10 motivos para criar um blog para o seu negócio
Adicionar um blog ao site da sua empresa é uma maneira brilhante de se conectar com seus clientes e também fortalecer sua marca.
Muitas empresas não se apegaram à ideia de que um blog é uma ferramenta benéfica para usar. A maioria acredita que um blog pode consumir tempo, que pensar em ideias para postagens e aprimorar a qualidade não vale o esforço.
Um blog de negócios para o seu site não é um desperdício de tempo ou espaço no site. Na verdade, é uma das maneiras mais econômicas de promover seus negócios, o que inevitavelmente levará a mais vendas, se estabelecerá como uma autoridade líder no setor e dará a você a chance de ampliar seu alcance de mercado.
Aqui estão algumas dicas importantes sobre como criar um blog para seu negócio:
- Seus clientes são seus leitores
Escrever um blog para sua empresa é completamente diferente de um blog pessoal. Em outras palavras, não é sobre você!!!
Seu blog de negócios é sobre seus negócios e seus. Lembre-se sempre de que as pessoas que vão ler o seu blog são clientes e clientes em potencial, portanto, escreva para eles. As postagens do seu blog devem ter como objetivo responder a todas as possíveis perguntas que possam ter e fornecer novas informações sobre o seu setor.
- Planeja o conteúdo do blog
Frase um: “Simplesmente não há tempo!”
Frase dois: “Não tenho ideia do que escrever!”
Quantos de vocês usaram essas duas frases como desculpa para não ter um blog? Seja honesto. Bem, alegrem-se, pois existe uma solução: planeje suas postagens no blog.
Isso resolverá quaisquer desculpas por falta de tempo e ideias quando o calendário semanal chegar ao dia do post do blog (que deve ser pelo menos uma vez por semana, a propósito).
Com um pouco de planejamento no início de cada mês, você pode ter ideias suficientes para manter o blog em funcionamento por semanas.
- Nunca subestime o poder de um bom título
Negligenciar o poder de um título de blog não é uma atitude muito esperta. Isso afeta o modo como uma postagem de blog é encontrada no mecanismo de pesquisa.
A primeira coisa que um leitor em potencial olha é o título. Você precisa de um título de palavra-chave de cauda longa que atraia os leitores e indique sobre o que é a publicação.
As palavras-chave de cauda longa consistem em frases mais longas que os internautas inserem nos mecanismos de pesquisa para descobrir informações mais específicas. Boas maneiras de atrair a atenção dos leitores são usar verbos e perguntas de ação.
- Criar conteúdo construtivo
Fornecer aos seus leitores um conteúdo valioso é a chave para um blog de negócios bem-sucedido. É uma maneira de estabelecer o site da sua empresa como uma autoridade líder em seu setor. Escrever sobre o que você sabe é a maneira mais fácil de criar conteúdos.
Além disso, se você der aos leitores posts informativos e responder a quaisquer perguntas que possam ter sobre o assunto, eles o recompensarão, tornando-se clientes fiéis. Faça com que seus clientes vejam que você é a solução concreta para o problema deles.
- Publique constantemente
As postagens do blog não são ensaios, portanto, mantenha-as curtas e agradáveis. As pessoas são mais propensas a verificar os conteúdos de sites, por isso é importante fazer valer cada palavra.
Como guia, mire entre 800 e 900 palavras por post. Isso é apenas uma diretriz e não uma regra. Se você precisar de 1000 palavras ou mais para passar uma mensagem aos seus leitores (exatamente como este post), tudo bem. Em termos de quantas vezes, a melhor prática é blogar com uma consistência que você acredita que pode manter – uma vez por semana é bom.
Defina um dia para enviar a postagem e cumpri-la. Os mecanismos de pesquisa analisam os novos conteúdos e quanto mais você atualiza seu blog e site, mais altos são seus rankings.
- Envolva toda a equipe
O blog não deve ser visto como responsabilidade exclusiva de uma pessoa. Isso se tornará demais para essa pessoa e você logo ouvirá as duas frases chorosas descritas no ponto 2.
Dê a todos a chance de escrever e compartilhar a responsabilidade do blog. E quando digo todo mundo, quero dizer todo mundo, do CEO ao assistente. A melhor maneira de fazer isso funcionar é elaborar uma rota de blog todos os meses.
Os diferentes estilos de escrita e os tons que emergirão do número de pessoas que blogam acrescentam mais personalidade e profundidade ‘humana’. Além disso, quanto mais pessoas, maior será o seu conjunto de ideias de conteúdo.
- Inspire-se pelos clientes
Lembre-se de que os clientes são seus leitores. Às vezes, os clientes têm perguntas específicas. Não basta perguntar a eles em uma seção de perguntas frequentes. Em vez disso, responda à pergunta escrevendo uma postagem.
Pesquise o que os clientes estão procurando usando o mecanismo de pesquisa, veja sugestões de pesquisa relacionadas. Encontre palavras-chave para sua pesquisa.
Você pode usar uma ferramenta como a Ferramenta de palavras-chave do Google AdWords para encontrar frases-chave que podem se transformar em títulos de postagem que direcionarão mais tráfego para o blog.
- Seja visual
Uma técnica simples para transformar potenciais leitores em leitores reais é fornecer imagens. Fotos, gráficos, infográficos e vídeos têm o poder de se comunicar de maneira diferente e mais instantânea do que as palavras.
As imagens atraem uma audiência e fornecem um ponto de interesse adicional para suas postagens.
- Responda a comentários
Convide seus clientes a deixar comentários sempre que você postar conteúdo. É uma maneira de obter pesquisas de mercado gratuitas e insights, opiniões, críticas e reclamações de clientes. Sempre responda aos comentários de maneira educada e civilizada, especialmente no caso de reclamações.
Trate-os como críticas construtivas, mesmo que sejam bastante rudes. Mantenha um nível de classe com seus comentários. Se você ficar elegante, sua empresa também ficará.
- Analise seu desempenho de blog
Use uma ferramenta de estatísticas da web, como o Google Analytics, para medir o desempenho do seu site. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do seu blog e ter uma ideia de como as pessoas estão encontrando seu blog e quais postagens são as mais populares. Com todas essas informações, você pode julgar o que foi um sucesso e como melhorar suas futuras postagens no blog.
Conclusão
Portanto, é praticamente o que você precisa saber sobre como escrever um blog para uma empresa. Espero que este post o tenha dado algumas ideias sobre como criar um blog de negócios bem-sucedido.