Marketing Educacional

Compartilhe com os amigos

O Marketing Educacional é um assunto que tem ganhado destaque nas escolas, nos últimos tempos, tal como as suas ferramentas, estratégias e sua aplicação. Esse crescimento se deve ao espaço que o ensino vem ocupando no mercado.

 

O ensino vem crescendo principalmente nas áreas de idiomas e EAD, esse público tem se diversificado de uma maneira constante. Por isso, é crucial que essas instituições criem formas de chamar a atenção desses alunos.

 

É justamente nesse sentido que o marketing educacional está inserido, pois ele é fundamental para que a escola tenha:

 

  • Uma boa comunicação com a família;
  • Transmita seus valores;
  • Posicionem-se em frente a comunicação da escola;
  • Tenha um papel relevante na captação e retenção dos alunos.

 

O marketing atualmente é importante para todas as empresas, sejam elas uma distribuidora de ferro e aço ou as escolas, mas para que esse trabalho tenha efeito é preciso que as estratégias sejam usadas ao longo de todo o ano letivo.

 

Afinal, a imagem da escola precisa ser construída dia após dia, não somente durante o período das matrículas.

 

Para conhecer um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo. Aqui, traremos todas as dicas necessárias para te ajudar no marketing educacional, além de exemplos de instruções que utilizam essa estratégia.

O que é marketing educacional?

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o conceito do marketing educacional, saiba que trata-se de um conjunto de estratégias direcionadas para o desenvolvimento da marca, análise do mercado, estratégias, táticas e formas de comunicação para captar clientes.

 

Assim como acontece em uma empresa de aquecedor de água solar, é possível criar diversas estratégias e utilizar inúmeros canais para criar experiências positivas aos alunos e com isso, engajá-los.

 

Nas empresas, essas estratégias são criadas para conquistar consumidores fiéis. No caso das instituições, para reter e atrair cada vez mais alunos, se enquadram em marketing educacionais: 

 

  • Cursos profissionalizantes;
  • Escolas;
  • Cursinhos;
  • Faculdades;
  • Sistema de ensino a distância (EAD).

 

A única diferença de um marketing educacional para o de comércio, como no caso de empresas de envidraçamento de sacadas, é que nas instituições de ensino existe uma relação muito mais próxima e diária entre a escola e o aluno.

 

Dessa forma, o marketing educacional, além de atrair novos alunos, consegue manter um bom relacionamento com os estudantes que já estão matriculados.

Como funciona o marketing educacional 

As estratégias de marketing podem ser feitas de maneira online e offline. Com isso, você consegue criar uma série de ações de comunicação.

 

Um exemplo de estratégia de marketing offline e ações feitas de forma presencial são com a entrega de folhetos em:

 

 

Além disso, o anúncio em jornais e revistas impresso ou no rádio e na TV pode ajudar a fortalecer a marca da instituição e reforçar as campanhas de matrículas.

 

Para obter sucesso, é fundamental que a instituição se atente ao seu público, se for uma escola para crianças pequenas, essa captação pode ser feita pela TV. Afinal, são os pais que fazem a matrícula dos alunos.

 

Caso seja uma faculdade, é importante que as ações sejam feitas no ambiente online. Afinal, é justamente nesse espaço onde se encontra um público mais jovem que é o perfil dessa empresa.

 

É justamente devido a isso que diversas instituições possuem seus próprios aplicativos, investindo também em blogs, interações nas redes sociais, além de claro, os link patrocinados para alcançar um maior número de pessoas.

 

Assim como uma pessoa pesquisa por “chapa de mdf preço”, também busca por faculdades, escolas e cursos. Por isso, essas instituições precisam estar inseridas nesse ambiente, tornando mais fácil essa captação.

Importância do marketing educacional

O marketing educacional é o grande responsável por garantir o preenchimento de uma boa parcela dos alunos nas matrículas das instituições, além de claro, cultivar uma boa imagem e fidelizar os pais e alunos.

 

Porém, para que isso aconteça, é necessário realizar diversas ações para proporcionar as melhores experiências possíveis. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dessas ações, veja a seguir. 

Comunicação com o público certo

É através do marketing educacional que a instituição consegue falar diretamente com o seu público-alvo. Um grande exemplo disso é a criação de conteúdo para as instituições de ensino.

 

Dessa forma, essas escolas conseguem gerar valor para as pessoas, esclarecer dúvidas e por que não transformá-las em alunos?

 

A grande vantagem desse tipo de comunicação é que passa a lidar com pessoas que realmente estão interessadas nos serviços que estão sendo prestados pela instituição, com isso, é possível otimizar os recursos financeiros destinados ao marketing.

 

O marketing de conteúdo permite que a empresa de monitoramento residencial fale somente com pessoas que querem adquirir o serviço, e com as instituições de ensino, não é diferente.

 

Você entrará em contato apenas com o seu público. Dessa forma, é possível segmentar o marketing e com isso, elevar as taxas de matrículas. Afinal, as pessoas que irão procurar sua instituição estão genuinamente interessadas.

Posicionamento no mercado

Com a grande concorrência que temos acompanhado nos últimos anos, fica claro ver que o mercado educacional está cada vez mais acirrado. Por isso que esse marketing se torna tão necessário, já que você consegue fazer com que a instituição se destaque.

 

Da mesma forma que para comprar uma tela alambrado, precisamos conhecer a empresa e saber como ela se posiciona. Para nos matricularmos em um curso, é preciso que a instituição esteja em evidência.

 

Com o marketing educacional, é possível gerar um valor para a instituição, colocando ela como uma empresa de credibilidade e referência em seu segmento, dessa forma, podem ser utilizadas estratégias digitais e presenciais.

 

Isso cria uma imagem positiva no seu público, com um bom posicionamento de mercado, a instituição consegue alcançar o patamar de marca respeitável, conseguindo obter lucro e rentabilidade.

 

Isso faz com que sua instituição siga crescendo no mercado, alcançando cada vez mais alunos fiéis.

Escalabilidade

As mídias sociais são ótimas para a escalabilidade do marketing educacional. Isso acontece porque, esse tipo de estratégia tem acesso a um grande número de informações. Um post em uma rede social, por exemplo, faz com que mais pessoas conheçam sobre a instituição.

 

Visto que as pessoas estão cada vez mais inseridas no meio digital, hoje é difícil encontrar alguém que não possua um celular, assim, é possível analisar as performances de todos os seus conteúdos e compará-los entre si.

 

É importante entender que o marketing ajuda qualquer empresa, seja ela uma loja de expurgo, uma faculdade, um curso, enfim, a se comunicar de uma maneira mais próxima com os seus alunos.

 

Esse ambiente online torna as informações mais acessíveis e faz com que a pessoa tire todas as suas dúvidas e conheça a fundo sobre as instituições. Com isso, não será preciso ir até esse cliente, ele que irá até você.

Exemplos de instituições 

Agora que você já viu como o marketing digital é importante para todas as instituições de ensino, vamos te apresentar alguns exemplos, para que entenda como essas estratégias são importantes.

 

Vale ressaltar que qualquer instituição pode usar essas estratégias de marketing, sejam elas muito pequenas ou grandes como as que vamos apresentar a seguir, basta entender o seu público e com isso, criar ações que sejam voltadas para eles.

 

Aliás, uma boa dica é essa: conhecer o seu público. Todas as ações só poderiam surtir efeitos se conhecer a fundo o perfil dos alunos que frequentam sua instituição.

 

A Cruzeiro Sul é uma faculdade que nos últimos anos tem investido em fortes ações de marketing. Essa instituição investe em publicidade na TV com comerciais, além de ter um forte público nas redes sociais.

 

Outra ação que essa faculdade utiliza bastante, são em anúncios em estações de metrô que ficam próximos da sua unidade. Com isso, milhares de pessoas passam pelo local e sabem que em alguns quilómetros fica a universidade.

 

Esse meio de comunicação nas estações, também é feito pela Universidade Mackenzie, que inclusive tem uma estação que leva o seu nome. Então, quando você desce na higiênópolis, dá de cara com o anúncio da instituição por toda estação. Outras formas de ação também são:

 

  • Omnichannel;
  • Produção de conteúdo;
  • Conteúdo em vídeo;
  • Marketing de experiência.

 

Não importa a ação de marketing a ser seguida, o importante é usar todas as estratégias ao seu favor e fazer com que os alunos conheçam a sua instituição. Investir nesse modelo de comunicação irá fazer sua escola deslanchar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Precisa de Ajuda? Converse Conosco