cookieless

Compartilhe com os amigos

A internet é um campo que passa por diversas modificações, com isso sendo um resultado direto do desenvolvimento de novas tecnologias. E para que seja possível se destacar no meio digital, é preciso acompanhar tais mudanças, como o anúncio da era cookieless.

Ficar desatualizado sobre o que ocorre no meio digital pode acabar sendo o motivo pelo qual o seu projeto não está alcançando o mesmo tipo de performance que muitos dos seus concorrentes podem estar encontrando nas redes, tendo mais sucesso que o seu projeto.

Inclusive, o que não falta na internet são concorrentes, graças a facilidade de se posicionar nas redes, sendo preciso contar apenas com uma conexão digital e uma boa estratégia de mercado, para assim garantir com que o seu negócio possa alcançar um certo destaque.

Para entender de fato sobre a pluralidade de opções que podem ser encontradas no campo digital, basta fazer uma pesquisa de qualquer tipo, como ao digitar por “consulta oftalmologista preço” em seu navegador favorito, sendo direcionado a diversos resultados.

Essas múltiplas soluções apresentadas podem ser de grande valor para os usuários, apresentando a cada um resultados que possam ser melhores apreciados por um indivíduo em particular, podendo ele se tornar em um novo cliente a ser conquistado nas redes.

Por outro lado, justamente por causa dessas diversas opções, conquistar tamanho interesse do público pode não ser tão fácil assim, sendo preciso apresentar uma estratégia especial para assim garantir não só uma atenção, mais uma maior chance de conversão ao público.

Tudo isso para garantir com que um serviço de calibração de esquadro, uma fábrica que realiza encomendas pela internet, além de qualquer outro tipo de negócio digital, possam todos conseguir se destacar dentro das diversas plataformas digitais.

Para se conquistar esse destaque é necessário então contar com o auxílio de algumas táticas e ferramentas que podem ser de grande utilidade para conhecer melhor sua audiência digital e assim saber como agir para se aproximar desse seu público virtual.

A questão é que muitas dessas estratégias acabam tendo que mudar com o tempo, modificando até mesmo práticas tradicionais como o uso dos cookies. E para entender o impacto da sua falta, primeiro é preciso entender qual é o valor por trás do seu uso.

Como funcionam os cookies?

Os cookies se tratam de pedaços de código que podem ser instalados no navegador de um usuário assim que ele acessa algum site ou plataforma digital. Por meio desse programa é possível analisar e acompanhar uma série de informações sobre esse indivíduo, como:

  • Dados fornecidos em formulários;
  • Senhas;
  • Informações de login;
  • Estado do seu carrinho de compras.

Todas essas são informações que podem ser de grande valor para quem gerencia um site de negócios, permitindo assim fornecer uma experiência personalizada para os seus usuários, assim como coletar dados que podem ser essenciais para um empreendedor.

Saber, por exemplo, o tempo que um usuário demora na página de um avental oxford personalizado antes de realizar sua compra pode indicar para quem gerencia esse site de vendas saber como melhor cuidar de um negócio, de acordo com o interesse desse público.

Mas enquanto muitas dessas atividades estão associadas aos cookies primários, existe um modelo específico que passou a ser visto com preocupação por parte do meio publicitário e pelo mercado digital, os então chamados de cookies terceiros.

Conhecidos como third-party cookies, esses programas coletam dados como gênero, idade, entre outros por parte de empresas terceiras, como anúncios publicitários, para assim oferecer estratégias comerciais por onde esse usuário navega na internet.

E é justamente esse tipo de prática, reconhecida como invasiva por parte de muitos que navegam na internet, que o uso desse tipo de cookie está com seus dias contados, permitindo assim a chegada de uma nova era digital por meio do movimento cookieless.

Do que se trata esse cenário cookieless?

Uma tradução direta do inglês, o conceito de cookieless lida justamente com a ideia de um espaço sem a presença dos cookies, com o seu uso não sendo mais visto com bons olhos por parte do público e dos desenvolvedores, o que dá fim ao seu uso.

Isso acontece porque, da mesma forma em que uma companhia física adota programas de segurança do trabalho para garantir a proteção dos seus colaboradores, as companhias digitais passam a se preocupar com a privacidade dos seus usuários e possíveis clientes.

Até porque o vazamento de dados entre outros tipos de perigos digitais vem se tornando bastante comuns, o que levou então à criação de métodos de segurança, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que atua também para garantir a privacidade na internet.

E é justamente para responder a isso que empresas como o Google vêm anunciando o fim do uso desse tipo de estratégia de navegação baseada em cookies, com o seu uso no Google Chrome tendo fim marcado para 2024, por exemplo.

Enquanto as empresas normalmente já precisam adotar novas estratégias para divulgar o seu material de merchandising no ambiente físico, o mesmo passa agora a ocorrer no cenário digital, agora por meio do ambiente digital diante da exclusão dos cookies.

Uma realidade que precisará contar com uma série de adaptações por parte das empresas, já que os impactos do movimento cookieless no mercado digital podem se apresentar de diversas maneiras.

As mudanças da corrente cookieless no meio digital

A internet como conhecemos hoje é composta principalmente pelo uso dos cookies. Cenário esse que faz com que alguém possa pesquisar pelo contato de uma empresa de carreto e então ver anúncios em diversos sites, facilitando o início de uma relação com tal marca.

Enquanto o caso citado pode ser benéfico tanto para a empresa como para o cliente a ser conquistado, existem também outras questões a serem consideradas, como a privacidade que um usuário pode querer ao buscar por produtos de uso íntimo, por exemplo.

E é por causa do tipo que a internet caminha então para um universo sem o uso dos cookies, algo que não apenas promete mudar a forma com que o público navega nos meios digitais, mas também o método de atuação das empresas, o que envolve mudanças como:

Menos poder de domínio digital

Algo que recebe bastante críticas no campo digital hoje é a presença de poucas companhias no comando de toda internet como conhecemos, tal como o grupo Meta, responsável pelo Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros.

O mesmo acontece em relação ao domínio dos cookies que acaba caindo nas mãos de poucas empresas, colocando os dados do usuário em poder de grandes corporações digitais. Com o fim dos cookies isso pode mudar, assim como as práticas publicitárias.

Valor do usuário

O maior impacto a ser sentido de forma imediata por parte das empresas é o reconhecimento do poder dos usuários na internet, sendo pessoas que devem ser conquistadas por parte das companhias, sendo o ponto de maior valor das redes.

Essa valorização vai tanto da customização de produtos, como uma necessaire personalizada para lembrancinhas, até a apresentação de novas estratégias digitais, reconhecendo o valor do público, mas sem usar dos cookies para coletar suas informações.

Importância de conquistar o público

Diante do reconhecimento de valor do público nas redes, sem a permissão de uso de cookies para estudar essa audiência, é necessário então apresentar novas estratégias, como práticas que levem esse usuário a fornecer seus dados de forma voluntária.

Entre as maneiras de se fazer isso é possível destacar algumas táticas, entre elas:

  • Pesquisas de satisfação;
  • Formulários de pesquisa;
  • Entrevistas;
  • Enquetes nas redes sociais.

Opções essas que podem também acabar aumentando a proximidade entre uma empresa e o seu público digital, facilitando assim uma possibilidade de conversão, garantindo desta forma um novo cliente sem ter a sua privacidade ou confiança traída por um negócio.

Nova estratégias de conversão

Além dessas novas práticas para se conquistar as informações do público, no ambiente cookieless é necessário também desenvolver ações de conversões mais estratégicas, que levem à conquista de possíveis clientes através de novas estratégias.

A oferta de melhores benefícios, como atividades de automação bancária a serem oferecidas por instituições financeiras, pode acabar facilitando a conquista desse consumidor, mesmo que sem o uso de uma estratégia pautada nos cookies.

De uma forma geral, é possível dizer então que o uso desses programas digitais teve uma grande importância para definir o ambiente comercial digital como conhecemos, mas isso não significa que essa realidade será a mesma para sempre, como mudanças ocorrendo.

Ou seja, o fim dos cookies está longe de ser o final das estratégias comerciais nas redes. Para se destacar nesse sentido, só é preciso então recorrer a novas práticas que permitam o alcance de uma boa relação com os seus usuários, com uso daquilo que está disponível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Abrir WhatsApp
1
Fale Conosco
Olá;
Podemos ajudar? Clique no BOTÃO ABRIR para falar conosco pelo WhatsApp