Marketing de conteúdo: saiba utilizar em sua marca

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Marketing de conteúdo: saiba utilizar em sua marca

O marketing de conteúdo é uma estratégia importante utilizada por todos os tipos de empresa. Essa técnica tem o poder de aumentar o engajamento do público-alvo e aumentar a rede de clientes de uma marca.

O marketing digital se tornou a principal ferramenta de divulgação de marcas e seus produtos e serviços. 

É essa estratégia que pode ser usada de maneira igual por qualquer empresa, não importando seu tamanho ou o que ofereça.

Essas empresas necessitam saber trabalhar com as técnicas de marketing digital, principalmente com a de conteúdo.

Isso, porque com a grande influência que a internet tem na vida dos consumidores, eles estão mais atentos e têm acesso a diferentes empresas que oferecem o que precisam.

Para conquistá-los, as marcas precisam atraí-los e precisam oferecer algo que vá além daquilo que desejam, trazendo informações e soluções ideais.

O marketing de conteúdo ajuda a aumentar as vendas, mas este não é o seu foco. O objetivo é construir uma imagem de valor para as empresas, por meio da criação de conteúdo relevante.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é marketing de conteúdo, como ele impulsiona as marcas e como ele ajuda a melhorar os sites e plataformas utilizadas pelas empresas.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como objetivo aumentar o engajamento do público-alvo de uma marca, assim como o número de clientes e potenciais clientes.

O consumidor moderno tem muita autonomia para consumir o que quer e como quer, de maneira ativa e não mais passiva como antigamente. 

Isso faz com que as empresas passem a produzir conteúdos que realmente sejam do interesse do seu público.

A criação de material relevante, que implica o uso do marketing de conteúdo, está focada em trazer benefícios para os usuários. A principal ideia é resolver problemas, esclarecer dúvidas e ensinar alguma coisa.

A venda é uma consequência, porque o marketing de conteúdo traz a mensagem certa, para o público certo e na hora certa. Isso gera uma imagem positiva da marca e ajuda a gerar mais negócios.

Quando uma empresa, como uma fábrica de máquina de solda ponto ajuda seu público por meio da criação de conteúdo relevante, essas pessoas passam a ter uma visão muito positiva da marca.

Os consumidores, então, se sentem mais confiantes e se tornam mais propensos a fecharem negócio, pois passam a conhecer e gostar da marca.

De maneira resumida, o objetivo do marketing de conteúdo é trazer resultados positivos para a empresa, por meio de soluções aos consumidores. Mas de que maneira ele impulsiona as empresas?

Saiba como o marketing de conteúdo impulsiona marcas

O principal resultado do marketing de conteúdo é que ele ajuda a impulsionar as marcas. Ele é tão importante que praticamente todas as empresas, desde oficinas de retífica de motor a diesel até lojas de roupas fazem uso dele.  

Essas empresas fazem uso do marketing de conteúdo, porque ele ajuda a impulsioná-las, por meio de vantagens como:

  • Aumento do tráfego do site;
  • Aumento do engajamento com a marca;
  • Educação do mercado;
  • Geração vendas;
  • Aumento do número de leads.

Aumento do tráfego do site

A internet se tornou a principal fonte das pessoas para se informarem sobre o que precisam. 

Isso ressalta a importância do site como a porta de entrada para que os consumidores conheçam uma marca.

Para que o site apareça na primeira página de resultados dos sites de busca, uma empresa de manutenção em ponte rolante investe em produção de conteúdo relevante. 

Esses conteúdos aumentam o número de visitas nos sites e os mantém sempre em bons posicionamentos.

Aumento do engajamento com a marca

O marketing de conteúdo também ajuda a construir um relacionamento mais próximo e constante entre empresa e consumidores. 

Importante lembrar, que esses consumidores são uma audiência seletiva e que realmente tem interesse na marca.

Um conteúdo de qualidade aumenta a interação das pessoas e aumenta o engajamento. Como resultado, surgem clientes fidelizados que se tornam verdadeiros defensores da marca.

Educação do mercado

É comum que muitas pessoas não entendam o mercado de atuação de algumas empresas, mas isso não é motivo para a empresa simplesmente desistir.

Um exemplo é uma fabricante de produtos para marmoraria produzir conteúdos que esclareçam as dúvidas dos consumidores sobre os itens encontrados na loja.

No entanto, quando o material realmente tem informação e qualidade, as objeções são ultrapassadas e o cliente se torna mais satisfeito, antes mesmo de comprar o produto. Ele fará a compra com muito mais consciência e sabendo bem como utilizá-lo.

Geração de vendas

O objetivo de toda e qualquer empresa é gerar vendas, mas esse não é o principal foco do marketing de conteúdo. 

Apesar disso, ele consegue, de fato, aumentar o número de vendas, porque a produção de seu conteúdo é focada em criar leads durante todo o processo de compra.

A jornada de compra passa por algumas etapas, então, o marketing de conteúdo “alimenta” os leads até a sua tomada de decisão. Para conseguir isso, a empresa deve conhecer bem o seu público-alvo.

Aumento do número de leads

Para conquistar vendas, é importante que as empresas possuam leads (potenciais clientes), por meio de seus sites.

Para conseguir isso, uma fabricante de analisador de gases de combustão precisa coletar dados de usuários que visitam seu site para gerar leads. 

A partir disso é que a empresa direcionará conteúdos relevantes e de acordo com o interesse daquele lead.

É possível perceber, com isso, que o marketing de conteúdo tem papel fundamental na hora de expandir os sites e outras plataformas utilizadas pelas marcas.

Como o marketing de conteúdo expande plataformas e sites?

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de SEO quando o assunto é expandir sites e plataformas como blogs de empresas. 

Para isso, é necessário aplicar algumas ferramentas dentro dele, como:

Landing Pages direcionadas

Uma landing page é a página encontrada pelo usuário quando ele realiza uma pesquisa. Por exemplo, o usuário procurou informações sobre manutenção de empilhadeira e encontrou a página de uma empresa.

Para conseguir esse resultado e manter aquele usuário interessado em seu conteúdo, a marca estudou sobre o seu mercado e seu público-alvo, aplicando essas informações na criação de conteúdos.

É importante que cada landing page faça uso de uma palavra-chave específica que tenha relação com o público-alvo da empresa. 

O conteúdo é construído em torno dessas palavras, fazendo surgir uma landing page de qualidade.

Segmentação de público-alvo

Os melhores profissionais de marketing de conteúdo sabem que precisam segmentar o seu público-alvo de acordo com a necessidade do produto. 

Isso é importante, porque alguns leitores do site são clientes em potencial, porém alguns outros não.

Nenhum conteúdo atenderá a todos os públicos, pois quem procura por manutenção de geradores de energia não está interessado em um conteúdo que fale sobre dicas de viagem.

Além disso, mesmo aqueles que estão interessados na manutenção ou compra de geradores se encontram em diferentes estágios do funil de vendas. 

Alguns estão buscando informações, enquanto outros já sabem do que precisam e estão mais propensos a comprar.

Conheça bem o público

Um conteúdo só terá o efeito desejado se a empresa conhecer bem o seu público e entender o que ele quer. Para descobrir isso, uma dica é pesquisar as palavras-chave mais procuradas por ele.

Por meio do Google Trends, uma empresa de projetos de automação industrial pode pesquisar determinada palavra-chave para descobrir quantas buscas essa palavra teve dentro de um período de tempo.

Concentre-se em fatos

Utilizar as próprias experiências como consumidor de determinado mercado é uma excelente estratégia para saber o que ainda faz sentido para um público-alvo. Isso porque nem sempre o que fazia sentido há alguns anos ainda se mantém assim.

Conteúdos que foram escritos no ano passado, por exemplo, precisam ser revistos para que sejam atualizados. 

Os sites de busca identificam o que está ultrapassado e isso diminui o posicionamento de um site nos resultados de busca, diminuindo seu tráfego.

 É fundamental que as empresas estejam sempre por dentro do seu próprio mercado e das necessidades de seu público-alvo, para criarem conteúdos realmente relevantes.

São esses conteúdos que destacam um site e convencem os usuários de que determinada empresa tem domínio e autoridade no que faz. Todos os dias, milhares de conteúdos com o mesmo intuito são publicados na internet.

Em meio a tanta concorrência, é fundamental que as marcas ofereçam qualidade e relevância aos seus consumidores, para que estejam sempre em evidência e se tornem as preferidas entre eles.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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