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Os filtros do Instagram são muito populares na rede social. Grande parte dos usuários utilizam essa função e existem vários tipos de filtros para distintos temas. Você pode desde jogar jogos no stories até usar máscaras, utilizar fundos diferentes, entre outros.

Entretanto, você sabia que além de utilizar os filtros do Instagram, você pode criar um personalizado para o seu negócio?

Já imaginou a sua empresa de finanças, de roupas ou até de produção artesanal de macarrão poder personalizar filtros no Instagram e lançar moda? Entenda como isso é possível e como os filtros podem influenciar muito nos seus negócios.

O que são filtros do Instagram

Os filtros do Instagram são efeitos da câmera do aplicativo que, através da realidade aumentada, criam diferentes tipos de efeitos. Eles podem dar uma nova tonalidade em suas fotos, saturar e dar mais vida ou até criar adornos e diferentes estilos no seu rosto e fundo.

Qualquer empresa pode criar um filtro, de uma pizzaria a um atacadista de peixes e um fabricante de bicicletas, o importante é a criatividade e a interação.

Eles são utilizados na função “story” do aplicativo. Para utilizá-los, basta abrir a câmera do Story e selecionar o filtro na parte inferior da tela. Dessa forma é possível gravar vídeos, tirar fotos ou até usar uma foto da sua galeria utilizando diferentes filtros.

Além disso, para encontrar e salvar filtros no Instagram, basta seguir os seguintes passos:

  • Crie um story no aplicativo;
  • Arraste os filtros para a esquerda até o último;
  • Clique no último filtro, o ícone de uma lupa;
  • Navegue pelos diferentes filtros ou pesquise por filtros específicos.

Dessa forma você tem acesso a todos os filtros existentes no aplicativo.

Quais filtros existem?

 Existem muitos filtros diferentes no Instagram, entretanto os principais são:

  • Golden hour;
  •  Polaroid;
  • Cuteness Burst;
  • Freckles;
  • Heart eyes;
  • Glitter;
  • Vertical Palette;
  • This is fine;
  • Flora;
  • Light Leak.

Esses filtros são apenas alguns dos usados no aplicativo. E eles fazem uma grande diferença no produto final da imagem.

O filtro Golden hour fornece um tom amarelado e alaranjado, dando a impressão de pôr do sol. Já se imaginou na praia, em um avião ou até em um táxi aéreo tirando uma foto com a impressão de pôr do sol?

O filtro Polaroid, como o próprio nome já diz, dá o efeito de nostalgia na foto, como se ela fosse tirada por uma câmera polaroid.

Ao utilizar o filtro Cuteness Burst, aparecem vários emojis na tela, reforçando ou passando a sensação de que o objeto da imagem é fofo. O filtro Freckles faz com que a pessoa na foto fique com sardas, simulando essa aparência no usuário.

O filtro heart eyes reforça a ideia ou passa a sensação de que a pessoa na foto está apaixonada, onde aparecem emojis de corações no lugar dos olhos e ao redor do rosto das pessoas.

O filtro Glitter faz com que apareçam pequenas luzes brilhantes na sua foto, simulando um glitter. O filtro vertical palette identifica e mostra as diferentes cores e tonalidades que compõem a sua foto.

O filtro this is fine faz apologia a um meme muito famoso na internet, mostrando fogo ao redor, mas afirmando sarcasticamente que “está tudo bem”.

O filtro flora mostra algumas plantas na tela, remetendo a natureza, enquanto o filtro Light Leak é um efeito com um feixe de luzes avermelhadas e coloridas.

Esses são só alguns dos filtros mais famosos e usados no Instagram. Existem ainda diversos outros. Através desses exemplos é possível entender como eles interagem com as fotos dos usuários e suas funções. É possível ainda criar o seu próprio filtro no aplicativo.

Por que criar filtros?

Os filtros do Instagram são uma ótima maneira de criar engajamento e aproximação com o seu público.

Imagine um fabricante de casinhas plásticas para cachorro criando um filtro onde se pode mostrar o seu animal de estimação e ele mostra a casinha que mais combina com ele.

Esse engajamento que se cria com o público faz com que a sua marca seja divulgada e gere uma experiência positiva com o seu cliente, relacionada ao seu produto.

Essa estratégia pode levar mais pessoas ao seu negócio e ainda muitos usuários podem gostar tanto do seu produto que entrem em contato com a sua empresa para de fato adquirirem o produto.

Você pode criar filtros que tenham a cara do seu negócio e sua identidade visual.

Uma empresa de instrumentos cirúrgicos pode recriar o jogo “operando”, onde as pessoas precisam utilizar os instrumentos cirúrgicos para retirar os órgãos do paciente sem encostar em nada.

A criatividade e a identidade visual da sua empresa podem criar um filtro interativo e que se destaque no aplicativo.

Além disso, o nome do usuário que criou o filtro é divulgado junto a ele. Dessa forma, uma empresa de conserto de pinça cirúrgica, por exemplo, ganha mais seguidores através da divulgação dos próprios usuários.

Esse tipo de marketing é chamado de boca a boca, onde os próprios clientes e consumidores do produto o divulgam para outras pessoas.

Esse é um dos métodos mais eficientes de marketing, uma vez que as pessoas levam muito em consideração a opinião de um cliente que já utilizou o produto e ainda um conhecido, como um familiar ou um amigo, onde a confiabilidade das informações é ainda maior.

Por exemplo, se uma pessoa comprou um alto-falante automotivo e gostou muito do produto, quando ela tiver a oportunidade, provavelmente irá o indicar a outra pessoa. Isso é o marketing boca a boca, onde os próprios clientes fazem publicidade do produto.

E é isso que acontece com os filtros do Instagram. Onde se cria um engajamento com o filtro e o divulga para outras pessoas que também irão o utilizar posteriormente, o divulgando cada vez mais.

Como criar filtros no Instagram?

O programa que realiza essa operação se chama Spark AR Studio. Ele só pode ser usado no computador, não existe um programa para a versão em celular. Acompanhe o passo a passo para aprender a criar filtros no Instagram e engajar o seu público.

Primeiro faça o download do programa Spark AR Studio no computador, abra o programa e realize seu cadastro com informações do seu Facebook, fazendo a autenticação com o código enviado.

Com o programa aberto, clique no ícone “create now”, no canto esquerdo, depois em “Black Project”. Verifique se a opção “Scene” na coluna à esquerda está selecionada. Clique em “Focal Distance” e aperte o botão direito do mouse.

Clique em “Add object”, selecione “Face tracker”, com o botão direito do mouse, clique em “face tracker”, selecione “Add” e depois “Plane”.

Indique onde deseja colocar um objeto no filtro, clique no botão “+” e em “Materials”. Uma nova sessão é aberta ao lado esquerdo da tela, então clique em “material”, e novas opções aparecem no canto direito.

Clique em “texture” e depois em “choose file”. Selecione a imagem a ser adicionada para o filtro, dimensione a imagem clicando em “plane” e coloque-a no local desejado.

Para exportar, basta clicar em “File”, depois em “export”. Clique em “publish new effect” e “upload”. Ao ser redirecionado ao Facebook, faça seu login, preencha as informações referentes ao filtro e clique em salvar.

Teste o filtro no aplicativo, salve o vídeo teste e o carregue na plataforma Spark Ar Hub. Adicione um ícone de miniatura, escolha uma data para publicação e clique em enviar. O Facebook irá avaliar o seu filtro e dentro de 10 dias úteis retornará para disponibilizar o uso.

Empresas que criaram filtros no Instagram

Um filtro que fez muito sucesso na rede social foi o filtro “batatinha frita 1 2 3”, que faz referência a série da Netflix “Squid Game”.

Esse filtro viralizou na rede social e muitas pessoas que nem conheciam a série acabaram assistindo depois devido a sua popularização na mídia.

A utilização do filtro como estratégia de marketing para a sua empresa pode ser muito poderosa. Ela alcança muitas pessoas através do Instagram e as engaja, conferindo assim um marketing boca a boca, onde os próprios clientes fazem a divulgação do seu produto.

Não importa de qual ramo, máquinas e equipamentos para indústria alimentícia, equipamento industrial, aulas de violão ou loja de equipamentos para informática, qualquer ramo pode criar um filtro que se destaque e capte mais clientes.

Seja criativo também e faça filtros diferentes e atrativos. Crie tendências e viralize na rede social, divulgando o seu produto da melhor forma possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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