B2B

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A criação e a entrega de conteúdos valiosos pode ser a chave para atrair e fidelizar os clientes exigentes do modelo de negócios B2B.

No modelo B2B uma empresa fornece mercadorias ou presta serviço para outras empresas, e seus maiores desafios são gerar valor e construir uma relação de confiança com seu público-alvo.

Como uma solução, temos a criação de conteúdo, que tem sido cada vez mais utilizado por agências de marketing digital como uma ferramenta para a prospecção de clientes B2B.

Contar com um conteúdo de qualidade e bem construído tem como resultado a credibilidade e o aumento das chances de sua empresa ser lembrada quando o cliente for realizar a compra.

O inbound marketing, ou marketing de atração, tem sido aplicado massivamente para prospectar clientes em potencial, e uma de suas estratégias principais é o marketing de conteúdo.

Fazer um marketing de conteúdo bem elaborado e informativo certamente é um meio eficiente para alcançar, prospectar e captar clientes empresariais de forma espontânea, conseguindo um ticket médio alto e a geração de receitas frequentes e recorrentes.

O que é o Marketing de Conteúdo para empresas B2B?

O objetivo do marketing de conteúdo em uma empresa de etiqueta para impressora zebra e para os mais diversos segmentos é criar e entregar conteúdos que sejam relevantes, úteis, originais e valiosos para atrair um público-alvo específico.

Com isso é possível criar uma percepção favorável em relação às soluções oferecidas por uma marca ou empresa.

O marketing de conteúdo permite também o estabelecimento de uma relação orgânica com clientes em potencial, aumentando as chances de conversões em vendas futuras.

Recomenda-se fortemente essa estratégia de marketing digital para empresas que operam no modelo B2B uma vez que possibilita criar, aumentar e fidelizar a base de clientes corporativos por meio da produção de um conteúdo que agrega valor.

O foco em um conteúdo valioso e sua importância se justifica pelo público-alvo do mercado B2B ser formado por pessoas que ocupam cargos e funções nos mais variados departamentos de uma empresa.

Dessa forma, os clientes B2B contam com um perfil racional, analítico e detalhista quando precisam tomar decisões para o estabelecimento de uma relação comercial.

Isso significa que é mais difícil ganhar a confiança desse tipo de cliente, menos suscetível a se deixar levar pelo impulso e pela emoção.

Esse cliente é mais atento a riscos, análises e pesquisas durante o processo de tomada de decisão conjunta com outros cargos e departamentos.

Neste contexto, as características dos clientes B2B tornam as decisões comerciais mais complexas, fazendo com que o funil de vendas seja mais longo, podendo levar meses até o fechamento da venda.

Sua empresa de cortador de grama com recolhedor precisa ter um conteúdo relevante criado para um público-alvo muito bem definido e pensado para converter leads em clientes de fato.

8 dicas para criar uma estratégia de conteúdo para B2B

Atualmente o marketing de conteúdo já não é mais uma novidade, o que significa que cada vez mais empresas aderem a essa estratégia.

Para conseguir se diferenciar dos concorrentes, é necessário criar uma boa e sólida estratégia de conteúdo para B2B, e nossas dicas irão te ajudar.

  1. Defina quais são os objetivos do seu negócio

Para criar sua estratégia de conteúdo B2B, o primeiro passo é focar nos objetivos que sua empresa quer alcançar com esse tipo de marketing.

Temos como principal resultado desse método a influência sobre o comportamento dos usuários que chegam até sua empresa de tecido juta colorida.

Dessa forma é você quem irá decidir qual será a ação que o usuário terá após ler seu conteúdo. Os objetivos podem ser variados, como:

  • Atrair novos clientes;
  • Trazer mais confiança na relação B2B;
  • Atrair novos parceiros;
  • Marcar presença em pesquisas orgânicas;
  • Aumentar suas vendas.

No entanto, é preciso ter em mente que nem todo conteúdo levará a uma venda direta, pois agir com esse intuito pode afastar seu público.

Para definir quais serão seus objetivos, pense no que está alinhado a sua empresa, de forma que faça sentido com a sua realidade.

  1. Faça o planejamento

Após definir seus objetivos, o planejamento será o ponto-chave para que sua estratégia dê certo.

Não basta escrever por escrever, os conteúdos precisam seguir uma linha de raciocínio, precisam ser planejados para os canais digitais que estarão, bem como a linguagem utilizada e demais detalhes.

Tudo precisa e deve ser planejado, afinal de contas são os detalhes que fazem a diferença em sua estratégia. Sua empresa de detergente ácido ordenhadeira pode organizar um calendário editorial para ajudar.

Nessa ferramenta são selecionados os conteúdos abordados, as datas de publicação, os canais digitais escolhidos, o formato do conteúdo, entre outros pontos.

  1. Defina seu público-alvo

Você já aprendeu que o foco do B2B são outras empresas, mas ainda assim é preciso definir o perfil do público que você quer atingir.

Faça uma análise criteriosa de quais seriam seus clientes ideais, pense em suas necessidades, hábitos, dores e quais soluções eles buscam.

A partir dessas informações, sua produção de conteúdo será muito mais detalhada e pontual, qualificando seu texto e os futuros leads que virão através dele.

  1. Faça uma análise sobre seus concorrentes

Como pontuamos, a estratégia de conteúdo para B2B não é uma novidade, sendo empregada por muitas empresas e possivelmente por concorrentes diretos do seu negócio.

Analise o que está sendo feito em seu segmento de impressão banners, principalmente quais ações seus concorrentes estão fazendo. Com essa observação, criar uma estratégia fica muito mais fácil.

Um exemplo é o fato do termo “perto de mim” ter crescido muito nas pesquisas do Google. Isso pode ser um insight para a criação de conteúdos regionais para empresas locais, aumentando suas vendas.

  1. Crie seus textos

Após os passos anteriores, sua estratégia de conteúdo para B2B está quase pronta, mas chegamos a um ponto crucial: a criação dos conteúdos. Durante essa etapa, foque no tipo de linguagem que vai ser utilizado, adequando ao seu público-alvo.

Invista em estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca, como o uso correto de palavras-chave. Detalhes como esses ajudam na criação de um conteúdo compartilhável e que chama atenção dos usuários.

Visando tornar esse processo ainda mais assertivo, simples e fácil, sua empresa de fornecedor de sacolas personalizadas pode contar com a ajuda de uma agência especializada em produção de conteúdo.

  1. Defina os canais para distribuição do conteúdo

Agora vamos pensar em como os seus conteúdos chegarão aos seus clientes: por meio de redes sociais, e-mail marketing, newsletters ou postagens no seu blog.

Com o planejamento adequado, a resposta para essa dúvida será facilmente encontrada. Essa determinação é fundamental para conseguir efetividade na conversa com seu público.

Na estratégia de conteúdo para B2B, os principais meios de distribuição são os blogs, redes sociais e o e-mail marketing. Dessa forma, na hora de criar os conteúdos, é importante fazê-lo de forma direcionada para esses canais.

  1. Construa uma boa relação com os leads

Trata-se de um ponto fundamental em uma estratégia de conteúdo B2B: é essencial cuidar da relação e construir um relacionamento com os leads, pois esse é o ponto-chave do marketing de conteúdo.

Tenha foco ao criar estratégias para atrair e nutrir seus leads, em cada uma das etapas do funil de vendas.

Isso gera mais confiança, autoridade e presença da sua marca de escada estrutura metálica preço no mercado e no mundo digital, o que aumenta as chances de vender mais.

  1. Mensure os resultados

Essa última etapa é indispensável para saber se sua estratégia está funcionando ou se precisa ser ajustada. Essa mensuração ocorre através dos resultados gerados pelo marketing de conteúdo aplicado por sua empresa.

Algumas formas de mensurar os resultados é analisar se os leitores compartilharam o conteúdo, se interagiram, seu tempo de permanência no site, a taxa de cliques, a taxa de abertura de e-mails, entre outros.

Cada material criado para seu blog de distribuidora de álcool deve ser mensurado para saber se a estratégia de conteúdo para B2B está dando certo, possibilitando que ela seja melhorada dia a dia.

Torne atrativo com o Marketing de Conteúdo B2B

Hoje você aprendeu que a produção de conteúdos úteis, relevantes e informativos podem tornar uma marca ou empresa referência na memória de potenciais clientes B2B.

Ofertar um conteúdo relevante com soluções para dores e problemas de seu público se mostra muito mais efetivo do que simplesmente ofertar um produto ou serviço.

Essa comunicação com o público é especialmente importante no caso dos clientes B2B, que contam com um perfil mais racional e analítico. Temos então uma jornada de compra mais complexa, demorada e dependente de decisões de um número maior de pessoas.

Aconselhamos buscar uma boa agência de serviços especializados em marketing de conteúdo para ter estratégias mais eficientes e efetivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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