marketing de conteúdo

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O marketing jurídico pode ser muito rígido, possuindo uma série de restrições e limitações em sua atuação. Por esse motivo, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente opção para os advogados.

Segundo o Novo Código de Ética e Disciplina da OAB, “A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilidade da profissão”.

Com isso, é possível perceber que, diferente da divulgação de um carpete para escritório ou de um serviço de limpeza, o marketing no setor de direito é bem restrito, impedindo a utilização do marketing jurídico com a finalidade de captar clientes.

Entretanto, existem algumas formas de realizar a divulgação da sua profissão de forma completamente ética. Continue lendo este artigo e entenda como o marketing jurídico pode ser realizado, a fim de impactar o seu público-alvo e converter mais clientes.

O que é marketing de conteúdo?

Como dito anteriormente, a publicidade no setor de advocacia possui as suas restrições, entretanto, de acordo com a OAB, é possível realizar o marketing jurídico apenas se ele for voltado exclusivamente para fins informativos.

Com isso, o marketing de conteúdo passa a ser uma excelente opção para a divulgação no setor jurídico, uma vez que essa estratégia de marketing consiste em realizar a divulgação de uma marca, produto ou serviço através da criação de conteúdos relevantes e informativos.

Por exemplo, se você pretende realizar a venda de equipamentos para construção civil, o marketing de conteúdo atua de forma que você publique textos, vídeos, imagens e entre outros elementos que sejam relevantes para o público voltado ao consumo deste produto.

Os conteúdos criados podem ser publicados em diferentes plataformas, onde dentre elas podem-se citar:

  • Site;
  • Blogs;
  • Posts em redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Vídeos e webinars;
  • Podcasts;
  • E-books.

Existem ainda muitas outras plataformas e formatos capazes de serem utilizados como forma de divulgação da sua criação de conteúdo.

Dessa forma, é possível realizar a divulgação do seu trabalho de forma indireta, atrair leads, ou seja, potenciais clientes, e por fim convertê-los em uma venda do seu serviço.

O marketing de conteúdo possui o intuito de criar um conteúdo relevante para o seu público, criando um vínculo com o cliente.

Com isso, sempre que o seu lead possuir uma dúvida, como qual é a melhor forma de realizar o polimento de piso de concreto, ele recorrerá a você, uma vez que está sempre consumindo o seu conteúdo voltado para a construção civil.

Existem muitos benefícios proporcionados pelo marketing de conteúdo, onde o seu ROI de divulgação é elevado, ou seja, o seu valor de investimento é muito baixo e o retorno é muito alto, uma vez que a internet é ampla e consegue alcançar um alto número de pessoas.

Além disso, você passa uma maior confiança para o seu público, se tornando referência no mercado, ganhando autoridade e se destacando da concorrência.

Por fim, você cria uma relação mais próxima com o seu cliente através de uma interação mútua, possuindo assim uma maior chance de fidelização do seu consumidor final.

Como aplicar o marketing de conteúdo para advogados?

Agora que você já entendeu o que é marketing de conteúdo e os seus benefícios, principalmente para o setor de advocacia, está na hora de compreender como colocar essa estratégia de divulgação em prática e obter uma gama elevada de clientes.

Quem é o seu público-alvo?

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é identificar o seu público-alvo, onde é através dessa análise que é possível realizar uma divulgação focada, seletiva e com maiores chances de conversão.

Por exemplo, se você pretende realizar a venda de um aquecedor solar Campinas, o seu público-alvo são pessoas que moram em Campinas, possuem a estrutura necessária para instalar um aquecedor solar e possuem um perfil voltado para a sustentabilidade.

A mesma análise deve ser realizada na área do direito, onde a sua área de atuação pode ser voltada para questões cíveis, criminais e entre muitas outras.

Dessa forma, deve-se analisar qual público procuraria os seus serviços, por que e quais são as suas características.

Uma dica para estabelecer as características do seu segmento é através de uma análise geográfica, demográfica, psicológica e comportamental.

Da mesma forma como o exemplo citado, se o seu escritório fica localizado em Campinas, o seu público-alvo deve estar nessa região geográfica.

Além disso, de acordo com os valores dos seus serviços, você pode identificar a renda familiar mínima do seu segmento, a fim de identificar de qual classe social ela faz parte, a sua profissão, número de integrantes na família, gênero, entre muitas outras características.

Quem é você?

Depois de identificar o perfil ideal do seu segmento, ou seja, a sua persona, você pode começar a se perguntar quais são os sonhos, desejos, medos e problemas que essa pessoa enfrenta e como os seus serviços podem ser a resolução.

Na área da advocacia, essa questão pode ser facilmente respondida ao identificar a sua área de atuação e os possíveis casos que podem surgir para você.

Entretanto, é importante também compreender qual é a melhor maneira de abordar o seu lead, qual a sua arte visual, slogan, entre outros elementos.

Um prédio que acabou de receber uma revitalização de fachada possui maiores chances de vendas do que um com muitas rachaduras. Isso acontece porque é através da sua marca e do primeiro contato visual que o cliente irá interagir e conhecer os seus serviços.

Além disso, a marca servirá como base para montar os elementos visuais da sua página de divulgação de conteúdo, sendo este muitas vezes a porta de entrada de muitos consumidores.

Por exemplo, uma empresa de limpeza terceirizada pode utilizar muito as cores branca e azul, remetendo à limpeza, e assim passar essa sensação para o cliente.

Da mesma forma, a sua marca pode possuir tons mais acinzentados, cores neutras e pastéis, passando a sensação de seriedade, confiança e credibilidade ao seu segmento.

Quais são as suas metas?

Você deve sempre possuir não apenas um objetivo central, como “conseguir mais clientes”, como também transformá-lo em metas, através de perguntas que resultem em quantidades, prazos e formas de mensuração, a fim de conseguir identificar se elas foram atingidas.

As metas devem ser construídas com base no método SMART, onde elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Jornada de compra

Desde o primeiro contato com a sua marca, através de uma breve visita no seu site, até a construção da sua credibilidade, a confiança que o cliente deposita no seu conteúdo até a venda e, por fim, o pós-venda, faz parte da experiência e jornada de compra do seu cliente.

O seu conteúdo chegará a diferentes pessoas, onde desde clientes atuais e antigos, outros advogados, contatos do mesmo setor, profissionais de outras áreas de atuação, mídia ou pessoas completamente novas na área podem encontrar o seu conteúdo.

Todas as pessoas que entraram em contato com a sua marca estão em alguma etapa dentro da sua jornada de compra, e elas devem ser identificadas a fim de realizar a sua interação de forma personalizada e efetiva.

Por exemplo, se você pretende comercializar um interfone para condomínio para uma pessoa que ainda não conhece a sua empresa, a sua forma de interação deve ser realizada de forma informativa, apresentando mais sobre a sua marca.

Entretanto, se essa mesma pessoa já acompanha o seu conteúdo há um tempo e demonstra grande interesse no produto, a sua forma de interação pode ser mais direta, com referências a promoções e descontos.

Estratégias de SEO

As estratégias de SEO são as utilizadas com o intuito do seu site possuir um melhor ranqueamento no Google.

Dessa forma, ao pesquisar “cortina de vidro para varanda preço”, por exemplo, a plataforma pode ser facilmente encontrada, e com isso obter um maior número de visitas e conversões.

Através de um conteúdo de qualidade que responda às perguntas de seus usuários, palavras-chave, número de palavras por texto e entre muitas outras técnicas, é possível obter uma ótima posição nas pesquisas do Google.

Como utilizar as plataformas?

Como já mencionado, existem muitas plataformas diferentes para a publicação do seu conteúdo, entretanto, elas funcionam de formas diferentes.

Nas redes sociais, a plataforma mais utilizada entre os advogados é o LinkedIn, onde a sua abordagem deve ser exclusivamente de cunho profissional, sendo essa uma ótima oportunidade de networking e de possuir reconhecimento na área.

Já os blogs e sites podem ser visitados por completos leigos na área e, por esse motivo, é muito importante utilizar uma linguagem mais acessível e com as estratégias de SEO já mencionadas, a fim de serem facilmente encontrados.

Os e-mails marketing são uma interação com clientes que já tiveram um primeiro contato com a sua marca, e por isso,devem ser abordados de forma mais direta, avançando na jornada de compra do lead para um cliente de fato.

Por fim, a mídia paga, como o Google Ads, é para o seu público-alvo que ainda não teve um contato com a sua marca, dessa forma ele possui um problema, mas ainda não conhece a sua solução e essa deve ser apresentada a ele.

Todo o seu conteúdo deve ser mensurado no processo, seja através de curtidas, comentários, entre outros, a fim de identificar se está agradando o seu segmento.

Exemplos de empresas

Podem-se citar as empresas que tiveram sucesso com essa estratégia, como:

  • Buscapé;
  • Trivago;
  • Nubank;
  • Huggies.

Existem ainda muitos outros que utilizam essa estratégia e obtêm sucesso. Esse é o conceito do marketing de conteúdo e a sua aplicação no departamento de advocacia. Agora basta colocá-lo em prática e converter sempre mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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