marketing social

Compartilhe com os amigos

Tem se tornado uma ação comum as pessoas optarem por marcas e produtos levando em consideração os valores e os posicionamentos pessoais e políticos dos negócios. Diante disso, o marketing social tem um papel relevante.

O marketing tem sofrido uma série de alterações conforme o tempo, demonstrando que para uma empresa ter sucesso e crescer no mercado é indispensável considerá-lo.

Sendo assim, o que antes era realizado através de propagandas que tinham um único intuito de convencer o público a qualquer custo, atualmente é visto através das estratégias de marketing de conteúdo.

Dessa forma, uma empresa de instalação de câmeras, ao utilizar do marketing de conteúdo, as informações se tornam muito mais agradáveis evitando conteúdos monótonos e sem diferenciação.

Além disso, ao invés de ter somente o intuito de convencer, ao utilizarem do marketing elas têm como seu objetivo conquistar os clientes, entregando informações úteis e os acompanhando durante toda a jornada de compra.

Por isso, aplicar o marketing social é uma ação necessária, pois a sua empresa estabelece uma conexão com o público que vai muito além dos produtos e até mesmo das vendas que são realizadas.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre o marketing social, fazendo com que você entenda sua significação, principais benefícios, a diferença com o marketing social, como implementá-lo em seu negócio e empresas que tiveram sucesso com essa estratégia.

O que é o marketing social?

O marketing social tem seu nascimento em 1970, surgindo através de Philip Kotler, que percebeu que os princípios de marketing tradicional poderiam ser usados para causas sociais, vendas de ideais, atitudes e comportamentos.

Sendo assim, o objetivo do marketing social é eliminar os problemas sociais que estão relacionados principalmente à saúde pública, transporte, trabalho e até mesmo à nutrição.

Assim, é comum encontrar o marketing social diante de alguns órgãos públicos e até mesmo de empresas do terceiro setor, trabalhando com o foco principal de conscientizar as pessoas, doações e afins.

Por exemplo, o marketing social pode até mesmo ser estabelecido através de uma pintura externa de prédios, ao se tratar de um evento social e de algo que tende a promover o bairro e o prédio em questão.

Por isso, o intuito do marketing social é sempre o de envolver a população, não se motivando por interesses comerciais, mas tendo interesses genuínos e com uma causa social.

Logo, o público que se identifica com as causas e se sensibiliza com o que está sendo dito  tende a participar das ações e se mostrar cada vez mais próximo das empresas e marcas que realizam o marketing social.

Além disso, empresas que são referência no mercado utilizam do marketing social para promover ainda mais a sua marca e conquistar bons resultados através das campanhas e ações desenvolvidas.

Benefícios do marketing social

Para muitos empreendedores é difícil enxergar vantagens através do marketing social, pois essa estratégia é totalmente em prol da sociedade e busca através da sua aplicação estabelecer melhorias e ações de forma genuína.

Entretanto, ao desenvolver o marketing social da forma correta, por exemplo, em um aluguel de caçamba zona norte, essa estratégia pode ser fundamental para fortalecer a sua marca, criar valores e tornar a sua empresa especial frente aos consumidores.

Por isso, diante do momento em que vivemos, onde as pessoas se preocupam cada vez mais com questões sociais e com empresas que demonstram seus valores, estabelecer o marketing social é uma ação totalmente decisiva e essencial.

Sendo assim, para que você tenha ainda mais motivos para considerar o marketing social, confira alguns dos benefícios que esse recurso proporciona.

  • Aumento da credibilidade da marca;
  • Associação a projetos sociais;
  • Maior rentabilidade;
  • Valorização dos produtos e serviços;
  • Reconhecimento social;
  • Aumento nas vendas;
  • Fortalecimento da marca.

Logo, ser adepto ao marketing social pode garantir benefícios únicos, indo ao encontro do que o público busca e costuma optar através das suas escolhas e das empresas que eles tendem a consumir.

Além disso, a preocupação com a sociedade é algo necessário para que possamos viver bem e garantir melhorias nas comunidades. Sendo assim, estabelecer o marketing social é necessário desde um serviço de limpeza de fossa a uma empresa de tecnologia.

Diferenças entre o marketing social e o comercial

Com o passar do tempo e com a preocupação em relação aos problemas sociais, as empresas perceberam o interesse das pessoas nesse tipo de ação, fazendo com que o investimento em causas sociais começasse a ocorrer como forma de promover as marcas.

Entretanto, nesse momento você em sua empresa, por exemplo, de impermeabilizante de laje, deve estar se perguntando em quais elementos o marketing social se diferencia do marketing que nós conhecemos e nos deparamos praticamente todos os dias.

Pois bem, a principal diferença está justamente no intuito em que as empresas possuem através de ambas as estratégias, pois quem usa do rótulo social para somente promover a sua empresa facilmente é desmascarado pelos consumidores.

Sendo assim, mais do que promover uma imagem social, as marcas que desejam estabelecer essa estratégia devem ter uma identidade social, mostrando integridade e autenticidade através de cada ação.

Logo, as empresas que conseguem isso geram uma imagem sólida através das estratégias e do seu funcionamento, agregando valor e despertando emoção em seus clientes e diante de todo o público.

Como implementar o marketing social?

Um dos erros mais comuns e que algumas empresas acabam cometendo é achar que através do apoio ao Outubro Rosa e uma campanha de agasalho no inverno já está colocando em prática o marketing social.

Entretanto, para que o marketing social realmente seja estabelecido, é essencial que as campanhas em questão transformem a sociedade e tenham um bom investimento para que elas aconteçam.

Sendo assim, desde uma pintura epóxi piso para transformar uma escola ou um programa na televisão para arrecadar dinheiro para instituições carentes, tudo pode fazer parte do marketing social.

Entretanto, é necessário que se tenha pesquisas e análises diante do desenvolvimento dessas ações.

Com isso, para te auxiliar diante do desenvolvimento do marketing social em sua empresa, confira algumas ações a serem realizadas e implemente esse recurso totalmente essencial.

1 – Defina uma causa

O primeiro passo para que a sua estratégia de marketing social tenha sucesso é escolher uma causa para apoiar, levando em consideração questões que dialoguem com a persona e as características da sua empresa.

Por exemplo, se você tem uma empresa de vidro blindado para janela, sua causa pode ser a segurança, formas de combater a criminalidade e manter as pessoas sob segurança, assim se tem um ponto de conexão com o público e algo que tem a cara da sua marca.

2 – Estabeleça ações ao seu alcance

Ao ser definida a causa em que a sua empresa tende a apoiar, é hora de planejar o que a sua empresa vai fazer, tendo em mente que nem sempre grandes ações poderão ser realizadas, assim dar um passo de cada vez já faz toda a diferença.

Por isso, para empresas que estão iniciando uma boa ação para estabelecer o marketing social, é através de doações a instituições que trabalhem com a causa que você escolheu, conhecendo aos poucos esse universo.

Além disso, caso você pense em realizar algum evento em sua empresa de serviços de impermeabilizar laje exposta, também se tem alguns parceiros relacionados à causa que você escolheu que podem trocar experiências e prestar o máximo de apoio possível.

3 – Divulgue o projeto e engaje o público

Após desenvolver e planejar ao máximo os projetos e ações que serão estabelecidas, é fundamental divulgar quais serão as ações a serem realizadas, pois através disso é que o público tende a se identificar e saber que as campanhas em questão existem.

Por isso, nesse momento é importante pensar em formas atrativas de lançar seu projeto de marketing social, fazendo com que o público se aproxime e venha conhecer ainda mais as ações e movimentos que ocorrem em sua empresa.

Empresas que tiveram sucesso com o marketing social 

Nada melhor do que ver exemplos reais e que estão em nosso dia a dia para que se entenda ainda mais o quanto o marketing social é importante e pode ser um elemento-chave na sua empresa.

Sendo assim, confira algumas que têm conquistado bons resultados através do marketing social e se inspire em suas histórias e até mesmo criatividade.

TV Globo – Criança Esperança

Um dos exemplos mais icônicos e até mesmo um dos mais conhecidos em relação à mídia, o Criança Esperança da TV Globo surgiu como uma ação pontual de doações ao Nordeste através do ator Renato Aragão e acabou tomando toda essa proporção que conhecemos.

Hoje o projeto já passou de mais de R$ 300 milhões em doações para 5 mil instituições, beneficiando em média cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes por todo o país, sendo até mesmo reconhecido pela ONU.

McDonald’s – McDiaFeliz

Outra campanha conhecida, o McDiaFeliz, apropria-se da causa do câncer infantil, buscando envolver seus clientes e a população como um todo.

Sendo assim, em um dia do ano, no último sábado de agosto, as vendas do tão conhecido Big Mac são revertidas em doações às instituições que trabalham na melhoria da vida de crianças com câncer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp