inbound marketing e outbound marketing

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As estratégias de inbound e outbound marketing podem ajudar na conversão da sua empresa.

Ambos possuem qualidades e peculiaridades que funcionam para diferentes ocasiões e diferentes objetivos. É muito importante entender as suas características para escolher qual é a melhor estratégia para o seu negócio.

Entretanto, como realizar uma comparação entre as características de cada estratégia com o seu negócio, para assim escolher a que melhor se adequa aos objetivos e características da sua empresa?

marketing de entrada

O inbound marketing é muito utilizado no meio digital, uma vez que é uma publicidade mais passiva, onde o cliente vai até a marca, ao invés do contrário.

A tecnologia e a internet estão mudando a forma como uma empresa se apresenta ao cliente e as formas de vendas.

As propagandas que interrompiam a programação na televisão não surtiam mais tanto efeito, uma vez que streaming, YouTube e outras redes sociais tomaram espaço.

No meio digital o usuário pode visitar diferentes páginas, seguir diferentes perfis e acompanhar o conteúdo que sentir vontade.

Além disso, as formas de buscas por marcas também mudaram, onde ao precisar de um produto ou serviço, a pessoa pode simplesmente realizar uma pesquisa no Google e adquirir diversos resultados.

Por exemplo, se você pesquisar “serviços de topografia preços no Google, ele fornecerá inúmeros resultados.

Através de uma rápida pesquisa, é possível analisar as diferentes opções de empresas no mercado e os melhores preços para que assim se obtenha a melhor opção para você, suprindo todas as suas necessidades.

O inbound marketing é uma estratégia que se adapta aos novos padrões de interações entre as marcas e seus consumidores.

O modo tradicional de divulgação já não surte mais tanto efeito. Isso acontece porque as marcas muitas vezes interrompiam os seus possíveis clientes em momentos inoportunos e muitas vezes incômodos, trazendo o sentimento oposto ao que pretendiam proporcionar.

Na estratégia tradicional, a empresa vai até o cliente, causando muitas vezes o incômodo ao consumidor. Já no inbound marketing, a estratégia visa utilizar o meio digital a seu favor e provocar o efeito contrário, onde o cliente busca a empresa.

Isso acontece porque o inbound marketing utiliza a tecnologia para fornecer conteúdos relevantes aos seus leads, ou seja, possíveis clientes, de forma que se tornem referências no mercado e sejam frequentemente procurados por seus consumidores.

Por exemplo, se a sua empresa realiza a venda de termômetros, você pode escrever textos sobre como realizar a calibração de termômetro, quais são os tipos diferentes de termômetros e como saber qual escolher em cada situação.

Dessa forma, as pessoas interessadas no seu produto irão buscar o seu conteúdo sempre que possuírem alguma dúvida, assim você se torna referência no mercado e o seu negócio ganha destaque em relação aos demais do mesmo setor.

Os visitantes do seu site consomem o seu conteúdo de forma que, após certa nutrição de informações, são levados até a fase de compra.

Essa estratégia de marketing possui os seguintes benefícios:

  • Menos invasivo;
  • O cliente busca a marca;
  • Referência no mercado;
  • Custo de divulgação mais baixo.

Essa estratégia possui muitas vantagens em sua utilização, e para colocá-la em prática é preciso seguir etapas que levam o seu cliente desde a fase de conhecimento da empresa até a etapa da compra.

1. Atrair

Através da criação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo é possível chamar a atenção do seu cliente de forma que ele passe a acompanhar o seu site.

Essa etapa pode ser realizada através de blogs e redes sociais. Por exemplo, uma corretora pode criar um texto, em seu blog, sobre como realizar o refinanciamento de imóvel e informar o seu público sobre o tema.

2. Conversor

Nessa etapa, os possíveis consumidores já acompanham o seu site e são nutridos de conteúdos relevantes com frequência pela sua marca. Agora basta convertê-los para o seu banco de dados, e isso é possível através do call to action, ou seja, chamada para a ação. 

Eles podem ser feitos por meio de formulários e lading pages, onde ao oferecer um produto gratuito, além do conteúdo já fornecido, o cliente passa os seus dados para adquiri-lo e entra no fluxo de leads da empresa.

Por exemplo, se você realiza a venda de lima rotativa, pode disponibilizar um conteúdo gratuito sobre como escolher a lima certa para a função que deseja realizar, e em troca o seu cliente fornece o seu nome, e-mail, entre outras informações.

Você pode disponibilizar o conteúdo no e-mail do seu lead entre outras informações.

3. Fechar

Através do acompanhamento constante do seu conteúdo, o seu cliente passa a se dar conta do problema que possui e, ao ter acesso a ofertas da sua empresa, pode se interessar em comprar o seu produto, a fim de solucionar a sua dificuldade.

Por exemplo, se você possui um banco de imagens, o cliente pode perceber a sua dificuldade em adquirir gravações de alta qualidade como as suas e, por esse motivo, começa a ponderar a compra em sua empresa.

Ele pode adquirir um exaustor portátil, paisagens, automóveis, entre outras coisas que facilitem a sua criação de vídeos. Nessa etapa, pacotes promocionais e boas ofertas podem ser fatores essenciais para finalmente fechar a compra.

Isso ocorre porque nessa fase o cliente já entende a qualidade do seu produto em relação ao mercado e sabe de sua necessidade em adquirir o produto. Por esse motivo, apenas uma oferta com um preço acessível ou promocional pode ser um gatilho para efetuar a venda.

4. Encantar

Após a realização da transação, basta agora realizar uma boa pós-venda, a fim de finalizar o cliente e conquistá-lo para futuras compras na sua loja.

A criação de um relacionamento através do uso de redes sociais e trocas de e-mail é possível satisfazer o cliente nessa etapa, garantindo a sua fidelidade à marca.

Você pode efetuar vendas de bolos, codificadora industrial, sapatos, entre outros produtos ou serviços. Em todos os casos, o acompanhamento após a venda pode ajudar em futuras compras do seu consumidor.

Marketing externo

O outbound marketing, diferente do inbound marketing, é uma forma de divulgação da marca mais ativa, onde a empresa vai até o cliente.

Ela pode ser realizada através de propagandas na televisão, rádio, imprensa, telemarketing ou até a antiga divulgação por meio de porta a porta.

Embora essa estratégia de marketing já não seja tão receptiva pelas pessoas, uma vez que interrompe o possível cliente, ela ainda possui muitas vantagens, como:

  • Rápido retorno sobre o investimento em divulgação;
  • Divulgação mais clara e direta;
  • Adquirir um contato mais próximo no processo de venda.

Entretanto, é necessário saber como interagir com o seu público a fim de converter uma maior quantidade de pessoas.

O outbound marketing possui a característica de interromper o cliente para a sua divulgação e isso pode muitas vezes ser incômodo.

Todavia, ao realizar uma boa pesquisa de público-alvo e ofertar o seu produto para alguém que realmente precisa dele, você na verdade o estará ajudando, lhe fornecendo a solução que almeja.

Por exemplo, se você possui uma empresa que fornece o aluguel de van em Salvador, você deve então ofertar o seu produto para pessoas que moram em Salvador e que possuem a necessidade do seu serviço.

Essa divulgação pode ser realizada de forma mais assertiva através de anúncios virtuais, como o Facebook Ads e Google AdWords.

Você alguma vez realizou a pesquisa de um produto na internet e logo depois anúncios desse mesmo produto começaram a aparecer?

As redes sociais e o Google possuem um sistema inteligente para identificar as suas necessidades e indicar boas soluções. Dessa forma se obtém um melhor direcionamento de divulgação e prospecção.

Quando uma divulgação ativa é realizada para uma pessoa que possui essa necessidade, a divulgação na verdade ajuda e não se torna incômoda.

Por exemplo, se você anunciar uma esteira transportadora industrial a uma loja de roupas, o seu anúncio será incômodo a eles, entretanto se divulgar a uma fábrica do setor alimentício, poderá fornecer exatamente o que eles buscam.

Como escolher um para o seu negócio?

A escolha para qual modelo de marketing utilizar no seu negócio depende do produto ou serviço que você oferta e também da fase da sua empresa.

Um negócio que acaba de abrir não possui muita fama e credibilidade no mercado, por esse motivo uma divulgação mais ativa pode ser eficiente, informando as pessoas de sua existência.

O produto também incentiva muito na escolha. Por exemplo, empresas telefônicas como a Tim e a Vivo realizam a sua divulgação através do telemarketing, informando as diferentes ofertas de seus pacotes.

Já o inbound marketing, que possui uma divulgação mais passiva, é ideal para infoprodutos, como cursos. Esse é o caso do curso “Ações Garantem o Futuro”, de Luiz Barsi.

Os infoprodutos tendem a possuir mais sucesso em suas divulgações através da disposição de conteúdos nas redes sociais.

Essas são as principais características e diferenças entre o inbound marketing e o outbound marketing. A sua utilização na divulgação da sua empresa é essencial para adquirir uma maior conversão.

Análise o mercado em que atua, a fase da sua empresa e escolha a estratégia que melhor se encaixa com as características do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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