marketing viral

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O avanço do mercado como conhecemos hoje está muito associado às atualizações que ocorrem por meio das estratégias de marketing, cada uma lidando com um objetivo e uma forma criativa de conquistá-lo. Entre as táticas que estão em alta, uma é o marketing viral.

Esse tipo de estratégia acaba conquistando uma maior importância por causa do alto teor competitivo que se encontra no mercado atualmente, no qual através de uma simples pesquisa na internet é possível ser direcionado aos mais diversos resultados disponíveis.

Dentro dessa realidade, onde os meios digitais trazem diversos benefícios, acompanhados também dos seus desafios, se torna necessário conhecer muito bem sobre esse tipo de plataforma para então adotar as táticas que sejam capazes de ajudar os seus negócios.

E é justamente através de uma boa campanha digital que um serviço de locação de máquina de café expresso pode acabar vendo os seus resultados crescerem no mercado, aumentando através das redes o interesse e conhecimento sobre os seus serviços.

Para que esse tipo de desempenho seja conquistado, é preciso definir uma campanha que se conecte diretamente com o perfil de público que apresenta possibilidade de se converter em clientes, mas mesmo com essa audiência defendia ainda existe o desafio de alcançá-la.

Os meios digitais como um todo contam hoje com um grande volume de conteúdo, tornando difícil para um usuário até mesmo visualizar as postagens dos seus amigos graças a alta quantidade de produções na internet, além de um algoritmo com seu trabalho de curadoria.

Ao ter contato com essa realidade, um serviço voltado ao setor industrial, tal como na manutenção de balanças, precisa adotar uma estratégia direcionada que permita ao público dessa área fabril ser apresentado aos seus anúncios e campanhas nas redes.

Para que tal atenção seja conquistada, não basta somente acompanhar o que fazem seus concorrentes, é preciso apresentar algo único, capaz até mesmo de sair da sua bolha digital, alcançando um grupo amplo de usuários disponíveis nas redes.

Quanto maior for o alcance de um conteúdo na internet, maior poderá ser o resultado comercial por trás do produto ou serviço associado a essa divulgação, o que acaba por explicar sobre a importância em contar com uma tática que espalhe a sua mensagem.

Quando se fala especificamente sobre um maior compartilhamento nas redes, existe uma estratégia que deve ser vista com maior consideração, que é o caso do marketing viral.

Como funciona esse tipo de tática?

O grande objetivo por trás de um marketing viral é garantir com que uma mensagem chegue ao maior número possível de usuários, com esse conteúdo se espalhando tal como um vírus, o que dá origem ao nome desse tipo específico de prática.

Acaba sendo a mesma ideia por trás do sucesso de um artista do momento, com os portais de conteúdos denominando tal personalidade como uma febre, ou seja, alguém cujo êxito tornou-se algo a ser compartilhado e procurado por todos, tal como uma doença.

Mas o que o marketing aproveita dessa questão da viralização não é nenhum aspecto negativo, mas sim a capacidade que algo tem de se espalhar em grande volume, a ponto de alcançar o maior número de pessoas, nesse caso aumentando o interesse em um item.

Se engana quem acha que esse tipo de estratégia está voltada exclusivamente a serviços de grande popularidade, pelo contrário, os mercados de nichos são os que mais podem se beneficiar dessa prática de compartilhamento em massa, crescendo seu campo de atenção.

Razão essa pela qual uma transportadora em Campinas SP, com o seu objetivo de expandir-se também para outras regiões do país, pode encontrar bastante valor nesse tipo de tipo de marketing, já que os serviços podem acabar recebendo um maior interesse.

O tipo de impacto causado por esse tipo de prática, colocando-se presente aos olhos e ouvidos de uma audiência geral, faz com que essa estratégia receba também o título de Buzz Marketing, ou seja, uma ação que seja capaz de causar um certo barulho.

Entre os motivos pelos quais essa divulgação ampla de um conteúdo ser bastante procurada atualmente, como a busca para que isso possa ocorrer até mesmo de forma espontânea por parte do público, é por causa dos seus benefícios, sendo alguns deles:

  • Alcance orgânico de público;
  • Maior presença nas redes;
  • Lembrança frequente da marca;
  • Melhor tráfego digital;
  • Aumento de confiança dos clientes.

Cada um desses pontos já sendo o suficiente para que uma distribuidora de câmeras de segurança passe a considerar trabalhar com uma estratégia de marketing viral, de forma a não só aumentar o seu público, mas também destacar a sua companhia no meio digital.

Mas da mesma forma em que um vírus precisa muitas vezes se adaptar a um novo cenário para que esse ele possa ampliar a sua capacidade de infecção, o mesmo acontece em relação aos conteúdos que se inspiram nessa ação para criar uma tática de comunicação.

Ou seja, para qualquer postagem viral que vimos na internet, existe a grande possibilidade de que a maioria delas não tenha ocorrido de forma espontânea, mas já tendo sido pensada com esse objetivo em mente, algo mais claro quando se trata de uma ação comercial.

Cenário que aponta então para a possibilidade de se lidar com o marketing viral como algo acessível e planejado, sendo preciso apenas conhecer a fundo das táticas necessárias para a produção desse tipo de conteúdo, com grande possibilidade de ser compartilhado.

Como adotar o marketing viral para seus negócios?

Conforme foi adiantado anteriormente, o meio digital vive hoje através de um ambiente cada vez mais lotado em relação ao conteúdo. Algo que é válido para os mais diversos tipos de redes sociais, sendo preciso ter algo de especial para que sua produção se destaque.

Um desafio que acaba sendo maior por parte das empresas, onde existe um objetivo claro em vender algum tipo de produto, serviço ou ideia, como um despachante aduaneiro que busca alcançar novos clientes interessados em participar do mercado de importações.

Na verdade, é esse objetivo de venda que faz muitas vezes com que o público se afaste, sendo preciso contar com uma boa estratégia para que os seus conteúdos viralizem nas redes, alcançando o maior número possível de pessoas na internet.

E para garantir que esse tipo de performance seja então alcançada, é necessário contar com um conteúdo que tenha capacidade de se destacar nas redes, o que depende de um planejamento que pode contar com etapas como:

Conhecer o seu público

Essa ação é válida não só para o meio digital, como para todo o meio comercial, afinal, para que uma mensagem seja absorvida por um público, é preciso conhecer a fundo as características dessa audiência, para assim criar algo que converse com o seu interesse.

Estudar o comportamento da sua audiência, sabendo quais são as suas redes sociais de maior interesse, por exemplo, é o primeiro passo para realizar qualquer ação de comunicação, seguindo as próximas etapas com esse perfil de público em mente.

Definição de objetivos

A viralização de um conteúdo é apenas um propósito específico, é preciso ter atenção ao que se busca com esse tipo de mensagem a ser compartilhada em massa. Os motivos mais comuns são a expansão do seu índice de clientes e vendas, mas existem outros propósitos.

Uma agência financeira, por exemplo, pode estar em busca de aumentar a atenção do público sobre um novo tipo de serviço, como a oferta de consignação da marinha após uma parceria junto com esse órgão federal.

Criatividade em alta

Os pontos anteriores fazem parte de uma preparação necessária, contudo o que mais vale para uma estratégia viral é a criatividade que serve como base para os conteúdos a serem compartilhados, sendo importante apresentar algo de único e especial.

A criação de uma ação segmentada, uma ação de edição digital de imagens para aumentar o interesse em um produto físico, como uma porta crachá retrátil personalizado, é um tipo de exemplo de uma ação que vai além da simples veiculação de anúncios comuns.

Acompanhar as tendências

Mesmo sendo preciso apresentar uma certa originalidade, é importante também entender quais são as tendências de conteúdos do momento, seja para se inspirar ou até mesmo para buscar algo totalmente diferente, mas com base no que o público está consumindo.

Redes em massa

Por último, além da construção de um bom conteúdo, é preciso escolher também por bons canais para compartilhá-los, usando das redes sociais de maior popularidade a ponto de que suas ações viralizem até mesmo para outras plataformas disponíveis na rede.

Antes de pensar se esse tipo de estratégia é válida para todo tipo de produto ou serviço, indo de um carrinho de carga dobrável até o ofício de limpeza para escritórios, saiba que os mais variados campos comerciais já utilizaram esse tipo de prática.

Marcas como Heineken e Dove são exemplos de sucesso do marketing viral, mas até mesmo o cinema já adotou esse tipo de estratégia através da divulgação de filmes como “A Bruxa de Blair” (1999) e “A Forca” (2015), com a ação conhecida como “Charlie, Charlie”.

Ou seja, o que não falta é segmentado que pode contar com o buzz marketing, sendo preciso então apenas como criar uma boa estratégia nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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