automação de marketing

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A automação de marketing pode ser uma maneira muito eficiente de realizar as atividades relacionadas ao setor dentro de uma empresa. 

Isso acontece porque os processos estão cada vez mais sendo automatizados, onde uma empresa de limpeza, por exemplo, pode automatizar as suas tarefas administrativas mais repetitivas.

Existem várias áreas de departamentos diferentes que tendem a automatizar as suas atividades com o intuito de minimizar gastos, economizar tempo, otimizar processos e entre muitos outros fatores.

Com isso, o setor de marketing não seria diferente, onde existem diversas tarefas que podem ser facilmente automatizadas, com a finalidade de obter resultados mais eficientes, tanto em pesquisas quanto na relação com o cliente e entre muitos outros elementos.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é a automação de marketing, quais são os seus benefícios e diversos outros aspectos.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing nada mais é do que o uso da tecnologia com a finalidade de tornar automática a realização de atividades voltadas para o setor de marketing.

Dessa forma, existem alguns elementos que podem ser automatizados com o intuito de se obter resultados rápidos e eficientes, onde dentre eles, podem-se citar:

  • E-mail marketing;
  • Qualificação de leads;
  • Segmentação de contatos;
  • Gestão de redes sociais.

Existem ainda muitas outras tarefas que podem ser automatizadas. Entretanto, essas são as principais, já que possuem uma maior presença de tecnologia em sua realização.

Todos esses processos podem ser efetuados através do uso de uma ferramenta de automação de marketing que permite que sejam realizadas programações de ações e suas atividades.

As tarefas são feitas através de gatilhos que são compreendidos pelo software usado, em que não é necessária a presença de um profissional humano para realizar as ações que foram pré-estabelecidas.

Por exemplo, em uma empresa de alpinismo industrial, é possível programar que toda vez que um usuário for convertido em lead, ou seja, um potencial cliente, um e-mail de boas-vindas será enviado para ele. 

Como é possível perceber, o envio de e-mails marketing pode ocorrer de maneira completamente automática, onde não é necessária a ativação manual para que ele ocorra.

Todavia, um e-mail de boas-vindas não é a sua única função, uma vez que existe a possibilidade de alguns confirmando uma compra, entrega de um e-book gratuito e materiais de apoio, confirmar a inscrição em um evento e entre muitos outros.

Além disso, esse tipo de interação possui um papel muito importante para nutrir os seus leads. Já que o envio de conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo possui a função de proporcionar credibilidade e confiança à marca, entre outros aspectos.

A segmentação de contatos, que será discutida mais à frente, também pode ser aproveitada aqui, já que é possível enviar e-mails diferentes para diversas personalidades.

Dessa forma, um lead que possui um maior interesse em adquirir um gesso acartonado, por exemplo, pode receber conteúdos voltados para esse tema em específico.

Isso acontece porque, através do seu interesse em um determinado produto ou serviço e no seu estágio durante a jornada de compra do cliente. Então, é possível analisar o seu comportamento e objetivos e, assim, fornecer divulgações e interações personalizadas.

Segmentação de contatos

A segmentação de contatos pode ocorrer ao compreender o comportamento de cada visitante do seu site, em que são registrados dados que mostram quais são os fatores que mais atraem a sua atenção, para onde vão os seus cliques e como as pessoas reagem ao conteúdo.

Por exemplo, uma empresa de instalação de câmeras pode possuir um site que possui um sistema inteligente que consegue identificar quais pontos da tela você mais olhou, quantidade de cliques e entre muitos outros fatores.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

A automação de marketing possui muitos benefícios diferentes, uma vez que é deixado de lado tarefas repetitivas. Assim, é possível ganhar mais tempo, dinheiro e entre muitos outros elementos.

Dessa forma, dentre as principais vantagens que a automação no marketing pode proporcionar, podem-se citar:

  • Escalabilidade para o negócio;
  • Mais eficiência no funil;
  • Mais produtividade para a equipe;
  • Integração entre os times.

Existem ainda muitos outros benefícios que são proporcionados pela automação de marketing, entretanto, esses são os principais.

Escalabilidade para o negócio

Quando se escala um negócio, significa que é possível crescer, aumentando assim a sua quantidade de venda e número de clientes, sem que isso aumente os seus custos.

Por exemplo, se existe um aumento considerável nas vendas de telha galvalume sanduíche com a automação e sem o aumento de custo, então ela é escalável.

Isso acontece porque, quando uma empresa adota a automação no marketing, tem um investimento em ferramentas, treinamentos e contratações. Entretanto, a partir do momento em que é consolidada essa estrutura, não existem gastos maiores, pelo contrário.

Mais eficiência no funil

O funil de vendas representa a etapa que um cliente está em sua jornada, seja identificando que possui um problema ou descobrindo que a sua empresa é a melhor no mercado para o atender, entre muitos outros fatores.

A automação de marketing possui a capacidade de otimizar o tempo da equipe, melhorando o relacionamento, abordando os leads nos momentos corretos e os evoluindo para a próxima etapa em sua jornada de compra automaticamente.

Por exemplo, uma empresa, ao automatizar os seus processos no setor de marketing, pode conseguir evoluir uma grande quantidade de clientes nas etapas do funil de vendas do aluguel de uma caçamba de entulho, aumentando assim, o número de vendas.

Mais produtividade para a equipe

Por automatizar grande parte do processo que é repetitivo e trabalhoso, essa tecnologia possui a habilidade de aumentar a produtividade de toda a equipe, uma vez que eles passam a ter um maior tempo disponível para tarefas que demandam mais a sua atenção.

Por exemplo, é possível enviar vários e-mails marketing automaticamente, informando sobre um novo deck de madeira que está disponível e permitindo que a sua equipe realize atividades que são menos mecânicas e exigem um pouco mais de personalidade.

Integração entre os times

Dessa maneira, quando existe uma concentração das atividades da equipe em um sistema, todos os integrantes têm acesso aos dados e todo histórico em apenas um lugar.

Por exemplo, é possível construir um longo arquivo com o nome de “pintura epóxi piso”, informando todas as métricas que foram usadas para identificar o desempenho de uma campanha que foi voltada para esse produto, e todos terão acesso a ele.

Dessa forma, o setor de vendas pode acompanhar o de marketing e muitas outras áreas, recebendo alertas sobre as tarefas efetuadas e acompanhando todo o andamento do processo.

Essas são apenas algumas das vantagens que a automação de marketing pode fornecer para a sua empresa, existindo ainda muitas outras, como: menores chances de falhas, redução do CAC, aumento do ticket médio e redução do ciclo de vendas.

Além disso, esse processo também pode proporcionar mais satisfação e retenção de clientes, além de um monitoramento de todo o funil de vendas e entre muitos outros benefícios.

Com isso, a automatização de marketing possui grande importância, uma vez que o comportamento dos consumidores está mudando e, com ela, a conduta das empresas também.

Assim, é necessário um conjunto de ações, estratégias e a ativação de diversos canais, estando dentro de um plano de marketing muito bem pensado. 

Isso tudo com o objetivo de criar um relacionamento com os clientes em potencial e os ajudar a decidir por uma determinada compra.

Como fazer a automação de marketing?

Como já mencionado, a automatização de marketing possui a capacidade de realizar as seguintes tarefas através da ferramenta: geração e rastreamento de leads, envio de e-mail marketing e a criação de um fluxo de nutrição automatizado.

Além disso, a automatização também pode realizar a segmentação e personalização do relacionamento da marca com leads e a qualificação deles.

Isso acontece porque, a interação com os seus leads e potenciais clientes deve ser cada vez mais segmentada e personalizada, se adequando com o seu público-alvo e com a etapa na jornada de compra do consumidor.

Dessa forma, é possível perceber que existem muitos fatores que podem ser realizados através do uso dessa tecnologia, melhorando assim todos os seus processos.

Com isso, dentre as principais etapas que devem ser efetuadas, com o intuito de realizar a sua automação, podem-se citar:

  • Entender quem é o público-alvo da sua empresa;
  • Entender quais são as fases da jornada de consumo;
  • Definir o software de automação de marketing;
  • Criar os materiais que farão parte da sua estratégia;
  • Estabelecer os fluxos de nutrição dentro da ferramenta;
  • Monitorar resultados e fazer ajustes.

Essas são as etapas que devem ser efetuadas com o objetivo de realizar a automação no setor de marketing da sua empresa.

Exemplos de empresas

Existem muitas empresas que obtiveram sucesso ao automatizar diversos processos na sua área de marketing, nas quais dentre elas, podem-se citar:

  • Amazon;
  • Netflix;
  • Spotify;
  • Apple.

Existem ainda muitas outras empresas que obtiveram grandes resultados automatizando os seus processos, sendo esses apenas alguns dos muitos exemplos.

A automação de marketing promete grandes resultados para as empresas que a utilizam, na qual da mesma forma que o computador e a internet tornam-se indispensáveis nos dias atuais, essa ferramenta torna-se muito presente no setor de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

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