marketing de diferenciação

Compartilhe com os amigos

A aplicação do marketing de diferenciação em sua empresa pode criar um grande impacto nos negócios, aumentando o número de clientes interessados na sua marca e, consequentemente, o seu lucro.

Com o aumento no número de empresas disponíveis no mercado, a concorrência aumentou consideravelmente, desafiando os diferentes negócios a se destacarem no mercado e chamarem a atenção do seu público-alvo dentre tantas opções em fácil alcance.

Desde uma loja de roupas até uma desentupidora de fossa, elas são empresas que podem obter a diferenciação como estratégia de marketing, e assim atrair mais clientes para o seu negócio.

Entretanto, quais são as características referente ao marketing de diferenciação e como ela pode ser aplicada na sua empresa?

O que é marketing de diferenciação?

O marketing de diferenciação pode ser definido como o conjunto de estratégias de divulgação que possui o objetivo de tornar uma marca ou empresa reconhecida por suas particularidades e características únicas diante da concorrência.

Por exemplo, um serviço de instalação de interfone pode se diferenciar do mercado através da alta qualidade de um treinamento eficiente para a equipe, o atendimento atencioso e com empatia do profissional e o bom trabalho realizado pelo funcionário.

Com as características provenientes do marketing de diferenciação no mercado, muitas vantagens competitivas para a empresa são adquiridas.

A estratégia de diferenciação de uma marca é uma das mais poderosas no mercado, uma vez que a estratégia de liderança nos custos pode ser facilmente derrotada através de empresas que barateiam ainda mais os seus produtos ou serviços.

Além disso, quando o seu cliente possui uma maior preocupação com o preço do produto ou serviço, ele pode facilmente, por exemplo, pesquisar no Google “motosserra gasolina preço caso esteja em busca da gasolina mais barata para este produto.

Através da comparação de preços, e não de marcas ou de diferenciais da empresa, ele pode efetuar a compra, uma vez que o preço é a sua prioridade para esse produto em específico.

Já no marketing de diferenciação, o objetivo é destacar características e benefícios que apenas o seu negócio pode oferecer ao cliente, se destacando dos demais.

Dessa forma, se torna difícil para as outras empresas do mercado obterem uma forma de posicionamento semelhante ao seu ou até mesmo melhor.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de caçambas em São Paulo pode obter uma diferenciação em relação à sua durabilidade de produtos ofertados e opção de locomoção das caçambas realizado pela própria empresa a fim de diminuir a dificuldade do cliente.

Pode-se observar então que o marketing de diferenciação possui como principais características a imagem da empresa em seus canais de distribuição e a capacitação de seus funcionários.

Além disso, ele também visa as pesquisas de mercado, assistência técnica fornecida aos consumidores e diferentes formas de solucionar os problemas de seus clientes.

Essa estratégia de marketing possui como foco a construção de credibilidade e autoridade para a marca, despertando assim a lealdade dos consumidores e se tornando referência no mercado.

A fidelização do seu consumidor é extremamente importante em um negócio, uma vez que a captação de novos clientes possui um maior custo do que a fidelização de um que já existente em seu banco de dados.

Entretanto, dentre tantas vantagens provenientes da adesão à estratégia de diferenciação, como é possível aplicá-la em seu negócio para obter um melhor posicionamento no mercado?

Como aplicar a estratégia de marketing de diferenciação?

A aplicação de características que diferenciam o seu produto ou serviço dos demais é de extrema importância para a construção de um marketing de negócio de sucesso.

Por esse motivo, é necessário realizar alguns passos para aplicar essa estratégia na sua empresa, e assim obter uma maior conversão e fidelização de clientes. Para isso é necessário:

  • Segmentar o seu público-alvo;
  • Definir o posicionamento da sua marca;
  • Investir em inovação;
  • Criar e divulgar conteúdos relevantes.

Essas são as principais ações a serem realizadas para a aplicação de uma estratégia de marketing de diferenciação na sua empresa.

Segmentar o seu público-alvo

Antes de qualquer ação de marketing, é necessário identificar quem é o seu público-alvo, isto é, quem melhor se identifica com o produto ou serviço que você está ofertando e a quem ele melhor atende.

A segmentação de um público-alvo para o seu negócio é a primeira e a mais importante etapa em um processo de marketing.

Isso acontece porque, através da identificação de um nicho específico que melhor encaixa a sua marca, é possível se comunicar e atender melhor os potenciais clientes.

Por exemplo, uma empresa que realiza um projeto de ete para condomínio está em busca de condomínios que possuam pelo menos mais de 5 anos de existência.

Além disso, através do tipo de serviço que você oferece é possível definir a classe social, localização, ciclos de vida, entre outros. Dessa forma se consegue um melhor direcionamento de divulgação e conteúdo a fim de atingir um público em específico.

Definir o posicionamento da sua marca

Depois que o público-alvo da sua empresa foi identificado, é necessário definir o posicionamento da sua marca. Isso é possível através da definição de uma cultura, valores e princípios que uma empresa segue em seu negócio.

Esses conceitos precisam ser bem definidos para construir uma marca que possua características fundamentais na sua divulgação, mas principalmente nas decisões estratégicas no futuro.

Por exemplo, uma empresa que fornece vidro blindado precisa passar segurança, credibilidade e qualidade em seus materiais.

Ao posicionar a sua empresa, você não está apenas vendendo o vidro em si, mas sim a proteção da sua família e amigos e o bem-estar de quem ama.

O posicionamento da marca também precisa de uma construção da identidade visual em que se relacione com os princípios dela. A identidade visual existe em vários pontos da sua marca, como:

    • Logo;
    • Slogan;
  • Branding voice;
  • Canais de comunicação;
  • Elementos gráficos;
  • Ambiente do ponto de venda;
  • Site;
  • Embalagem.

Existem ainda muitas possibilidades derivadas da construção de uma identidade visual para a sua marca.

O posicionamento da sua marca e a criação da identidade visual podem gerar aos seus possíveis clientes a recordação da sua empresa, e posteriormente o seu interesse em participar do processo de compra de seus produtos ou serviços.

Investir em inovação

O mercado está em constante mudança, por isso é muito importante se atentar às novidades que ele gera, mas acima de tudo criar as suas próprias tendências, mudanças e melhorias no seu produto e serviço a ser comercializado.

Como o objetivo do marketing de diferenciação é se diferenciar dos demais, a inovação é parte fundamental dessa estratégia.

Tudo que é novidade gera curiosidade e proporciona um número de vendas expressivas, onde a utilização de novos produtos e serviços chamam os clientes a experimentarem e vivenciarem algo novo.

Por exemplo, uma empresa de projetos mecânicos pode desenvolver produtos específicos para esse setor, desenvolvendo produtos mais eficientes, seguros ou até mesmo potentes, a fim de melhorar a qualidade do seu trabalho.

Entretanto, inovar não precisa ser algo novo, pode ser em ações ou produtos que possuem uma diferença simples, saindo um pouco do comum.

Criar e divulgar conteúdos relevantes

A criação de conteúdos relevantes também é muito importante no posicionamento da sua marca, onde através da postagem de textos em redes sociais, blogs ou sites é possível se tornar referência no mercado e aumentar o número de clientes.

Isso acontece porque através da criação de conteúdos relacionados ao produto ou serviço ofertado por você é possível criar uma relação com o potencial cliente da sua empresa.

O cliente pode possuir o hábito de procurar o seu site, a fim de solucionar as suas dúvidas referentes ao tema abordado.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisa “tecido de juta preço no Google, ela pode encontrar o seu site, respondendo a todas as suas dúvidas referente a esse tecido e obtendo informações que são relevantes para ela ao efetuar a compra.

Por esse motivo, sempre que ela possuir dúvidas referente a esse tema, ela buscará o seu site, blog ou rede social. Assim você se torna uma referência no mercado.

Empresas que tiveram sucesso com essa estratégia

Existem muitas empresas que obtiveram sucesso através do marketing de diferenciação. Um exemplo disso é a empresa Tesla, que ficou muito conhecida por mandar o seu carro para o espaço, dando voltas no planeta Terra.

A Tesla utiliza a inovação não apenas em produtos, como os carros elétricos e a promessa de celulares que carregam com a luz solar, mas também em suas formas de divulgação. Dessa forma a empresa chama a atenção de diferentes pessoas que buscam a inovação.

Além da Tesla, outra empresa do setor automobilístico que possui o marketing de diferenciação como estratégia é a Mercedes-Benz.

A sua estratégia visa proporcionar carros de luxo e de alta tecnologia, carros esportivos e o posicionamento de um produto que busca sempre a qualidade. Como o próprio logo da empresa diz, “o melhor ou nada”.

Essas são algumas aplicações que é possível realizar no seu negócio a fim de buscar a diferenciação da sua empresa das demais, e assim chamar a atenção do público e vender sempre mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp