sua marca de etiqueta de composição a esses tipos de sentimentos, se distanciando em vez de se sentir atraídos pela proposta.

  1. Avalie os resultados

As ações do marketing de guerrilha parecem ser tão espontâneas que até se torna difícil imaginar como avaliar seus resultados.

Mas isso é extremamente importante. Antes de mais nada, use ferramentas de monitoramento para acompanhar a repercussão nas redes sociais. Esse é um ambiente muito importante para impulsionar uma ótima campanha de marketing de guerrilha.

Use as métricas que já avalia na sua empresa, isolando o período da campanha em comparação com o desempenho normal nos últimos meses.

Empresas que tiveram sucesso com essa tática

A Coca-Cola é sem dúvidas uma das marcas mais emblemáticas de marketing de guerrilha que podemos lembrar.

Existem diversas propagandas e comerciais dessa empresa provocando outra no YouTube, de forma que essa gigante estabeleceu uma relação divertida com seu público.

A empresa segue muito bem a cartilha do marketing de guerrilha, gerando alto impacto com mensagens simples, assim como sua empresa de necessaire feminina personalizada pode fazer.

Considerações finais

Resumindo, o marketing de guerrilha é uma estratégia criativa e inteligente que pode surpreender sua empresa com seus resultados. Trata-se de fazer mais com menos, utilizando a criatividade e o que você tem disponível dentro da organização.

Além disso, faz a empresa se destacar no meio digital com parcerias e posicionamento de marca, construindo uma conexão emocional com seu público.

Para essa finalidade, é fundamental ter um conhecimento profundo de quem são seus clientes, saber executar a estratégia de marketing de guerrilha e medir os seus resultados constantemente.

Se for preciso, peça ajuda a especialistas para não errar e obter um resultado desastroso para sua marca, sendo o inverso de sua intenção.

Após ler este artigo e saber como colocar o marketing de guerrilha em prática, você deve começar a trabalhar diferentes ações que podem ser feitas para impactar seu público de modo mais inteligente e econômico.

Sua empresa só tem a ganhar com essas táticas criativas que são trazidas para dentro da realidade da organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp